concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 20 de junho de 2013

12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos – 2013

12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos – 2013

Arte Moderna e Contemporânea

 REGULAMENTO


O Secretário de Cultura, Edmilson Souza, no uso de suas atribuições legais, torna público que promoverá no período de 05 de outubro a 03 de novembro de 2013, o 12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos – Arte Moderna e Contemporânea.

1. Dos objetivos:
Divulgar a recente produção dos artistas plásticos nacionais, bem como estimular a pesquisa em arte moderna e contemporânea.
2. Das condições de participação:

2.1. Poderão participar do Salão, artistas brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, inclusive menores de 18 anos, que atendam aos requisitos estabelecidos neste regulamento.
2.2. Os artistas poderão participar individualmente ou em coletivos, sendo que estes deverão indicar um representante, que assinará a inscrição.
2.3. Cada participante deverá apresentar 03 (três) obras por categoria específica: pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, arte digital e arte-objeto, sendo permitida a participação em uma segunda categoria, individualmente ou em grupo. No caso da categoria instalação, poderá ser apresentada  01 (uma) única obra.

3. Das inscrições:

3.1. A participação no 12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos será efetuada por meio de inscrições, que serão recebidas no período de 17 de junho a 16 de agosto de 2013, com o dossiê  anexo que o artista deverá encaminhar, pessoalmente ou pelo correio, à Gerência Administrativa de Artes Visuais - SC.
3.2. Este dossiê deverá vir acondicionado em envelope e nele deve constar:
a - Ficha de inscrição, impressa ou cópia disponível no sitewww.guarulhos.sp.gov.br,  devidamente preenchida;
b - Cópia de RG e CPF;
c - Autorização dos pais ou responsáveis quando menor de 18 anos;
d - Memorial descritivo das obras, contendo uma breve definição conceitual do trabalho. Pode ser elaborado pelo artista ou por um curador.
e - Currículo artístico resumido;
f - Fotos originais ou cópias coloridas, em tamanho mínimo de 15 x 21 cm., das 03 (três) obras inscritas, identificadas com o nome do autor, título, técnica, materiais, dimensões e ano;
g -Procuração assinada pelos artistas que participarem em coletivos, indicando seu representante legal;
h - Catálogos, portfólios e demais publicações pertinentes.


3.3. Para a devolução dos materiais não selecionados no Salão, o participante poderá encaminhar com o material de inscrição 01 (um) envelope selado e devidamente endereçado ou retirá-los pessoalmente.
3.4. As inscrições enviadas pelo correio só terão validade se a data da postagem não ultrapassar o dia 16 de agosto de 2013.
3.5. A inscrição no 12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos implica na aceitação integral pelo participante de todas as disposições deste regulamento.

4. Das obras:

4.1. Serão aceitas para seleção as obras:
a - Inseridas no contexto moderno e contemporâneo;
b - Executadas a partir de 2011;
c - Que não excedam em seu conjunto 03 (três) metros lineares ou, quando se tratar de instalação ou obra espacial, 06 (seis) metros quadrados;
d - Que, no caso de instalações e/ou obras espaciais, apresentem projeto com especificações de montagem, além do dossiê requerido neste regulamento.

4.2. Não serão aceitas para seleção as obras:
a - De artistas falecidos;
b - Que configurem cópias ou adaptações de obras existentes;
c - Já premiadas em edições anteriores do Salão de Artes Visuais de Guarulhos;
d - Que não possuam identificação;
e - Realizadas com materiais perecíveis ou adulteráveis;
f - Que prejudiquem a integridade física do local ou do público.

5. Da seleção:

5.1. A seleção será feita em duas etapas, por um Júri de Seleção e Premiação composto por 03 (três) membros de notória especialização em âmbito nacional, todos indicados pela Comissão Organizadora.

5.2. Na primeira etapa, a ser realizada no período de 23 a 28 de agosto de 2013, o Júri examinará as fotos das obras, selecionando aquelas que passarão para a segunda etapa.

5.3. Os artistas cujas obras forem selecionadas serão indicados à Comissão Organizadora, que fará publicar a relação no site e no Boletim Oficial do município de Guarulhos, www.guarulhos.sp.gov.br  a partir de 30  de agosto de 2013,  sendo que os trabalhos deverão ser enviados para a segunda etapa da seleção, no período de  a 03 a 13 de setembro de 2013, devidamente preparados para a exposição. Junto às obras selecionadas deverá ser enviado um cd contendo fotos  digitalizadas das mesmas, em duas resoluções: 72 dpi – para votação na internet e 300 dpi – para  impressão de catálogo.

5.4. Na segunda etapa, a ser realizada no período de 18 a 20 de setembro de 2013, o conjunto de obras de cada participante poderá ser aceito total ou parcialmente pelo Júri, bem como recusado no todo.

5.5. São critérios para a seleção das obras, sem ordem hierárquica e com pesos iguais: pesquisa e produção artística, apresentação e proposta de montagem, qualidade técnica e estética, conceito e adequação ao contexto moderno e contemporâneo.

5.6. Após a segunda fase o Júri encaminhará à Comissão Organizadora a relação dos selecionados, acompanhada de ata circunstanciada e lavrada na ocasião do julgamento, que será publicada a partir de 24 de setembro de 2013, no site e no Boletim Oficial do município.

5.7 O Júri de Seleção e Premiação é soberano e não caberão recursos ou reconsiderações às suas decisões.

6. Da montagem:

6.1. Caberá à Comissão Organizadora o conceito e a resolução do plano de execução de montagem, bem como a adequação ao número de obras e sua disposição no espaço expositivo.

6.2. A exposição será montada exclusivamente pela Comissão Organizadora do 12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos.

6.3. Obras danificadas durante o transporte só serão expostas se houver tempo hábil para sua restauração pelo artista.

6.4. O artista selecionado arcará com quaisquer despesas de aluguel, compra ou reparo de equipamentos, obras e materiais necessários à apresentação de seu trabalho, sendo de sua total responsabilidade a manutenção dos mesmos.

6.5. Em nenhuma hipótese as obras poderão ser retiradas antes do término da exposição, a ser realizada de 05 de outubro a  03 de novembro de 2013.

7. Da premiação:

7.1. Aos premiados do 12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos não serão atribuídos prêmios em dinheiro, uma vez que o objetivo deste Salão é divulgar o trabalho dos artistas.

7.2. Todos os selecionados receberão um Certificado de participação.

7.3. Segundo indicação do Júri Técnico de Seleção e Premiação serão atribuídos primeiro, segundo e terceiro lugares. Durante o período de 05 a 20 de outubro, a população poderá votar pelo site oficial www.guarulhos.sp.gov.br, sendo atribuídos primeiro, segundo e terceiro lugares para os trabalhos mais votados pelo Júri Popular.

7.4. Os premiados pelos Júris Técnico e Popular serão anunciados em cerimônia de encerramento a ser realizada no dia 03 de novembro de 2013.

7.5. Aos premiados serão concedidas exposições individuais ou coletivas, em data a ser definida posteriormente, para o ano de 2014.

 7.6 – As decisões da Comissão Organizadora são irretratáveis e irrecorríveis.


DISPOSIÇÕES GERAIS:

1 - Todos os artistas selecionados deverão enviar suas obras por conta própria, bem como arcar com a retirada no encerramento da mostra e com todos os respectivos custos para a realização da exposição das mesmas.

2 - A Comissão Organizadora do 12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos tomará as medidas possíveis para resguardo das obras, porém é aconselhável ao artista segurar as mesmas contra riscos de qualquer natureza. A Secretaria de Cultura não se responsabilizará por danos que os trabalhos eventualmente possam sofrer.

3 - As obras não classificadas na segunda fase de seleção e as obras expostas no Salão deverão ser retiradas no prazo estipulado, de  18 de novembro a 13 de dezembro de 2013. Não sendo retiradas nesse período, passarão a fazer parte do acervo da Secretaria de Cultura.

4 - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Secretaria de Cultura, juntamente à Comissão Organizadora e ao Júri Técnico.


12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos
Arte Moderna e Contemporânea

ENDEREÇO PARA INFORMAÇÕES, REGULAMENTO, ENVIO DE INSCRIÇÕES E OBRAS SELECIONADAS:

Secretaria de Cultura - Gerência Administrativa de Artes Visuais
Praça Cícero de Miranda, s/ no. - Vila Galvão – Guarulhos – SP
CEP: 07074-041 – Fone/fax: (11) 2451 5184

CRONOGRAMA:
Inscrições:
  de 17 de junho a 16 de agosto de 2013
diariamente
exceto feriados, das 09h às 16h30m

Seleção por fotos pelo Júri Técnico
de 23 a 28 de agosto de 2013

Divulgação dos selecionados na lª. etapa:
a partir de 30  de agosto de 2013 no site e Boletim Oficial
de Guarulhos - www.guarulhos.sp.gov.br

Recebimento das obras selecionadas:
de 03 a 13 de setembro de 2013

Seleção das Obras pelo Júri Técnico:
de 18 a 20 de setembro de 2013

Divulgação dos selecionados na 2ª etapa:
a partir de 24 de setembro de 2013, no site e Boletim Oficial
de Guarulhos - www.guarulhos.sp.gov.br

Abertura:
05 de outubro de 2013, às 20h
Local: Centro Municipal de Educação Adamastor
Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo - Guarulhos

Período da exposição:
de 05 de outubro a 03 de novembro de 2013, diariamente,
das 09h às 22h, exceto feriados

Cerimônia de premiação e encerramento da exposição:
03 de novembro de 2013, às 19h.

REALIZAÇÃO:
Prefeitura de Guarulhos
Secretaria de Cultura


Nenhum comentário: