Projeto EducaCine Ambiental apresenta o
CIRCUITO TELA VERDE
Filmes, curtas e documentários da 3ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente
Dia 19 de janeiro, quinta-feira, em duas sessões: às 14h e às 16h
A UMAPAZ exibe no dia 19 de janeiro de 2012, às 14h e às 16h, uma seleção de filmes, curtas e documentários inscritos na 3ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, com o objetivo de sensibilizar e estimular o debate sobre questões ambientais. Também conhecida como Circuito Tela Verde, a Mostra é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o apoio do Ministério da Cultura (MinC).
O evento abre a programação de 2012 do projeto EducaCine Ambiental que a UMAPAZ realiza mensalmente, trazendo filmes e documentários com temáticas socioambientais, visando proporcionar conhecimentos e espaço de debates para o desenvolvimento de uma postura reflexiva e ativa frente aos desafios contemporâneos.
Para a ocasião, a coordenação do projeto EducaCine Ambiental selecionou filmes e curtas de animação, documentários e entrevistas produzidos por agentes ambientais de diferentes regiões do Brasil.
Confira abaixo a programação:
Cicloturismo – duração: 0 8’
Sinopse: Visitantes ciclistas percorrem as propriedades de agricultura familiar associadas à “Acolhida na Colônia”, em Rancho Queimado , Santa Catarina.
Coleta Seletiva Solidária, Parte I e II - duração: 11’53” e 14’
Sinopse: A Universidade de Brasília apresenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS e sua aplicação nas instituições públicas por meio do Decreto 5940/2006. Mostra a questão dos resíduos desde a sua produção até a disposição final e o grande desafio para a implantação de um sistema de gestão.
Turismo Pedagógico – duração: 0 7’
Sinopse: Estudantes aprendem sobre a produção orgânica e a vida no meio rural em um dia de muitas atividades nas propriedades da “Acolhida na Colônia”, em Rancho Queimado , Santa Catarina.
A Floresta Inspira Você – duração: 19’52”
Sinopse: Documentário destaca como a floresta inspira, abriga, cura e mobiliza as populações locais e a sociedade em geral na região amazônica – Escola Lutheria, Projeto RECA e outros.
A Represa de Salto Grande – duração: 14’44”
Sinopse: Exposição sobre recursos hídricos, abordando o rio Atibaia, fruto de tese de doutorado apresentada no Programa de Pós-graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da EESC/USP.
Bilhõeeeees de Árvores – duração: 01’24”
Sinopse: De maneira divertida o curta traz, por meio de animação, questões emblemáticas sobre o aquecimento global e mudanças climáticas.
Água: Nosso Patrimônio Comum - duração: 16’
Sinopse: Documentário apresenta as bacias hidrográficas, sua importância e localização e também os Comitês de Bacias no gerenciamento e controle da qualidade das águas.
Bafo Quente – duração: 01’20”
Sinopse: Curta de animação sobre aquecimento global e mudanças climáticas.
Como transformar pessoas em apenas um minuto – duração: 0 2’
Sinopse: Atuação do Instituto Samambaia de Ciência Ambiental e Ecoturismo – ISCAE em parceria com o Comitê de Democratização da Informática – CDI, junto a moradores desabrigados de Petrópolis – RJ – após as chuvas de janeiro de 2010.
A Consciência Socioambiental: Um incentivo às boas relações com o meio ambiente - duração: 22’
Sinopse: O documentário traz exemplos de iniciativas ambientais que acontecem em nosso país, da Amazônia a espaços urbanos onde muitos estão agindo frente à crise ambiental.
Estufa – duração: 0 2’
Sinopse: Curta de animação com enfoque nas questões sobre o aquecimento global e mudanças climáticas.
Ponto de Equilíbrio – duração: 01’22”
Sinopse: Curta de animação sobre mudanças climáticas e aquecimento global.
Cultivando Água Boa – duração: 19’44”
Sinopse: Vídeo Institucional sobre a criação da Usina de Itaipu.
Serviço: PROJETO EDUCACINE AMBIENTAL
Apresentação de filmes, curtas e documentários do Circuito Tela Verde
Dia e Horário: 19 de janeiro (quinta-feira)
Exibições em duas sessões, às 14h às 16h
Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 – portão 7A, Parque Ibirapuera - Tel.: (11) 5572-1004
Coordenação: Valério Igor Victorino e Nadime Boueri Netto Costa
Não é necessária inscrição. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência
Nenhum comentário:
Postar um comentário