concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 1 de julho de 2013

“Premiação Anual”, do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 4 de julho (quinta-feira), a partir das 20 horas, a mostra “Premiação Anual”, do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, em parceria com a seção local da entidade, que tem por objetivo reunir, debater, destacar, estimular, promover intercâmbio e divulgar os trabalhos dos jovens arquitetos e, nesse sentido, contribuir para a análise do processo de evolução da produção e das tendências arquitetônicas mais recentes do país.
Segundo o arquiteto e urbanista Cláudio Barbosa Ferreira, presidente do IAB-Franca, os diversos júris analisaram dezenas de trabalhos em diversas categorias, desde Projetos de Edifícios, Urbanismo, Restauração e Habitação de Interesse Social.
O prêmio na categoria Urbanismo foi para o projeto de “Reabilitação do Quadrilátero Central do Município de Ribeirão Preto”, de autoria de Rose Elaine Teixeira Borges.
O trabalho apresenta a intervenção na área central da cidade de Ribeirão Preto, abordando processos de leitura e intervenção, além da inclusão da participação das comunidades nas discussões e desenvolvimento de projetos urbanos integrados.
Já o Prêmio Antônio Luiz Dias de Andrade (Janjão), Categoria Restauro e Requalificação de Edifícios de Caráter Histórico, foi para o“Projeto do Teatro do Engenho Central”, em Piracicaba, de autoria dos arquitetos Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Gabriel Grinspum. A comissão julgadora composta pelos arquitetos Carlos Lemos e Guilherme Motta avaliou que o projeto considera, incorpora e requalifica a edificação preexistente, mantendo as características essenciais do galpão onde funcionou o antigo depósito de tonéis e destilaria de álcool do engenho. O projeto introduz novos elementos às fachadas, que se distinguem e colaboram para um maior destaque do edifício no conjunto, sem comprometimento da volumetria do galpão. Internamente, o projeto considerou igualmente a volumetria existente, mantendo sua grandiosidade e introduzindo as novas arquiteturas com excelência.
Dentre os objetivos da exposição está incluída a disposição do Lab de apresentar trabalhos de qualidade, como forma de ampliar o público de artes visuais modernas em Franca. As obras poderão ser vistas em plantas, cortes, fachadas e perspectivas, apresentando ao público leigo o papel importante que a arquitetura pode desempenhar na melhoria da qualidade de vida urbana.
 

Nenhum comentário: