concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Leonardo da Vinci - A Virgem dos Rochedos


duas versões de "virgem dos rochedos" de Da Vinci em exposição juntas


Virgem dos Rochedos, Da Vinci
À esquerda, a obra do Louvre pintada entre 1483 e 1486 (óleo sobre madeira, 199 x 122 cm); à direita, a peça da National Gallery produzida por Da Vinci entre 1495 e 1508 (óleo sobre painel, 189,5 x 120 cm)

A National Gallery de Londres e o Musée du Louvre firmaram um acordo extraordinário que permitirá mostrar ao público, juntas pela primeira vez, as duas versões de "Virgem dos rochedos", uma das obras mais emblemáticas de Leonardo Da Vinci. Ambas poderão ser vistas de 9 de novembro a fevereiro de 2012 no centro britânico, na exposição "Leonardo da Vinci: Painter of the Court of Milan".

Posteriormente, entre março e junho, o Louvre exibe a peça recentemente restaurada "A Virgem e o Menino com Santa Ana" ao lado da versão desta pintura que está na National Gallery, "A Virgem e o Menino com Santa Ana e São João Batista", na exposição "Leonardo da Vinci's St Anne".

O objetivo de ambas as exposições é oferecer nova luz sobre a trajetória do mestre renascentista e examinar, da maneira mais completa possível, a produção do italiano relativamente ao seu contexto histórico. Provavelmente ambas serão os grandes atrativos expositivos desta futura temporada em Paris e Londres.

Fonte: Masdearte

Nenhum comentário: