concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Inscrições para Bolsa Iberê Camargo até 7 de fevereiro

 
 
 




Estão abertas as inscrições para a Bolsa Iberê Camargo 2010. Neste ano, a iniciativa comemora sua primeira década de atividades, e contempla dois artistas com residências no exterior: uma no The Bronx Museum of Arts, em New York, nos Estados Unidos, e outra na Universidad Torcuato di Tella, em Buenos Aires, na Argentina.

Além dos dois vencedores, serão selecionados outros dez artistas que receberão destaque na Revista Digital do site da Fundação Iberê Camargo, e um artista que participará do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, em Porto Alegre.
Fundação Iberê Camargo
Av. Padre Cacique 2000
90810-240 | Porto Alegre RS Brasil
tel [51] 3247-8000
 www.iberecamargo.org.br

Projeto COR DE ROSA CHOQUE




Convocatória ZONA OCULTA convida para o Projeto COR DE ROSA CHOQUE;
DE 26 de MARÇO A 01 DE ABRIL DE 2011.


local: rua Camerino, 51, centro, Rio de Janeiro, Brasil 


O ZONA OCULTA realizado desde 2004, anualmente, no CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher para este ano, convida  todos os artistas (de ambos os sexos) para uma participação especial no Projeto COR DE ROSA CHOQUE. O evento acontecerá entre os dias 26/03 e 01/04 de 2011 no Espaço Cultural CEDIM HELONEIDA STUDART à Rua Camerino, 51, Centro do Rio de Janeiro.
Este ano, Zona Oculta propõe uma abordagem diferenciada para a ocupação deste Espaço Cultural, onde o conjunto das obras formará uma grande instalação ou uma obra maior que chamaremos de COR DE ROSA CHOQUE.
Nosso objetivo é fazer com que os artistas, na diversidade de suas linguagens e na contemporaneidade do pensamento, criem uma obra maior que fale do gênero mulher.


As obras deverão seguir os seguintes parâmetros:
         - Todas as obras deverão conter algum elemento em sua composição na cor de   rosa choque.
         -Técnica livre podendo ser bi ou tridimensionais.
         - Utilizar como suporte objetos do cotidiano da mulher.
         - Medida  máxima de 60 cm.
         - Peso máximo de 2 kg.
         - ocuparemos a galeria e o jardim do centro cultural.


Serão bem-vindas performances, intervenções verbais, sonoras etc.
A Montagem será feita pela equipe do evento nos dias 24 e 25 de março de 2011.
Prazo de entrega: 21, 22 e 23 de março, segunda, terça e quarta de 2011 das 11 as 17 hs.
A confirmação deverá ser enviada até o dia 15 de fevereiro de 2011, para o e-mail: lucia.avancini@gmail.com, com ficha de inscrição abaixo prenchida.
Todos os artistas que confirmarem participação terão seus nomes vastamente divulgados em convite virtual, logo é de extrema importância a sua confirmação.

 COORDENAÇÃO:
Helena Wassersten; Lúcia Avancini; Marilou Winograd




Sotheby's to Sell Rare Prints by Paul Gauguin from The Collection Of Stanley J. Seeger


Paul Gauguin, Crouching Tahitian Woman, Traced monotype print, 1901‐1902, estimate £180,000‐220,000. Photo: Sotheby's.

LONDON.- On Wednesday, 30 March, 2011, Sothebyʹs London will present for sale a magnificent collection of works on paper by Paul Gauguin that incorporates the artistʹs three most significant categories of print‐making activity. Executed in France and Tahiti between 1894 and 1902, the works are among the finest within Gauguin’s printed oeuvre, and together they serve to represent the most important collection of Gauguin prints to be offered at auction for over a generation. From the Collection of Stanley J. Seeger, the ten works have a well‐recorded provenance that can be traced back in most cases directly to the artist. The group will lead Sothebyʹs sale of Old Master, Modern and Contemporary Prints, and is estimated at £430,000‐574,000.

Monotypes, traced monotypes and woodcuts were developed by Gauguin to a level of artistic innovation unseen among his contemporaries. When he arrived in Tahiti without any form of printing press, Gauguin explored and developed his printmaking techniques to produce the traced monotype, or ‘printed drawing’ as the artist also called the method which allowed him to print clear linear compositions with coloured backgrounds. Crouching Tahitian Woman, 1901‐02, estimated at £180,000‐220,000, is a superb realisation of this process. Printed in sanguine and black, and with tracing in red crayon and pencil on the reverse, the work demonstrates Gauguinʹs pioneering experimentation in this medium.

By combining the monotype with the woodcut, Gauguin was able to produce the most stunning atmospheric works. Oviri (Sauvage) (estimated at £60,000‐80,000) incorporates the image of the subject printed from the woodblock with a unique atmosphere, achieved by manipulating the ink and printing as a monotype. Oviri means ‘wild’ or ‘savage’ in Tahitian and this mysterious creature –embedded in the primitive mythology of the island – manifested itself in a variety of Gauguin’s works, encompassing woodcuts (around seventeen uniquely printed impressions), one drawing, two monotypes, one related woodcut, two oils and a stoneware ceramic (arguably his greatest work in that discipline, dating to 1894 and in the Musée d’Orsay, Paris).

called himself a savage, and, with his various representations of the subject, he illustrates his desire to reconnect with primitive society and to turn his back on Western civilisation. In a letter dated 1900 he even asked G.‐D. de Monfreid, one of his first biographers, to send the ceramic sculpture to Tahiti to be placed over his tomb. In this graphic version created in 1894, the subject is modelled with watercolour and the background is also hand‐painted in pale blue, yellow and green. The interplay between monotype, hand‐colouring and woodcut creates a stunning effect in which the figure of Oviri seems to arise from a primordial earthy blackness.

Gauguin esteemed his wood engravings, as evidenced in a letter written in 1901 to Monfreid, “I am sure that in time my wood engravings, that are so different from all the other engravings that are being done, will have some value.” A further combination of techniques led the artist to make colour woodcuts, incorporating the texture and tone of the paper into the image itself. Several examples in the Sotheby’s sale include Idole Tahitienne, circa 1894‐95, estimated at £30,000‐50,000 and Soyes Amoureuses, Vous Serez Heureuses, 1898, estimated at £15,000‐20,000.

The remaining prints in the collection are Le Pêcheur Buvant auprès de sa Pirogue (woodcut printed in colours highlighted with touches of red crayon, 1894, est. £80,000‐120,000, pictured left), Femmes Animaux et Feuillage (woodcut printed in black, 1898, est. £12,000‐15,000), Le Porteur de Fei (woodcut printed in black, 1898‐99, est. £8,000‐12,000), Ta Atua (Les Dieux) (woodcut printed in black, 1899, est. £18,000‐22,000), Changement de Résidence (woodcut printed in ochre and black, 1899, est. £15,000‐20,000) and Titre pour Le Sourire (woodcut printed in black, 1899, est. £12,000‐15,000).

Among the notable figures who previously owned these works are the artists Aristide Maillol and Gustave Feyet; G.‐D. de Monfreid; biographers Richard Field and John Rewald; Spanish sculptor and friend of the artist, Paco Durrio (with whom Gauguin left many of his prints upon his departure for Tahiti); and friend and English artist Robert Bevan (whom Gauguin met during his stay in Brittany in the early 1890s).



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Acontece no MASP – Janeiro 2011




clique aqui para visualizar a news completa
 
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Exposição Temporária
SE NÃO NESTE TEMPO – PINTURA ALEMÃ CONTEMPORÂNEA: 1989 – 2010
19 de setembro de 2010 a 30 de janeiro de 2011
1º e 2º subsolos – Galeria Clemente de Faria

A pintura produzida nas duas últimas décadas na Alemanha reunificada, pós-Muro, chegou ao Brasil em meio à Bienal Internacional de Arte de SP. Se Não Neste Tempo – Pintura Alemã Contemporânea: 1989-2010, especialmente concebida para o MASP pelo curador Teixeira Coelho e pela brasileira radicada na Alemanha Tereza de Arruda, trouxe 83 obras de 26 expoentes da arte produzida em Berlim, Leipzig, Dresden, Hamburgo, Düsseldorf, Munique e Karlsruhe.
Confira todas as exposições em cartaz
Serviço Educativo
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE FÉRIAS - JANEIRO
Neste mês de janeiro, o Serviço Educativo estende suas modalidades de atendimento também para o público avulso do museu.
É viabilizado um amplo programa de ofertas de Visitas Temáticas para o público, beneficiando um grande número de turistas que visitam o MASP na ocasião. Também são oferecidas atividades de expressão artística no Ateliê do MASP: crianças e jovens de 05 a 13 anos inscrevem-se para atividades que ocorrem em três horários diferentes durante o dia.
Duas vezes por semana também são oferecidos ateliês para grupos familiares em visita ao museu. Confira toda a programação clicando abaixo em Saiba Mais.

Concurso – Identidade Visual da Escola de Belas Artes da UFRJ



A Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro está promovendo um concurso para definir sua nova identidade visual
Os participantes devem criar a arte e o conceito de três imagens gráficas: logo da Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA); logo do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV); e Selo comemorativo dos 195 anos da EBA. 
Para se inscrever, o interessado deve enviar o trabalho proposto até o dia 21 de janeiro através dos Correios ou entregar pessoalmente até o dia 24 de janeiro no local. 
O autor do trabalho escolhido será contemplado com prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil. Estudantes ou profissionais da área de design gráfico ou de comunicação visual podem participar.
Informações e edital no site da Escola de Belas Artes da UFRJ

Edital Fernando Beck 2011 - Fundação Cultural Badesc - Florianópolis (SC)


Edital Fernando Beck 2011 - Fundação Cultural Badesc - Florianópolis (SC)

A Fundação Badesc recebe inscrições para a quinta edição do edital Fernando Beck, até 21/01/11. O edital tem por objetivo selecionar obras para serem exibidas no decorrer do ano de 2011 na galeria da instituição.

Confira o edital completo: http://www.fundacaocultural.badesc.gov.br/edital_fernando_beck
Mais informações: Fundação Cultural Badesc
Centro: r. Visconde de Ouro Preto, 216, tel. (48) 3224-8846. Seg. a sex., 8h/18h. www.fundacaocultural.badesc.gov.br

                                                                                                               
CRONOGRAMA                                                                                    
Témino das inscrições
21 de Janeiro de 2011

Edital de exposições 2011 - Espaços públicos de Santa Maria (RS)



Edital de exposições 2011 - Espaços públicos de Santa Maria (RS)

A prefeitura Municipal de Santa Maria (RS) e o Museu de Arte de Santa Maria recebem inscrições até 31/01/11, de artistas interessados em expor nos espaços expositivos mantidos pela Prefeitura Municipal da cidade. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente no Museu de Arte de Santa Maria, Av. Presidente Vargas, s/n, de seg. a sex., das 8h/18h. As mostras dos artistas selecionados ocorrem no Arquivo Histórico Municipal (Rua Appel,900), na Casa de Cultura (Praça Saldanha Marinho), na Secretaria de Cultura de Santa Maria (Gare da Estação Férrea, Final da Av. Rio Branco), no MASM – Museu de Arte de Santa Maria (Av. Presidente Vargas, 1.400), na Prefeitura Municipal de Santa Maria (Rua Venâncio Aires) e na Galeria Monet Plaza Arte (Monet Plaza Shopping - Av. Fernando Ferrari,
1483).

Confira o edital completo:
1. FINALIDADE
O presente regulamento destina-se a selecionar artistas plásticos que realizarão exposições individuais ou coletivas, a partir do mês de janeiro de 2011 , nos espaços expositivos da Secretaria Municipal da Cultura de Santa Maria.
2. ORGANIZAÇÃO
A seleção será organizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, por
intermédio da Secretaria de Município da Cultura e do Museu de Arte de Santa Maria.
3. PARTICIPAÇÃO
A presente seleção destina-se a artistas plásticos, designers e entidades afins.
4. INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas de 20 de dezembro de 2010 à 31 de janeiro de 2011, no Museu de Arte de Santa Maria, Av. Presidente Vargas s/n, das 8 às 18h e, serão efetivadas, mediante a apresentação de:
• Portfólio contendo currículo resumido e no mínimo 06 (cinco) fotos coloridas
das obras a serem expostas;
• Projeto ou breve explanação sobre a exposição proposta, contendo o local
e a data escolhidos. Este projeto deve ser descritivo e esclarecedor,
contando especificações dos materiais e técnicas a serem utilizadas na
montagem.
4.1 A proposta selecionada não poderá ser substituída.
4.2 Os portfólios dos artistas selecionados somente serão devolvidos após a realização da exposição.
5. LOCAL
As exposições se realizarão nos seguintes locais:
• Sala Iberê Camargo (em cima do Arquivo Histórico Municipal, Rua Appel, 900)
• Hall da Casa de Cultura – Praça Saldanha Marinho
• Hall do Prédio da Secretaria de Cultura de Santa Maria – Gare da Estação Férrea, Final da Av. Rio Branco
• MASM – Museu de Arte de Santa Maria – Av. Presidente Vargas, s/n
• Hall da Prefeitura Municipal de Santa Maria (Rua Venâncio Aires)
• Galeria Monet Plaza Arte, no Monet Plaza Shopping, Av. Fernando Ferrari, 1483
6. MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO
6.1. Caberá ao expositor a responsabilidade de montagem e desmontagem da exposição, dentro dos prazos previamente estipulados, com a coordenação do Museu de Arte de Santa Maria.
6.2. Equipamentos:
Os equipamentos necessários para expor as obras – cavaletes, cubos,
painéis – devem ser solicitados no projeto.
Obs.: em todas as salas, as obras podem ser colocadas nas paredes com fio de nylon - não é permitida a colocação de pregos, parafusos ou semelhantes nas paredes das salas, bem como qualquer depredação das mesmas.
6.3 Segurança :
As obras não serão cobertas por seguro. A Secretaria de Município da
Cultura não se responsabiliza por furtos ou danos que possam vir a ocorrer durante o período da exposição.
7. COMERCIALIZAÇÃO DAS OBRAS
As obras expostas não poderão ser comercializadas dentro dos espaços
expositivos, poderão as mesmas ser reservadas tendo o artista à responsabilidade de tramitar a venda após a exposição.
8. OBRIGAÇÕES
8.1. Do MASM:
- divulgar a exposição, junto aos meios de comunicação;
-coordenar as exposições;
8.2. Do Artista
- entrega dos trabalhos no dia e no local da exposição;
- as despesas referentes ao transporte das obras;
- montagem e desmontagem da exposição;
- apresentar todas as obras em condições estéticas de serem expostas – trabalhos com moldura, identificação e limpeza;
- as despesas referentes ao vernissage, catálogos e convites se houver;
- a permanência dos trabalhos até o final da exposição;
- retirada dos trabalhos no dia após o término da exposição;
-entrega do espaço físico, ao término da exposição, nas mesmas condições que recebidas (paredes, cubos, painéis e outros);
- o material necessário para a montagem da exposição deverá ser de
responsabilidade do artista, tal como, tesoura, estilete, fio de nylon, fitas, escada e outros que por ventura possa precisar;
-apresentar arte final do convite que deverá ser submetida à aprovação da coordenação do MASM, até 5 dias antes da data marcada para a abertura da exposição;
-fornecer fotos, currículo e release para divulgação e, estar disponível para entrevistas;
-providenciar outros equipamentos e materiais para montagem que não possam ser disponibilizados pelo setor;

Mais informações:
MUSEU DE ARTE DE SANTA MARIA
Centro: Av. Presidente Vargas, 1.400, tel. (55) 3921-7090. masmdigital@yahoo.com.br
             

Programa Exposições 2011 - MARP e Casa da Cultura - Ribeirão Preto (SP)


Programa Exposições 2011 - MARP e Casa da Cultura - Ribeirão Preto (SP)
As inscrições para a 9ª Edição do Programa Exposições 2011, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, seleciona, até 11/02/11, projetos em âmbito nacional para complementar o calendário anual de exposições No MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (unidades Centro e Centro de Convenções) e Casa da Cultura de Ribeirão Preto. A Comissão de Seleção do Programa Exposições 2011 também selecionará projetos para as Mostras Coletivas dos Artistas de Ribeirão Preto a serem realizadas no MARP e na Casa da Cultura, assim como, para a 14ª Semana de Fotografia de Ribeirão Preto.
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Confira o edital completo:
1. Estarão abertas de 01 de dezembro de 2010 a 11 de fevereiro de 2011, as inscrições para o Programa Exposições 2011, da Coordenadoria de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, para complementar o calendário anual de exposições nos seguintes espaços: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi; MARP – Unidade Centro de Convenções Ribeirão Preto e Casa da Cultura de Ribeirão Preto. A Comissão de Seleção do Programa Exposições 2011 também selecionará projetos para as Mostras Coletivas dos Artistas de Ribeirão Preto a serem realizadas no MARP e na Casa da Cultura, assim como, para a 14ª Semana de Fotografia de Ribeirão Preto.

2. Poderão inscrever-se gratuitamente no Programa Exposições 2011, artistas de todo o Brasil e estrangeiros residentes no país há mais de três anos, mesmo que não tenham realizado nenhuma exposição individual, com idade mínima de 18 (dezoito) anos. Também serão aceitas propostas de Instituições, Produtores e Curadores.
2.1. As inscrições poderão ser feitas de 01/12/2010 a 11/02/2011, no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Rua Barão do Amazonas, 323, Cep. 14010-120, Ribeirão Preto-SP, fone (16) 3635 2421. Inscrições feitas pessoalmente no MARP, de terça a sexta-feira das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas e também pelo correio (via Sedex), atentando para data limite de postagem até o dia 11/02/2011.
2.2. Serão aceitas inscrições individuais e coletivas em todos os campos das artes visuais. As inscrições de exposições para o espaço expositivo do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (exceto projetos de caráter histórico) deverão ser, obrigatoriamente, de cunho contemporâneo. A seleção de projetos para as Mostras Coletivas dos Artistas de Ribeirão Preto, é exclusiva aos artistas que residem e trabalham em Ribeirão Preto.
2.3. As obras inscritas deverão ser recentes com produção a partir de 2009.
2.4. Não serão aceitas obras originais para efeito de inscrição.

3. Os artistas interessados deverão inscrever-se mediante o envio de um único dossiê, que poderá conter mais de uma proposta, acompanhada da ficha de inscrição anexa devidamente preenchida e assinada, indicando um ou mais espaços que pretendem concorrer.
3.1. Os dossiês deverão obedecer as seguintes especificações:
3.1.1. Os dossiês deverão ser enviados em envelope ofício com o nome completo do remetente, endereçado ao MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Rua Barão do Amazonas, 323, Cep. 14010-120, Ribeirão Preto-SP. Os artistas residentes fora do município de Ribeirão Preto deverão remeter também envelope já sobrescrito para a devolução (não-selado), bem como a ficha de inscrição em anexo devidamente preenchida e assinada.
3.1.2. Não serão aceitos dossiês maiores que o formato A4 ou ofício.
3.1.3. Os dossiês dos inscritos deverão conter imagens de, no mínimo, 05 (cinco) trabalhos recentes do artista. As imagens deverão estar acompanhadas das identificações necessárias (informações das obras), tais como: nome do artista, título, ano de produção, técnica e dimensões das obras, localizadas na horizontal inferior das bases onde serão apresentadas as imagens. As folhas dos dossiês deverão ser enviadas avulsas (não-encadernadas), para melhor apreciação pela Comissão de Seleção. Nos dossiês, as reproduções das imagens das obras inscritas deverão representar o melhor possível às obras originais, para não comprometer a avaliação das mesmas.
3.1.4. Os dossiês da categoria instalação poderão apresentar um único projeto, que deverá conter memorial descritivo (texto, ilustrações, especificações e detalhamento da montagem ou maquete). Se o artista inscrito em instalação for selecionado, deverá montar a instalação com uma semana de antecedência da data marcada para a exposição e fornecer todo o material necessário para montagem da mesma. Na categoria performance o artista deverá apresentar um DVD com as 05 (cinco) propostas. Na categoria vídeo o artista deverá apresentar um DVD com as 05 (cinco) propostas.
3.1.5. Todos os dossiês deverão conter dados curriculares sucintos com a identificação do artista, formação artística e atividades culturais, endereço completo, telefone para contato e e-mail.
3.1.6. As inscrições enviadas por instituições ou produtores deverão especificar todas as necessidades físicas do espaço expositivo (climatização, segurança e outros), fichas técnicas dos profissionais envolvidos nos projetos e créditos de realizações, apoios e parcerias para análise junto à Secretaria Municipal da Cultura.
3.1.7. As propostas enviadas por curadores independentes deverão estar acompanhadas de um memorial descritivo com até 05 (cinco) laudas, onde será exposta a linha conceitual. O proponente deverá apresentar seu currículo, assim como, enviar todo material relativo a cada artista proposto (fotos, currículo e outros), como especificado anteriormente neste Edital. O curador deverá discutir junto a Coordenadoria de Artes Visuais, a quantidade de obras ou artistas da exposição proposta, de acordo com o espaço físico designado.
3.1.8. Poderá ser apresentada documentação sobre a produção do artista, como catálogos, textos ou impressos em geral, não sendo este item condição obrigatória para o artista se inscrever no Programa Exposições 2011 a que se refere este Edital.
3.1.9. Caso os dossiês não correspondam às especificações anteriormente mencionadas, poderão ser recusados.

4. Os dossiês serão examinados e selecionados por uma Comissão de Seleção constituída por 03 (três) pessoas. Dois membros – entre críticos, historiadores de arte e artistas – e o Coordenador de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto (com experiência comprovada em curadoria e participações em bancas examinadoras de projetos de arte). A Comissão de Seleção é soberana e autônoma nas decisões dos critérios de seleção.

5. Os resultados serão divulgados a partir de 10/03/2011.

6. Os dossiês não-selecionados estarão à disposição dos artistas a partir de 15/03/2011, no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, e deverão ser retirados, impreterivelmente, até o dia 15/04/2011 (*Os artistas residentes fora do município de Ribeirão Preto receberão os dossiês pelo correio). Após essa data, o MARP não se responsabilizará pela guarda dos mesmos, cabendo à Coordenadoria definir o destino que lhe convier. Os dossiês selecionados só serão devolvidos após a realização das respectivas exposições.

7. Disposições gerais sobre o Programa Exposições 2011:
7.1. O Programa Exposições 2011 será organizado da seguinte maneira:
7.1.1. Os artistas selecionados participarão de exposições individuais simultâneas ou coletivas, no decorrer do ano de 2011. A data e o período de permanência das exposições serão divulgados oportunamente.
7.1.2. Os trabalhos selecionados que necessitem de equipamentos (como DVD, monitor TV, som e outros), estes deverão ser fornecidos pelos artistas durante o período da exposição, bem como realizar a manutenção dos mesmos.
7.1.3. Ficará a cargo da Comissão de Seleção a organização dos grupos, nas datas a serem estipuladas.
7.1.4. O Programa Exposições 2011 complementará a agenda anual dos espaços da Secretaria Municipal da Cultura e a Coordenadoria de Artes Visuais poderá também convidar outros artistas que serão incluídos nas mostras. A Comissão de Seleção também selecionará projetos para as Mostras Coletivas dos Artistas de Ribeirão Preto a serem realizadas no MARP e na Casa da Cultura, assim como, para a 14ª Semana de Fotografia de Ribeirão Preto.
7.1.5. Ficará a cargo da Coordenadoria de Artes Visuais, a decisão final sobre a distribuição do espaço físico entre os artistas.
7.1.6. O número de obras de cada artista não será necessariamente o mesmo para todos os artistas selecionados.

8. Aos artistas selecionados caberão as seguintes obrigações:
8.1. Entregar as obras selecionadas e material informativo, assim como, retirar as obras nas datas e prazos estabelecidos oportunamente pela Coordenadoria de Artes Visuais. Caso as obras selecionadas e enviadas não correspondam às fotos apresentadas no dossiê inscrito, poderão ser recusadas pela Coordenadoria de Artes Visuais.
8.2. Assumir as despesas referentes ao transporte de envio e retorno, embalagem e seguro das obras durante o transporte e exposição.
8.3. O participante deverá retirar as obras no prazo máximo de 20 (vinte) dias após o término da exposição ou solicitar por escrito, neste mesmo prazo, a devolução das obras com frete a cobrar. Terminado este prazo, o MARP estará isento de responsabilidade sobre as obras, dando-lhes o destino que lhe convier.
8.4. Enviar por e-mail o currículo e imagens das obras selecionadas, para divulgação, bem como fornecer uma imagem no tamanho de, no mínimo, 10 x 15 cm (300 dpi), de uma obra selecionada para a exposição, indicada pela Coordenadoria de Artes Visuais (com o crédito completo do fotógrafo e a respectiva autorização para reprodução em qualquer meio), que poderá ser veiculada na peça gráfica referente à exposição (Informativo).
8.5. Os projetos apresentados no dossiê não poderão ser substituídos, ficando comprometidos com a exposição, independentemente da eventual venda das obras, pelo artista, a terceiros.
8.6. Não alterar ou retirar as obras antes do encerramento da exposição.
8.7. A eventual desistência do artista selecionado deverá ser comunicada com 60 (sessenta) dias de antecedência da data marcada, com ofício no qual deverá estar especificado e justificado o motivo.

9. À Coordenadoria de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto caberá:
9.1. Devolver pelo correio os dossiês dos artistas não-residentes em Ribeirão Preto.
9.2. Fornecer Informativo (divulgação das exposições do mês) e postagem do mesmo, divulgação através da Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Cultura, montagem e desmontagem da exposição. Para as mostras realizadas no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, poderá ser produzido um folder, não sendo este item obrigatório.
9.3. Devolver, com frete a pagar, as obras dos participantes que solicitarem a devolução, nas mesmas condições de recebimento, no prazo máximo de 40 (quarenta) dias após o término da exposição.
9.4. A Secretaria Municipal da Cultura não se responsabilizará por danos que os trabalhos e equipamentos enviados sofram durante o transporte e o período de exposição, cabendo aos artistas assegurá-los contra danos e riscos de qualquer natureza.

10. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenadoria de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto.

11. O ato de inscrição do artista ao Programa Exposições 2011 implica na plena e expressa aceitação das normas constantes deste Edital, assim como, autoriza automaticamente o uso de todo material enviado, textos, projetos, fotos e outros, em veículos da mídia impressa e eletrônica.

12. Caberá exclusivamente à Coordenadoria de Artes Visuais / Equipe MARP, a elaboração do plano de montagem, distribuição espacial e adequação das obras nos espaços onde serão realizadas as exposições, assim como a programação visual e projeto gráfico dos impressos.

Mais informações e inscrições:
MARP – Museu de Artes de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto (SP): r. Barão do Amazonas, 323, tel. (16) 3635-2421. Ter. a sex., 9h/18h; sáb., dom. e fer., 12h/18h. www.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br

CRONOGRAMA
Término das inscrições
11 de Fevereiro de 2011