concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 7 de abril de 2014

LABORATÓRIO DAS ARTES APRESENTA MOSTRA COLETIVA 6 X 6 NO SP ESTAMPA 2014

LABORATÓRIO DAS ARTES APRESENTA MOSTRA COLETIVA 6 X 6 NO SP ESTAMPA 2014

 O Laboratório das Artes abre dia 12 de abril (sábado), às 20 horas, a mostra coletiva “6 x 6”,dentro da programação geral do "SP ESTAMPA 2014”, que conta com a participação do grupo de gravadores de Franca formado por Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Gerson Oliveira, Ivo Indiano, Jeferson Basílio e Marcus Flávio e pelo grupo paulistano de artistas convidados que inclui Bruno Oliveira, Eduardo Ver, Luciano Ogura, Marisi Mancini, Sérgio Kal e Silvia Ruiz. A exposição faz parte das atividades previstas para a participação de Franca no SP Estampa, evento que ocorre anualmente para divulgar a gravura no Brasil.
A exposição busca apresentar ao público de Franca e região a produção recente do núcleo de gravura, que conta com a participação de um grupo de artistas que integram o movimento cultural do Lab e, ao mesmo tempo, trabalhos de artistas paulistanos que estão renovando a cena cultural da gravura, apresentando 36 trabalhos em várias modalidades, como xilo, linóleo e metal, que retratam o estado atual das pesquisas técnicas e formais em andamento de cada um dos seus participantes. Esses artistas tęm formação e trajetórias singulares, bem como diferentes formas de encarar a gravura, escolhendo estímulos visuais diversos para realizar sua arte.
Durante o período da exposição, ocorrerão também oficinas gratuitas de gravura. A exposição estará aberta para visitação até 16 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10 as 12 e das 14 às 17 horas.
 
Breve Currículo dos Participantes
 
Atalie Rodrigues Alves nasceu em Franca (SP) em 1955 e formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976). Participou de mais de uma centena de exposições individuais e coletivas e em salões de arte contemporânea nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi diretora da Pinacoteca Municipal de Franca de 1998 a 2004. Atualmente, é diretora do Laboratório das Artes de Franca.
 
Gerson Silva Oliveira nasceu em São Paulo (1957). Gravador, desenhista e pintor autodidata, foi funcionário da Pinacoteca Municipal de Franca nos anos 1980 e atualmente é publicitário. Participa do Grupo Sanatorivm e do Laboratório das Artes, onde expôs em 2009 e 2013.
 
Ivo Indiano de Oliveira nasceu em Uberaba (1960). Cursou Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Posteriormente formou-se arquiteto pela Universidade de Franca, cidade onde reside desde 1985. É professor universitário de arquitetura, educação artística e coordenador do grupo Sanatorivm. Como artista plástico dedica-se ao desenho e gravura, sobretudo em metal. Suas gravuras já foram expostas no Museu Olho Latino em Atibaia, em 2010.
 
Denise Muller nasceu em Ribeirão Preto (1959). Fez cursos de desenho, pintura, escultura e gravura, em diversas técnicas, envolvendo-se definitivamente com as artes visuais a partir de 1996. Já realizou dezenas de exposições individuais e coletivas com seus trabalhos, em sua maioria na região de Ribeirão Preto, destacando-se o salão de arte de Rio Claro e nas universidades UNIP e UNAERP. Atualmente, possui um ateliê próprio de xilogravura em Ribeirão Preto (SP).
 
Marcus Flávio de Andrade é graduado em Educação Artística e Artes Plásticas pela Universidade de Franca em 2008; desde 2005 realizou exposições individuais e coletivas nas áreas de Pintura (óleo, acrílica e aquarela), Gravura (linogravura e gravura em metal), Arte Urbana e Arte/tecnologia (instalação). Dentre as exposições, destacam-se a mostra Insinuador,no Laboratório das Artes de Franca (2012), Stencil ao Cubo, Casa ao Cubo Ateliê Cultural, em São Paulo (2011). Desde 2009, é professor efetivo de artes da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.
 
Marisi Mancini nasceu em São Paulo (1955). É formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e fez pós-graduação em Arte-Educação na ECA/USP. De 1977 a 1980 frequentou o atelier do gravador Paulo Menten, com quem aprendeu xilogravura e litografia. Expôs seus trabalhos em exposições individuais e coletivas no Estado de São Paulo e participou de uma coletiva de gravura no Japão. 
Trabalha com gravura e pintura em atelier próprio na cidade de São Paulo.
Silvia Ruiz nasceu em 1978, em São Paulo, onde vive e trabalha. Pós-graduada em Arte (Crítica e Curadoria pela PUC/SP) e Licenciada em Artes Plásticas pela UNESP / SP. Seus trabalhos surgem do diálogo entre a fotografia e a gravação, na medida em que usa imagens fotográficas como base de suas gravuras. Frequenta o Atelier de gravura da Graphias (Casa da Gravura). Tem participado desde 2002 de várias Exposições Coletivas, Bienais e Salões de Arte Contemporânea no Brasil e Exterior. Possui obras no acervo do Museu de Arte Contemporânea de Jataí / GO, Museu Florean Maramures na Romênia, Museu Olho Latino em Atibaia / SP, entre outros.
Luciano Ogura Buralli nasceu em São Paulo, em 1973. É formado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie. Estudou com Norberto Stori e Laurita Salles em 1997. Tem trabalhos no acervo de várias galerias paulistanas. Trabalha com xilogravura, linogravura e livros de artista, onde seu foco está nos temas ligados à cidade, como os cães de rua e a arquitetura decadente da metrópole. Atualmente tem desenvolvido ampla pesquisa com o tema da cidade e todos os seres vivos que nela habitam, com destaque para os cães de rua e as pessoas em sua intimidade, além das distintas paisagens que compõem a cidade.
Eduardo Ver nasceu em São Paulo em 1979. É formado em Artes Visuais, no ano de 2006, Ilustrador, coordenador o Atelier de Xilogravura da Biblioteca Belmonte em São Paulo, Integrante do Ateliê Piratininga desde 2006. Faz ilustrações em xilogravura para as editoras Edelbra, Mundo Mirim, Editora Moderna e Salesiana.
Bruno Oliveira nasceu em 1983, cursou Audiovisual na Universidade Anhembi Morumbi e licenciatura em Artes Plástica na Faculdade Mozarteum de São Paulo. Desde 2008 ministra cursos de desenho e gravura em Instituições como Oficinas Culturais Oswald de Andrade e no SESC. Participa de projetos que reúnem a produção em gravura de artistas de varias regiões do Brasil e exterior, como o Edición numero 0, em Havana Cuba onde também fez residência artista no Taller Experimental de Gráfica de La Habana.
Sergio Kal nasceu em São Paulo (1971), e graduou-se em Design Gráfico em 1992 na Faculdade de Belas Artes, São Paulo. Fez  Pós-Graduação em Fotografia e Teoria da Imagem no SENAC-SP, em 2005. É design gráfico, faz ilustração, fotografia e gravura. Desde 1987, trabalha com a produção de imagens para diversos setores. Em 2001, abriu o estúdio Sapien Design. Frequentou os ateliês de gravura do SESC Pompéia e do Ateliê Piratininga.
 
 
Serviço
 
Exposição: “6 x 6 - SP Estampa 2014”de Atalie Rodrigues Alves, Denise Muller, Gerson Oliveira, Ivo Indiano, Jeferson Basílio, Marcos Flávio de Andrade e os artistas convidados Bruno Oliveira, Eduardo Ver, Luciano Ogura, Marisi Mancini, Sérgio Kal e Silvia Ruiz.
 
Abertura: dia 12 de abril, sábado, às 20 horas
Visitação: 12 de abril a 16 de maio de 2014
Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP
Entrada Franca
Informações e inscrições para as oficinas: (16) 3722-5004, em Franca, SP
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas
Mais informações www.laboratoriodasartes.com.br

Nenhum comentário: