concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 13 de agosto de 2011

palestra para Artistas - Empreendedor individual


O Universo da Aquarela, além de divulgar a técnica e pintura da Aquarela, preocupa-se com a educação e cultura do país. Sempre tivemos um carinho e especial atenção com o lado artístico e profissional das pessoas novas que nos procuram e também com o desempenho profissional dos colegas valorizando e divulgando o seu trabalho.
Este ano, no período que antecede a jornada, estamos  reunindo com alguns artistas que participam da exposição e das jornadas e convidados para discutir assuntos do interesse da aquarela, pintura da aquarela, problemas que artistas enfrentam, discriminações, somos taxadas de pessoas desocupadas fazendo arte como terapia e hobby, os artistas não são respeitadas.
Percebeu-se nestes encontros que artistas não têm a sua profissão regulamentada. NÃO EXISTE A PROFISSÃO ARTISTA PLÁSTICO.
Hoje muitas pessoas vivem da arte. Pessoas que se aposentam nos procuram para desenvolver uma nova atividade como qualidade de vida que depois aproveita  para adicionar um numerário no orçamento. 
A dificuldade que enfrentamos: Vivemos na dependência de intermediários e galerias e lojas de decoração que nos pagam 20% do valor do quadro.
Todo o material que usamos, a tributação é 100% por ser taxado de artigo de luxo. Artistas não tem meios para emitir nota fiscal pela venda de quadros e prestação de serviço. Nada podemos fazer se a nossa profissão não existe.
A receita federal tem controle das empresas e acabou-se o tempo  que as empresas tinham verbas para pequenas doações sem contabilizar.
Hoje tudo é contabilizado.  O empresário só compra obra de arte, ou oferecem aos funcionários serviço de qualidade de vida para obter um ISO..., ou fazem doação de prêmio aquisitivo se o artista fornecer o recibo ou apresentar um CNPJ.
Se não somos registradas, e se não está regulamentada a profissão: artista plástico, como dar recibo?
Quando existe um intermediário que fornece estas notas fiscais, pagamos  percentagens altas como comissão.


Na2ª e 3ª reunião com artistas foi convidado o Vereador Aurélio Nomura ( inseriu o Dia Mundial da Aquarela no calendário de eventos do Município de São Paulo) justificando a ausência,  enviou seu assessor nestas reuniões para ouvir os artistas e procurar dar soluções e sugestões.
Foi levantado nestas reuniões  a questão da emissão de nota fiscal para venda de quadros. Sr. Gerard sugeriu  que uma solução será a inscrição do artista plástico  como Empreendedor Individual .
Foi lembrado a SUTACO  que dá respaldo aos Artesões. Conversando com o Sr. Renan Novaes, respondeu que a SUTACO não  emite nota fiscal  de obra de arte.
Acredito que se houver grande número de artistas nestas duas palestras e solicitação de consultoria no site do SEBRAE  ou  inscrevendo como Empreendedor Individual, haverá interesse  do próprio SEBRAE entidade Federal que poderá solucionar a questão da Profissão Artista Plástico e discutir o assunto para regulamentar  a profissão.
Recentemente foi regulamentada a profissão de Somelier e Taxistas. Existem 439 profissões cadastradas como Empreendedor Individual nenhuma como Artista Plástico ou atividades de Artista plástico.
Foi sugerido para o  Artista se cadastrar nas Profissões existente na lista do Empreendedor Individual como  nº 123.Comerciante de objeto de arte; nº 331 professor particular;nº 393 restaurador de obras de arte.

Ontem, 13 de agosto, recebi  do Sr. Gerard assessor do Vereador Aurélio Nomura, a mensagem que haverá palestra explicativa sobre Empreendedor Individual.
Dias 17/08 (quarta) e 30/08 (terça) haverá curso de Empreendedor individual das 14hs e 16hs
Local Associação Comercial / Distrital Centro
Rua Galvão Bueno 83 Liberdade (metrô Liberdade)
Inscrição gratuita
Realização:
Associação Comercial de São Paulo- distrital centro
SEBRAE-SP tem soluções para seus novos desafios.
Necessita fazer inscrição pelo telefone 0800 570 0800  www.sebraesp.com.br

Nenhum comentário: