concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 2 de março de 2013

Fundação Municipal de Cultura abre edital para ocupação do MAP - Belo Horizonte MG

 
A Fundação Municipal de Cultura (FMC) lança o edital para a 1ª Seleção de Projetos Curatoriais em Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha – arte.con. A iniciativa, em parceria com a Associação Cultural de Amigos do Museu de Arte da Pampulha (AMAP), visa selecionar duas propostas curatoriais para ocupar os espaços expositivos do MAP.
As inscrições para a seleção das propostas são gratuitas e estarão abertas no período de 18 de fevereiro de 2013 a 15 de março de 2013. Toda a documentação necessária para a inscrição deverá ser enviada para o Museu de Arte da Pampulha pelos Correios ou por serviços de entrega expressa, com Aviso de Recebimento (AR).
Segundo a gestora do Museu de Arte da Pampulha, Michelle Mafra, Belo Horizonte sempre teve uma vocação de cidade moderna, abrigando as mais diversas manifestações artísticas contemporâneas. “Neste contexto de vanguarda, lançamos o edital para selecionar duas propostas de exposição de arte contemporânea, possibilitando, através de apoio financeiro, a sua realização no Museu de Arte da Pampulha. Acreditamos que a iniciativa vem colaborar ainda mais para estimular a reflexão e a produção artística nacional, além de democratizar o espaço expositivo do MAP."
Os interessados deverão propor exposição que ocupe os espaços do edifício modernista projetado por Oscar Niemeyer em Belo Horizonte, onde o MAP está instalado. A proposta deverá estar de acordo com a linha curatorial do MAP que visa promover a arte contemporânea brasileira, buscando diálogos e conexões com a arquitetura, bem como com o legado histórico e artístico da coleção de obras modernistas e contemporâneas da instituição, podendo direcioná-las a qualquer público e considerando que elas serão expostas em local de livre acesso.
As propostas também deverão promover e estimular a reflexão sobre as artes visuais, considerando suas variadas formas de manifestação como a pintura, escultura, gravura, desenho fotografia, vídeo, instalação, videoarte, arte eletrônica, site specific ou qualquer outra tendência, sendo admitidos também projetos multidisciplinares.
Os resultados de cada etapa serão publicados no Diário Oficial do Município (DOM), em calendário a ser divulgado após o término das inscrições. Para ver o edital completo, clique aqui.
Fonte: Portal Prefeitura de Belo Horizonte

Nenhum comentário: