concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Projeto convida artistas para preencherem tapumes com graffiti - SP

Projeto convida artistas para preencherem tapumes com graffiti


São Paulo é uma cidade em obras e, consequentemente, cheia de tapumes. Inimigas da estética da cidade, essas placas de metal ou madeira – muitas vezes marcadas pelo pixo – podem agora servir como “tela” para artistas em busca de espaço e visibilidade.
O projeto tem como objetivo propor um novo olhar sobre as cidades e valorizar o espaço público, transformando tapumes em plataformas para manifestações artísticas. Na foto, o tapume pintado pelo curitibano Rica de Licca, no Ibirapuera.
Isso porque o projeto Urban Gallery passará a receber inscrições de artistas de todo o país interessados em levar diversas expressões da arte urbana aos canteiros de obras. A intenção  da iniciativa é instigar um novo olhar sobre as cidades, com a visão de artistas que nelas vivem. O projeto propõe o uso do espaço urbano pelos novos artistas, levando cultura e entretenimento para a população.
Os artistas que quiserem se candidatar a participar do projeto, podem se inscrever pelo e-mailinfo@brookfield.art.br e enviar seus portfólios. Eles passarão por um processo de seleção e podem ser um dos escolhidos para levar sua arte ao público nesses espaços. O primeiro escolhido foi Rica de Lucca, um artista curitibano que pintou um tapume no Paraíso e está finalizando outro no Baixo Augusta.
Ao todo são 19 tapumes nas cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Campinas, Belford Roxo (RJ), Niterói (RJ) e Campo Grande.  Além de grafiteiros brasileiros, artistas de regiões como Nova Iorque, Barcelona e Califórnia já vieram ao país para participar do projeto. Desde o início da iniciativa, a exposição já somou mais de 6.500 m² de arte. O projeto foi concebido pela Brookfield Incorporações e conta com a parceria da Agência Ginga.

Fonte: Catraca Livre

Nenhum comentário: