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(Maria Regina Pinto Pereira)

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terça-feira, 3 de abril de 2012

IMS-SP oferece curso sobre fotomontagem e colagem fotográfica na arte moderna no início século XX

IMS-SP oferece curso sobre fotomontagem e colagem fotográfica na arte moderna no início século XX

As cinco aulas serão ministradas pela historiadora e crítica de arte Annateresa Fabris

A partir de 11 de abril (quarta-feira), o Instituto Moreira Salles de São Paulo oferece o curso “Por uma nova realidade: fotomontagem e colagem fotográfica na primeira metade do século XX” com Annateresa Fabris, historiadora e crítica de arte. O curso se realizará em cinco encontros semanais, sempre às quartas-feiras, das 20h às 22h, nos dias 11, 18, 25 de abril e 2 e 9 de maio. O valor do curso é de R$ 120 e as matrículas poderão ser feitas no IMS-SP.

Nos encontros, Fabris abordará a história das técnicas de montagem desde os primórdios da fotografia, avançando para a fotomontagem moderna. Para acompanhar a transição, analisará aspectos políticos e culturais que permearam o desenvolvimento dessas técnicas em diferentes contextos, como o publicitário e o debate político e intelectual. Veja abaixo a programação do curso.

- 11/04 (quarta-feira), das 20h às 22h
A fotomontagem como instrumento político: o grupo dadaísta de Berlim
A fotomontagem moderna, fruto da reunião de diversos materiais em função de novas leis estéticas, surge na década de 1910, no âmbito do grupo dadaísta de Berlim. Raoul Hausmann, Hannah Höch e John Heartfield são os principais expoentes de uma utilização frequentemente política dessa nova modalidade de expressão visual.

- 18/04 (quarta-feira), das 20h às 22h
Do formalismo ao engajamento: a fotomontagem na União Soviética.
O exemplo do grupo dadaísta de Berlim será seguido por alguns artistas soviéticos – Gustav Klutsis, Aleksandr Ródtchenko e El Lissitzky –, aos quais a técnica oferece a possibilidade de responder à demanda de uma arte moderna de caráter icônico, sem abdicar das principais conquistas plásticas do construtivismo.

- 25/04 (quarta-feira), das 20h às 22h
O domínio do inconsciente: Max Ernst e Joan Miró.
André Breton detecta nas colagens fotográficas de Max Ernst a presença de uma “faculdade maravilhosa”, gerada pela aproximação de duas realidades distantes, que não excluem a experiência comum.  Dela deriva uma sensação de estranhamento na memória do espectador, privado de seu sistema de referências costumeiras.

- 02/05 (quarta-feira), das 20h às 22h
Fotomontagem e colagem fotográfica na América Latina: Jorge de Lima e Antonio Berni
Além de Ernst, as possibilidades da “faculdade maravilhosa” pontuam experiências levadas a cabo por Jorge de Lima e Antonio Berni, dentre outros.

- 09/05 (quarta-feira), das 20h às 22h
Uma visão crítica do “modo de vida americano”: Josep Renau
O uso surrealista da fotomontagem, amplamente utilizado na publicidade, não faz esmorecer as possibilidades de um uso político da técnica. É o que demonstra a série The American Way of Life, realizada por Josep Renau entre 1949 e 1976. Nela, o artista valenciano, que é um admirador confesso de Heartfield, antecipa (e acompanha) vários aspectos da Pop Art em sua denúncia dos aspectos hipócritas e autocomplacentes de um modo de vida que estava se alastrando pelo mundo todo.    

Valor: R$ 120. Estudantes com carteirinha pagam meia, R$ 60
Carga horária total: 10 horas.
Inscrições no IMS-SP

Saiba mais sobre Annateresa Fabris:

Historiadora e crítica de arte. Autora de Futurismo: uma poética da modernidade (1987); Portinari, pintor social (1990); O futurismo paulista (1994); Cândido Portinari (1996); Antonio Lizárraga: uma poética da radicalidade (2000); Fragmentos urbanos: representações culturais (2000); Arte moderna (2001, em colaboração); Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico (2004); Fotografia e arredores (2009); O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas (2011). Organizadora de diversos livros, dos quais os mais recentes são Crítica e modernidade (2006) e Imagem e conhecimento (2006, em colaboração). Foi curadora de várias exposições, dentre as quais No ateliê de Portinari (2011). Por suas pesquisas no âmbito da fotografia, recebeu a Menção Honrosa Liber do 6o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (2005).

Instituto Moreira Salles – São Paulo
Rua Piauí, 844, Higienópolis
Tel.: (11) 3825-2560

Informações para a imprensa:
Nathalia Pazini
(11) 3371-4490

Fernanda Grandino
(11) 3371-4424

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