concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Morre aos 88 o gravurista Marcelo Grassmann - estou triste!

Morre o artista plástico Marcelo Grassmann

  • Conhecido pelas gravuras virtuosas, ele morreu em consequência de uma broncopneumonia
RIO — Conhecido pelas gravuras virtuosas, o artista plástico Marcelo Grassmann morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 87 anos, em consequência de uma broncopneumonia. Ele estava internado desde terça-feira no hospital Samaritano, em São Paulo, onde vivia com a companheira Zizi Baptista.
Ela conta que Grassmann desenhou até dias antes de ser hospitalizado. Tinha o hábito de trabalhar em pé e, desde que teve problemas de locomoção, “bolou uma mesa”, como lembra Zizi, com uma tábua solta que se erguia à sua frente e, assim, seguiu desenhando diariamente.
— A gente chegava e tinha muitos desenhos espalhados pelo chão. Era a produção daquele dia. Marcelo sempre terminava um desenho e o soltava no chão — lembra Zizi. — A memória mais forte que terei dele é o exemplo de trabalho. Para Marcelo, tudo era trabalho. Preparar o café da manhã, para ele, já era trabalho. Foi um trabalhador incansável.
Tendo estudado entalhe em madeira na Escola Técnica Getúlio Vargas quando ainda era adolescente e, depois, com mestres da gravura, como Poty, Grassmann acabou por construir um realismo próprio, como um dia definiu Ferreira Gullar. Inspirava-se em figuras da Idade Média e na Mitologia, e seu repertório ia dos faunos europeus aos dragões chineses.
Criou uma obra particular, que hoje tem presença forte na coleção da Pinacoteca de São Paulo, detentora de 400 trabalhos do artista. Há gravuras e desenhos de sua autoria nos principais museus de São Paulo, entre eles, Masp e MAM.
— Quem quiser encontrar Marcelo um dia, terá apenas que encontrar uma obra dele — diz Zizi, sua companheira por 17 anos.
Ele deixa um filho, o músico Paulo Grassmann. Tinha grande afeição pelo sobrinho, Paulo Roberto Grassmann, filho de seu único irmão e também seu impressor, Roberto. O artista será cremado neste sábado, em São Paulo.

 http://oglobo.globo.com/cultura/morre-artista-plastico-marcelo-grassmann-8775783#ixzz2Wtxs1OCF 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Morte-SP: Morre aos 88 o gravurista Marcelo Grassmann

Por Silas Martí 
SÃO PAULO, SP, 21 de junho (Folhapress) - Morreu na madrugada de hoje o artista plástico Marcelo Grassmann. Ele tinha 88 anos e sofreu falência múltipla dos órgãos depois de ser internado com pneumonia há três dias no hospital Samaritano, em São Paulo.
Grassmann será cremado em cerimônia na tarde de amanhã no cemitério da Vila Alpina, na zona leste da cidade.
Nascido em São Simão, no interior paulista, Grassmann se radicou em São Paulo e estudou fundição, mecânica e entalhe na Escola Profissional Masculina do Brás, entre 1939 e 1942. Foi ilustrador do "Suplemento Literário" do jornal "Diário de São Paulo" no final dos anos 1940 e atuou também em "O Estado de S. Paulo".
Grassmann se firmou na cena artística do país como gravurista virtuoso, tendo estudado com mestres do gênero, como Henrique Oswald e Poty, no Rio. Em 1953, o artista venceu o prêmio de viagem do Salão Nacional de Arte Moderna e foi estudar artes aplicadas em Viena.


Nenhum comentário: