concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Da Natureza das Coisas- Kika Levy e Os Manus

 


Vista da exposição Da Natureza Das Coisas- Kika Levy e Os Manus
Da Natureza das Coisas
O encontro de Kika Levy e Os Manus

Anunciamos com prazer a segunda fase da exposição Da Natureza das Coisas, que promove o encontro de afinidades e diálogos estéticos entre os artistas Kika Levy e a dupla Os Manus (Daniela Scorza e Caio de Medeiros).


Vista da exposição Da Natureza Das Coisas- Kika Levy e Os Manus

Com inauguração em 24 de abril, Da Natureza das Coisas traz artistas que captam os elementos da Natureza, identificáveis por todos, para explorá-los a partir da singularidade das suas poéticas, criando léxicos próprios que se complementam em uma experiência estética unificada  e repleta de sutilezas, que requer um olhar atento.

Assim, Kika Levy tensiona as fronteiras entre gravura, desenho e objeto, criando peças que promovem uma leitura particular e bidimensional da morfologia de pedras, folhagens e paisagens, sempre fiel à sua dinâmica artística que reúne formalismo e organicidade.


Kika Levy, Estojo Lavanda, 2021, Gravura em metal sobre papel japonês, papel artesanal, chapas de cobre e ferro, feltro e caixa de vidro, 37,5x51,5x8 cm

Os Manus, por sua vez, recriam, em trabalhos inéditos, fauna e flora – flores e insetos – em peças tridimensionais, como esculturas e objetos, retirando esses elementos de seu habitat original e estabelecendo para eles uma existência ficcional, a partir da sua relação com o espaço expositivo, que se transforma em casulo.

Em comum, há o fato também de os artistas atualizarem sua trajetória nas obras que compõem Da Natureza das Coisas. Kika Levy exibe descobertas cromáticas mais recentes, em um processo de reflexão e experimentação que alcança sutis e surpreendentes desdobramentos. 

A produção multifacetada da dupla Os Manus, que reúne elementos que vão das artes visuais à arquitetura, passando pelo design, cenografia e iluminação, transforma-se  em um inventário de uma Natureza Híbrida, como sugere o título de uma das obras expostas, criando um estado constante de nascimento e deslocamento. 

 

Os Manus, O Louva-a-deus e sua passagem, 2021, Madeira, bronze e pigmento sobre tela,  escultura 70x50x50 e tela 60x30 cm
Os Manus, O Sorriso da Aranha, 2021, Madeira, bronze e argila, 44x30x30 cm


Colaboração: Heloisa Amaral Peixoto



_Visite o showroom online da exposição clicando aqui
_Agende sua visita clicando aqui

Experimentações Botânicas para Criar um Livro de Artista - Fabíola Fonseca e Thyana Hacla

 

img
 
A proposta deste curso é juntar biologia e arte para criar um livro de artista. O processo vai consistir em encontros online que incluem discussões sobre livros de artista, biologia das plantas, processos de criação artística e curadoria dos registros.
 
Clique aqui e saiba mais!
 
 
 
 
 


Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP | (11) 2337 3015

segunda-feira, 3 de maio de 2021

exposição Decupagem - Iole de Freitas

 


Exposicao Decupagem no Instituto Ling - Crédito C
Crédito da foto: Carlos Stein/ Viva Foto
Para baixar fotos em alta resolução acesse http://bit.ly/3rDvZY4

Instituto Ling volta a receber visitas à exposição Decupagem, de Iole de Freitas

Mediante agendamentos, o centro cultural de Porto Alegre retoma o atendimento ao público na próxima segunda-feira, dia 3 de maio


Instituto Ling volta a receber o público na próxima segunda-feira, dia 3 de maio, retomando as visitações à mostra cronológica Decupagem, da artista plástica mineira Iole de Freitas. Para garantir a segurança de todos, o acesso ao centro cultural será feito somente com agendamentos pelo site www.institutoling.org.br, permitindo o acesso gratuito de grupos de até cinco pessoas por vez até o dia 29. A instituição disponibiliza horários sem mediação de segunda a quinta-feiradas 14h às 19h, e com mediação nas sextas-feiras, às 16h30 e 18h30, e nos sábadosa partir do dia 15 de maio, às 15h16h30 18h30.
 
Exclusivamente no próximo sábado, dia 8 de maio, a exposição também poderá ser conferida de uma maneira diferente. Somente nesta data, o público poderá participar de uma visita guiada experiencial com intervenções performáticas dos artistas Ana BezziLucas Saccon e Roberta Fofonka, do Movimento SINERGIA, propondo uma reflexão sobre corpos estáticos e corpos em movimento. As visitas podem ser agendadas para 15h ou 17h no site da instituição, com ingressos a R$ 10 para quem tem direito à meia-entrada e R$ 20 no valor inteiro.
 
A atividade especial, assim como as visitas com mediação, é acompanhada pela equipe do programa educativo do centro cultural e tem duração total de 90 minutos, podendo incluir uma passagem pelas obras do acervo permanente de arte contemporânea do Instituto Ling e uma ida aos demais espaços do prédio, que tem projeto arquitetônico de Isay Weinfeld e paisagismo criado pela artista plástica Sandra Ling.
 
Para receber o público, o Instituto Ling segue rígidos protocolos sanitários definidos a partir dos regulamentos e orientações emitidos até o momento pela Organização Mundial da Saúde, autoridades nacionais, estaduais e locais, bem como recomendações de profissionais da área da saúde do Hospital Santa Casa de Porto Alegre, que prestou consultoria para o Instituto Ling. O guia completo que detalha os cuidados da instituição para prevenir e reduzir a disseminação do coronavírus pode ser conferido em https://institutoling.org.br/explore/covid-19-guia-de-regras-para-acesso-e-visitacao-ao-instituto-ling.
 
Sobre a exposição
Com curadoria de João Bandeira, Decupagem reúne 29 obras e 90 documentos que refazem o percurso artístico de Iole de Freitas em mais de 40 anos de atuação. A mostra contempla desde os primeiros trabalhos da artista mineira, criados na década de 1970 em Super 8; passando pelas investigações do espaço real, que buscavam a integração das obras com o ambiente arquitetônico na década de 1980; e pelas produções mais recentes, em estrutura de aço inox recortado. Há ainda esculturas em diversos outros materiais, como fio de cobre e latão, além de fotografias, maquetes e desenhos. A exposição itinerante estreou em 2018 no Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo, o IAC, e ocupou também a Casa Firjan, no Rio de Janeiro, em 2019. Em Porto Alegre, a mostra cronológica chega com três novas obras, sendo uma delas inédita, criada no início de 2020, em aço inox com pintura artesanal, especialmente para ocupar a galeria do Instituto Ling.
 
Sobre o Movimento SINERGIA
O Movimento SINERGIA é um projeto de arte-educação híbrido em artes visuais e performativas. Na ativa desde 2018, em Porto Alegre, a iniciativa procura aprofundar as múltiplas relações entre corpo e construção de imagem, abordando os campos da fotografia e da videografia em diálogo com práticas de educação somática, dança e performance. Através dessa mescla de linguagens, o projeto busca enaltecer as funções da percepção e da experiência nos processos artísticos e vivenciais dos participantes.
 
A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown EmbalagensFitesa e America Tampas.


fonte: Jéssica Barcellos Comunicação