concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Evento em São Paulo discute relação entre museus e a web


Evento em São Paulo discute relação entre museus e a web

 

 

A relação entre museus e o ambiente virtual e como ela auxilia na democratização da informação são o ponto de partida do evento realizado pela Residência Cri@tiva na próxima quinta-feira (25/10), em São Paulo.

A iniciativa, idealizada por Adriana Costa, busca reunir projetos empreendedores que utilizam plataformas digitais para ampliar o acesso à cultura e à educação. “Os museus são um acervo incrível de conhecimento e a relação deles com a web é uma excelente oportunidade de oferecer conteúdos de qualidade e interatividade numa sociedade cada vez mais virtual”, afirmou Adriana em comunicado à imprensa.

Repensar linguagens e modelos de comunicação tem sido o grande desafio dos museus do mundo inteiro. E a internet parece ter vindo para ajudar nessas dinâmicas. No caso do Brasil, existe um paradoxo. Em 2010, o país apareceu pela primeira vez no ranking dos museus e exposições mais visitados do mundo. No mesmo período, pesquisa do IBGE revelou que 70% dos brasileiros nunca havia visitado uma exposição.

A estatística alarmante incentivou a criação do Mutz, guia online e colaborativo de museus, idealizado pela historiadora e especialista em mídias sociais Ana Paula Gaspar. “Por mais que não saibamos exatamente porque as pessoas não frequentam museus, uma hipótese foi a de que se pudéssemos criar e reforçar boas estratégias de comunicação nas mídias digitais, talvez pudéssemos conquistar mais público”, afirmou a fundadora do projeto, em entrevista ao site Cultura e Mercado, em fevereiro.

Ana Paula foi uma das participantes do projeto Empreendedores Criativos, no ano passado – a partir deste mês, o projeto ganha uma nova edição, mais uma vez com o apoio do banco Santander. Ela participa do encontro promovido pelo Residência Cri@tiva para falar sobre a história do Mutz e sua experiência no tema.

Durante o evento também será realizado o lançamento do livro Reprograme, do jornalista Luis Marcelo Mendes. A publicação aborda as trocas entre museus e público, a partir de três pilares: comunicação, branding e relacionamento.

Entre os entrevistados estão Julia Hoffman, responsável pelas equipes de design e marketing do Museum of Modern Arts de Nova Iorque; a belga Régine Debatty, autora do blog we-make-money-not-art.com; e o brasileiro André Stolarski, coordenador de Comunicação da Fundação Bienal de São Paulo, entre muitos outros nomes de peso do setor.

Para mais informações sobre encontro, acesse www.residenciacriativa.com.

Fonte: Cultura e Mercado 

Nenhum comentário: