concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Composições Urbanas – A Cidade em Preto e Branco - SP



24 de abril – 08 e 15 de maio de 2014
Quintas-feiras, das 19h30 às 22h
Duas saídas fotográficas juntamente com visitas a exposições, nos dias:
26/04 – das 14h30 às 18h30 – Sábado
10/05 – das 14h30 às 18h30 – Sábado
Carga horária: 15 horas e meia
Apresentação
A oficina, realizada em vários módulos, tem como objetivo produzir releituras criativas do espaço urbano em São Paulo. Para isso, será feito um estudo das técnicas de composição de importantes fotógrafos, clássicos e contemporâneos, de vários gêneros e também serão realizadas visitas guiadas a exposições, que tenham proximidade com o tema da oficina, para a ampliação do repertório e a reflexão sobre a presença da fotografia no espaço urbano.
Os módulos serão complementares (com duração de um mês cada), porém independentes. Assim, o aluno poderá entrar em qualquer etapa que desejar e em cada uma delas, será dado foco em aspectos específicos do espaço e da vida urbana, bem como nos elementos da composição que sirvam de base para o assunto trabalhado.
Ao final de todos os módulos, será produzida uma exposição fotográfica, no espaço dos ateliês, no MuBE, além de um catálogo da mesma.
Neste módulo (abril – maio – quintas-feiras) será trabalhado o olhar na cidade em preto e branco.
Público alvo
Interessados em fotografia, com qualquer idade e com qualquer câmera.
Programa
A fotografia urbana
Exercício do olhar no museu
A composição na fotografia urbana
Visita a exposição e Saída fotográfica I
Análise das imagens I
Saída fotográfica II
Análise das imagens II
Neste primeiro módulo, visitaremos as exposições “Jacques Lartigue – A vida em Movimento”, no Instituto Moreira Sales e “Eikoh Hosoe – Corpos Imagens”, no Sesc Consolação.
Orientador
Danilo Pericoli. – Formado em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu e em Fotografia pelas escolas Riguardare e Fullframe.
Fotografa profissionalmente desde 2010 e já cobriu eventos como a 6ª Semana Pirelli de Cinema Italiano, prêmio Ospitalità Italiana e a Beauty Fair, além de espetáculos de música, teatro e poesia no SESC, Centro Cultural São Paulo, entre outros locais.
Entre 2005 e 2008, realizou três viagens à Itália, fotografando mais de 40 cidades. Lá produziu o poema e ensaio fotográfico Le Impressioni di Uno Straniero in Italia. O trabalho foi exposto em diversas cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em centros culturais e eventos ligados a língua e a cultura italiana.
De 2010 a 2011, fotografou para a ONG italiana Amici dei Bambini, documentando o trabalho realizado pela instituição abrigos para menores no estado de São Paulo. O trabalho gerou a mostra “Il Valore Universale dell´Accoglienza”, realizada nas cidades de Milão e Mezzano di San Giuliano Milanese, na Itália.
Desde 2012 desenvolve trabalhos autorais unindo fotografia e performance. O primeiro ensaio, que faz parte de seu projeto “Inconsciente Visível”, foi exposto na mostra “Entre Nós, o Ofício”, de artistas professores do MuBE – Museu Brasileiro de Escultura, em novembro de 2013.
Visite o site do professor.
Inscrição
Inscreva-se através do e-mail: cursos@mube.art.br
Informe: Nome completo, RG, e-mail, telefone para contato, nome do curso e como soube do curso.
Para mais informações, entrar em contato com Eneida (das 14h às 19h)
Tel.: 2594-2601 ramal 21
Fonte: MuBe

Nenhum comentário: