concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mãos delicadas que desnudam realidades desconfortáveis - Márcio Pannunzio


Pannunzio compara a técnica empregada em seu trabalho ao ofício de um joalheiro - Divulgação

Virtuose da técnica da gravura em madeira, artista sorocabano Márcio Pannunzio fala de sua produção e de sua recente paixão pela fotografia


Juliana Simonetti
juliana.simonetti@jcruzeiro.com.br


É preciso desacelerar o olhar para dar conta de tantas informações dispostas em pequenos suportes que medem, em média, 10 cm X 10 cm. Em um mundo inundado de informações rápidas e imagens facilmente digeríveis, os trabalhos do artista plástico Márcio Pannunzio só se entregam aos mais pacientes observadores, aptos a desvendar narrativas complexas e cheias de detalhes em papéis que medem menos do que a capinha de um CD. O que torna tudo ainda mais impressionante é que esses labirínticos, pequenos e finos traços são feitos por meio da técnica de xilogravura, o que ressalta o virtuosismo de Pannunzio. Explicando de maneira resumida e didática, na xilogravura o artista utiliza um instrumento de desbaste - como goivas, facas e buris - para criar traços a partir de sulcos na madeira. Depois de entalhadas as imagens, a matriz em madeira torna-se uma espécie de carimbo, que será besuntada de tinta e, posteriormente, passará pelo processo de impressão. "Realmente é uma técnica muito apurada", reforça Pannunzio, que compara seu ofício ao de um joalheiro. É preciso muita concentração para trabalhar na madeira em uma escala tão pequena. Pannunzio utiliza o papel arroz para fazer a impressão de seus trabalhos, o que requer novamente muita precisão, delicadeza e concentração. "É um papel superdelicado, fragilíssimo", ressalta.

Mas não é preciso apenas o olhar vagaroso e paciente para desvendar os trabalhos de Pannunzio. É preciso um olhar corajoso para encarar uma realidade desconfortável, de difícil digestão. Pois por trás de toda essa apurada e delicada técnica existe um universo grotesco, ácido, violento, escatológico e carregado de críticas sociais. São temas incômodos, como a morte, a velhice, o consumismo, a corrupção... O expressionismo dialoga intimamente com os trabalhos. "Uma gravura, enfim, que definitivamente não se presta ao embelezamento de paredes, mas pode proporcionar, a quem se dispuser a vê-la, uma experiência única no contexto de uma vida tão submetida à padronização e ao imediatismo como é a nossa", diz o crítico de arte João Vergílio Gallerani Cuter, em texto publicado nos sites do artista (fica aqui a sugestão para uma visita mais vagarosa aos locais: www.marciopan.com ou ainda www.marciopan.art.br).

REPRODUÇÃO
bebeno2
"A ânsia de amar a ânsia". Técnica: Xilografia de topo. 9,5 cm X 10,9 cm e "Tristes trópicos". Técnica: Xilografia de topo. 13,6 cm X 15,5 cm
Também no site, o escritor e crítico de arte Paulo Klein assim descreve o trabalho de Pannunzio: "Os jogos de poder, o assédio, a promiscuidade e a banalização sexual são motes recorrentes no fabulário de Pannunzio. Em seus labirintos, que refletem a banda podre dos meandros sociais, parece não haver lugar para vacilo, piedade ou para atos gentis (...) Suas imagens corrosivas desnudam o homem contemporâneo de forma crua e impiedosa."

Dez dessas gravuras brevemente descritas nesta matéria fazem parte do acervo do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, o Macs. Aliás, essas foram as primeiras obras a comporem o acervo do museu. "Fui o primeiro doador do Macs e meu sonho é fazer uma grande exposição por aí. O espaço do Macs é maravilhoso", comenta o artista. Apesar de não ter nascido em Sorocaba, Pannunzio considera a cidade sua terra natal e se apresenta como sorocabano. "Fui o único filho que não nasceu em Sorocaba; nasci em Casa Branca. Com três anos, mudei para Sorocaba, onde fiquei até os dezoito. Fui aluno do Padilha e do Estadão. Fiz meus melhores amigos e conheci minha cara metade, a Tana, em Sorocaba. Os meus anos mais importantes, os da formação da minha personalidade, vivi aí. Apesar de estar longe há muito tempo, é Sorocaba que aparece nos meus sonhos, sempre. De certa forma, é como se minha alma estivesse ainda habitando a cidade, visitando os locais que marcaram minha infância e adolescência", comenta o artista, que atualmente mora em Ilhabela.

Aliás, foi no Padilha que Pannunzio teve seu primeiro reconhecimento artístico "oficial". "Desde pequeno tenho facilidade para desenhar. Participei de um concurso de desenho no Padilha e ganhei. O prêmio foi uma enciclopédia", relembra o artista, que ganhou seu primeiro kit de gravura em 1980 e nunca mais abandonou a técnica, que já lhe rendeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Logo em 1981, veio o primeiro de muitos salões de gravura. Pannunzio diz que a facilidade de transporte da gravura foi um dos aspectos que o levou a investir ainda mais nessa técnica. "É mais fácil despachar as gravuras pelo correio. E há salões de gravura no mundo inteiro."

Desde 1989, o artista de fala mansa e doce escolheu Ilhabela para ser sua morada. "Por mais longe que eu esteja, agora, literalmente, ilhado, é como se ainda permanecesse vinculado a Sorocaba, como se houvesse um inquebrantável cordão umbilical nos unindo." Anteriormente a Ilhabela, Pannunzio estava morando em São Paulo e bastante cansado com a estressante vida urbana. Ilhabela foi a saída encontrada. "Quando vim pra cá, o céu de noite tinha uma luminosidade impressionante. Parecia que a gente poderia tocar as estrelas com as mãos." Passados mais de 20 anos, a ilha já não é mais a mesma, mas mesmo assim "é bela e ainda segue calma, especialmente, onde resido". E é em uma chácara cercada de Mata Atlântica - "um lugar rodeado de paz", onde apenas os borrachudos podem quebrar a calmaria - que nascem as figuras tão perturbadoras das xilogravuras de Pannunzio. "As pessoas que veem meu trabalho às vezes ficam mesmo surpresas ao me conhecer. Falam: puxa, você parece tão calmo", diverte-se. "Pois é. Mas minha alma vive em rebuliço e é do fundo dela que extraio essa figuras grotescas, na verdade, arquetípicas, vicejando em todas as almas, inclusive, na sua", responde à jornalista. Peço licença para acrescentar uma observação: vicejando em todas as almas, inclusive, na sua, caro leitor.

"A fotografia é parente da gravura e sua tradução é gravar com luz"

Além da gravura, Márcio Pannunzio desenvolve trabalhos em desenho, pintura e recentemente tem investido mais em fotografia. "A fotografia é parente da gravura e sua tradução é gravar com luz." Na verdade, o artista fotografava com câmaras mecânicas desde a década de 1970. "Porém, fotograva pouco porque meu foco era a xilo. Com o advento da fotografia digital, comecei a clicar muito mais e também a pesquisar melhor sobre equipamento e técnica." O abandono é um dos temas recorrentes na fotografia de Pannunzio e pode ser verificado em séries como Olvidados e Vestígios. "O abandono das coisas na via pública, o abandono que o tempo imprime nas fachadas me seduzem porque me contam histórias que estimulam minha imaginação e o meu desejo de criar", explica o artista.

DIVULGAÇÃO: MÁRCIO PANNUNZIO

sofa
Trabalho da série "Vestígio"
Outra série fotográfica bastante emblemática é Crisálidas, em que o artista retrata fotos de grandes prédios em construção e que têm suas fachadas cobertas por aquelas telas translúdicas de proteção. Cenas bastante comuns em grandes cidades. "Eles têm uma dimensão poética mas não é uma poesia que me agrade. Muito ao contrário, vejo neles o sepultamento duma vida bucólica com seus valores humanistas em nome da especulação imobiliária que impinge em suas megalomaníacas obras, pernósticos nomes americanizados ou afrancesados, buscando ostentar um requinte embusteiro. Essas edificações demolem, quase sempre, sólidas casas com décadas de vida. Uma vida de crianças crescendo felizes em ruas livres do tráfego criminoso dos carros pretos, brancos e prateados; de curiosos observando letárgicos, a vida passar na janela; de vizinhos amigos transformando a calçada em sala de bate papo no final das tardes." A metaformose dessas "crisálidas" fotografadas por Pannunzio revelam transformações bastante sombrias. "São parecidos com as crisálidas, mas diferentes delas, não originam belas e delicadas borboletas, mas sim, aberrações arquitetônicas com nome pomposos e fúteis."

Uma coleção de prêmios

Vencedor de 12 prêmios internacionais, Márcio Pannunzio foi bolsista da Fundação Vitae em 2002 e figurou entre os vencedores dos editais ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) em 2008, 2010 e 2011. Realizou 28 individuais, cinco delas no exterior. No Brasil foi premiado em cerca de quarenta ocasiões; entre elas: no 10º Salão Paulista de Arte Contemporânea, no 50º Salão Paranaense, na 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba.

Nenhum comentário: