concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 5 de janeiro de 2013

Prêmio TAC Terra Una de residência artística


Prêmio TAC Terra Una de residência artística tem inscrições abertas
Ecovila em Minas Gerais coloca em prática diversos projetos socioambientais e artísticos

ALICE SANT’ANNA
RIO - Em 2010, o artista mineiro Paulo Nazareth saiu de Belo Horizonte a pé e caminhou quase 400 km até chegar a Terra Una. Ele é um dos nomes que já participaram de residências artísticas em Terra Una (Una quer dizer União Natureza e Arte), uma ecovila localizada em Minas, na Serra da Mantiqueira, onde diversos projetos socioambientais e artísticos são postos em prática.
Até o dia 13 de janeiro, estão abertas as inscrições (no site terrauna.org.br/tacuna) para o Prêmio TAC Terra Una de residência artística. A iniciativa, que desde 2008 era financiada pela Funarte, desta vez será patrocinada pela galeria Toulouse Arte Contemporânea. Depois da residência, os trabalhos serão reunidos numa exposição coletiva no galpão da TAC, no Centro do Rio, e um dos vencedores ganhará também um período no Residencia en la Tierra, na Colômbia.
A ideia do prêmio é acolher pessoas que trabalham com artes visuais ou projetos híbridos que incluam dança, música, literatura e arquitetura.

Fonte: O Globo – Cultura – 04/01/2013


Prêmio TAC TERRA UNA 2013

Residência artística Terra UNA www.terrauna.org.br
Festa de lançamento da convocatória 08.12.12, Sábado – 22h
Galpão TAC - Rua Mem de Sá 319, Centro, Rio de Janeiro.
Para comemorar os 5 anos de existência do programa de residências em arte contemporânea de Terra UNA a ecovila inicia uma parceria com a galeria TAC - Toulouse Arte Contemporânea - para o ciclo de residências de 2013. Uma convocatória para 5 artistas brasileiros será aberta em dezembro de 2012. Como celebração deste momento, no dia 08 de dezembro, sábado, a partir das 22h, realizaremos no Galpão TAC, localizado na Rua Mem de Sá 319, Centro, Rio de Janeiro - local onde será a exposição coletiva dos residentes de 2013 -, uma festa de lançamento da convocatória.
Seguindo o modelo de autogestão do programa as inscrições serão feitas através do site www.terrauna.org.br e a seleção dos residentes feita pelos próprios artistas inscritos. Serão cinco artistas que ganharão três semanas em Terra UNA e uma exposição coletiva na galeria TAC, no Rio de Janeiro. Um prêmio viagem será oferecido à Colômbia para passar um mês no Residencia en la tierra, espaço de residência artística da Colômbia que realiza intercâmbios com Terra UNA desde 2011.
O programa abrirá também a possibilidade de artistas internacionais residirem em Terra UNA, pagando seus custos de transporte e os custos básicos de estadia.
A Ecovila TERRA UNA está localizada junto à natureza, numa terra de 48 hectares dentro da APA da Serra da Mantiqueira, município de Liberdade, Minas Gerais. Buscando integrar moradia, trabalho, educação, arte e lazer Terra UNA vem se consolidando como um centro educacional transdisciplinar de integração rural-urbana, onde podemos praticar as técnicas e valores que permeiam nossa visão, difundindo assim um modelo de vida mais sustentável. Além das casas dos moradores, sua estrutura já engloba um salão de vivências, um galpão para atividades práticas, ateliês, dormitórios, camping, cozinha e refeitório comunitários, hortas, viveiro de mudas, plantios de média escala e sistemas agroflorestais, além das belezas naturais das montanhas, florestas, rios e cachoeiras.
Sendo, atualmente, organizado por Nadam Guerra, Domingos Guimaraens e Beatriz Lemos Terra UNA já recebeu mais de 70 artistas, entre eles nomes como: Laura Lima, Rodrigo Braga, João Modé, Paulo Nazareth, Marcos Cardoso, Caroline Valansi, Michel Groisman, Mayra Redin, Brígida Campbell, Julio Callado entre outros.
Festa de lançamento da Convocatória 2013
Sábado, 8/12, Galpão TAC - Rua Mem de Sá 319
DJs - Bruno Queiroz, Ícaro dos Santos e TataOgan
Ambientação OPAVIVARÁ!
Lançamento da revista Rebús #4
Calendário Prêmio TAC - TERRA UNA 2013
inscrição: de 03 de dezembro de 2012 até 13 de janeiro de 2013
votação: até 27 de janeiro de 2013
residência: 20 fevereiro a 12 de março de 2013
Residências organizadas por Terra UNA:
2008 - Interações Florestais - www.terrauna.org.br/interacoesflorestais/IF.html
2009 - Ponto Florestal - www.terrauna.org.br/ponto_florestal/_ponto_florestal_.html
2009 - Residência Desmapas - www.terrauna.org.br/arte/?p=65
2010 - Interações Florestais - www.terrauna.org.br/InteracoesFlorestais2010/2010.html
2011 - Interações Florestais - www.terrauna.org.br/interacoesflorestais2011/2011.html
2011 - V:E:R encontro de arte viva - www.terrauna.org.br/ver2011/
2011 - Arte e Sustentabilidade - www.terrauna.org.br/arte/?p=154
2012 - Interacciones urbano_rural - www.interaccionesurbanorural.org

Nenhum comentário: