concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Férias no MAM
Férias no MAM
Julho de 2012
Gratuito
Durante as férias
escolares, o Educativo MAM promove uma programação especial para crianças e
seus acompanhantes com muitas brincadeiras e criações artísticas.
Confira a
programação:
10/07
– 14H
Brincadeiras
infantis tradicionais no Jardim de Esculturas
11/07
– 11H
Com que
roupa eu vou?
Técnica
de serigrafia explorada sobre roupas usadas trazidas pelos participantes.
12/07
– 14H
Mudando
da cintura para baixo
Pinturas
sobre papelão propõem um deslocamento do olhar em relação aos nossos corpos e à
forma como nos vestimos.
13/07
– 11H
Barangandão arco-íris
Barangandão arco-íris
Aprenda a construir um brinquedo
14/07
– 15H
Oficina
de jogos, música e brincadeiras com o músico brincante Estevão Marques
15/07
– 11H
Com que
roupa eu vou?
Técnica
de serigrafia explorada sobre roupas usadas trazidas pelos participantes.
Distribuição
de senhas com trinta minutos de antecedência. Crianças a partir de quatro anos
com seus acompanhantes.
Atividades
gratuitas
vagas
limitadas
(11)
5085-1313
quinta-feira, 5 de julho de 2012
pigmento - com Marina de Falco e outros artistas
Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São
Paulo - SP / CEP: 04021-020 Telefone: (11) 2337 3015
Blog Casa Contemporânea
Exposição "Mostrando Caminhos" de Altamiro R
SE INVITA A 10 ARTISTAS
SE INVITA A 10 ARTISTAS a la exposición colectiva “Así veo el arte” Esta exposición se llevará a cabo en la Asociación Mexicana de Grabadores de Investigación Plástica, A.C, Toussaint No. 54, B. del Niño Jesús, Coyoacán, 04330, México D.F. La inauguración será el día jueves 5 de julio a las 19:45 hrs. La obra estará hasta el 19 de julio. Esos mismo día se realizará la subasta divertida BASES Podrán participar diseñadores, ilustradores, caricaturistas, fotógrafos, grabadores, escultores, pintores, etc., Tema libre (paisajes, fauna, flora, desnudos, etc.) * Los interesados podrán exponer con 1 obra y deberán enviar sus imágenes y fichas técnicas al correo electrónico amgip1979@gmail.com, la ficha técnica deberá tener los siguientes datos: a) nombre de la obra, b) técnica de elaboración, c) medidas. d) nombre del autor. e) costo estimativo previo acuerdo con la AMGIP, enviar propuestas antes del 28 de junio. En caso de venta, la AMGIP asume un 10% de comisión. * Se recibirán propuestas en todos los estilos, corrientes, movimientos y tendencias. · La obra no deberá exceder el espacio de 1 metro por ambos lados ya enmarcado, la obra deberá contar con sus caimanes a cada costado y pegado el certificado de autenticidad firmado por el autor. La recepción de obra será Viernes 29 y sábado 30 de junio de 9:30 a 12:30 hrs. * Se otorgarán reconocimientos a los participantes que estén presentes en la inauguración Cuota de recuperación Integrantes de la AMGIP $ 100.00 Si desean participar con dos obras la cuota será de $200.00 Publico en general $190.00 Si desean participar con dos obras la cuota será de $290.00 Nota importante: revisar la pagina web sobre avisos de la misma convocatoria. A T E N T A M E N T E. AMGIP, A.C Cualquier duda o comentario, comunicarse al tel.: (55) 55.54.82.63 o al correo electrónico amgip1979@gmail.com pág. web http:// http:// |
Ver & Ler Artes Plástica
Caro amigo
Estamos
formando uma biblioteca de arte brasileira.
Contamos com mais de 500 exemplares
(arquivados/classificados e de acesso livre), a qual se vincula ao
projeto Ver & Ler Artes Plástica da RobPalazzi Gestão
Cultural e Educativa,que dá suporte às ações
culturais, lúdicas e pedagógica de ONGs como a Moradia e Cidadania, a qual
trabalha com 750 crianças e jovens.
Gostaríamos de ter em nossa biblioteca catálogos,livros de arte que você tenha participado e outro que possam enriquecer nosso trabalho.
Livros/catálogos, esses,
que não substituem as obras originais, mas ajudam a ordenar nossa
sensibilidade, avivando a memória e permitindo a reflexão, não só das
Artes, nas do individuo como ser coparticipante e realizador do processo
histórico.
Assim
como de conhecermos a produção cultural artística brasileira.
Ao termos um número maior de materiais (livros/
catálogos), nos facilita e exemplifica o trabalho no ensino/oficina, e na
divulgação do artista, assim como das instituições artísticas e culturais, em
particular, as brasileiras.
Contamos com sua
ajuda na disseminação da cultura e na criação de uma sociedade mais sadia,
participativa e inclusa.
Desde já ficamos gratos pela atenção.
Cordialmente
Roberto Palazzi
Gestor ROBPALAZZI GESTÃO CULTURAL E EDUCATIVA
Nosso
endereço é:
ROBPALAZZI GESTÃO CULTURAL E EDUCATIVA
robpalazzi@gmail.com
1375, rua Padre Estevão Pernet. 1375
ROBPALAZZI GESTÃO CULTURAL E EDUCATIVA
robpalazzi@gmail.com
1375, rua Padre Estevão Pernet. 1375
Capital,
São Paulo, Brasil.
cep 03315-000
Roberto
Palazzi
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Concurso Silvio Romero premia monografias sobre cultura popular
Concurso
Silvio Romero premia monografias sobre cultura popular
O Concurso Silvio Romero de Monografias sobre
Folclore e Cultura Popular recebe inscrições até 31/07/12. Serão selecionadas
duas monografias inéditas, que serão premiadas com R$ 13 mil e R$ 10 mil,
classificadas em primeiro e em segundo lugares, respectivamente. O regulamento
pode ser acessado no site: regulamento: http://www.cnfcp.gov.br.
A análise dos trabalhos concorrentes tem por base os seguintes critérios:
contribuição ao aprofundamento e à renovação dos estudos de folclore e cultura
popular; originalidade do tema e/ou abordagem; domínio de bibliografia
especializada; consistência na argumentação e clareza na apresentação dos
resultados; fundamentação teórica, quadro de referência conceitual e
metodologia empregada; e desenvolvimento do trabalho com base em pesquisa de campo
e/ou bibliográfica. | Mas informações: http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Materia=282
Fonte: Mapa das Artes
Paraty (RJ) promove 2ª Edição da Contemporânea Art Paraty
Paraty
(RJ) promove 2ª Edição da Contemporânea Art Paraty
Paraty (RJ) promove entre 20 e 29/07/12 a 2ª Edição
da Contemporânea Art Paraty com exposições, mesas-redondas e oficinas
artísticas. Os eventos ocorrem em torno da Igreja do Rosário, além de ocupar
ruas, galerias e outros espaços. | Mais informações: http://www.paraty.com.br/festival_artes_visuais.asp
Fonte: Mapa das Artes
vaga aberta para estágio em Design Publicitário
Lance!
está com vaga aberta para estágio em Design Publicitário
de Redação
O
diário esportivo Jornal
Lance! está a procura de mais um jogador para
seu time. A posição da vez é para estágio em Marketing e Design, na qual o
escalado auxiliará na elaboração de artes gráficas do departamento de marketing
publicitário e comercial.
Além
disso, outras atividades a serem desempenhadas são produção de mídia kit,
levantamento de informações do mercado e atividades rotineiras do departamento
de marketing publicitário.
É
desejável possuir bons conhecimentos em programas de criação variados, como
Photoshop e Corel Draw. Serão aceitos currículos apenas de estudantes dos cursos
de Design, Artes Gráficas, Comunicação, Publicidade e Propaganda ou Marketing.
Interessados
devem enviar o currículo para selecaoprofissional@lancenet.com.br
com o assunto “Vaga Design”.
Fonte: Catraca
Livre
Encontro Ibero-americano sobre Financiamento para Cultura recebe projetos
Encontro
Ibero-americano sobre Financiamento para Cultura recebe projetos
de geyzon.dantas
O Ministério da
Cultura espanhol, em colaboração com a Fundación de Casas Históricas y Singulares
da Espanha, abriu prazo, até 20 de julho, para apresentação de projetos
culturais para ações de cooperação entre os setores público e privado na área
de financiamentos e de gerência dos diferentes recursos e meios técnicos e
humanos.
Serão selecionados
de cinco a dez projetos que serão expostos por seus autores no dia 23 de
novembro, durante o Encontro
Iberoamericano sobre Financiamento para Cultura - que acontece em
Lima (Peru) entre 20 e 23 de novembro. Saiba como participar.
O Encontro
reunirá mais de 20 especialistas iberoamericanos que tratarão de diferentes
aspectos relacionados com a fundação da cultura e tem o objetivo de ser um
espaço de debate e reflexão sobre os temas relacionados com o financiamento da
cultura e para o desenvolvimento e geração de emprego e riqueza em conexão com
os demais setores econômicos e sociais. Mais informações, em castelhano, na
página do Ministério da Cultura do
Peru.
Edição:
Ascom/Ibram
Museu de Arte de Goiânia (GO) - Programa de Exposições 2013
Museu de Arte de Goiânia (GO) - Programa de
Exposições 2013
O Museu de Arte
de Goiânia – MAG recebe até 29/07/12 inscrições para o Programa de exposições
2013. Podem participar artistas e coletivos brasileiros e estrangeiros nas mais
diversas categorias das artes visuais.
Confira o
edital:
1. O Museu de Arte de Goiânia (MAG) recebe, de 6 de junho de 2012 a 29 de julho de 2012, inscrições para o Programa de Exposições de 2013.
1.2. O Programa de Exposições de 2013 do Museu de Arte de Goiânia é direcionado a obras nas categorias desenho, pintura, escultura, gravura, instalação, fotografia, video e performance.
1.3 As inscrições são abertas a artistas e grupos de artistas brasileiros e estrangeiros para exposições individuais e coletivas.
2. Os artistas interessados deverão se inscrever mediante o envio de portfólios e preenchimento de ficha de inscrição (Anexo I).
2.1. Os portfólios deverão conter:
a) Documentação fotográfica (20 cm x 25 cm) ou impressão colorida – nos formatos carta (21 x 28 cm) ou A4 (21 x 29 cm) - de trabalhos recentes. Mínimo 5, máximo 10 imagens;
b) Identificação completa das obras contendo as seguintes informações: nome do artista, título, técnica, materiais, dimensão da obra, crédito das imagens e, caso seja necessário, informações complementares; c) Documentação referente à produção artística, tais como, catálogos, textos críticos, ou impressos em geral,
sendo este item condição obrigatória para o artista inscrever-se no Programa de Exposições de 2013 do MAG.
2.1.3. Currículo artístico (restrito à identificação, formação e produção artística e atividades culturais), contendo dados atualizados de endereço, blog/site, telefone e e-mail para contato.
2.2. Não serão aceitas obras no ato de inscrição.
2.3. As inscrições poderão ser encaminhadas, pessoalmente ou por correio, para o Museu de Arte de Goiânia, até o dia 29 de julho de 2012, ou com a postagem até esta data. O projeto deverá ser enviado em envelope ou embalagem apropriada, com o nome e endereço do artista, para: Diretoria do Museu de arte de Goiânia, Edital
2011 – Rua 1, n. 605, Setor Oeste, Goiânia, Goiás, CEP 74115-040.
2.4. Os artistas que queiram se inscrever diretamente deverão se dirigir pessoalmente ao Museu de Arte de Goiânia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Diretoria do MAG no endereço
especificado no item 2.3.
2.5. Informações gerais sobre o Programa de Exposições 2013 poderão ser obtidas no mesmo local e horário pelo telefone (62) 3524-1189 ou ainda pelo e-mail: museugoiania@gmail.com. O edital e a ficha de inscrição também estão disponíveis para download no endereço http://museugoiania.blogspot.com/p/editais_6279.htm
2.6. O material dos artistas que não forem selecionados só serão devolvidos desde que sejam fornecidos envelopes selados para o envio do material.
3. Os portfólios serão examinados e selecionados pelo conselho Curador do MAG composto por profissionais experientes e atuantes no cenário artístico local.
4. Os resultados serão divulgados a partir de 20 de agosto de 2012 via correio eletrônico.
5. Disposições Gerais:
5.1. O Programa de Exposições 2013 será organizado da seguinte maneira:
5.1.1. Os artistas serão selecionados para exporem na Sala Amaury Menezes, Sala Reinaldo Barbalho e Palácio da Cultura (planta em anexo).
5.1.2 As obras bidimensionais e tridimensionais não deverão ultrapassar respectivamente 1,60 m e 1,50 m de altura. Obras inscritas na categoria performance serão expostas especificamente na Sala Reinaldo Barbalho conforme indicação do espaço na planta baixa.
5.1.3. Ficará a cargo do Conselho Curador e do Museu de Arte de Goiânia a organização das datas/calendário para a mostra das obras dos artistas selecionados.
5.2. O Programa de Exposições poderá ser complementado com a apresentação de artistas convidados pelo Museu de Arte de Goiânia.
5. Ficará a cargo da Direção do Museu de Arte de Goiânia, MAG, a decisão final sobre a distribuição do espaço entre os artistas.
5.4. A entrega e retirada das obras deverão ser efetuadas nas datas e prazos estabelecidos oportunamente pelo MAG.
6. Aos artistas selecionados caberão as seguintes obrigações:
6.1. Fornecer equipamentos e materiais especiais, eventualmente previstos e não disponíveis no Museu de Arte de Goiânia e na Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia. Por exemplo: áudio, video, projetores, iluminação especial, dentre outros.
6.2. Entregar e retirar as obras a serem expostas nas datas e prazos estabelecidos oportunamente pelo MAG.
6.3. Responsabilizar pelos encargos relativos à embalagem, transporte e seguro das obras a serem expostas, bem como, pelo coquetel de abertura (havendo interesse). No caso de montagens não tradicionais ou que exijam materiais especiais, estes deverão ser providenciados pelo artista.
6.4. Entregar o projeto gráfico do convite para aprovação institucional. E para divulgação, o artista deverá entregar imagens em boa resolução (mínima 300 dpi), texto sobre a exposição, breve biografia (máximo 5
linhas), quantidade e ficha técnica (nome do artista, título, ano, técnica/material, dimensão) das obras que irão compor a exposição. Os textos deverão ser encaminhados por e-mail em arquivo word e as imagens em formato JPEG. Não serão aceitas imagens em outros formatos.
6.5. Assinar termo de compromisso com o Museu de Arte de Goiânia.
6.6. Assinar a declaração para cessão de uso de imagem para fins de divulgação nos meios de comunicação impresso e digital pelo Museu de Arte de Goiânia.
6.7 Em caso de desistência, o artista deverá comunicar com 6 meses de antecedência da data de abertura da exposição o cancelamento de sua participação no Programa de Exposições de 2013.
7. Cabe ao Museu de Arte de Goiânia:
7.1. A divulgação de todas as mostras previstas via programa de exposição.
7.2. O apoio técnico para a montagem e a desmontagem das exposições.
7.3. Prover as condições técnicas necessárias à proteção das mostras a qual se refere este edital.
8. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Curador do Museu de Arte de Goiânia.
9. O ato de inscrição do artista para Programa de Exposições implica na plena e expressa aceitação das normas constantes neste edital.
10. A exposição será oficializada mediante a assinatura do termo de compromisso entre o Museu de Arte de Goiânia e o artista proponente.
1. O Museu de Arte de Goiânia (MAG) recebe, de 6 de junho de 2012 a 29 de julho de 2012, inscrições para o Programa de Exposições de 2013.
1.2. O Programa de Exposições de 2013 do Museu de Arte de Goiânia é direcionado a obras nas categorias desenho, pintura, escultura, gravura, instalação, fotografia, video e performance.
1.3 As inscrições são abertas a artistas e grupos de artistas brasileiros e estrangeiros para exposições individuais e coletivas.
2. Os artistas interessados deverão se inscrever mediante o envio de portfólios e preenchimento de ficha de inscrição (Anexo I).
2.1. Os portfólios deverão conter:
a) Documentação fotográfica (20 cm x 25 cm) ou impressão colorida – nos formatos carta (21 x 28 cm) ou A4 (21 x 29 cm) - de trabalhos recentes. Mínimo 5, máximo 10 imagens;
b) Identificação completa das obras contendo as seguintes informações: nome do artista, título, técnica, materiais, dimensão da obra, crédito das imagens e, caso seja necessário, informações complementares; c) Documentação referente à produção artística, tais como, catálogos, textos críticos, ou impressos em geral,
sendo este item condição obrigatória para o artista inscrever-se no Programa de Exposições de 2013 do MAG.
2.1.3. Currículo artístico (restrito à identificação, formação e produção artística e atividades culturais), contendo dados atualizados de endereço, blog/site, telefone e e-mail para contato.
2.2. Não serão aceitas obras no ato de inscrição.
2.3. As inscrições poderão ser encaminhadas, pessoalmente ou por correio, para o Museu de Arte de Goiânia, até o dia 29 de julho de 2012, ou com a postagem até esta data. O projeto deverá ser enviado em envelope ou embalagem apropriada, com o nome e endereço do artista, para: Diretoria do Museu de arte de Goiânia, Edital
2011 – Rua 1, n. 605, Setor Oeste, Goiânia, Goiás, CEP 74115-040.
2.4. Os artistas que queiram se inscrever diretamente deverão se dirigir pessoalmente ao Museu de Arte de Goiânia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Diretoria do MAG no endereço
especificado no item 2.3.
2.5. Informações gerais sobre o Programa de Exposições 2013 poderão ser obtidas no mesmo local e horário pelo telefone (62) 3524-1189 ou ainda pelo e-mail: museugoiania@gmail.com. O edital e a ficha de inscrição também estão disponíveis para download no endereço http://museugoiania.blogspot.com/p/editais_6279.htm
2.6. O material dos artistas que não forem selecionados só serão devolvidos desde que sejam fornecidos envelopes selados para o envio do material.
3. Os portfólios serão examinados e selecionados pelo conselho Curador do MAG composto por profissionais experientes e atuantes no cenário artístico local.
4. Os resultados serão divulgados a partir de 20 de agosto de 2012 via correio eletrônico.
5. Disposições Gerais:
5.1. O Programa de Exposições 2013 será organizado da seguinte maneira:
5.1.1. Os artistas serão selecionados para exporem na Sala Amaury Menezes, Sala Reinaldo Barbalho e Palácio da Cultura (planta em anexo).
5.1.2 As obras bidimensionais e tridimensionais não deverão ultrapassar respectivamente 1,60 m e 1,50 m de altura. Obras inscritas na categoria performance serão expostas especificamente na Sala Reinaldo Barbalho conforme indicação do espaço na planta baixa.
5.1.3. Ficará a cargo do Conselho Curador e do Museu de Arte de Goiânia a organização das datas/calendário para a mostra das obras dos artistas selecionados.
5.2. O Programa de Exposições poderá ser complementado com a apresentação de artistas convidados pelo Museu de Arte de Goiânia.
5. Ficará a cargo da Direção do Museu de Arte de Goiânia, MAG, a decisão final sobre a distribuição do espaço entre os artistas.
5.4. A entrega e retirada das obras deverão ser efetuadas nas datas e prazos estabelecidos oportunamente pelo MAG.
6. Aos artistas selecionados caberão as seguintes obrigações:
6.1. Fornecer equipamentos e materiais especiais, eventualmente previstos e não disponíveis no Museu de Arte de Goiânia e na Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia. Por exemplo: áudio, video, projetores, iluminação especial, dentre outros.
6.2. Entregar e retirar as obras a serem expostas nas datas e prazos estabelecidos oportunamente pelo MAG.
6.3. Responsabilizar pelos encargos relativos à embalagem, transporte e seguro das obras a serem expostas, bem como, pelo coquetel de abertura (havendo interesse). No caso de montagens não tradicionais ou que exijam materiais especiais, estes deverão ser providenciados pelo artista.
6.4. Entregar o projeto gráfico do convite para aprovação institucional. E para divulgação, o artista deverá entregar imagens em boa resolução (mínima 300 dpi), texto sobre a exposição, breve biografia (máximo 5
linhas), quantidade e ficha técnica (nome do artista, título, ano, técnica/material, dimensão) das obras que irão compor a exposição. Os textos deverão ser encaminhados por e-mail em arquivo word e as imagens em formato JPEG. Não serão aceitas imagens em outros formatos.
6.5. Assinar termo de compromisso com o Museu de Arte de Goiânia.
6.6. Assinar a declaração para cessão de uso de imagem para fins de divulgação nos meios de comunicação impresso e digital pelo Museu de Arte de Goiânia.
6.7 Em caso de desistência, o artista deverá comunicar com 6 meses de antecedência da data de abertura da exposição o cancelamento de sua participação no Programa de Exposições de 2013.
7. Cabe ao Museu de Arte de Goiânia:
7.1. A divulgação de todas as mostras previstas via programa de exposição.
7.2. O apoio técnico para a montagem e a desmontagem das exposições.
7.3. Prover as condições técnicas necessárias à proteção das mostras a qual se refere este edital.
8. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Curador do Museu de Arte de Goiânia.
9. O ato de inscrição do artista para Programa de Exposições implica na plena e expressa aceitação das normas constantes neste edital.
10. A exposição será oficializada mediante a assinatura do termo de compromisso entre o Museu de Arte de Goiânia e o artista proponente.
Mais
informações:
Museu de Arte de Goiânia
Bosque dos Buritis - Setor Oeste: Rua 1 nº 605, tel. (62) 3524-1189. http://museugoiania.blogspot.com
Museu de Arte de Goiânia
Bosque dos Buritis - Setor Oeste: Rua 1 nº 605, tel. (62) 3524-1189. http://museugoiania.blogspot.com
CRONOGRAMA
Término das inscrições
29 de Julho de 2012
29 de Julho de 2012
Fonte: Mapa das Artes
19º Salão de Artes Plásticas de Mairiporã - 2012
19º Salão de Artes Plásticas de Mairiporã - 2012
O 19º Salão de
Artes Plásticas de Mairiporã recebe entre 16 e 22/07/12 inscrições de artistas
de todo o Brasil. A exposição dos artistas selecionados ocorre de 24/07/12, às
19h, a 11/08/12, no Centro Educacional Monsenhor José Lélio Mendes Ferreira.
Prêmios:
1º Lugar – R$ 2.000,00
2º Lugar – R$ 1.200,00
3º Lugar – R$ 800,00
Confira o edital:
02 . DA INSCRIÇÃO
2.1- Serão aceitas inscrições de artistas plásticos brasileiros ou estrangeiros, legalmente radicados no país a mais de dois anos com mais de dezoito anos completos efetuando inscrição em ficha original ou fotocopiada acompanhada de dossiê contendo currículo resumido do artista, juntamente com comprovante de depósito bancário.
2.2-As inscrições deverão ser feitas de 16/07/2012 à 22/07/2012, pessoalmente no Departamento de Cultura, mediante recibo do depósito bancário na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (Agência 1103 C/C 006 00000034-7 ), de 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h30, aos sábados das 09 ás 15h, e aos domingos das 09h30 às 13h. ou ainda via correio e ou transportadora sob responsabilidade do artista, enviando nestes casos a ficha de inscrição, e o recibo do depósito bancário.
2.3 – Serão aceitas inscrições de obras Contemporâneas e Acadêmicas nas modalidades de: Pintura, Escultura, Gravura, Desenho e Fotografia.
2.4 - Cada artista poderá inscrever-se em qualquer das modalidades, com no mínimo 02 (duas) e no máximo 03 (três) obras inéditas em cada uma delas, produzidas a partir de ano de 2011, datadas e assinadas no verso. Serão automaticamente desclassificadas as obras não produzidas no ano em questão, bem como, sejam réplicas explícitas.
2.5 - O regulamento e a ficha de inscrição poderão ser retirados no Departamento de Cultura de Mairiporã, à Rua XV de Novembro, 171 – Centro - ou no Site: www.mairipora.sp.gov.br ;
§ Só serão aceitas fichas assinadas pelo próprio artista ou seu representante legal, anexado a procuração para tal.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRIPORÃ
3. DA TAXA DE INSCRIÇÃO:
3.1 - O pagamento correspondente a título de doação será de R$ 10,00 (Dez Reais) por obra, onde os mesmos serão revertidos para as despesas do evento. O artista que inscrever 03 (três) obras doará o valor de R$ 30,00 (Trinta reais );
3.2 - As inscrições devem ser acompanhadas do respectivo recibo de depósito bancário;
3.3- A comissão organizadora não se responsabiliza por depósitos erroneamente efetuados;
4. DAS DIMENSÕES
4.1 - O artista disporá das seguintes medidas máximas:
a. Bidimensionais: 1,50 x 2,00 m (altura máxima e comprimento);
b. Tridimensionais: l,00m de largura e profundidade máxima de 80 cm.
5 .DA ORGANIZAÇÃO
5.1 - Não serão aceitas obras realizadas com material perecível ou adulterável, ou que comprometam a integridade física do local ou dos visitantes;
a) A comissão organizadora tem o direito de rejeitar as inscrições que não estejam de acordo com esse regulamento;
b) O ato de inscrição implica na automática e plena concordância com as normas deste regulamento;
5.2 - As obras serão submetidas a um Conselho Curador composto por pessoas de reconhecida competência no campo das Artes Plásticas, sendo o Curador (a) indicado(a) pela Comissão Organizadora, que será nomeada pelo Sr. Prefeito Municipal.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRIPORÃ
5.3 - A Comissão Organizadora não se responsabiliza por danos ocasionados nas obras, seja por recebimentos ou em remessas enviadas ou descuido em sua embalagens, ficando totalmente isenta de qualquer responsabilidade sobre as mesmas enquanto fora de sua efetiva entrega.
5.4- Todas as obras deverão estar protegidas por plásticos bolha;
5.5- As obras vencedoras entrarão para o acervo do Departamento de Cultura (Prêmio Aquisição, do 1º ao 3º Lugar – item 9.1).
5.6- As demais obras não retiradas no prazo de 30 dias ficarão como acervo do Departamento de Cultura.
6 DA SELEÇÃO E ENTREGA DE OBRAS
6.2 - A seleção será feita por Conselho Curador, composto por no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) profissionais da área de artes plásticas, no dia 23/07/2012.
6.3 - As obras devem estar obrigatoriamente preparadas (gancho para colocação nas paredes, triângulo ou arames penduradores ou similares) e emolduradas para serem expostas. As obras que não atenderem este item, no recebimento, serão automaticamente desclassificadas.
6.4 - Quando do término da mostra, as obras deverão ser retiradas no próprio local do evento, impreterivelmente de 13 A 17/08/2012 das 9h às 16h. Após está data, o Departamento de Cultura não se responsabilizará pelas obras não retiradas dentro do prazo.
6.5 - O transporte entrega e retirada da obra são de inteira responsabilidade do artista ou de seu representante legal.
A Comissão Organizadora não se responsabilizará por danos ou extravio que possam sofrer em trânsito as obras enviadas por frete pago.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRIPORÃ
7.DA MONTAGEM
7.1 - A montagem do Salão será feita com orientação do Conselho Curador, assim como a distribuição das obras dentro do espaço.
8 . DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
8.l - As obras não poderão ser retiradas antes do término da exposição.
8.2 - Todas as obras selecionadas e suas imagens, poderão ser utilizadas pela Prefeitura Municipal de Mairiporã através do Departamento de Cultura para divulgação do evento, tanto antes, como durante e após a mostra.
8.3 - As obras selecionadas poderão estar a venda, bastando para isso, que o artista preencha uma autorização já inclusa na ficha de inscrição, anotando o valor de venda, a forma de pagamento e telefone para contato.
8.4 - O Departamento de Cultura não se responsabilizará pelas vendas realizadas.
8.5 - As obras vendidas não poderão se retiradas antes do término da exposição.
8.6 - As decisões da Comissão Organizadora e Curadoria são irrecorríveis e irrevogáveis.
8.7 - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
8.8 - O artista que infringir qualquer disposto nos itens deste regulamento, terá a participação vetada neste evento durante um período igual a 3 (três) anos.
9. DA PREMIAÇÃO
9.1 - Serão concedidos três prêmios aquisição.
1º Lugar – R$ 2.000,00 (Dois mil reais) – Troféu Ouro.
2º Lugar – R$ 1.200,00 (Hum mil e Duzentos reais) - Troféu Prata.
3º Lugar – R$ 800,00 (Oitocentos Reais) - Troféu Bronze.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRIPORÃ
9.1.1 – Todos os participantes selecionados, independente da modalidade, irão concorrer entre si aos prêmios descritos no item 9.1.
9.2 - Todos os participantes receberão certificado de participação.
9.3 - A premiação será efetuada pelas autoridades competentes na data da inauguração solene no dia 24/07/2012 às 19h, no Centro Educacional Monsenhor José Lélio Mendes Ferreira, auditório Hiroshi “Fabio” Taneno, à Av. Tabelião Passarella, 850 – Centro – Mairiporã/SP
Mais informações:
Centro Educacional Monsenhor José Lélio Mendes Ferreira
Centro: Av. Tabelião Passarella, 850. www.mairipora.sp.gov.br
Prêmios:
1º Lugar – R$ 2.000,00
2º Lugar – R$ 1.200,00
3º Lugar – R$ 800,00
Confira o edital:
02 . DA INSCRIÇÃO
2.1- Serão aceitas inscrições de artistas plásticos brasileiros ou estrangeiros, legalmente radicados no país a mais de dois anos com mais de dezoito anos completos efetuando inscrição em ficha original ou fotocopiada acompanhada de dossiê contendo currículo resumido do artista, juntamente com comprovante de depósito bancário.
2.2-As inscrições deverão ser feitas de 16/07/2012 à 22/07/2012, pessoalmente no Departamento de Cultura, mediante recibo do depósito bancário na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (Agência 1103 C/C 006 00000034-7 ), de 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h30, aos sábados das 09 ás 15h, e aos domingos das 09h30 às 13h. ou ainda via correio e ou transportadora sob responsabilidade do artista, enviando nestes casos a ficha de inscrição, e o recibo do depósito bancário.
2.3 – Serão aceitas inscrições de obras Contemporâneas e Acadêmicas nas modalidades de: Pintura, Escultura, Gravura, Desenho e Fotografia.
2.4 - Cada artista poderá inscrever-se em qualquer das modalidades, com no mínimo 02 (duas) e no máximo 03 (três) obras inéditas em cada uma delas, produzidas a partir de ano de 2011, datadas e assinadas no verso. Serão automaticamente desclassificadas as obras não produzidas no ano em questão, bem como, sejam réplicas explícitas.
2.5 - O regulamento e a ficha de inscrição poderão ser retirados no Departamento de Cultura de Mairiporã, à Rua XV de Novembro, 171 – Centro - ou no Site: www.mairipora.sp.gov.br ;
§ Só serão aceitas fichas assinadas pelo próprio artista ou seu representante legal, anexado a procuração para tal.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRIPORÃ
3. DA TAXA DE INSCRIÇÃO:
3.1 - O pagamento correspondente a título de doação será de R$ 10,00 (Dez Reais) por obra, onde os mesmos serão revertidos para as despesas do evento. O artista que inscrever 03 (três) obras doará o valor de R$ 30,00 (Trinta reais );
3.2 - As inscrições devem ser acompanhadas do respectivo recibo de depósito bancário;
3.3- A comissão organizadora não se responsabiliza por depósitos erroneamente efetuados;
4. DAS DIMENSÕES
4.1 - O artista disporá das seguintes medidas máximas:
a. Bidimensionais: 1,50 x 2,00 m (altura máxima e comprimento);
b. Tridimensionais: l,00m de largura e profundidade máxima de 80 cm.
5 .DA ORGANIZAÇÃO
5.1 - Não serão aceitas obras realizadas com material perecível ou adulterável, ou que comprometam a integridade física do local ou dos visitantes;
a) A comissão organizadora tem o direito de rejeitar as inscrições que não estejam de acordo com esse regulamento;
b) O ato de inscrição implica na automática e plena concordância com as normas deste regulamento;
5.2 - As obras serão submetidas a um Conselho Curador composto por pessoas de reconhecida competência no campo das Artes Plásticas, sendo o Curador (a) indicado(a) pela Comissão Organizadora, que será nomeada pelo Sr. Prefeito Municipal.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRIPORÃ
5.3 - A Comissão Organizadora não se responsabiliza por danos ocasionados nas obras, seja por recebimentos ou em remessas enviadas ou descuido em sua embalagens, ficando totalmente isenta de qualquer responsabilidade sobre as mesmas enquanto fora de sua efetiva entrega.
5.4- Todas as obras deverão estar protegidas por plásticos bolha;
5.5- As obras vencedoras entrarão para o acervo do Departamento de Cultura (Prêmio Aquisição, do 1º ao 3º Lugar – item 9.1).
5.6- As demais obras não retiradas no prazo de 30 dias ficarão como acervo do Departamento de Cultura.
6 DA SELEÇÃO E ENTREGA DE OBRAS
6.2 - A seleção será feita por Conselho Curador, composto por no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) profissionais da área de artes plásticas, no dia 23/07/2012.
6.3 - As obras devem estar obrigatoriamente preparadas (gancho para colocação nas paredes, triângulo ou arames penduradores ou similares) e emolduradas para serem expostas. As obras que não atenderem este item, no recebimento, serão automaticamente desclassificadas.
6.4 - Quando do término da mostra, as obras deverão ser retiradas no próprio local do evento, impreterivelmente de 13 A 17/08/2012 das 9h às 16h. Após está data, o Departamento de Cultura não se responsabilizará pelas obras não retiradas dentro do prazo.
6.5 - O transporte entrega e retirada da obra são de inteira responsabilidade do artista ou de seu representante legal.
A Comissão Organizadora não se responsabilizará por danos ou extravio que possam sofrer em trânsito as obras enviadas por frete pago.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRIPORÃ
7.DA MONTAGEM
7.1 - A montagem do Salão será feita com orientação do Conselho Curador, assim como a distribuição das obras dentro do espaço.
8 . DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
8.l - As obras não poderão ser retiradas antes do término da exposição.
8.2 - Todas as obras selecionadas e suas imagens, poderão ser utilizadas pela Prefeitura Municipal de Mairiporã através do Departamento de Cultura para divulgação do evento, tanto antes, como durante e após a mostra.
8.3 - As obras selecionadas poderão estar a venda, bastando para isso, que o artista preencha uma autorização já inclusa na ficha de inscrição, anotando o valor de venda, a forma de pagamento e telefone para contato.
8.4 - O Departamento de Cultura não se responsabilizará pelas vendas realizadas.
8.5 - As obras vendidas não poderão se retiradas antes do término da exposição.
8.6 - As decisões da Comissão Organizadora e Curadoria são irrecorríveis e irrevogáveis.
8.7 - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
8.8 - O artista que infringir qualquer disposto nos itens deste regulamento, terá a participação vetada neste evento durante um período igual a 3 (três) anos.
9. DA PREMIAÇÃO
9.1 - Serão concedidos três prêmios aquisição.
1º Lugar – R$ 2.000,00 (Dois mil reais) – Troféu Ouro.
2º Lugar – R$ 1.200,00 (Hum mil e Duzentos reais) - Troféu Prata.
3º Lugar – R$ 800,00 (Oitocentos Reais) - Troféu Bronze.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRIPORÃ
9.1.1 – Todos os participantes selecionados, independente da modalidade, irão concorrer entre si aos prêmios descritos no item 9.1.
9.2 - Todos os participantes receberão certificado de participação.
9.3 - A premiação será efetuada pelas autoridades competentes na data da inauguração solene no dia 24/07/2012 às 19h, no Centro Educacional Monsenhor José Lélio Mendes Ferreira, auditório Hiroshi “Fabio” Taneno, à Av. Tabelião Passarella, 850 – Centro – Mairiporã/SP
Mais informações:
Centro Educacional Monsenhor José Lélio Mendes Ferreira
Centro: Av. Tabelião Passarella, 850. www.mairipora.sp.gov.br
CRONOGRAMA
Período de inscrições
16 de Julho de 2012 a 22 de Julho de 2012
Abertura da exposição
24 de Julho de 2012
16 de Julho de 2012 a 22 de Julho de 2012
Abertura da exposição
24 de Julho de 2012
Fonte: Mapa das Artes
índios Ashaninka
MAE - USP realiza oficina de retrato sobre os índios Ashaninka
O Museu de Arqueologia e
Etnologia da USP promove em 11 e 12/07/12 (13h/17h), e 24 e 25/07/12 (14h/17h),
a oficina “Os Ashaninka e Seus Retratos”, baseada em conhecimentos sobre os
indígenas da tribo Ashaninka, que vivem no estado do Acre. A atividade é
voltada ao público infanto-juvenil. Mais informações: Museu de Arqueologia e
Etnologia da USP Cidade Universitária da USP: Av. Prof. Almeida Prado, 1.466,
tel. (11) 3091-4905. stm@usp.br (Cida).
Fonte: Mapa das Artes
Museu Lasar Segall abre vagas para cursos do 2º semestre
O Museu Lasar Segall recebe
inscrições para os cursos do 2º semestre de 2012. Serão ministradas atividades
nas áreas de gravura, desenho, literatura e fotografia. As inscrições ficam
abertas até o preenchimento das vagas. Cada curso tem custo de R$ 120,00.
Programação: Ateliê Livre de Gravura Orientador: Paulo Camillo Penna Período:
de 08/08/12 a 12/12/12, às quartas (15h/19h); e 11/08/12 a 15/12/12, aos
sábados (15h/19h). Oficina de Iniciação: Gravura em Metal Orientador: Paulo
Camillo Penna. Período: de 06/0812 a 03/12/12, às segundas-feiras (15h/19h).
Grupo de Estudos de Litografia Orientador: Paulo Camillo Penna Período: de
08/08/12 a 05/12/12, às quartas-feiras (11h/14h). Oficina de iniciação em
Xilogravura Orientadora: Paulo Camillo Penna Período: de 10/08/12 a 07/12/12,
às sextas-feiras (15h/19h). Grupo de Estudos de Desenho Aberto aos
frequentadores regulares do Ateliê de Gravura Período: de 10/08/12 a 07/12/12,
às sextas-feiras (11h/14h). Curso de Iniciação ao Texto Literário Orientador:
Gilson Rampazzo Período: de 21/08/12 a 18/12/12, às terças-feiras (10h30/12h);
e 22/08/12 a 19/12/12, às quartas feiras (16h30/18h00 e 19h00/20h30). Curso
Básico de Fotografia Criativa Orientadora: Vera Albuquerque Período: de
06/08/12 a 05/09/12, às segundas e quartas-feiras (15h00/17h30). Curso de
laboratório P&B Orientador: José Roberto Ribeiro Período: de 02/08/12 a
04/10/12, às quintas-feiras (19h30/22h30). | Mais informações: Museu Lasar
Segall Vila Mariana: r. Berta, 111, tel. (11) 5574-7322. www.museusegall.org.br
Fonte: Mapa das Artes
terça-feira, 3 de julho de 2012
Museologia, Colecionismo e Curadoria na Faculdade de Belas Artes, São Paulo
Museologia, Colecionismo e Curadoria na Faculdade de Belas Artes, São Paulo
Coordenação: Profa. Dra. Marilúcia Bottallo
Docentes de apoio: Profa. Dra. Marilúcia Bottallo e Profa. Ma. Débora Gigli Buonano
Docentes de apoio: Profa. Dra. Marilúcia Bottallo e Profa. Ma. Débora Gigli Buonano
O curso de Museologia, Colecionismo e Curadoria fornecerá dados e conceitos que vão tratar desde as origens do colecionismo até as formas mais especializadas de mediação cultural por meio de ações museológicas dando destaque às práticas curatoriais.
Sua preocupação central será fornecer aos alunos tanto aspectos teóricos quanto a participação em vivências museológicas e curatoriais. Serão estimulados a participar de ações que envolvem a mediação cultural institucional em relação às artes visuais.
Início das aulas: 6 de agosto de 2012, segunda - feira
Período: segunda e quarta, 19 - 22h40, e um sábado por mês, 8 - 16h40
Valor: 20 parcelas de R$ 994,00
Inscrições pelo site: www.belasartes.com.br
Pós-Graduação Belas Artes
Rua Dr. Álvaro Alvim, 90
Cobertura da Unidade 2
Vila Mariana - São Paulo - SP
11 - 5576-7300
Rua Dr. Álvaro Alvim, 90
Cobertura da Unidade 2
Vila Mariana - São Paulo - SP
11 - 5576-7300
O projeto pedagógico da Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo escolhe seus fundamentos e princípios a partir de valores históricos, construídos ao longo de 80 anos pela FEBASP, no contexto das áreas educacionais e culturais da cidade de São Paulo.
A relação dinâmica entre Ensino, Pesquisa e Extensão em cadeias interinfluentes constitui a política institucional do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e fundamenta sua estrutura organizacional e regimental.
Programa
O curso tem duração de 420 horas incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso. Considerando todas as atividades podemos estimar um prazo de 18 meses para a conclusão do curso.
Objetivo
Objetivo
O Curso fornecerá amplo repertório sobre questões relacionadas à museologia, assim como permitirá a vivência, por meio do contato com profissionais da área, de aspectos diferenciados no trato com obras de arte.
Os alunos conhecerão aspectos fundamentais do circuito cultural considerando questões relativas ao colecionismo, à preservação patrimonial e a divulgação via curadorias de exposições permitindo uma experiência complexa dos processos de gestão cultural.
Linhas de Pesquisa
Colecionismo público e privado
Museologia teórica e aplicada
Curadoria de coleções
Mercado de Arte
Museologia teórica e aplicada
Curadoria de coleções
Mercado de Arte
Público
O curso foi configurado para profissionais com nível superior completo tais como especialistas, museólogos, historiadores, arte-educadores, artistas plásticos, profissionais de museus, galerias e de áreas de preservação, bem como estudantes e interessados no aperfeiçoamento de seus conhecimentos relativos aos processos de preservação e divulgação patrimonial.
Metodologia
Aulas expositivas com computadores e projetores multimídia, sala de exposição museológica para exercício prático de montagem, recursos de comunicação visual e de montagem de exposições (sinalização, material gráfico de divulgação, bases, vitrinas etc..), material didático (objetos) para exercícios de conservação e documentação de acervos, armários para guarda de material didático.
Sistema de avaliação
A avaliação de cada disciplina é composta 50% por trabalhos práticos realizados em sala de aula e 50% por meio de uma prova de avaliação final de conhecimentos adquiridos. A prova deverá ser realizada sempre individualmente e sem consulta, em um tempo mínimo de 60 minutos e máximo de 90 minutos. Ela deverá ser aplicada, pelo(a) próprio(a) professor(a), na segunda parte do último encontro da disciplina. A média mínima para aprovação é 7,0 (sete).
Coordenadora
Profa. Dra. Marilúcia Bottallo - Doutora em Ciências da Informação e Mestra em Artes, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP; graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Como experiência docente: Docente das disciplinas de Museologia e Museografia: a Salvaguarda Patrimonial nos Museus, do Curso de Especialização em Museologia do MAE/USP (1996-2000); Ética Patrimonial do Instituto Paulista de Restauro (1990-1999). Atualmente é Professora da Disciplina Arte, Literatura e Cultura no Brasil na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (2010). Como experiência profissional: Coordenadora do Centro de Memória da Fundação Bunge (2007-2010); Coordenadora de Implantação do Núcleo de Documentação e Pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea (1994); Diretora do Serviço Técnico de Curadoria da Divisão Científica do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2003-2006); Museóloga do Museu de Arte Moderna de São Paulo (1986-1991) e da Pinacoteca do Estado de São Paulo (1991-1994); Bolsista Fulbright, Capes e Laspau para aperfeiçoamento profissional no National Museum of American Art, Smithsonian Institution (1989-1990).
Núcleo Docente de Apoio
Profa. Dra. Marilúcia Bottallo
Profa. Ma. Débora Gigli Buonano
Profa. Ma. Débora Gigli Buonano
Matriz Curricular
Colecionismo de Arte Moderna e Contemporânea
Crítica de Arte e Arte Contemporânea: novas proposições para a crítica e para a curadoria
Estética e teoria da arte moderna e contemporânea
Estética e teoria da Arte: origens e desenvolvimento
Estudos Integrados de Caso
Exposição museológica: Curadoria, produção e montagem
História da Arte e museus: séculos XX e XXI (novas mídias e arte tecnológica)
História da arte: das origens ao século XIX
História da história da Arte: métodos de pesquisa
História do colecionismo: Colecionismo público e privado (gabinetes, thesauri e museus)
História dos processos curatoriais
Metodologia da Produção Científica
Museologia aplicada: Ação Educativa e Avaliação de Exposições
Museologia aplicada: Concepção, planejamento e montagem de exposições
Museologia aplicada: Conservação preventiva e Documentação museológica
Museologia: História, Teoria e Método
Princípios de Gestão de Cultura: legislação patrimonial; leis de incentivo à cultura; processos de captação de recursos
Visitas Técnicas: museus, galeria de arte, casa de leilão e antiquário
Processo Seletivo
Crítica de Arte e Arte Contemporânea: novas proposições para a crítica e para a curadoria
Estética e teoria da arte moderna e contemporânea
Estética e teoria da Arte: origens e desenvolvimento
Estudos Integrados de Caso
Exposição museológica: Curadoria, produção e montagem
História da Arte e museus: séculos XX e XXI (novas mídias e arte tecnológica)
História da arte: das origens ao século XIX
História da história da Arte: métodos de pesquisa
História do colecionismo: Colecionismo público e privado (gabinetes, thesauri e museus)
História dos processos curatoriais
Metodologia da Produção Científica
Museologia aplicada: Ação Educativa e Avaliação de Exposições
Museologia aplicada: Concepção, planejamento e montagem de exposições
Museologia aplicada: Conservação preventiva e Documentação museológica
Museologia: História, Teoria e Método
Princípios de Gestão de Cultura: legislação patrimonial; leis de incentivo à cultura; processos de captação de recursos
Visitas Técnicas: museus, galeria de arte, casa de leilão e antiquário
Processo Seletivo
A seleção é constituída das seguintes etapas:
Envio on-line, pelo candidato, da ficha de inscrição e documentos.
Análise do currículo e da ficha de inscrição (em alguns casos serão realizadas entrevistas).
Aos candidatos aprovados serão solicitados documentos complementares para efetivação de matrícula
Análise do currículo e da ficha de inscrição (em alguns casos serão realizadas entrevistas).
Aos candidatos aprovados serão solicitados documentos complementares para efetivação de matrícula
Matrícula
Para efetivar a matrícula, além do preenchimento do formulário on-line, o candidato deverá apresentar, na secretaria da Pós-Graduação, os seguintes documentos:
1 Cópia do Diploma (graduação);
1 Cópia do RG e do CPF (Não será aceita CNH);
1 Cópia da certidão de nascimento; se casado(a), certidão de casamento;
1 Cópia do comprovante de residência (conta de água, luz, telefone);
1 Fotos 3x4
1 Cópia do RG e do CPF (Não será aceita CNH);
1 Cópia da certidão de nascimento; se casado(a), certidão de casamento;
1 Cópia do comprovante de residência (conta de água, luz, telefone);
1 Fotos 3x4
Obs.: as cópias devem ser autenticadas ou podem ser simples desde que sejam apresentados os originais.
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo - Selecionados
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo
Comissão de Seleção os seguintes membros: Alberto Frederico Beuttenmüller, Rejane Caetano Augusto Cantoni, Cauê Alves e Carlos Roberto Bicelli.
A Fundação Nacional de Artes publicou no Diário Oficial da União, de 19 de junho de 2012, o resultado de seleção do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo, localizadas na cidade de São Paulo (SP).
A Fundação Nacional de Artes publicou no Diário Oficial da União, de 19 de junho de 2012, o resultado de seleção do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo, localizadas na cidade de São Paulo (SP).
Os seis projetos selecionados vão ocupar com exposições as galerias Mario Schenberg e Flávio de Carvalho. O prazo para o recebimento de recursos é até o dia 21 de junho.
Foram selecionados os projetos:
Videomódulos, de Tony Ramos de Camargo (Curitiba/PR);
Através, cuidadosamente, de Rommulo Vieira Conceição (Porto Alegre/RS) e Arcada, de Edith Derdyk (São Paulo/SP) para a Galeria Mario Schenberg;
Peso contrapeso, de Marcia Holtmann Pastore (São Paulo/SP);
Meridianas, de Georgia Evangelos de Almeida Kyriakakis (São Paulo/SP)
Espaços Independentes, de Thais de Souza Rivitti (São Paulo/SP) para a Galeria Flávio de Carvalho.
Através, cuidadosamente, de Rommulo Vieira Conceição (Porto Alegre/RS) e Arcada, de Edith Derdyk (São Paulo/SP) para a Galeria Mario Schenberg;
Peso contrapeso, de Marcia Holtmann Pastore (São Paulo/SP);
Meridianas, de Georgia Evangelos de Almeida Kyriakakis (São Paulo/SP)
Espaços Independentes, de Thais de Souza Rivitti (São Paulo/SP) para a Galeria Flávio de Carvalho.
Prêmio de Arte Contemporânea – Projéteis Funarte Rio de Janeiro
Prêmio de Arte Contemporânea – Projéteis Funarte Rio de Janeiro - Selecionados
Prêmio de Arte Contemporânea – Projéteis Funarte Rio de Janeiro
A Comissão foi composta pelos seguintes membros: Kátia Valéria Maciel Toledo, Marcus de Lontra Costa, Marisa Flórido Cesar, Wilton Montenegro Santos e Eliane Longo da Silva (como representante da Funarte).
A Comissão foi composta pelos seguintes membros: Kátia Valéria Maciel Toledo, Marcus de Lontra Costa, Marisa Flórido Cesar, Wilton Montenegro Santos e Eliane Longo da Silva (como representante da Funarte).
Relação de Selecionados – sem ordem de classificação
Álvaro Seixas, Hugo Houayek, Rafael Alonso – de Rafael Alonso Pinto – Rio de Janeiro (RJ)
A Cidade Sonora – de Floriano Carvalho de Araújo – Rio de Janeiro (RJ)
Deslocamento F®icção: Galpão Capanema – Projeto de Ocupação do Palácio Capanema pelo Galpão da Pós EBA/UFRJ de Cezar Tadeu Bartholomeu – Rio de Janeiro (RJ)
The Film That is Not There – de Juliana Teixeira Nicolela – São Paulo (SP)
A portaria com o resultado foi publicada no dia 2 de maio de 2012
Os projetos dos editais de ocupação de espaços da Funarte são selecionados por comissões independentes, compostas por especialistas. A Funarte apenas acompanha os trabalhos destas comissões, não influenciando no resultado final.
Os critérios utilizados pela Comissão de Seleção do Prêmio Projéteis 2012 acompanharam as seguintes diretrizes norteadoras, (propostas no edital): qualidade do projeto; seu planejamento e viabilidade prática do projeto; ação sócio-educativa que vise à democratização do acesso aos resultados finais do projeto (por exemplo: debates, palestras, encontros e visitas); qualificação dos profissionais envolvidos; estratégias de comunicação e divulgação; público-alvo, considerando a importância da renovação e qualificação de público para as artes visuais, e conformidade com os objetivos do edital. São os seguintes os componentes da Comissão: Kátia Valéria Maciel Toledo, Marcus de Lontra Costa, Marisa Flórido Cesar, Wilton Montenegro Santos e Eliane Longo da Silva (como representante da Funarte).
Assinar:
Postagens (Atom)