concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 23 de novembro de 2013

monstrutivismo - Ivan Cardoso - SP

Monstrutivismo, de Ivan Cardoso


A Paralelo expõe MONSTRUTIVISMO, do cineasta, fotógrafo e artista multimídia Ivan Cardoso, com curadoria de Fernando Cocchiarale. Nesta mostra, diversos trabalhos exploram a versatilidade da produção de Ivan por meio de vídeos, fotos, objetos, colagens e pinturas, com a proposta de apresentar um resumo de sua obra.
A exposição pode ser considerada uma trama, ainda em processo, produzida não só pela invenção poética e por novas imagens, pinturas e objetos de Ivan Cardoso, como também pelo registro icônico de personalidades do universo cultural brasileiro, capturados pela câmera do artista. Nas palavras de Fernando Cocchiarale: “A mostra tem por foco principal a faceta menos conhecida da produção visual de Cardoso. No entanto, é impossível pensá-la separadamente - tanto o cinema de Ivan Cardoso quanto suas outras obras têm por referências ícones da brasilidade. Mas, diferentemente do foco agro-rural que havia marcado essa questão até o pós-guerra, as referências apropriadas pelo artista são inversamente urbanas. Na verdade ele sequer trata de temas estritamente brasileiros já que múmias, vampiras, etc. são parte de um imaginário local que filtrou Hollywood e chegou às chanchadas da Atlântida.”
No entanto, o cinema não é único no universo poético formado pelo conjunto das obras criadas por Ivan Cardoso. Do cinema e da fotografia, o cineasta-artista expandiu-se para diversos outros suportes, agora expostos nesse apanhado de sua produção que entra em cartaz na Galeria Paralelo.     

Exposição       Ivan Cardoso - MONSTRUTIVISMOCuradoria        Fernando CocchiaraleCoordenação  Andrea Rehder e Flávia MarujoAbertura          27 de novembro de 2013, quarta-feira, às 19hPeríodo            de 28 de novembro a 22 de dezembro de 2013
Local               Paralelo  www.paralelogaleria.com
Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros – São Paulo, SPTel: (11) 2495-6876Horário             segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 11h às 17h
Técnica            Vídeo, fotografia, pintura, objetos, colagem

Nenhum comentário: