concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 2 de março de 2013

Curso de Tipografia – Tipocali – Belo Horizonte

de

 Zupi

/// SOBRE O ARTISTA
Thiago Reginato – Sócio do estúdio Maquinário – Laboratório Criativo. Fundador do Tipocali.
No final do ano se forma pela ESPM-SP no curso design visual com ênfase em marketing. Trabalhou um ano e meio na agência A10 na área de identidade visual durante 2011 e 2012. Nesse período deu workshops em congressos e agências, seus trabalhos foram publicados na Casa do Vaticano, Zupi, Abduzeedo, Areageek, 100%Design, Typeunion, Hangaroundtheweb, zerodibujero, Greentee, Parede Viva, exposições, entre outras mídias.
Já participou como palestrante em eventos como: Ndesign, ESPM, Mackenzie, II Circuito de design, Agência A10, Estúdio Catarina Gushiken, Semana tipográfica Bauru, entre outros.
Seu objetivo atual com o projeto TIPOCALI é cada vez mais conectar diferentes áreas da criação com a tipografia e a caligrafia, explorando e experimentando novos produtos e serviços que beneficiem o mercado e a sociedade.
www.flickr.com/thiagoreginato
/// SOBRE O WORKSHOP
“Tipografia e Caligrafia na Arte e no Design” são os temas centrais do workshop TIPOCALI, que será ministrado por Thiago Reginato. Diversos exercícios práticos e assuntos sobre o tema serão explorados com a intenção de compreender como essas ferramentas se relacionam com o mercado da arte e do design, abordando as diversas possibilidades dentro da criação.
O objetivo do workshop é aumentar o conhecimento técnico e teórico do participante sobre o tema tipografia e caligrafia. A ideia é que esse novo repertório seja implementado em seus projetos profissionais e/ou experimentais, e o público é formado por designers, artistas, ilustradores, estilistas, publicitários, entusiastas e apaixonados por letras. Conhecimentos básicos em caligrafia e desenho são recomendados mas não é necessário ser um profundo conhecedor. Quem nunca mexeu com isso pode fazer tranquilamente.
/// CONTEÚDO (atividades desenvolvidas durante o workshop)
Atividades desenvolvidas durante o workshop
- Mercado tipocaligráfico
- Principais profissionais do mercado
- Indicações de materiais específicos
- Alfabeto fundamental – minúsculas/ caixa baixa
- Alfabeto do Tipocali – minúsculas/ caixa baixa
- Técnica da ponta quadrada
- Técnica da ponta pincel
- Técnicas para ornamentos e elementos diversos na caligrafia
- Técnicas para criação de letterings
- Apresentação do projeto final
/// PROGRAMAÇÃO
Para dar início ao workshop uma apresentação dos objetivos gerais e específicos da oficina serão explicados. Em seguida uma apresentação teórica irá explorar as principais áreas de atuação do assunto no mercado criativo abordando as diversas áreas de atuação.
Após essa fase a primeira parte prática será compreender como funciona a técnica para a criação de letras por meio da caligrafia com a ponta quadrada. A partir daí exercícios de formas e fontes serão executados para que o participante se familiarize com as ferramentas e as regras da tipografia e da caligrafia.
Depois projetos dos principais profissionais do ramo serão debatidos para conhecer os diversos estilos existentes, além de projetos do próprio professor. Vídeos também serão apresentados com a intenção de mostrar o processo criativo e servir de inspiração para os participantes. Por fim, projetos experimentais e específicos serão propostos para que o aluno saia com um conteúdo concreto de sua experiência na oficina realizando um projeto final.
Além disso, uma última apresentação será feita com indicações básicas de sites, lojas, matérias, livros e outros materias que possam acompanhar o aprendizado do aluno.
Obs: Outra ferramenta da escrita, a caneta pincel, também poderá ser praticada pelos alunos que tiverem mais interesse e facilidade durante o workshop.
/// MATERIAIS*
Lista de materiais necessários.
- 2 lápis grafite
- 1 tinta acqualine
- 1 marcador ponta quadrada (marcas: Grapixo, Molotow, Posca ou Montana)
- 1 Caneta pincel pitt da Faber Castell
- Pedaços de Madeira de Balsa
- Folhas A3 e A4 para sketchs e arte finais
- Outros: régua 30 cm, borracha, lixa, papel toalha e outros
- Referências visuas dos alunos, sketchbook pessoal, qualquer material de escrita do aluno.
*Materiais fornecidos pelo Zupi Academy.
TIPOGRAFIA
Sábado, dia 04 de maio de 2013.
Das 14 às 20 horas
R$ 300,00 à vista*
ou 2x de 150,00
ou 3x de 100,00
*Inclui certificado digital
Local: ESCOLA GUIGNARD – UEMG
Rua Ascânio Burlamarque, 540 – Mangabeiras – Belo Horizonte – MG
Fonte: Zupi

Nenhum comentário: