concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Zupi Academy em Belo Horizonte


by Daphne Ruivo
A Zupi agora, além de revista impressa, site e página nas redes sociais, também te oferece cursos. Conheça a Zupi Academy, que nasceu para disseminar técnicas e conhecimentos criativos para os interessados em aprender com os melhores. O projeto visa levar cultura, arte e educação especializada para cidades de todo o Brasil por meio de workshops com profissionais renomados de diversas áreas.
A proposta acontece entre a parceria da Zupi com parceiros locais e instrutores que, juntos, unem suas forças para organizar eventos aclamados e expandir tendências, gerando conhecimento e amadurecendo o mercado criativo. Inclusive, incentivando os brasileiros a investirem e serem futuros empresários atuantes na economia criativa.
Nos dias 9 e 10 de novembro, acontecerá o Zupi Academy em Belo Horizonte. Saiba um pouco sobre cada artista e seu workshop abaixo:
Caio Morel - Toy Art
É impossível não apreciar as criações do paulistano Caio Morel. O artista sempre teve interesse por cinema, desenhos animados, histórias em quadrinhos, além de adorar desenhar. Quando tinha 15 anos, começou a modelar de forma intuitiva e autodidata. Em 2005, ele concluiu o curso Publicidade. Seus primeiros trabalhos foram como diretor de arte em agência. Porém, cinco anos depois da graduação, largou as propagandas para abrir o seu próprio estúdio e trabalhar com o que dava mais prazer a ele: a arte. O Workshop com o artista Caio Morel é perfeito para quem aprecia escultura e Toy Art, principalmente para aqueles que sempre desejaram liberar suas efervescentes ideias nesta linha criativa.
Vermelho - Curso de Escultura
Vermelho é artista plástico, grafiteiro, escultor, ilustrador e cenógrafo. Desenvolve peças exclusivas para galerias, colecionadores e feiras de arte. Atualmente, trabalha com criação, execução e montagem de cenários para teatro, TV, desfiles, cinema, eventos, entre outros. Esse é um workshop de escultura, que busca trabalhar com desenvolvimento de um personagem desde sua criação no papel até sua montagem em 3D (com massinha) e sua pintura. É voltado para personagens que tenham um estilo mais cartoonizado. Tem como objetivo fazer com que o participante termine o curso com uma noção básica de como iniciar e finalizar sua ideia. Atinge a um público que abrange artistas em geral, entusiastas e escultores. Tem como pré-requisitos noções básicas de desenho e escultura.
Bel Andrade – Design Textil (desenvolvimento de estampas e padronagens)
Bel Andrade é designer e ilustradora de Recife, formada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco. Trabalha em São Paulo como freelancer e já desenvolveu ilustrações para clientes como Nestlé, Kimberly-Clark e revistas da Editora Abril. Seu último grande projeto foi a criação da cenografia do Carnaval do Recife de 2013, na qual desenvolveu estampas para decorar a cidade e para estampar a grife do Carnaval. Seu workshop visa ensinar e acompanhar os alunos no desenvolvimento de estampas e finalização do material para produção, levando em consideração as diferentes técnicas de impressão. No workshop, os alunos conhecerão um pouco da história da estamparia, conceitos sobre o universo têxtil, alguns projeto de destaque, formas diversas de conceber padronagens e as limitações técnicas para criar e finalizar o material.
Alexandre Soma - Diagramação
SOMA é formado em Desenho Industrial e devido à mistura étnica de sua família, desenvolveu uma habilidade natural de combinar referências culturais brasileiras. Seu workshop no Pixel Show vai expandir as noções de diagramação de revista impressa através de uma abordagem manual e cognitiva dos elementos que compõem o universo gráfico.
Seu workshop visa expandir as noções de diagramação de revista impressa através de uma abordagem mais cognitiva dos elementos que compõem o universo gráfico desse ramo de publicações. Vamos abordar a construção de grids a partir da desconstrução de publicações de grande relevância usando a história da arte e do design, a percepção de cores (peso visual, figura-fundo), determinação de direção e fluidez e absorção de códigos culturais.
Silvio Acherboim – Design Thinking
Se você torce o nariz para palestras motivacionais, pode baixar a guarda que esse workshop reza uma outra cartilha. Há mais de 10 anos no mercado, Sílvio Acherboim prega o fim das amarras à criatividade e da padronização de pensamentos. A atividade alia simplicidade e divertimento – os participantes montam brinquedos de madeira – a resultados realmente surpreendentes.
Seu objetivo com o workshop é mostrar as tendências do mercado e repensar os conceitos já estabelecidos. Segundo Silvio, a nova geração precisa colocar em execução aquilo que é criado apenas na mente. Perder o medo de experimentar e pensar fora da caixa são duas características essenciais para quem quer se diferenciar no mercado de trabalho, e é exatamente isso que Silvio passa a partir de atividades como, por exemplo, a montagem de brinquedos educativos, fazendo com que o aluno estimule a criatividade e o autoconhecimento. Criar produtos e serviços de uma forma diferente, ampla e com novos resultados.
Catarina Gushiken – Ilustração
Catarina Gushiken nasceu em São Paulo. Sua formação básica foi bem especial; cursou colegial técnico em desenho de comunicação, onde estudava pintura, fotografia e escultura junto com as matérias convencionais, o que a ajudou descobrir novas maneiras de pensar e criar. Neste período conheceu artistas que desenvolviam projetos relacionados à moda; assim começou sua carreira que acabou direcionando sua graduação. Seu objetivo com o workshop é estimular os alunos através da pesquisa de referências visuais que representem seu universo ao construir uma ilustração, a partir de fragmentos de suas inspirações, com ajuda de técnicas de desenho e pintura e composição. Tem como pré-requisitos a vontade de trocar conhecimentos, como objetivo estimular a criatividade e mostrar novas maneiras de enxergar as referências para construção de sua identidade e traço autoral e é voltado para estudantes de design, arte, moda, comunicação, bem como ilustradores, designers e entusiastas.
Tipocali – Tipografia
Thiago Reginato – Sócio do estúdio Maquinário – Laboratório Criativo. Fundador do Tipocali.
No final do ano se forma pela ESPM-SP no curso design visual com ênfase em marketing. Trabalhou um ano e meio na agência A10 na área de identidade visual durante 2011 e 2012. Nesse período deu workshops em congressos e agências, seus trabalhos foram publicados na Casa do Vaticano, Zupi, Abduzeedo, Areageek, 100%Design, Typeunion, Hangaroundtheweb, zerodibujero, Greentee, Parede Viva, exposições, entre outras mídias. Já participou como palestrante em eventos como: Ndesign, ESPM, Mackenzie, II Circuito de design, Agência A10, Estúdio Catarina Gushiken, Semana tipográfica Bauru, entre outros. Seu objetivo atual com o projeto TIPOCALI é cada vez mais conectar diferentes áreas da criação com a tipografia e a caligrafia, explorando e experimentando novos produtos e serviços que beneficiem o mercado e a sociedade.
O objetivo do workshop é aumentar o conhecimento técnico e teórico do participante sobre o tema tipografia e caligrafia. A ideia é que esse novo repertório seja implementado em seus projetos profissionais e/ou experimentais, e o público é formado por designers, artistas, ilustradores, estilistas, publicitários, entusiastas e apaixonados por letras. Conhecimentos básicos em caligrafia e desenho são recomendados mas não é necessário ser um profundo conhecedor. Quem nunca mexeu com isso pode fazer tranquilamente.
Mais informações
No site do Zupi Academy - http://zupiacademy.com/ você poderá encontrar mais informações sobre os cursos.

Fonte: Revista Zupi

Nenhum comentário: