concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Acontece no CENTRO DA CULTURA JUDAICA

PROGRAMAÇÃO

AGOSTO

Com a exposição Bom Retiro e Luz: um roteiro, 1976-2011, o Centro da Cultura Judaica traz São Paulo para dentro de seu espaço expositivo. São fotos, antigas e recentes, que retratam o bairro popularmente conhecido como “bairro judaico”. A exposição é a ocasião de levar parte da nossa programação para o próprio Bom Retiro, com oficinas, roteiros de visita ao bairro e nada menos do que um festival de cinema!

A tenda do CineTelaBrasil estará no final da Rua Três Rios, Praça Cel. Fernando Prestes, nos dias 18, 19 e 20 de agosto. À imagem da diversidade cultural do bairro, a programação contempla filmes sobre São Paulo, Seul, La Paz e Tel Aviv. Voltando para a nossa sede, a exposição Cartografia do Desejo: Borges e a Cabala abre no dia 10 de agosto. Tendo como ponto de partida um livro de artista realizado por Mirta Kupferminc e Saul Sosnowski, a exposição explora os vínculos entre a obra do autor portenho e a filosofia cabalística. Para os curiosos, no dia 13, uma mesa redonda explicita essas correspondências.

E, para terminar, não deixem de conferir nossa participação na 15a edição do Festival de Cinema Judaico. Além dos filmes programados pelo Festival, o Centro da Cultura Judaica promoverá um Cine Concerto inédito com a obra prima do cinema silencioso iídiche: Leste e Oeste. A exibição conta com o acompanhamento de uma orquestra de dez músicos, regida por Flavio Chamis, que atuará ao longo do filme.

- Inscrições e agendamento


Roteiros e Agendamentos para Educadores
3ª a 6ª, das 10h às 18h
(11)3065.4333 ramal 4145 e/ou
dvaz@culturajudaica.org.br

Inscrições para Capacitações
secretaria@culturajudaica.org.br
secretaria1@culturajudaica.org.br

Encontros


Bom Retiro, uma conversa
Com/ Diógenes Moura, Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Cia de Foto e Marlene Bergamo
Mediação de Benjamin Seroussi
Artistas e curador conversam sobre a experiência de percepção e registro fotográfico do bairro Bom Retiro, guardadas as diferenças temporais e estilísticas de cada trabalho. Os artistas compartilham os seus processos criativos e convidam para visitar a exposição.
Data: 11/08
Horário: 20h30
Duração/ 90 minutos
Local: Auditório
Vagas: 80 pessoas

Eu quem? Um retrato interior
Com/ Diógenes Moura
“O olhar do outro surge do seu além.
Não se assemelha a nada. Somente a ele mesmo.
Um retrato fotográfico é um revelador dessa fronteira.
Poderá ir do ontem ao muito além.” (Diógenes Moura)
Através desse monólogo, o autor apresenta as suas pesquisas atuais.
Data: 25/08
Horário: 20h30
Duração/ 90 minutos
Local: Auditório
Vagas: 80 pessoas

Borges e o pensamento judaico
Com/ Saul Sosnowski, Mirta Kupferminc e Edith Derdyk
Em conversa com os autores Saul Sosnowski e Mirta Kupferminc, sobre as confluências entre o pensamento da Cabalá e a literatura de Borges, José Luiz Goldfarb, da cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP, organiza estas referências, somando ao debate a artista Edith Derdyk e Pablo Gasparini, professor de Literatura Hispano-Americana da USP, que nos apresentarão os seus respectivos olhares sobre a questão da representação na imagem e texto e os paralelos conceituais entre Borges e Flusser.
Data: 13/08
Horário: 16h00
Duração/ 90 minutos
Local: Auditório
Vagas: 80 pessoas

Luz e Bom Retiro, memória e vida
Com/ Gabriela Aidar e Lucia Chermont
Mediação de Felipe Paros
A Luz e o Bom Retiro têm muita história para contar: a historiadora Lucia Chermont resgata essas histórias nos documentos preservados do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro; por sua vez, Gabriela Aidar, coordenadora do Projeto de Inclusão Sociocultural da Pinacoteca do Estado, dá voz e imagem às vivências das populações carentes da região. Juntas, abrem conversa sobre a articulação da memória do ontem e do hoje nesses bairros tão especiais.
Data: 18/08
Horário: 20h30
Duração/ 120 minutos
Local: Auditório
Vagas: 80 pessoas

Exposições


Bom Retiro e Luz: um roteiro, 1976-2011
Curadoria: Diógenes Moura
Apesar de ter uma vida diurna e noturna muito rica, o bairro do Bom Retiro é muitas vezes estigmatizado como decadente e perigoso. Porém, nele se misturam presença judaica, rastros italianos, lojas coreanas, trabalhadores bolivianos e influências diversas que o tornou um bairro cosmopolita sempre em mutação.

Curador de fotografia de uma instituição sediada no Bom Retiro, a Pinacoteca do Estado, Diógenes Moura passa a maior parte de seu tempo no bairro; portanto pareceu-nos lógico convidá-lo a montar uma equipe de fotógrafos para mapear este espaço.

Diógenes partiu de uma série que tinha sido encomendada em 1976, pela então diretora da Pinacoteca do Estado, Aracy Amaral, para Cristiano Mascaro. Essa série, Bom Retiro e Luz: um roteiro, tinha como objetivo criar um diálogo entre o museu e seu bairro.

Todos os fotógrafos convidados por Diógenes em 2011 para dialogar com essa série se confrontam nos seus respectivos trabalhos com a cidade, seja através de um olhar documentário – Cia de Foto –, da reportagem – Marlene Bergamo – ou do retrato – Bob Wolfenson, que nasceu e foi criado no bairro.

>

Data: De 05/07 à 02/10
Horário: 3ª a sábado, das 12h00 às 19h00, domingo das 11h00 às 19h00
Idade: Livre
Roteiros de visita para público espontâneo aos sábados e domingos, às 14h30
Roteiros de visita à exposição para grupos agendados, informações na seção “Roteiros”
Confira a programação do Festival Cine Tela Brasil no folder específico.
Local: 1° andar

Cartografia do desejo: Borges e a Cabalá
O realismo fantástico de Borges possui pontos de confluência com o pensamento da Cabalá. Se para Borges, o texto e suas infinitas combinações, aproximam o autor de um demiurgo, para a Cabalá, a análise certeira de um determinado livro - a Bíblia - dá potencialmente a chave para criar o mundo. Não por acaso, a exposição parte de um livro de artista realizado pelo pesquisador em literatura Saul Sosnowski e pela artista visual Mirta Kupferminc.

O livro se desdobra em uma série de intervenções na arquitetura do prédio, propondo um deslocamento da linguagem verbal para o campo da visualidade. Autor de ensaios como “Yo Judío” e de contos como “El Golem”, “El Aleph”, “La Escritura de Dios”, Borges é analisado nesta exposição através do prisma dos seus vínculos com a cultura judaica.

A exposição também inclui uma mesa de conversas sobre temas relacionados com Saulo Sosnowski, Mirta Kupferminc, Edith Derdyk, Pablo Gasparini e mediação de José Luiz Goldfarb.

De/ Mirta Kupferminc e Saul Sosnowski
Data: 10/08 a 16/10
Horário: 3a a sábado, das 12h00 às 19h00, domingo das 11h00 às 19h00
Idade: Livre
Mesa redonda no dia 13/08, às 16h00
Confira a programação detalhada no folder específico ou no site.
Confira os cursos relacionados à Cabalá na seção de cursos.

Local: 2º andar

Festival


Cine Concerto Leste e Oeste
Leste e Oeste (Mizreck un Mayrev / Ost und West)
De Sidney M/ Goldin e Ivan Abramson
Elenco: Molly Picon, Jacob Kalich, Eugen Neufeld
Áustria, 1923, comédia, 85’
Exibição em Beta

Transcrição e direção musical de Flavio Chamis.
Um clássico do cinema iídiche, o filme mudo East and West, de Sidney M. Goldin e Ivan Abramson, é um importante documento sobre a qualidade da produção artística judaica na Viena dos anos 20.

O filme retrata um cenário tenso, com um olhar atento sobre temas como intolerância e assimilação, além da memorável performance corporal e atuação de Molly Picon.
A exibição conta com o acompanhamento de uma orquestra, regida por Flavio Chamis, que acompanhará o filme ao longo de seus 81 minutos, com solo de piano, estilo silent movie. A música foi composta especialmente para o filme com cada nota acompanhando, comentando ou antecipando o desfile das imagens e a ação na tela.

Data: 13/08
Horário: 20h30
Idade: Livre
Duração/ 85 minutos
Local: Teatro
Vagas: 296 pessoas

Oficinas


O Livro Sem Fim!
Com/ Daniel Warren e Equipe Click Oficina
Quer se transformar num autor e ainda se divertir bastante? Vamos nos inspirar na obra do Borges pra criar um livro muito especial. Não perca essa oficina onde vamos inventar O Livro Sem Fim, que vai te ajudar a inventar e contar as histórias mais incríveis. Com esse livro, você vai perceber que sua criatividade não tem limites!
Data: 13/08
Horário: 16h00
Idade: a partir de 7 anos
Duração/ 60 minutos
Local: Cafeteria
Vagas: 30 crianças

República Coreana do Bom Retiro
Com/ Breno Lerner
Neste mês, o Cinegastronomia se concentra apenas na prática culinária e homenageia o povo coreano, atual maioria habitacional do Bom Retiro. No século IX, comerciantes judeus Radanitas travaram contato com a Coréia e outras culturas orientais milenares, de onde foram difundidas diversas tecnologias, como o papel e a pólvora. Depois da Segunda Guerra Mundial, criou-se uma comunidade militar judaica americana, que hoje se mantém com aproximadamente 100 pessoas.
Receitas: Bulgogi (Churrasco Coreano), Bibimbap (Risotto Coreano), Kong Namul (Brotos de Feijão Temperados), Muchae Muchin (Salada de Nabos), Shigimchi Namul (Espinafre Temperado), Danggeum Bokkeum (Fios de Cenouras), Kaesogeum (Gersal), Gochujang (Pasta de Pimenta), Pasta Gochujang caseira e Kimchi (Conserva de Acelga).
Data: 30/08
Horário: 20h30
Idade: a partir 16 anos
Duração/ 90 minutos
Local: Auditório
Vagas: 70 pessoas

Para Educadores


Projeto MUAN / Oficinas de Animação para Escolas
Em poucas horas, qualquer um será capaz de criar, editar, manipular e visualizar o próprio curta-metragem de animação stop-motion! Por meio do MUAN (palavra tupi para vagalume”), um software livre do sistema LINUX criado especialmente para a animação quadro-a-quadro, essa parceria com a IBM oferece todas as ferramentas necessárias para isso!
Para escolas públicas, também oferecemos transporte gratuito ida-e-volta.
Data: 10 e 24/08
Horário: 13h30 às 17h30
Idade: a partir de 8 anos
Necessário agendamento
Local: 3º Andar
Vagas: 20 participantes

Capacitação: Projeto Lembrar
O projeto é uma iniciativa de Anita Pinkuss, diretora do documentário “Mensagens para um futuro mais tolerantes”, composto por depoimentos de sobreviventes do Holocausto que hoje vivem no Brasil. Com base no filme, são discutidas estratégias de abordagem de temas como a intolerância e a violência em ambiente didático.
Também são distribuídos gratuitamente aos participantes um material de apoio didático e uma cópia do documentário.
Data: 13/08
Horário: 13h30 às 19h00
Necessário fazer inscrição
Local: 3º Andar
Vagas: 60 pessoas

Capacitação: A contribuição da educação não formal
Com/ Nadine Trzmielina e Isabel Villalobos
Fora dos espaços institucionalmente delimitados das escolas, acontecem no país inúmeras experiências de educação não formal, que se caracterizam pela liberdade em relação à necessidade de transmissão de conteúdos curriculares pré-determinados. Esta liberdade possibilita a experimentação de diferentes práticas educativas, com resultados muitas vezes surpreendentes. A oficina pretende possibilitar novos olhares sobre os conteúdos formais tendo, neste encontro, a arte como tema gerador de projetos pedagógicos.
Data: 28/08
Horário: 13h30 às 18h30
Necessário fazer inscrição
Local: 3º Andar
Vagas: 60 pessoas

Roteiro


Conhecendo o Centro da Cultura Judaica
Roteiro de visita perfeito para quem ainda não nos conhece ou quer se iniciar no rico universo da cultura judaica! Em um percurso de uma hora, os participantes apreciarão de perto aspectos de nossa arquitetura e serão apresentados aos fundamentos do universo judaico através de seus costumes e dos símbolos presentes em nossa sede.
Data: sábados e domingos
Horário: 13h15 (duração de 1h00)
A partir de 14 de junho, este roteiro será oferecido também a escolas agendadas, nos horários das 9h30, 14h30 e 16h30.
Necessário agendamento

Local: Hall
Vagas: 20 pessoas (mínimo de 5 pessoas)

Bom Retiro e Luz: um roteiro, 1976-2011
Em 1976, o fotógrafo Cristiano Mascaro capturou, com seu olhar sensível e sua câmera, os locais e moradores de dois dos mais iconográficos bairros paulistanos: a Luz e o Bom Retiro. Em 2011, essa série é reunida ao lado de trabalhos de Bob Wolfenson, Marlene Bérgamo e da Cia de Foto. Nesse roteiro, vamos caminhar através dessas imagens entre o ontem e hoje deste que foi um dos corações da colônia judaica em São Paulo.
Data: A partir do dia 06 de julho de terça a domingo
Horário: 9h30, 14h30 e 16h30 (de terça a sexta), 14h30 (sábados e domingos)
Idade: a partir de 12 anos
Necessário agendamento
Aos finais de semana, basta pedir pelo serviço na recepção (mínimo de cinco pessoas)
Local: Hall
Vagas: 40 pessoas

Bom Retiro e Luz: um roteiro para crianças
O bairro onde você mora é muito antigo? Mudou muito? Quem mora nele além de você? Existem coisas que você só encontra lá? E quem são os seus vizinhos? Nesse roteiro de visita planejado para os pequenos, as crianças vão descobrir os bairros da Luz e do Bom Retiro, através das fotografias de Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Marlene Bérgamo e da Cia da Foto, ao mesmo tempo em que vão (re) pensar e (re) descobrir os bairros onde moram. Ao final da visita, uma oficina de arte!
Data: 28/08
Horário: 15h45 (duração de 1h00)
Idade: a partir de 6 anos
Local: Hall
Vagas: 20 pessoas (mínimo de 5 pessoas)

Visita ao Bairro do Bom Retiro
Com/ Carlos Alberto Povoa (Universidade do Triângulo Mineiro)
O professor Carlos Alberto Póvoa, especialista no processo migratório dos judeus em São Paulo, elaborou um roteiro de visita a pé ao bairro do Bom Retiro, o qual inclui ruas célebres e importantes sinagogas históricas. Através deste passeio a um dos corações judaicos de São Paulo, compreenderemos o processo migratório dos judeus no Brasil e sua inserção no espaço urbano, no processo de construir o “seu lugar”, bem como sua identidade por meio da materialidade religiosa e cultural.
Data: 20/08
Horário: 9h00 às 15h00
Idade: a partir de 18 anos
Necessário fazer inscrição
Local: Hall (saída do grupo)
Vagas: 30 participantes

Sipurim


A Biblioteca dos Sonhos
Com/ Ana Luisa Lacombe e Betinho Sodré
Apresentação livremente inspirada na obra de Borges que traz para o universo infantil os seus personagens oníricos, seus espelhos, sonhos e bibliotecas labirínticas. Será construída uma narrativa livre, unindo histórias da vida do autor a trechos de seus contos mais célebres.
Data: 21/08
Horário: 11h00
Idade: recomendável para crianças a partir de 4 anos
Duração/ 90 minutos
Após a apresentação haverá uma oficina infantil.
Local: Auditório
Vagas: 60 crianças e 40 adultos

http://culturajudaica.uol.com.br/programacao/

Nenhum comentário: