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(Maria Regina Pinto Pereira)

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quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Oi lança edital 2012 de patrocínios culturais incentivados


Oi lança edital 2012 de patrocínios culturais incentivados
A Oi lançou na última sexta-feira (5/8) o edital 2012 do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. O evento, que aconteceu no Oi Futuro no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro, também foi marcado pelo início das comemorações de 10 anos do instituto e contou com a presença de Sérgio Mamberti, secretário de Políticas Culturais do Governo Federal, Emílio Kalil, secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e José Augusto da Gama Figueira, presidente do Oi Futuro.
O edital 2012 apresenta algumas novidades em relação aos anos anteriores. Uma delas é a antecipação do lançamento das inscrições para o processo de seleção do programa.“Decidimos antecipar o nosso edital de Cultura para ampliar o acesso dos produtores ao programa, já que muitos projetos acontecem nos primeiros meses do ano. O Brasil é um país onde ocorrem muitos eventos no inicio do ano e, especialmente, o verão brasileiro convida à realização de festejos e celebrações nas cidades litorâneas e capitais”, explicou Figueira.
Outra novidade adotada nessa edição do edital refere-se ao processo de seleção dos projetos. Pela primeira vez, as propostas serão avaliadas por uma banca examinadora externa composta exclusivamente por especialistas indicados pela imprensa. “Para ampliar a transparência da seleção dos projetos, que abrangem diversas áreas culturais de diferentes regiões e são analisados sob distintos aspectos, decidimos contar com a avaliação de uma banca examinadora composta por especialistas indicados por editores de cultura dos principais veículos do país. Dessa forma, conseguiremos aprimorar o processo e ter uma visão regional desses especialistas que estão diretamente conectados às manifestações culturais locais”, afirma George Moraes, vice-presidente do Oi Futuro.
O programa destinará recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais e municipais de incentivo à cultura de todo o país.
Apoiado em conceitos como “acesso” e “inovação”, o programa incentiva iniciativas que valorizem talentos regionais e possibilitem o intercâmbio de idéias, além de promover a convergência entre arte e tecnologia. Também são considerados como aspectos relevantes a capacidade de formação de novas plateias, a criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas.
Seguindo o mesmo modelo das últimas edições, o Oi Futuro será responsável pela gestão do programa. As propostas serão avaliadas por comissões especializadas em cada uma das áreas culturais (Artes Visuais, Cultura Popular, Cinema, Dança, Espaços Culturais, Música, Patrimônio Cultural, Publicação e Documentação, Teatro e Tecnologia e Novas Mídias) e o resultado será divulgado no site do Oi Futuro, em data a ser definida. Os projetos terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação dos certificados válidos nas Leis de Incentivo à Cultura.
As inscrições pode ser feitas até o dia 5 de setembro, por meio do site www.oifuturo.org.br.
Números – Por meio do Oi Futuro, a Oi investiu de 2001 a 2011 mais de R$ 280 milhões em manifestações artísticas em todo o país. Desse total, cerca de R$ 200 milhões foram desembolsados apenas nos últimos três anos por meio do programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Mais de 1570 projetos em segmentos variados, como teatro, danças, festivais, artes visuais e cinema já foram contemplados, atingindo um público estimado de 14 milhões de espectadores.
Na edição 2011 do programa, cujo resultado foi divulgado no final do mês de março, foram selecionados 187 iniciativas de 12 estados brasileiros que utilizam leis de incentivo à cultura.
*Com informações do IG e do site do Oi Futuro
Fonte: Cultura e Mercado

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