concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Zupi Academy São Paulo

Zupi Academy São Paulo
by Daphne Ruivo
A Zupi agora, além de revista impressa, site e página nas redes sociais, também te oferece cursos. Conheça a Zupi Academy, que nasceu para disseminar técnicas e conhecimentos criativos para os interessados em aprender com os melhores. O projeto visa levar cultura, arte e educação especializada para cidades de todo o Brasil por meio de workshops com profissionais renomados de diversas áreas.
A proposta acontece entre a parceria da Zupi com parceiros locais e instrutores que, juntos, unem suas forças para organizar eventos aclamados e expandir tendências, gerando conhecimento e amadurecendo o mercado criativo. Inclusive, incentivando os brasileiros a investirem e serem futuros empresários atuantes na economia criativa.
Nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, acontecerá o Zupi Academy em São Paulo. Saiba um pouco sobre cada artista e seu workshop abaixo:
Rogério Camolez - Toy Art
Carioca diretor de arte e ilustrador apaixonado em criar personagens e animações, viveu sua infância na década de 80 recheado de desenhos e filmes americanos. Mas foi na década de 90 que começou sua paixão por computação gráfica que ajudou a conhecer diversas técnicas de desenvolvimento de personagens, entre elas a modelagem e stop motion que ajudaram a criar a técnica que mistura modelagem com plastilina e papel mache. O workshop tem como objetivo ensinar e acompanhar os alunos na construção e produção de um toyart feito com materiais de reciclados de baixo custo. Começando pelo estudo inicial do esqueleto por meio de técnicas livres ate a customização da peça final.
Marcio Moreno –  Ilustração
Marcio Moreno,  graduado em 2009 em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.  Participou das seguintes mostras: 2012 . Primeira Coletiva – Oficina Cultural Oswald de Andrade, SP; SP Estampa – O Desenho deste lado – Lado B Estúdio e Oficina Cultural Oswald de Andrade, SP; 2011 . Objetvos que me rodeiam – Vertices Casa, SP; Transferíveis – Lado B Estúdio, SP; O Desenho Deste Lado – Gravura Brasileira, SP ; 2010 . Onze lições – Galeria Vicente Di Grado, Centro Univ. Belas Artes de São Paulo São Paulo, SP; Pessoas Invisíveis – Galeria Don Rodrigues, SP; 2009 . III Encontro de Performance – Centro Cultural Rio Verde, SP; Horizontes Gráficos – Pratt Prints, Galeria do Núcleo de Design, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, São Paulo, SP; 2008 . PRINTed: Horizontes gráficos – graphic perspectives. Steuben West Gallery – Pratt Institute, Nova Iorque, Estados Unidos; Nossos Olhares – Galeria 13 . Vila Mariana . SP; Ponto de Partida – Casa de Cultura de Santo Amaro – Santo Amaro, SP; Delineamento Urbano – Fábrica de Criatividade – Capão Redondo, SP; 2007 . Desenhos – Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, Santo André, SP.
O workshop tem como objetivo aguçar a criatividade do aluno através de exercícios práticos de desenho, partindo da leitura e discussão de um texto sugerido pelo orientador, criando assim uma relação inicial com ilustração e o desenvolvimento de um desenho autoral. O aluno irá criar e desenvolver um poster ilustrado.
Naomu Uezu – Kirigami Tridimensional
Apaixonada por papel, quando conheci o kirigami (origami arquitetônico) tive uma certeza: é isto que vou fazer: transformar a minha vida em pedacinhos de papel. Formada em Publicidade e Propaganda pela Cásper Libero, tive a oportunidade de estudar Design Gráfico (especialização em papel) através de uma bolsa de estudos na Okinawa Prefectural University of Arts – Japão, e assim agregar ao meu trabalho: técnica, arte e tradição cultural dos laços familiares. Desta forma unimos a cultura japonesa ao gosto brasileiro procurando oferecer um trabalho original e personalizado.
Orientar os alunos na utilização da técnica do Kirigami (a arte de recortar papéis), como ferramenta na ilustração 3D, em cartões comemorativos, material promocional, livros pop up e convites especiais. Orientar os alunos na criação e confecção de peças tridimensionais a partir de uma folha de papel e através do entendimento do raciocínio lógico, criar e desenvolver formas tridimensionais variadas na construção de um convite Pop up.
Caetano Calomino –  Tipografia e Caligrafia
Caetano Calomino é sign painter, letrista e ilustrador. Já há alguns anos vem desenvolvendo seu trabalho com letras e recebendo destaque de publicações digitais pelo mundo a fora. Há 2 anos se tornou um estudioso do sign painting tradicional, tendo inclusive passado uma temporada trabalhando com o sign painter Mike Meyer, da chamada velha guarda e atual presidente da CSA (Criative Signmakers of America). Este é o 2º curso ministrado por Caetano em colaboração com a IdeaFixa. E ele já trabalhou com a Editora Abril, Alfaiataria Digital, DM9 e IdeaFixa. Em seu workshop, Caetano visa Introduzir os alunos ao uso do pincel de letrista.
Roger Bassetto –  Processo Criativo
Roger Basseto é artista visual e diretor de arte.
Graduado em comunicação pela ESPM, tem cursos de extensão em artes plásticas na FAAP e design gráfico na St.Martins School of Art em Londres e na School of Visual Arts em Nova York.
Trabalhou 23 anos em agências de publicidade no Brasil e no exterior.
A criação de colagens não como um produto final, mas como um meio de juntar informação, ampliar nosso repertório visual e também como uma estratégia auxiliar do processo criativo.
Contextualização histórica da colagem na história da arte, com apresentação de trabalhos de artistas, e exercícios práticos manuais (não digitais).
A colagem vai possibilitar encontros improváveis, a recombinação de imagens e incorporar o acaso no processo.
Ênfase no uso do sketchbook como suporte para os exercícios e como um lugar de reflexão, uma ferramenta para o profissional criativo.
João Faissal –  Design e Ilustração
Trabalhou em várias áreas do design em diversos lugares do mundo. No Brasil, fez trabalhos publicitários com a Faz Comunicação, Contra Criativos, Zag, 9ideia e Três Comunicação. Ainda trabalhou com agências de internet como a F.Biz (São Paulo), Qualitare e 6PS Group. Realizou projetos para diversos clientes como Antarctica, IstoÉ, Texaco, Ipiranga, Sivuca, Prefeitura de João Pessoa, artistas locais, IESP, Furtacor, Grupo Piollin, entre outros.
O workshop trabalha com um exercício prático de criação de soluções criativas para problemas diversos. Cada aluno recebe um problema e um perfil de trabalho distinto, tendo assim que resolvê-lo durante o tempo do workshop. Toda a parte técnica é acompanhada de perto pelo instrutor, dando dicas, interagindo nas peças e conduzindo através das dúvidas e pesquisas do alunos. Eles poderão se utilizar de todos os elementos na sala de aula, para desenvolverem o que quiserem. Antes da entrega dos problemas, será exibido exemplos diversos de soluções criativas, para incentivar a liberdade criativa e aumentar o leque de opções. O importante é provocar novas ideias, experimentos diversos e a eterna busca por soluções criativas, seja através de improvisos ou novas técnicas. Trabalhando com uma mistura de digital com manual, transpondo os limites da criação metódica, os alunos estarão livres para propor qualquer ideia, portanto que ela satisfaça a solução de um problema.
Alexandre Soma – Diagramação
SOMA é formado em Desenho Industrial e devido à mistura étnica de sua família, desenvolveu uma habilidade natural de combinar referências culturais brasileiras. Seu workshop no Pixel Show vai expandir as noções de diagramação de revista impressa através de uma abordagem manual e cognitiva dos elementos que compõem o universo gráfico.
Seu workshop visa expandir as noções de diagramação de revista impressa através de uma abordagem mais cognitiva dos elementos que compõem o universo gráfico desse ramo de publicações. Vamos abordar a construção de grids a partir da desconstrução de publicações de grande relevância usando a história da arte e do design, a percepção de cores (peso visual, figura-fundo), determinação de direção e fluidez e absorção de códigos culturais.
VISCA – Ilustração com foco na narrativa pessoal e produção autoral
VISCA é um ilustrador e artista plástico brasileiro. Colaborador do Jornal Folha de São Paulo, desde 2003 atua como artista visual e ilustrador tendo trabalhos publicados em praticamente todas grandes revistas e principais veículos de comunicação do Brasil e publicações internacionais nos EUA, Espanha e Itália. Em 2012 teve seu trabalho publicado no livro ILLUSTRATION NOW! Vol.4 pela editora alemã TASCHEN Books. Seu workshop visa Estimular a produção pessoal através do “fazer”, da experimentação, do processo e referências pessoais.  Por meio de referências e exercícios de desenho e criação , propor o pensamento e a execução de ilustrações usando a narrativa pessoal e o exercício de processo,  colocando em prática o repertório visual de cada participante com foco em ilustração editorial e desenvolvimento de narrativa pessoal.
Caio Morel – Toy Art
É impossível não apreciar as criações do paulistano Caio Morel. O artista sempre teve interesse por cinema, desenhos animados, histórias em quadrinhos, além de adorar desenhar. Quando tinha 15 anos, começou a modelar de forma intuitiva e autodidata. Em 2005, ele concluiu o curso Publicidade. Seus primeiros trabalhos foram como diretor de arte em agência. Porém, cinco anos depois da graduação, largou as propagandas para abrir o seu próprio estúdio e trabalhar com o que dava mais prazer a ele: a arte. O Workshop com o artista Caio Morel é perfeito para quem aprecia escultura e Toy Art, principalmente para aqueles que sempre desejaram liberar suas efervescentes ideias nesta linha criativa.
Raul Teodoro – Exploração Criativa
Raul Teodoro é designer, artista e desenvolvedor, formado pela Universidade FUMEC/FEA de Belo Horizonte/MG. Apaixonado por tipografia e experimentação, desde 2001 se aventura pelo mundo da inovação e tecnologia, com projetos realizados para agências nacionais e internacionais, além de exibir seus trabalhos artísticos em revistas e galerias de arte pelo mundo. Seu workshop visa Trabalhar conceitos teóricos, experimentações manuais e o contato com a história do design e arte, a fim de compreender que o processo criativo é mais do que utilizar a ferramenta (ex.: photoshop, illsutrator, 3D) e tecnologias de ponta. Pensar no resgate dos modelos manuais e conhecimento da história como grande importância, e assim refletir sobre os processos rápidos e superficiais de hoje que atrapalham a pesquisa e aprofundamento de conceitos necessários para um melhor modelo de trabalho. Tem como objetivo desenvolver a experimentação e processo criativo como modelos de investigação pessoal para inovação, aperfeiçoamento e colaboração, inclusive digital.
+ Informações aqui: Zupi Academy: http://zupiacademy.com/
Fonte: Revista Zupi

Nenhum comentário: