concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Zupi Academy em Brasília

Zupi Academy em Brasília
by Lígia Cristaldi
O Zupi Academy nasceu para disseminar técnicas e conhecimentos criativos para os interessados em aprender com os melhores. O projeto visa levar cultura, arte e educação especializada para cidades de todo o Brasil por meio de workshops com profissionais renomados de diversas áreas.
A proposta acontece entre a parceria da Zupi com parceiros locais e instrutores que, juntos, unem suas forças para organizar eventos aclamados e expandir tendências, gerando conhecimento e amadurecendo o mercado criativo. Inclusive, incentivando os brasileiros a investirem e serem futuros empresários atuantes na economia criativa.
Nos dias 16 e 17 de novembro o Zupi Academy organizará workshops em Brasília. Saiba um pouco sobre cada artista e workshops oferecidos por eles abaixo:

Catarina Gushiken- ilustração (16/11)

Catarina Gushiken nasceu em São Paulo. Sua formação básica foi bem especial: cursou colegial técnico em desenho de comunicação, o que a ajudou descobrir novas maneiras de pensar e criar. Neste período conheceu artistas que desenvolviam projetos relacionados à moda. Formou-se em Design de Moda e atuou na área por oito anos, chegando à coordenação de estilo, mas sua verdadeira paixão sempre foi o desenho e a pintura. Motivada pelo sonho de dedicar-se totalmente à arte, em 2007, inaugurou seu estúdio e em seguida pós graduou-se em Direção de Arte na Faculdade Belas Artes. Com uma personalidade livre, sem amarras ou pré-conceitos, gosta de ver seus trabalhos em diversas plataformas como telas, paredes, toys, livros, objetos, e também se dedica às encomendas e exposições pessoais.
Em seu workshop Catarina pretende estimular os alunos através da pesquisa de referências visuais que usa ao construir uma ilustração,  com ajuda de técnicas de desenho e pintura e composição. Tem como pré-requisitos a vontade de trocar conhecimentos, como objetivo estimular a criatividade e mostrar novas maneiras de enxergar as referências para construção de sua identidade e traço autoral e é voltado para estudantes de design, arte, moda, comunicação, bem como ilustradores, designers e entusiastas.

Rogério Camolez- Escultura (16/11)

Carioca diretor de arte e ilustrador apaixonado em criar personagens e animações, Rogério Camolez viveu sua infância na década de 80 recheado de desenhos e filmes americanos. Mas foi na década de 90 que começou sua paixão por computação gráfica que ajudou a conhecer diversas técnicas de desenvolvimento de personagens, entre elas a modelagem e stop motion que ajudaram a criar a técnica que mistura modelagem com plastilina e papel mache.
Ensinar e acompanhar os alunos na construção e produção de um toy art feito com materiais reciclados de baixo custo é o que pretende fazer Rogério Camolez durante seu workshop. Começando pelo estudo inicial do esqueleto por meio de técnicas livres até a customização da peça final, o workshop tem como público principal designers, ilustradores e entusiastas. Conhecimentos básicos em desenho são recomendados.

Crânio- Graffiti (17/11)

Fabio de Oliveira, o Cranio, trabalha nas ruas de São Paulo com graffiti desde 1998. Ficou rapidamente conhecido pelo seu manifesto sobre a sociedade comunista, ilustrado por seus famosos indiozinhos azuis incrivelmente detalhados. Ele está alcançando cada vez mais espaço no cenário brasileiro e mundial, e agora ensina suas técnicas no Zupi Academy.
Em seu workshop ele irá explicar as técnicas de graffiti, teorizando e trazendo a arte dos muros para os painéis àqueles interessados em encontrar seu traço e seu estilo, numa linguagem simples e contemporânea. Os alunos terão a oportunidade de aprender a manusear o spray, obtendo mais clareza e precisão na técnica.
O foco do workshop está na criação de personagens e traços próprios, ou seja, em como se manter criativo e original. Ninguém melhor que Crânio para comandar as aulas: ele é o autor dos índios azuis espalhados por inúmeros muros da capital paulista e agora do mundo, já que recentemente deixou sua marca nas ruas de Londres. O público-alvo consiste em estudantes de design, arte, moda, comunicação, etc, além de ilustradores, designers e entusiastas. Como pré-requisito há a idade mínima de 14 anos e a vontade de trocar conhecimento!

Mais informações

No site do Zupi Academy - http://zupiacademy.com/ você poderá encontrar mais informações sobre os cursos.
Fonte: Revista Zupi

Nenhum comentário: