concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Três brasileiros estão na lista dos cem mais influentes no mundo da arte

18/10/2012 - 14h46

Três brasileiros estão na lista dos cem mais influentes no mundo da arte



DE SÃO PAULO

No ranking 2012 das cem personalidades mais influentes do mundo da arte, divulgada todo ano pela revista "Art Review", estão três brasileiros. Luisa Strina, galerista que mantém uma casa com seu nome em São Paulo, é a primeira a aparecer, na 71ª posição.
Depois dela, estão o colecionador mineiro Bernardo Paz, dono do Instituto Inhotim, em 80º lugar, e o curador Adriano Pedrosa, responsável pela última Bienal de Istambul, no 98º posto.
Folhapress
A partir da esq., a galerista Luisa Strina, o colecionador e empresário Bernardo Paz e o curador Adriano Pedrosa
A partir da esq., a galerista Luisa Strina, o colecionador e empresário Bernardo Paz e o curador Adriano Pedrosa
A lista geral é encabeçada por Carolyn Christov-Bakargiev, que neste ano foi curadora da 13ª Documenta, em Kassel, na Alemanha. Em segundo lugar, está o galerista norte-americano Larry Gagosian, e em terceiro, o artista e ativista chinês Ai Weiwei.
Iwan Wirth, um dos sócios da galeria suíça Hauser & Wirth, e David Zwirner, da galeria nova-iorquina de mesmo nome, aparecem na sequência, ocupando a quarta e a quinta posições.
Em relação ao ano passado, Ai Weiwei, que então ocupou o primeiro lugar, caiu duas posições, para o terceiro lugar. Bernardo Paz, que em 2011 era o único brasileiro da lista, ocupando a 76ª posição, caiu quatro postos neste ano.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1171186-tres-brasileiros-estao-na-lista-dos-cem-mais-influentes-no-mundo-da-arte.shtml

fonte da Folha: http://www.artreview.com/

Nenhum comentário: