concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Recriando o MuBE – Oficina de fotografia com Danilo Pericoli - SP

Recriando o MuBE – Oficina de fotografia com Danilo Pericoli


A proposta da oficina é apresentar o museu aos participantes e estimulá-los a produzir releituras criativas de seu espaço, a partir de suas próprias sensações e de seu imaginário, num trabalho coletivo.
A oficina será dividida em duas etapas, que serão realizadas em dois dias:
Primeira etapa (25 de abril, sexta-feira): os participantes farão algumas dinâmicas, com o propósito de se conhecerem e de interagirem entre si, estimular sua criatividade e permitir um contato sensorial com o museu. Também serão apresentados e discutidos uma série de trabalhos de fotógrafos e artistas em geral que tenham conexão com releituras de espaços e de nossas relações com os mesmos. Serão discutidas também as questões do processo criativo na fotografia e da fotografia associada à performance.
Segunda etapa (30 de abril, quarta-feira): será dedicada à prática. Os participantes, em grupo, produzirão as suas fotos no museu, podendo inclusive realizar interferências, com pessoas e objetos, nos diversos espaços do MuBE.
Para acompanhar o desenvolvimento das idéias durante a oficina, será criado também um grupo no facebook. Nele, os participantes poderão sugerir links e postar fotos, textos e vídeos que sirvam de inspiração para o trabalho prático da oficina.
Orientador
Danilo Pericoli – Formado em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu e em Fotografia pelas escolas Riguardare e Fullframe.
Fotografa profissionalmente desde 2010 e já cobriu eventos como a 6ª Semana Pirelli de Cinema Italiano, prêmio Ospitalità Italiana e a Beauty Fair, além de espetáculos de música, teatro e poesia no SESC, Centro Cultural São Paulo, entre outros locais.
Entre 2005 e 2008, realizou três viagens à Itália, fotografando mais de 40 cidades. Lá produziu o poema e ensaio fotográfico Le Impressioni di Uno Straniero in Italia. O trabalho foi exposto em diversas cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em centros culturais e eventos ligados a língua e a cultura italiana.
De 2010 a 2011, fotografou para a ONG italiana Amici dei Bambini, documentando o trabalho realizado pela instituição abrigos para menores no estado de São Paulo. O trabalho gerou a mostra “Il Valore Universale dell´Accoglienza”, realizada nas cidades de Milão e Mezzano di San Giuliano Milanese, na Itália.
Desde 2012 desenvolve trabalhos autorais unindo fotografia e performance. O primeiro ensaio, que faz parte de seu projeto “Inconsciente Visível”, foi exposto na mostra “Entre Nós, o Ofício”, de artistas professores do MuBE – Museu Brasileiro de Escultura, em novembro de 2013.
Conheça o site do professor.
Inscreva-se através do e-mail: cursos@mube.art.br

MuBE
Gratuito

Nenhum comentário: