concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Inscrições Abertas Residência LABMIS e novo curso da Cia de Foto - SP

Inscrições Abertas Residência LABMIS e novo curso da Cia de Foto
O que é? Estão abertas as inscrições para a Residência em Fotografia LABMIS, promovida pelo Laboratório de Novas Mídias do Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.  O programa explora interseções entre arte, crítica e fotografia, recebendo dez residentes sob a coordenação de Ronaldo Entler, Lívia Aquino e do coletivo fotográfico Cia de Foto. A duração total é de cinco meses, com início em 18 de novembro e encontros mensais. Além disso, a Cia de Foto já está recebendo inscrições para a próxima turma do curso Trata-se de Fotografia, que aproveitará os sábados de novembro para discutir a técnica de tratamento de imagens como conceito para a construção artística. São 18 horas-aula distribuídas em três sábados.
Residência explora fronteiras entre imagem, arte e crítica
Programa gratuito do Laboratório  de Novas Mídias do MIS recebe inscrições até 1/11

Estão abertas as inscrições para a Residência em Fotografia LABMIS,  promovida pelo Laboratório  de Novas Mídias do Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.  O programa explora interseções entre arte, crítica e fotografia, recebendo dez residentes sob a coordenação de Ronaldo Entler, Lívia Aquino e do coletivo fotográfico Cia de Foto.
A proliferação da fotografia a partir das novas tecnologias promoveu transformações aceleradas e ampliou o lugar da imagem, revelando novas possibilidades do fazer artístico. É neste contexto que a residência convoca artistas que percorrem as fronteiras da fotografia, para que produzam trabalhos inéditos. A eles se juntam pensadores da imagem e de seus desdobramentos teóricos para alavancar reflexões sobre os traços desta nova produção.
A Residência em Fotografia LABMIS  tem duração total de cinco meses,  com início em 18 de novembro. Oito artistas e dois críticos serão selecionados para embarcar em uma dinâmica de pesquisa e produção que culminará em uma exposição coletiva a ser realizada no MIS em maio de 2014.  De novembro a março do próximo ano, os participantes desenvolverão suas ideias e conduzirão seus projetos, além de participarem de palestras mensais.  Durante abril de 2014, o foco do processo será a curadoria e o planejamento da exposição os trabalhos desenvolvidos.
As obras e textos resultantes da residência  serão expostas durante o evento Maio Fotografia no MIS 2014. Os artistas selecionados desenvolverão trabalhos baseados em produção fotográfica, apropriação de imagens ou linguagens artísticas que toquem a cultura, a história e as teorias da fotografia.  Já os críticos serão estimulados a propor estratégias para discutir a produção dos artistas residentes durante o processo de produção, além de elaborar os textos de reflexão que acompanhará a exposição dos trabalhos.
Para se candidatar ao programa, é preciso ter concluído ou estar cursando o ensino superior. A participação na residência é gratuita, e as inscrições vão até 1/11. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email labmis@mis-sp.org.br.
Residência em Fotografia LABMIS
Público-alvo: artistas, pesquisadores da imagem e críticos
Quando: 18/11/13 a 29/4/14
Custo: gratuito
Inscrições: até 1/11 pelo site http://www.mis-sp.org.br

Tratamento de imagem para a construção artística
Captação, edição e fluxo de trabalho são conteúdos abordados pela Cia de Foto a partir de 16/11

Estão abertas as inscrições para o curso de atualização que a Cia de Foto que oferece durante em novembro na sede do coletivo fotográfico, em São Paulo.  O programa convida à reflexão sobre a produção fotográfica mediada pelo uso da ferramenta Photoshop, explorando as etapas de captação, edição e organização do fluxo de trabalho. Trata-se de discutir a técnica de tratamento de imagens como conceito para a construção artística. A duração é de 18 horas-aula distribuídas em três sábados. Para saber preço e condições de pagamento, é preciso encaminhar e-mail paraprojetos@ciadefoto.com.br. Confira a programação:
Aula 01.  Sábado, 16 de novembro | 10h às 13h e 14h30 às 17h30
Tema:  um aparato tecnológico/ a luz como matéria
Apresentação: construção de uma imagem fotográfica;
Possibilidade de manipulação: entendimento sobre o aparato tecnológico mobilizado na composição de uma imagem;
Questões técnicas e estéticas nas etapas de constituição de uma fotografia;
Experimentação:
a materialidade da luz na construção de uma fotografia;
História: um software que inscreve uma cultura fotográfica.
Aula 02 – Sábado, 23 de novembro | 10h às 13h e 14h30 às 17h30
Tema: Cor / a criação de um acervo
Formação de uma fotografia com a consciência da cor;
Exemplos práticos apoiados em uma discussão crítica em torno de trabalhos contemporâneos;
Edição:
organização do acervo fotográfico;
Interpretação e Significação: potencial criativo de um acervo;
Uma reflexão sobre a ideia de ver diferente.
Aula 03 – Sábado, 30 de novembro | 10h às 13h e 14h30 às 17h30
Tema: a criação de uma fotografia
Photoshop e seu uso avançado;
Máscaras no Photoshop: as diversas camadas de uma fotografia;
Elementos poéticos constituintes de uma imagem e a construção de narrativas.

Curso Trata-se de Fotografia (Cia de Foto)
Quando: novembro (sábados, 16, 23 e 30, das 10h às 17h30)
Local: sede da Cia de Foto (rua Amaro Cavalheiro, 318, Pinheiros)
Pré-requisitos: Laptop e software Photoshop.
Fonte: ArtRef

Nenhum comentário: