concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Filigranas - Carolina Ponte e Fuleragem Polissistêmica - Camila Soato - SP


Carolina Ponte | Filigranas
Abertura: Terça-feira, 19 de Novembro, das 19h às 22h

Na terça-feira, 19 de novembro, das 19h às 22h, a Zipper Galeria inaugura a mostra Filigranas, deCarolina Ponte. Na mostra, a artista, natural de Salvador e radicada em Petrópolis, apresenta desenhos sobre papel e esculturas em crochê. O texto critico é de Marcelo Campos.
Os desenhos apresentados em sua segunda individual na Zipper Galeria são produzidos com caneta, nanquim e tinta acrílica sobre papel. As criações em crochê são uma expansão do trabalho da artista com o desenho: as esculturas ganham o espaço com suas formas fluidas e exibem figuras concêntricas, feitas de minúsculas unidades, como os pontos que se desprendem da agulha.
As obras de Filigranas reforçam o interesse de Carolina Ponte na retomada das referências populares ornamentais e dão continuidade ao vocabulário pictórico que a artista vem desenvolvendo ao longo de sua carreira. Seus desenhos estão intimamente ligados a sua pesquisa de padronagens, algumas desenvolvidas pela própria artista, outras apropriadas de diversas culturas – egípcia, orientais, latino-americanas e brasileiras. Juntas, elas compõem uma espécie de léxico particular.
Carolina Ponte
Carolina Ponte é graduada pela UFRJ (2005) em gravura, mídia que exige o respeito à duração dos processos e a perseverança por semanas num único trabalho. Desde então, já expôs em São Paulo (Realidades Impossíveis, 2009, Ateliê 397), Rio de Janeiro (Abre Alas, 2006, A Gentil Carioca / AH, 2006, Escola de Artes Visuais do Parque Lage), Brasília (Pontos de Encontro: Pedro Varela e Carolina Ponte, 2008, ECCO) e Veracruz, no México (Realidades Imposibles, 20 artistas brasileños trabajando com fotografia hoy, 2008, Fototeca Juan Malpica Mimendi).


Quando?Abertura: Terça-feira, 19 de Novembro, das 19h às 22h
Até 21 de dezembro de 2013
Segunda a sexta das 10h às 19h
Sábados das 11h às 17h
Onde?
Zipper Galeria 
Rua Estados Unidos, 1494
Jardins - São Paulo - SP
Veja como chegar
 


Camila Soato | Fuleragem Polissistêmica Nº 05
Abertura: Terça-feira, 19 de Novembro, das 19h às 22h

Também no dia 19 de novembro, a Zipper abre, no espaço Zip’Up, a exposição Fuleragem Polissistêmica Nº 05, de Camila Soato, com curadoria de Mario Gioia. Em sua primeira individual em São Paulo, a artista brasiliense, que ganhou destaque como uma das finalistas do Prêmio Pipa deste ano – um dos mais relevantes no âmbito das artes visuais no país –, apresenta pinturas em variadas escalas para reforçar certo aspecto malfeito, precário e que flerta com o escatológico de sua produção, bastante particular, num campo onde a pintura por vezes se mostra muito reverente a cânone.
Quando?Abertura: Terça-feira, 19 de Novembro, das 19h às 22h
Até 21 de dezembro de 2013
Segunda a sexta das 10h às 19h
Sábados das 11h às 17h
Onde?
Zipper Galeria 
Rua Estados Unidos, 1494
Jardins - São Paulo - SP
Veja como chegar

Nenhum comentário: