concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 5 de janeiro de 2013

Escola de Artes Visuais do Parque Lage abre inscrições para cursos de verão



Aulas em espaço da Secretaria de Estado de Cultura começam já em janeiro
Escola oferece opções de cursos práticos e teóricos  (Crédito: Divulgação)
Escola de Artes Visuais do Parque Lage – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura – está com inscrições abertas para o programa de cursos gratuitos de 2013 e para diversos cursos que têm início em janeiro. São oficinas para os mais diferentes interesses, com opções de cursos práticos e teóricos.
No dia 8 de janeiro, por exemplo, tem início Introdução ao Desenho, com Fred Carvalho. A oficina, para iniciantes e iniciados, apresentará os procedimentos básicos do desenho. A partir do dia 9, há outro curso indicado para iniciantes: Desenho contemporâneo: produção de sentido e narratividade, do artista e professor Orlando Mollica. Nesta oficina, os alunos vão aprender a desenvolver o imaginário no campo específico do desenho e, assim, organizar visualmente suas próprias ideias. Serão realizados exercícios de observação e explanações teóricas baseadas na história da arte, intercalados com dinâmicas de trabalho coletivo, onde serão utilizados materiais como carvão, guache, acrílica, óleo e outros. O curso, constituído de módulos de um semestre cada, vai tratar o desenho além da atividade puramente gráfica, para compreendê-lo na prática dos exercícios dados em aula.
Para aqueles que desejam entender melhor a situação da arte no mundo de hoje, com fundamentos conceituais mais consistentes, a dica é No contemporâneo – leituras (ciclo 1), ministrado por Paulo Sergio Duarte. Mas há também curso para quem gosta de desenho e escultura, como Exercícios da figura humana: 2D e 3D, oferecido por Manoel Fernandes, a partir de 14 de janeiro, e que alterna as duas linguagens. Neste workshop, os interessados são estimulados à experimentação e às diversas possibilidades da representação da figura humana. Através da observação do modelo vivo, objetiva-se trabalhar o desenho e a escultura, a partir de exercícios que alternam o fazer no plano e no espaço.
A EAV Parque Lage é referência nacional e possui uma consistente imagem no meio da arte. Além dos cursos, a instituição oferece uma intensa programação de exposições, cinema, palestras, entre outras atividades. Participa também de convênios e intercâmbios com a École de Beaux Arts, tanto a de Paris quanto a de Le Mans, com a Academia de Viena e com a Ecole dês Arts Decoratifs de Paris, que permitem que alunos e professores da Escola participem de cursos e projetos de residência nas cidades europeias. 
Colaboração de Bárbara Chataignier

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura – Rio de Janeiro

Nenhum comentário: