concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Zupi Academy em Florianópolis


by Lígia Cristaldi
O Zupi Academy nasceu para disseminar técnicas e conhecimentos criativos para os interessados em aprender com os melhores. O projeto visa levar cultura, arte e educação especializada para cidades de todo o Brasil por meio de workshops com profissionais renomados de diversas áreas.
A zupi une suas forças a parceiros locais e instrutores  para organizar eventos aclamados e expandir tendências. O objetivo dessa parceria é gerar conhecimento e amadurecer o mercado criativo, incentivando os brasileiros a investirem na economia criativa.
Nos dias 23 e 24 de novembro o Zupi Academy organizará workshops em Florianópolis. Os cursos serão realizados no campus São José, da Univali. Saiba um pouco sobre cada artista e workshops oferecidos por eles abaixo:

Tipocali- Caligrafia (23/11)

Thiago Reginato é o homem por trás do Tipocali, nome criado para seu trabalho de tipografia que acabou adotando como o seu próprio. No final do ano se forma pela ESPM-SP no curso design visual com ênfase em marketing. Trabalhou um ano e meio na agência A10 na área de identidade visual durante 2011 e 2012. Nesse período, deu workshops em congressos e agências, seus trabalhos foram publicados na Casa do Vaticano, Zupi, Abduzeedo, Areageek, 100%Design, Typeunion, Hangaroundtheweb, zerodibujero, Greentee, Parede Viva, exposições, entre outras mídias.
Já participou como palestrante em eventos como: Ndesign, ESPM, Mackenzie, II Circuito de design, Agência A10, Estúdio Catarina Gushiken, Semana tipográfica Bauru, entre outros. Seu objetivo atual com o projeto TIPOCALI é cada vez mais conectar diferentes áreas da criação com a tipografia e a caligrafia, explorando e experimentando novos produtos e serviços que beneficiem o mercado e a sociedade.
O objetivo do workshop é aumentar o conhecimento técnico e teórico do participante sobre o tema tipografia e caligrafia. A ideia é que esse novo repertório seja implementado em seus projetos profissionais e/ou experimentais, e o público é formado por designers, artistas, ilustradores, estilistas, publicitários, entusiastas e apaixonados por letras. Conhecimentos básicos em caligrafia e desenho são recomendados mas não é necessário ser um profundo conhecedor. Quem nunca mexeu com isso pode fazer tranquilamente.

Márcio Moreno- Ilustração (23/11)

Marcio Moreno,  graduou-se em 2009 em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.  O workshop de ilustração ministrado por ele tem como objetivo aguçar a criatividade do aluno através de exercícios práticos de desenho, partindo da leitura e discussão de um texto sugerido pelo orientador, criando assim uma relação inicial com ilustração e o desenvolvimento de um desenho autoral. O aluno irá criar e desenvolver um poster ilustrado. É voltado para designers, ilustradores, interessados em desenho e entusiastas, e conhecimentos básicos em desenho são recomendados.
Paula Jardim- Processo criativo e desenvolvimento de estampas para moda (24/11)
Paula Jardim é formada pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Trabalhou alguns anos com cenografia, antes de se dedicar ao desenho profissionalmente.Com experiência de 5 anos em têxtil, tendo passado pelas estamparias, Kalimo, La Estampa e Farbe, montou com um sócio seu estúdio de criação, situado em SP, com desenvolvimento criativo focado em moda.
Como ilustradora, desenvolve colagens e ilustrações digitais para editorial, além de exposições pessoais, pintura mural e objetos.
Uma introdução ao processo de criação de estamparia corrida.Vamos falar da inspiração, referências visuais, técnicas de pintura, construção técnica de rapports e tipos de impressão e falar um pouco sobre como funciona o mercado de moda no Brasil.
O objetivo é a troca de conhecimento técnico sobre a profissão, além de estimular a criatividade e o desenho aplicado a superfícies, e é voltado para o público de estudantes, designers, ilustradores, entusiastas e artistas com conhecimentos básicos de desenho manual.

Sipros- Graffiti (24/11)

“Meu nome é Wellingotn Naberezny, no graffiti sou conhecido por Sipros. Tenho 29 anos, natural de São Roque interior de São Paulo e atualmente moro em Itapevi, São Paulo. Comecei a pintar em 1997 e fiquei conhecido com meus personagens (Orelhudos) que faz uma analogia as crianças da periferia, que são fontes de inspiração e reflexão,já que é comum enquanto estou pintando nas ruas que este público esteja observando meu trabalho. A partir de 2009 comecei a mudar o estilo tanto de pintura como de personagens, e me arrisquei na pintura realista, no qual brincando com as cores represento os rostos de pessoas que na maioria das vezes é em homenagens aos amigos e conhecidos.
Já participei de exposições coletivas e encontros de graffiti importantes do calendário brasileiro, também em quadros de emissora de televisão  dos programas; Mais Você – Rede Globo, Manos e Minas – TV Cultura, Construindo um Sonho – SBT, Bate papo – Rede TV, e etc. Hoje no  Brasil e no mundo, o graffiti vem garantindo seu espaço e eu pretendo representa-lo ainda mais dentro do meu estilo realismo. Para finalizar, posso afirmar que sou realizado em poder viver do que faço e amo o graffiti.”
Oferecer ao aluno alternativas de construção, pintura e recortes dentro do estilo realista do graffite são os objetivos deste workshop . Com exercícios práticos e estudos experimentais para desenvolver habilidades básicas de contorno, espaço, relações e valores tonais. É voltado para grafiteiros, designers, ilustradores, pessoas que tenham gosto ou aptidão para o desenho ou pintura, arte-educadores, artistas plásticos, estudantes de artes e interessados de um modo geral. Noções básicas de desenho e manuseio do spray são recomendadas.

Zupi Academy Florianópolis

Quando: 23 e 24 de novembro
Quanto: R$ 300,00 à vista*
ou 2x de 150,00
ou 3x de 100,00
Local: UNIVALI
Campus São José – Unidade Ilha – Rodovia SC 401 n˚5025 – 2˚andar – Saco Grande – Florianópolis – SC
No site do Zupi Academy - http://zupiacademy.com/ você poderá encontrar mais informações sobre os cursos.
Fonte: Revista Zupi

Nenhum comentário: