concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Presépios: Um Olhar, uma História - Museu Arte Sacra - SP



Imagem inline 1


O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, seguindo uma das mais fortes tradições cristãs nas festas de fim de ano, inaugura a exposição Presépios: Um Olhar, uma História. Com curadoria de Cristina Ferraz, texto de Cesar Giobbi e expografia de Antonio Ferreira Jr., esta representa a maior mostra sobre o tema já realizada no MAS/SP e conta com um seleto grupo de 42 pessoas – entre designers, arquitetos, artistas plásticos, colecionadores e nomes da sociedade paulistana -, os quais foram convidados a montar suas próprias versões deste símbolo natalino, resultando em 35 presépios. A exposição traz, ainda, uma sala do museu toda ambientada com peças de arte barroca e presépios do acervo da família Landmann, montados por Jorge e Julio Landmann em homenagem à sua mãe, Edith Landmann.

Com toda sua sensibilidade, Cristina Ferraz fez o convite a alguns amigos para eles reproduzirem, nesta mostra, as emoções e as memórias afetivas envoltas em seus rituais familiares de montagem dos presépios. Unindo pessoas com diferentes crenças, histórias e tradições, um traço de extrema delicadeza permeia a exposição, pois leva tais informações emotivas recriadas em presépios que podem ser considerados verdadeiras obras de arte.

As boas vindas à exposição são dadas por Gica Mesiara com a instalação Poder Divino, Poder Humano, onde projeta uma imagem de Jesus em um jardim vertical de estrutura metálica com os dizeres “...aquele que crê em mim, esse fará também as obras que eu faço e fará ainda maiores...”. Os painéis de textos da mostra contam com delicados traços de Paulo von Poser, alusivos a data.

Um epaço especial - Sala Edith Landmann – é uma homenagem do MAS/SP à matriarca da família Landmann, composta por itens de sua coleção de arte barroca e de presépios. Seus filhos, Jorge e Julio Landmann, fazem a curadoria dessas peças, de forma a mostrar ao público um pouco das tradições de seus familiares. A coleção de presépios foi iniciada há cerca de 35 anos, sendo muitos desses objetos adquiridos em viagens ou recebidos como presente de amigos e de membros da família. Sobre as lembranças dessa época festiva, Julio Landmanndescreve: “Estes presépios eram colocados um mês antes do Natal, ao longo de toda a sala de estar no apartamento dos meus pais. Era um trabalho que ela mesma (Edith) fazia questão de executar pessoalmente e o fazia com muito amor, carinho e bom gosto. A mensagem do presépio era sempre renovada, Natal após Natal, para todas as crianças, sejam netos ou bisnetos”.

Compostos tanto por peças de coleções particulares como por itens do acervo do MAS/SP, estão em exibição presépios de nacionalidades e épocas distintas, feitos de diferentes materiais como argila, madeira, papel, tecido, barro cozido, aniagem, etc. Presépios: Um Olhar, uma História é o resultado de um esforço coletivo, onde cada convidado abre seu coração e representa uma história universal do nascimento de Jesus.

Convidados:
Alessandra Campiglia, Angelo Derenze, Antonio Ferreira Jr., Baba Vaccaro, Beatriz Moura Andrade Araujo, Beatriz Monteiro de Carvalho, Bruna Carvalho, Brunete Fraccaroli, Chris Ayrosa, Eduardo Machado, Esther Giobbi, Esther Schattan, Fatima Salton, Francesca Alzati, Glorinha Baungart, Graziella Leonetti, Irene Ravache, Jóia Bergamo, Jorge Brandão, Lilian Bomeny, Lourdes Bottura, Marcelo Lima, Margarethe Abussamra, Maria Adelaide Amaral, Maria Pia Trussardi, Maria Thereza McNair, Olga Krell, Pedro Ariel, Priscila Pacey, Regina Carvalho, Roberto Sansão, Sabina de Libman, Sandra Penteado, Simone Goltcher, Sonia Diniz, Toninho Mariutti, Valéria Beraldin, Vic Meirelles, Vilma Eid, Virginia Lamarco, Wair de Paula e Walkiria Tesssari Derenze.


Exposição: Presépios: Um Olhar, uma História
Curadoria: Cristina Ferraz
Texto: Cesar Giobbi
Expografia: Antonio Ferreira Jr.
Desenhos: Paulo von Poser
Instalação: Gica Mesiara
Crédito de Imagem: Victor Tronconi e Sonia Balady
Abertura: 26 de novembro de 2013 – terça-feira – às 19h
Período: 27 de novembro de 2013 a 06 de janeiro de 2014
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo  www.museuartesacra.org.br
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Horário: terça a sexta das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados

Nenhum comentário: