concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 5 de janeiro de 2013

Intercâmbio e Difusão Cultural - 2013


Intercâmbio e Difusão Cultural - 2013

de Caroline Borralho - Sefic/MinC
O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural terá continuidade no próximo ano. O Ministério da Cultura (MinC) publicou, em 21 de dezembro de 2012, no Diário Oficial da União, o Edital nº 1/2013 aqui.
Com investimentos de R$ 3,3 milhões do Fundo Nacional da Cultura (FNC), a seleção contempla viagens que ocorrerão entre março e agosto de 2013, já que os meses de janeiro e fevereiro foram contemplados no edital de 2012.
Os artistas, técnicos, agentes e estudiosos selecionados no edital receberão auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.
O benefício pode ser utilizado para custear transporte de material, cenários ou equipamentos utilizados na realização da atividade, assim como para outras tarefas relativas aos eventos.
O resultado esperado da ação é a difusão, a capacitação e a multiplicação cultural nas áreas do circo, da dança, do teatro, da música, do audiovisual, da memória, do movimento social negro, do patrimônio museológico, das novas mídias, do design e de serviços criativos, entre outras expressões culturais.
“A continuidade do Programa, com o lançamento do edital ainda este ano, mostra a importância da difusão e do intercâmbio da cultura brasileira. A iniciativa é imprescindível para o desenvolvimento do nosso setor porque promove a possibilidade de vivências dos artistas no Brasil e no exterior”, disse o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), Henilton Menezes.
Editais de 2012
Nos dois editais lançados em 2012, foram contemplados 448 projetos, por grupo e individual, com mais de 1.100 pessoas beneficiadas.
Um desses projetos foi o Coletivo Branco do Olho, que havia sido um dos 24 selecionados para o Programa de Residências Artísticas da Bienal de Cerveira, em Portugal, durante o período de 17 a 31 de outubro do ano passado. A seleção no edital de Intercâmbio e Difusão Cultural viabilizou a participação do grupo, formado por 8 integrantes.
Entre 2008 e 2009, o coletivo pernambucano realizou o projeto em Recife, uma série de cinco residências com artistas convidados. “Desta vez, nos propomos ampliar o programa de residências ao buscar esta experiência em outro país e com outros artistas na elaboração de propostas coletivas”, considerou a proponente Luciana Macêdo.
A proponente também se propôs produzir obras inéditas e levantar um olhar sobre Cerveira como cenário fértil e livre, de acordo com ela, “mesclando os vários suportes utilizados pelos artistas e tendo a cidade como palco para criação das obras”, disse.
Inscrições para 2013
As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC www.cultura.gov.br. Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo Ministério.
Viagens previstas para:
Encaminhamento das solicitações até:
Março
19/01/2013
Abril
21/02/2013
Maio
13/03/2013
Junho
02/04/2013
Julho
14/05/2013
Agosto
24/06/2013
Confira aqui o Edital de Intercâmbio nº 1/2013.
Veja aqui a cartilha explicativa.
Mais informações
Coordenação Geral de Projetos Apoiados pelo Fundo Nacional da Cultura da Sefic
Telefone do núcleo de atendimento: (61) 2024.2039
Texto
Caroline Borralho (Sefic/MinC)
Fonte: Ministério da Cultura - MinC

Nenhum comentário: