concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 25 de agosto de 2012

OFICINA DE CONFECÇÃO DE CARIMBOS


OFICINA DE CONFECÇÃO DE CARIMBOS >> Dia(s) 15/09, 22/09, 29/09, 06/10, 13/10, 20/10
Sábados, das 14 às 16h30. >> Inscrições na Central de Atendimento a partir de 04/9.
 

A oficina propõe uma investigação de marcas gráficas, a partir da construção de carimbos artesanais, feitos com borrachas vinil, usando das goivas de xilogravura como ferramenta. Ao longo do processo, será criado um conjunto de livros ilustrados ou de estampas soltas, resultado da investigação poética individual.
Orientação: Isadora Ferraz, artista visual e arte educadora, graduada em Artes Visuais, Pintura, Gravura e Escultura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2009). Foi artista residente no Ateliê Aberto #3 (Casa Tomada, 2010). Atualmente está com uma exposição individual dentro do projeto “espaço arte mídia” (SESC CAMPINAS ); participa como artista convidada no curso de extensão “Vivências com a Arte para Jovens e Adolescentes”, coordenada pela Prof. Dra. Sumaya Mattar (ECA-USP), além de desenvolver seu trabalho em ateliê próprio

#2 guia de artistas da APAP-SP - 2012 - lançamento na Pinacoteca


-          A Associação Profissional de Artistas de São Paulo
-          Lança: #2 guia de artistas da APAP-SP - 2012
-          Dia: 25 de Agosto de 2012
-          Hora: das 11h às 14h
-          Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo
-                       Pátio 2, ao lado da obra de Niki De Saint-Phalle
-                       Praça da Luz, 2 – estacionamento no local
-           
-          Aberto: para artista convidados e publico em geral.
-           
-          Contatos: 132 artisias catalogados com: Telefone, E-mail, Site, Blogger, e Facebooc.  ( 114 do Brasil e 18 de Portugal ).
Artistas Publicados:
 ____________________________  Artistas da APAP-SP - Brasil  ______________________________
Adriano de Aquino, Agi Straus, Alcindo Moreira Filho, Alice Brill, Ana Alice Francisquetti, Anapana, Angelo Milani, Antonio Carelli, Antonio Henrique Amaral, Antonio Peticov, Aprigio Fonseca, Astrid Salles, Barbara Schubert Spanoudis, Braz Dias, Caciporé Torres, Carlos Takaoka, Cássio Lázaro, César Romero, Cezira Colturato, Chris Trucco, Christina Parisi, Cildo Oliveira, Cirton Genaro, Claudio Tozzi, Cleber Machado, Darel Valença Lins, Denise Milan, Diana Martire, Duda Rosa, Edilson Ferri, Eduardo Iglesias, Emanoel Araújo, Ermelindo Nardin, Eva Reiter, Evandro Carlos Jardim, Fang, Fernando Durão, Fernando Lemos, Francisco Baratti, Gastão de Magalhães, Gilberto Salvador, Gracita Garcia Bueno, Gregório Gruber, Guilherme de Faria, Gustavo Rosa, Guto Lacaz, Heloize Rosa, Ida Zami, Inácio Rodrigues, Inês Benou, Inos Corradin, Israel Pedrosa, Ivald Granato, João Câmara, José Roberto Aguilar, José Roberto Leonel Barreto, José Zaragoza, Kamori, Kazuo Wakabayashi, Kenichi Kaneko, Lily Simon, Lucia Py, Luis Bayón, Luis Castañón, Luiz Paulo Baravelli, Luiz Ventura, Marcelo Grassmann, Marcello Nitsche, Marcos Rizolli, Maria Bonomi, Maria dos Anjos, Marilzes Petroni, Marysia Portinari, Meire Levin, Miguel de Frias, Nelson Screnci, Neno Ramos, Newton Mesquita, Nicolai Dragos, Nicolas Vlavianos, Nino Millán, Nohra Beltrán, Norberto Stori, Otávio Araújo, Paula Salusse, Paulino Lazur, Paulo Acencio, Paulo Cheida Sans, Raul Córdula, Rachel Fayad, Roberto Giannecchini, Regina Silveira, Renina Katz, Robert Richard, Rodolpho Tamanini Netto, Romildo Paiva, Ronaldo Gifalli, Rubens Ianelli, Sara Goldman-Belz, Silvio Dworecki, Takashi Fukushima, Taro Kaneko, Teresinha Ehmke, Tomie Ohtake, Tomoshige Kusuno, Valdir Rocha, Vera Salamanca, Waldomiro de Deus, Walter Miranda, Walter Tommasi, Yone Di Alerigi, Yutaka Toyota, Yugo Mabe, Zélio Alves Pinto



 _________________________ APAP-SP internacional Portugal  ___________________________
Ana Maria, António Domingues, Carlos dos Reis, Daniel Gamelas, Eduarda Coimbra, Emília Viana, Franchini, Francisco Laranjo, Gracinda Candeias, Luísa Gonçalves, Paulo Braga, Pedro Campelo, Renata Carneiro, Rui Anahory, Sobral Centeno, Telmo Mota, Tita Costa, Zulmiro de Carvalho

 ________________________________ Imortais da APAP-SP  ______________________________
Alberto Teixeira, Aldemir Martins, Aldir Mendes de Souza, Alex Vallauri, Alfredo Volpi, Anatol Wladyslaw, Antonio Lizárraga, Arcangelo Ianelli, Cezira Carpanezzi, Darcy Penteado, Domenico Calabrone, Élvio Becheroni, Francisco Rebolo Gonzáles, Geraldo de Barros, Glauco Pinto de Moraes, Hércules Barsotti, Hermelindo Fiaminghi, João Rossi, João Suzuki, Júlia Markman, Julio Plaza, Károly Pichler, Ken Ichi Hirota, Lívio Abramo, Lothar Charoux, Luis Sacilotto, MABSA, Manabu Mabe, Mari Yoshimoto, Marina Caran, Mário Gruber, Mauricio Nogueira Lima, Nikolas Alexander Sávio Chicrala, Niobe Xandó, Norberto Nicolla, Odetto Guersoni, Odilla Mestriner, Paulo Chaves, Rubens Gerchman, Rubem Valentim, Siegbert Franklin, Sophia Tassinari, Thomaz Ianelli, Tikashi Fukushima, Ubirajara Ribeiro, Valdir Sarubbi, Vera Rodrigues, Wesley Duke Lee.
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Mais informações:
Fernando Durão.
Presidente da APAP-SP e curador do evento.
Cel: 981 980 486   ou 980 290 114

Dalva Bertelli
Diretora de Documentação da APAP-SP
Cel: 980 290 112
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 “A APAP-SP é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1981 e constituída por Artistas Plásticos Profissionais”.
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A APAP-SP – Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo lançou seu primeiro guia de contatos no ano de 2006 : “ guia de artistas da APAP 2006 ”.
Nesta época, a tecnologia digital através de CDs e internet já se fazia importante e necessária na vida de muitas pessoas, mas poucos de nossos artistas associados vinham adotando este meio de comunicação em seu cotidiano. A solução foi apostar nos meios mais tradicionais imprimindo o guia em papel no formato de livro de bolso para facilitar o transporte constante e a consulta dos interessados.
Com o rápido e constante avanço de novas ferramentas tecnológicas como pen-drives, tablets e smart phones, parecia anunciar a morte definitiva da informação impressa em papel. Mesmo com este maravilhoso mundo tecnológico que está presente hoje no cotidiano da maioria de nossos artistas associados e do mundo, a publicação de uma nova edição atualizada, em papel, do guia da APAP-SP, se fez necessário para atender o desejo demonstrado por nossos associados e pelos profissionais do cenário das artes visuais.
Foi comprovado neste período passado de seis anos, a eficácia do guia, sua validade junto aos profissionais das artes por ser um grande facilitador de consulta, comunicação e contato com nossos associados e deles com o mundo.
O guia da APAP-SP em paralelo às mais avançadas ferramentas virtuais de nosso mundo contemporâneo se transformou em objeto de desejo pela sua mobilidade e pela facilidade do contato à maioria dos mais importantes artistas de nosso país, pelo seu design compacto e objetivo com seu propósito.
Nesta edição a APAP-SP faz uma homenagem  especial aos nossos artistas e colaboradores que não se encontram mais entre nós e que ajudaram a construir esta significativa associação. A eles dedicamos um espaço que denominamos: imortais da APAP-SP.
Abrimos também, um espaço aos artistas plásticos de Portugal através de parcerias e de contatos mantidos com a APAP-SP.
Lembramos que o propósito principal deste guia é a facilitação de comunicação do público com nossos artistas. As imagens aqui publicadas tem um objetivo refe-
rencial e por este motivo houve a liberdade de optar por uma diagramação unitária em seu formato.
Esperamos que esta nova edição venha ampliar o sucesso obtido com o primeiro guia editado em 2006 pela APAP-SP.

Fernando Durão
Presidente
Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo.

Bruno Paglialonga - Incisioni e incidenze


Mediorilievo-in-rosa-blu-1984-tecniche-calcografiche [Vedi la foto originale]
Urbino (PU) - dal 25 agosto al 7 settem
bre 2012
Bruno Paglialonga - Incisioni e incidenze

FEDERICO BAROCCI
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Piazza Della Repubblica (61029)
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Eventi in corso nei dintorni

Verrà presentata una serie di opere pittoriche e calcografiche su carta e piccole sculture dell’artista Bruno Paglialonga, che subito dà l’idea dei suoi più intensi periodi di sperimentazione in oltre quarant’anni di attività. Il comune denominatore di tutta la mostra è una linea estetica di natura prevalentemente astratta, che ha come scopo il raggiungimento della perfezione formale.
orario: tutti i giorni 10,30-12,30/18,00-20,00
(possono variare, verificare sempre via telefono)

biglietti: free admittance
vernissage: 25 agosto 2012. h 18
curatori: Chiara Strozzieri
autori: Bruno Paglialonga
patrocini: Città di Urbino Assessorato alla Cultura e Turismo, Istituto Internazionale Studi Piceni, Urbino Arte, Incisori Urbinati, Clan Vendurin
genere: arte contemporanea, personale

Grafica incisa - Sommacampagna (VR) - dal 25 agosto al 2 settembre 2012

Sommacampagna (VR) - dal 25 agosto al 2 settembre 2012
Grafica incisa
PALAZZO TERZI
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Piazza Carlo Alberto 1 (37066)
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Eventi in corso nei dintorni

14 artisti dell’Associazione Culturale Incisori Veronesi
orario: sab 25/08: 20,00 – 23,00 dom 26/08 e lun 27/08: 10,00 13,00 / 19,00- 23,00

Mar 28/08 20,00 – 23,00 sab 1/09 16.00 – 19,00 dom 2/09: 10,00 – 13,00 / 16,00 – 19,00
(possono variare, verificare sempre via telefono)

vernissage: 25 agosto 2012. h 18
curatori: Carlotta Giardini
autori: Tiziano BellomiManola De GobbiFausto De MarinisMaurizio FantoniZeno Finotti,Daniela FioreElena FronteroPaolo MarcolongoMaurizio MarconSergio PedrocchiCarla SemprebonLuisa TinazziCarla Venturi LeoniGiordano Zorzi
genere: arte contemporanea, collettiva, disegno e grafica

The Annual FRIDA KAHLO Artists Exhibit 2012



The Annual FRIDA KAHLO Artists Exhibit 2012


PICTURE THIS Gallery is honored in displaying various artists
work dedicated to renowned Mexican artist Frida Kahlo.
During the opening reception you can view the art, meet the artists,
enjoy live Latin music, shop handmade goods,
see the changes in the store, and more.
Frida comes to life through various styles of artwork.
Artists are coming together from different parts of the U.S. to pay tribute.
Please be our guest in one of our biggest events of the year.
*Frida Attire Encouraged

Opening Reception:  Saturday, September 8th  5pm-9pm
   7:30pm Musical performance featuring DONDE SON and special guests

   Closing Reception:  Sunday, Sept. 30th 10am-2pm   *Meet the Artists

Exhibit Dates:  September 1st - 30th

Location:
PICTURE THIS
Gallery & Custom Framing
4130 Norse Way
Long Beach, CA  90808
562.425.4861 begin_of_the_skype_highlighting            562.425.4861      end_of_the_skype_highlighting

For more information, please contact Marisol Gomez
Email:  PictureThisGallery@gmail.com
or call 562.425.4861

www.PictureThisGallery.weebly.com

Hours:
Tuesday-Friday 10am-7pm
Saturday and Sunday 10am-5pm
Please call to check availability as we do often make deliveries
Also Available by Appointment
562.425.4861 begin_of_the_skype_highlighting            562.425.4861      end_of_the_skype_highlighting
www.picturethisgallery.weebly.com

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

2 anos de GRAVURA EM FOCO



nesse sábado, 25/08, a partir das 14h, na Casa Rosa do Museu Vivo da Memória Candanga, comemoração de  2 anos do grupo GRAVURA EM FOCO!

--
Gravura em Foco
( (61) 8111-4979
gravuraemfoco@gmail.com

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fórum Estadual de Planejamento da Cultura de Mato Grosso será realizado no próximo dia 24


Fórum Estadual de Planejamento da Cultura de Mato Grosso será realizado no próximo dia 24

 

de lidia.diniz
No dia 24 de agosto de 2012, das 9h às 18h, será  realizado  no auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso o  I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura.
O objetivo do evento é constituir um espaço de discussão política e técnica, onde representantes do setor público e dos vários segmentos culturais do estado deliberam sobre a proposta de diagnóstico do setor cultural de Mato Grosso e estabelecem as diretrizes e prioridades para o Plano Estadual de Cultura.
O Plano de Cultura é um instrumento de gestão decenal, no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais que ultrapassem os limites de uma única gestão de governo. O Plano estabelece estratégias e metas, define prazos e recursos necessários à sua implementação.
O I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura foi antecedido por 16 Fóruns Regionais de Planejamento da Cultura realizados nos doze polos regionais do estado. Foram municípios sedes das etapas regionais Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangara da Serra e Várzea Grande.
Em cada Fórum Regional foi elaborado em Plenária um diagnóstico da realidade do setor da cultura na região, estabelecidas diretrizes e prioridades regionais para o Plano Estadual de Cultura e constituído um Grupo Técnico de até dez membros, composto por representantes do Poder Público e sociedade civil dos municípios presentes.
A abertura do I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura contará com a presença do Secretário de Estado de Cultura, João Laino e o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Deputado Estadual José Riva, anfitrião do encontro. Representando o Ministério da Cultura estará presente o Diretor de Programas Integrados do MinC, Bernardo Novais da Mata Machado, que após a abertura vai proferir palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura.
O Sistema Nacional de Cultura é o instrumento que propõe um modelo de gestão articulado e compartilhado entre Estado e Sociedade, integrando os três níveis de Governo (federal, estadual e municipal) e, principalmente, garantindo a participação da sociedade de forma permanente e institucionalizada.
Estão sendo esperados para o evento os integrantes dos 16 Grupos Técnicos de Planeja Regional, Gestores da Cultura nos municípios, Conselheiros de municipais e estaduais de cultura, representantes de Órgão das administrações públicas municipais e estaduais, representantes de Entidades Culturais, Instituições de ensino e pesquisa, artistas e demais profissionais da cultura. O evento é aberto e todos interessados podem participar.
No período da manhã (9h às 12h) o Fórum será transmitido pela internet no site da www.al.mt.gov.br, no link “Assista a TV ao vivo”.
Mais informações entre em contato com o Núcleo Executivo do Plano Estadual de Cultura/SEC/MT pelos telefones (65) 3613-0222 ou 9983-6894 (Romulo Fraga) / 8411-9199 (Marilene Marchese) ou pelo e-mail pecmt@cultura.mt.gov.br.

PROGRAMAÇÃO:
8h às 8h45 – Recepção e inscrições dos participantes
9h – Cerimônia de Abertura
10h – Palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura com o Diretor de Programas Integrados do MinC, Bernardo Novais da Mata Machado
11h – Discussão sobre o diagnóstico do setor cultural do Estado
12h às 14h – Almoço
14h às 17h30 – Discussão sobre as Diretrizes e Prioridades para o Plano Estadual de Cultura
17h30 às 18h – Eleição dos membros da Câmara Técnica de Planejamento da Cultura e Conclusão dos trabalhos

Fonte: Ministério da Cultura - MinC 

Tate exibe obras de arte destruídas ou sacrificadas


Galeria virtual da Tate exibe obras de arte destruídas ou sacrificadas

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO
Em 1943, um bombardeio das Forças Aliadas em Hannover, na Alemanha, destruiu a primeira instalação da história, a "Merzbau", estrutura criada pelo artista Kurt Schwitters que chegou a ocupar oito cômodos de uma casa.
Um incêndio num galpão do East End londrino consumiu centenas de obras de arte do colecionador britânico Charles Saatchi há oito anos, incluindo uma barraca de acampar em que a artista Tracey Emin tinha reunido fotografias de todos os amantes com quem dormira até ali.
Da mesma forma que "Samba", de Di Cavalcanti, tela torrada no fogo que consumiu a cobertura do marchand Jean Boghici na semana passada, no Rio, essas peças sobrevivem na memória.
Um novo projeto da Tate, de Londres, agora reúne numa exposição virtual --galleryoflostart.com as mais célebres obras de arte vitimadas por ataques intencionais ou não, trabalhos perdidos, roubados ou descartados, além de propostas que nunca chegaram a ser realizadas.
"Queríamos olhar para as implicações éticas dessas perdas", diz Jennifer Mundy, curadora da Gallery of Lost Art, em entrevista à Folha. "Nem sempre uma perda é destrutiva ou algo cataclísmico. Estamos interessados na sobrevida dessas obras."
No pós-destruição, peças como a "Merzbau", de Schwitters, ou mesmo a casa construída pela britânica Rachel Whiteread e depois demolida por ordem da prefeitura em Londres ganham o peso de mitos, trabalhos que estão além da crítica por não poderem mais ser observados.
"Algumas dessas obras são perdidas, esquecidas e não chegam a se tornar míticas", diz Mundy. "Mas outras acabam se tornando ainda mais poderosas por não estarem aqui entre nós. Elas ficam todas confinadas a um terreno de anedotas, lembranças."

MILAGRE EM ALTO MAR
Nesse ponto, certas peças chegam a responder pela aura em torno de um artista, como o holandês Bas Jan Ader, nome escalado para a próxima Bienal de São Paulo, que morreu tentando finalizar a série de performances batizada "Em Busca do Milagroso".
Mas nenhum milagre salvou Ader de sua morte em alto mar. Em 9 de julho de 1975, ele partiu de Massachusetts, nos Estados Unidos, rumo ao Reino Unido, uma travessia do Atlântico que ele tentou realizar a bordo de um bote.
Sua chegada à Europa seria a conclusão das três partes da série que começou com fotografias de uma caminhada noturna por Los Angeles, onde morava, e um concerto em que seus alunos cantaram músicas associadas a pescadores e aos homens do mar.
Nove meses depois da partida, o barco de Ader foi encontrado na costa irlandesa sem nenhum vestígio de seu corpo -o artista nunca mais foi visto e muitos especulam se a performance não era, na verdade, seu próprio suicídio.
Numa reavaliação dos rumos de sua obra, o norte-americano John Baldessari também transformou em performance a queima de suas telas dos anos 70, rituais executados com precisão que serviram como espécie de prelúdio à sua nova estética.
Na mesma linha, o artista pop Robert Rauschenberg, disposto a inaugurar um novo movimento artístico, apagou com borracha desenhos do expressionista abstrato Willem De Kooning, deixando só os papéis em branco no rastro de sua obliteração.
Outra peça que ganhou mais força na memória do que em vida foram os projetos do russo Vladimir Tatlin para a torre de 400 metros que pretendeu erguer em São Petersburgo, homenagem à Revolução Russa de 1917.
Suas maquetes previam a construção de uma torre inclinada, com salas que giravam em torno de um eixo central e uma complexa estrutura de aço, vidro e ferro que nenhum engenheiro entendeu como sairia do papel.
"Não importa que a torre não tenha existido, nem que as maquetes tenham se perdido", diz Mundy. "Isso acabou virando símbolo potente do pensamento utópico".

Fonte: Folha de S. Paulo – Ilustrada - 21/08/2012
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1140193-galeria-virtual-da-tate-exibe-obras-de-arte-destruidas-ou-sacrificadas.shtml

Edital nº 2 de Intercâmbio e Difusão Cultural


Edital nº 2 de Intercâmbio e Difusão Cultural

Comunicação Social/MinC
O Edital nº 2/2012 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura é voltado às viagens que ocorrerão entre os meses de outubro de 2012 e fevereiro de 2013.
O programa é desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC). O trabalho é voltado à concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.
Além do transporte pessoal, o benefício pode ser utilizado para custear despesas com o transporte de material, cenários ou equipamentos utilizados na realização da atividade cultural e para outras tarefas relativas aos eventos.
As inscrições estão abertas, devendo ser observados os prazos conforme as instruções abaixo:
Viagens previstas para:
Encaminhamento das solicitações até:
Outubro
14 de setembro de 2012
Novembro e dezembro
05 de outubro de 2012
Janeiro e fevereiro
09 de novembro de 2012
As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC www.cultura.gov.br.
Mais informações
Atendimento ao Proponente: (61) 2024.2082
Horário: segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 13h30 às 17h
Fonte: Ministério da Cultura - MinC 

Funarte abre seleção de projetos culturais


Funarte abre seleção de projetos culturais

Onze editais foram lançados pela Instituição entre os dias 15 e 20 de agosto

Como parte das ações programadas para 2012, a Fundação Nacional de Artes – Funarte está com inscrições abertas para seleção de projetos nas áreas de música, artes visuais, artes integradas, dança, circo e teatro. Entre os dias 15 e 20 de agosto, onze editais foram lançados pela Instituição.
O maior orçamento – R$ 12 milhões – será destinado ao Prêmio Myriam Muniz, uma das principais ações de estímulo à produção teatral no país e que irá contemplar 131 projetos. Na dança, o Prêmio Klauss Vianna conta com recursos de R$ 6 milhões para viabilizar 82 iniciativas. Também com investimento total de R$ 6 milhões, o Prêmio Funarte Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo vai contemplar 159 projetos – 44 a mais que na edição anterior.  E o Prêmio Artes Cênicas na Rua irá viabilizar 73 iniciativas.
Na música, uma das novidades é o Prêmio Funarte de Música Brasileira, que vai selecionar projetos de composições, arranjos, shows, vídeos, sítios de internet, pesquisas, entre outros relacionados ao universo da música. Outro edital da área – a Bolsa de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música – estabelece a concessão de 36 bolsas para cursos e estágios no Brasil e no exterior.
Nas artes visuais, foram lançados o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça; o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia; o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9 ª edição e a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais.
Já o edital Bolsa Interações Estéticas, realizado pela Funarte e a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, oferece 50 bolsas, no valor de R$ 50 mil cada, para trabalhos de residências artísticas em Pontos de Cultura.
Clique abaixo para acessar os editais:
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes – Ministério da Cultura 

Salão Arte Pará - 2012


  


Salão Arte Pará - 2012

O Salão Arte Pará 2012 recebe até 13/09/12 inscrições de artistas brasileiros e estrangeiros residentes em todo território nacional.
As inscrições podem ser realizadas via internet (www.frmaiorana.org.br) ou diretamente na Fundação Romulo Maiorana (Av. Romulo Maiorana, 2473, Bairro: Marco, Belém – Pará, CEP: 66093 055), das 10 às 18 horas, ou remetidas pelo correio.
A mostra dos artistas selecionados ocortre entre 11/10 e 11/12/12, em Belém.

O maior salão de arte do do norte do país irá distribuir prêmios no valor total de R$ 67.500,00, distribuídos da seguinte forma:
R$ 15.000,00 (Quinze Mil Reais) para o Primeiro Grande Prêmio;
R$ 10.000,00 (Dez Mil Reais) para o Segundo Prêmio;
R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais) para o Terceiro Prêmio.

Confira o regulamento:

1. Denominação e Finalidade
1.1. A Fundação Romulo Maiorana, uma instituição privada, sem fins lucrativos, integrante das Organizações Romulo Maiorana, promove, anualmente, o Arte Pará. Iniciativa que visa reunir tendências observadas no campo das artes visuais, bem como a discutir questões estéticas contemporâneas; possibilitando intercâmbio entre regiões e artistas brasileiros. O Arte Pará também se constitui num processo que se integra à educação pública da Região Metropolitana de Belém e dos municípios vizinhos.

2. Inscrição
2.1. A inscrição será no período de cinco (05) de agosto a treze (13) de setembro de 2012 (DATA DE RECEBIMENTO DAS INSCRIÇÕES). A Fundação Romulo Maiorana não se responsabiliza por qualquer atraso na entrega dos dossiês. A inscrição é gratuita e aberta a artistas brasileiros e estrangeiros, legalmente, residentes no país.

2.2. A inscrição será feita em ficha própria ou fotocópia, acompanhada do dossiê do artista. É imprescindível o completo preenchimento da ficha datilografada ou em letra de forma. Só serão aceitas fichas de inscrição assinadas pelo próprio artista ou por procuração.

2.3. O dossiê, com formato máximo de 21x33 cm (tamanho oficio), deverá conter currículo resumido, fotos (recomenda-se formato 20x25 cm), imagens impressas ou fotocópias de três trabalhos ou projetos/maquetes eletrônicas a serem apresentados. As imagens dos trabalhos e projetos deverão ser enviadas em arquivo digital e impresso, contendo neste caso o nome do artista, dimensões da obra, título, material utilizado e ano de execução no verso. Para inscrições na categoria instalação, vídeo ou performance, serão aceitos DVDs. Não serão aceitos slides. Sugere-se que o formato seja para vídeos.

2.4. O artista deverá mandar com as obras inscritas, fotos dos trabalhos em boa resolução, legendas para serem utilizadas no catálogo do Arte Pará 2012. Assim como, autorização para incluir email na ficha técnica.

2.5. O material de inscrição dos artistas não selecionados só será devolvido pelo correio, caso venha acompanhado de envelope selado com valor suficiente para a devolução.

2.6. Só será aceita inscrição de obras inéditas em salões e exposições de Arte.

2.7. Cada artista terá direito a uma (01) inscrição individual, podendo, ainda, participar em projeto coletivo.

2.8. Para trabalho realizado em grupo, um (01) representante assinará a ficha de inscrição. No entanto, os nomes dos demais integrantes devem constar em anexo.

2.9. Deverão ser inscritos, obrigatoriamente, três (03) trabalhos, cabendo as comissões de Seleção e Premiação determinar quais deverão participar da mostra. Dípticos, trípticos e polípticos são considerados obras únicas. Em proposições nas categorias: Ação Urbana, Instalação, Arte Digital e Vídeo serão aceitos até dois (02) trabalhos, sendo selecionados apenas um (01).

2.10. Artistas que inscreverem Ações Urbanas, instalação ou obras que só serão montadas para a abertura, deverão anexar, ao dossiê, os projetos e ou maquetes eletrônicas das mesmas. Esses poderão ser utilizados, também, para reprodução no catálogo em caso de seleção.

2.11. O artista disporá das seguintes medidas máximas para a apresentação dos trabalhos:
• Obras Bidimensionais: 4,20m (quatro metros e vinte centímetros) de largura e 2,00m (dois metros) de altura para as três obras;
• Obras Tridimensionais: 2,20m (dois metros e vinte centímetros cúbicos) de cada peça;
• Instalações: 6m (seis metros cúbicos) de área, com 2,20m (dois e vinte centímetros) de altura, cada instalação;
• Instalação de Parede: 3,00m (três metros) de largura, por 2,00m (dois metros) de altura; Obras que excedem essas especificações não serão aceitas.

2.12. Vídeos e filmes e/ou DVD, unicamente para trabalhos inscritos na linguagem audiovisual deverão conter, no máximo, cinco (05) minutos de duração e devem ser gravados em Looping. Caso selecionado, o artista enviará, obrigatoriamente, duas (02) cópias do trabalho para apresentação. O artista também deverá enviar arquivo de imagens do vídeo para serem empregados em material impresso. O artista também deverá indicar o número de cópias (tiragem) de sua obra em vídeo ou cinema. Neste caso, o artista deverá, EXCLUSIVAMENTE, enviar o seu arquivo, por correio, para a Fundação Romulo Maiorana (Av. Romulo Maiorana, 2473, Bairro: Marco, CEP: 66093 005, Belém – Pará).

2.13. Em todos os casos de proposta de obra envolvendo o uso de equipamentos eletrônicos ou de caráter especial deverão ser fornecidos pelo próprio artista.

2.14. Não serão aceitas obras realizadas com materiais perecíveis ou adulteráveis, que prejudiquem a apresentação de outros trabalhos ou comprometam a integridade física do local, das instituições, dos funcionários envolvidos no Arte Pará e do público, em geral. Recomendamos a não utilização de foamboard, como material de montagem, em função das características climáticas da região e de sua fragilidade; sugerindo a substituição por PVC ou outro suporte de melhor resistência As obras em papel, gravura e desenho deverão vir com suporte apropriado para sua apresentação. A Fundação Romulo Maiorana não se responsabilizará por danos provenientes da utilização do referido material.

2.15. As inscrições deverão ser entregues diretamente na Fundação Romulo Maiorana (Av. Romulo Maiorana, 2473, Bairro: Marco, Belém – Pará, CEP: 66093 055), das 10 às 18 horas, ou remetidas pelo correio. A Fundação Romulo Maiorana adverte aos artistas inscritos para ficarem atentos quanto ao prazo de postagem dos dossiês, uma vez que a Seleção ocorrerá nos dias 15 e 16 de setembro de 2012.

2.16 É vetada, aos membros de Seleção e Premiação, a inscrição no Arte Pará.

2.17. A Comissão Organizadora do Arte Pará rejeitará inscrições que não estejam de acordo com os termos e condições deste Regulamento.

2.18. O ato da inscrição implica, automaticamente, em plena concordância com as normas deste Regulamento.

Inscrição Online
2.19 As inscrições por internet poderão ser realizadas por meio do site da Fundação Romulo Maiorana: www.frmaiorana.org.br , no link, “INSCRIÇÃO ARTE PARÁ 2012”.  http://artepara.jungleinterativa.com.br/inscricoes

2.20 As inscrições por internet estarão abertas até as 23h59 do dia 13 de setembro de 2012.

2.21 Os artistas que optarem em se inscrever, por internet, deverão preencher, integralmente, toda a ficha de cadastro. Caso contrário, a inscrição será invalidada. Concluído o preenchimento do formulário, o artista deverá aguardar o email de confirmação da inscrição com o número de registro para validar a mesma.

2.22 Em caso de dúvida técnica que diga respeito ao envio da inscrição online, o artista poderá contactar o Arte Pará por meio de email: fundrm@oliberal.com.br

2.23 O artista poderá, ainda, enviar os materiais, por internet. Os mesmos deverão ser anexados, no momento da inscrição online.

2.24 Tipos de arquivos permitidos para internet e mídias utilizadas, em anexo, no dossiê (se houver):
• Imagem: BMP, JPG, JPEG, PNG, GIF;
• Texto: PDF, DOC, DOCX, ODT, TXT;

2.25 A somatória dos três (03) arquivos não poderá ultrapassar o limite de 10 MB. Se ultrapassar o limite, a inscrição do artista será invalidada.

2.26 Não serão aceitas inscrições online para a categoria VÍDEO.

3. Seleção
3.1. A seleção e premiação dos trabalhos serão realizadas em etapa única por uma Comissão composta por, no mínimo, cinco (05) membros, nos dias 15 e 16 de setembro de 2012; quando será lavrada a ata da sessão, onde estarão fundamentados os critérios adotados.

3.2 A seleção avaliará os dossiês em que constem: documentação fotográfica, fotocópia, memoriais de projetos, maquetes CDS e DVDs. A Comissão de Seleção poderá ainda eliminar as propostas que não apresentem suficiente clareza do projeto ou que se apresentem inexeqüíveis. Salvo nos casos em que a Comissão de Seleção julgar desnecessário, o artista deve estar presente, por sua conta, para realizar a montagem da obra para o Arte Pará.

3.3 Em sua versão 2012, o júri do Arte Pará selecionará vinte e cinco (25) artistas de todo o Brasil. A equipe curatorial convidará, a seu critério, outros artistas para participarem do Arte Pará.

3.4. O resultado da seleção será publicado no Jornal O Liberal e no Jornal Amazônia do dia 17 de setembro de 2012. Todos os artistas selecionados serão comunicados nos primeiros dias úteis após a seleção. Os demais serão avisados do resultado por correspondência ou por meio do site: www.frmaiorana.org.br Em caso de desistência ou da não localização de um selecionado no prazo máximo de dez (10) dias corridos, a Coordenação e a Comissão de Seleção examinarão a hipótese de cancelar a participação do artista.

3.5 O material de inscrição dos artistas selecionados não será devolvido. O material dos não selecionados será devolvido pelos Correios, desde que contenha, em anexo, envelope e selo para posterior devolução. Fotocópias e catálogos não serão devolvidos. Os dossiês de artistas locais não selecionados deverão ser retirados dentro do prazo de, no máximo, quinze (15) dias corridos: de 17 de setembro a 01 de outubro de 2012, das 10 às 18 horas, na Fundação Romulo Maiorana (Av. Romulo Maiorana, 2473, Bairro: Marco, Belém – Pará, CEP: 66093 005).

3.6. Somente serão expostas as obras selecionadas. Após a seleção, não serão permitidas substituições ou modificações das mesmas.

3.7 Solicita-se, aos premiados em Ação Urbana, o encaminhamento de imagens fotográficas e do projeto para projeção na data da premiação.

4. Transporte
4.1. Os artistas selecionados, não residentes em Belém, deverão enviar suas obras por conta própria, acompanhadas de nota fiscal avulsa (fornecida pela Secretaria da Fazenda de cada Estado) remetida à Fundação Romulo Maiorana; que será encarregada da devolução das obras aos artistas selecionados. Só serão aceitas, obras com a referida Nota Fiscal.

4.2. A devolução das obras dos artistas selecionados no Arte Pará, não residentes em Belém, será de responsabilidade da Fundação Romulo Maiorana, por transporte aéreo ou terrestre. Caso o artista tenha uma transportadora de sua preferência deverá informar à secretaria do Salão e contactar a empresa para retirar os trabalhos na Fundação Romulo Maiorana até 21 de dezembro. A data de encerramento do Arte Pará 2012 é dia 11 de dezembro de 2012.

4.3. Recomendamos que as obras selecionadas sejam acondicionadas em embalagens resistentes (caixa de madeira, tubo de PVC ou similares). Caso seja necessário, com instruções para reembalagens anexadas, uma vez que a devolução será feita com as mesmas embalagens.

4.4. A Fundação Romulo Maiorana, assim como os espaços escolhidos para a exposição Arte Pará 2012 oferecerão condições adequadas para a Mostra. Entretanto, é aconselhável que o artista faça seguro das obras selecionadas, uma vez que a instituição organizadora está isenta de qualquer responsabilidade em caso de eventuais sinistros, inclusive danos às obras.

4.5. O transporte, embalagem e seguro das obras dos artistas convidados serão tratados individualmente com cada um deles.

5. Montagem
5.1. Caberá exclusivamente a comissão organizadora o conceito curatorial e a montagem do Arte Pará, bem como por utilizar a totalidade ou não das obras selecionadas por artista.

5.2. As obras selecionadas serão montadas pela equipe da FRM, exclusivamente nas Salas do Arte Pará.
I – Equipamento e materiais especiais necessários à apresentação da obra serão fornecidos pelo artista, sendo de sua total responsabilidade a operacionalização e orientação detalhada da manutenção. Cabendo ao artista, a reposição imediata de peças e equipamento que apresentarem defeito;
II – Trabalhos selecionados que exijam salas ou montagens especiais só serão exibidos de acordo com a disponibilidade técnica do Arte Pará;
III – Obras que eventualmente tenham sido danificadas durante o transporte para o Arte Pará 2012, só serão expostas se houver tempo hábil para o restauro. E, se a devida cobertura das despesas, for efetuada pelo responsável em tempo hábil;

5.3. O artista selecionado na categoria instalação deverá realizar e acompanhar a montagem no local determinado pela comissão organizadora em data a ser comunicada posteriormente;

5.4. O artista selecionado com Ação Urbana e performance deverá se responsabilizar por qualquer questão legal e operacional de seu projeto;

5.5. O artista selecionado com performance deverá agendar, junto com a comissão organizadora, data e local desta ação.

6. Premiação
6.1. A premiação será realizada por uma comissão composta por, no mínimo, cinco (05) membros, nos dias 15 e 16 de setembro de 2012; quando será lavrada a ata da sessão onde estarão fundamentados os critérios adotados.

6.2. O Arte Pará 2012 conferirá prêmios no valor líquido total de R$ 67.500,00 (Sessenta e sete Mil e Quinhentos Reais), distribuídos da seguinte forma:
1) R$ 15.000,00 (Quinze Mil Reais) para o Primeiro Grande Prêmio;
2) R$ 10.000,00 (Dez Mil Reais) para o Segundo Prêmio;
3) R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais) para o Terceiro Prêmio.

6.3. A Comissão de seleção do Arte Pará 2012 selecionará vinte e cinco (25) artistas. Cada selecionado deverá receber um prêmio no valor de R$ 1.500,00 (Um mil e quinhentos reais), valor destinado para a produção de trabalho e ou despesas decorrentes da participação.

6.4. Os artistas premiados receberão os valores em agência bancária, onde sejam titulares de conta corrente ou conjunta, sendo os devidos impostos recolhidos. Não será aceita conta poupança. O pagamento ocorrerá na data do encerramento do Arte Pará.

6.5. O conjunto de obra premiada será, integralmente, incorporado ao acervo da Fundação Romulo Maiorana com todo o equipamento e material que a compuserem, exceto equipamentos eletrônicos de projeção.

6.6. Somente os artistas inscritos farão jus aos prêmios.

6.7. A Fundação Romulo Maiorana reserva-se o direito de ficar com trinta por cento (30%) do valor recebido com a venda das obras expostas no Arte Pará 2012.

7. Disposições Gerais
7.1 As obras não poderão ser alteradas ou retiradas antes do encerramento do Arte Pará.

7.2 Ao participar do processo seletivo, o candidato, automaticamente, concorda com as normas estabelecidas neste edital e autoriza a Fundação Romulo Maiorana a expor os trabalhos recebidos, reproduzi-los em catálogo, mídia impressa e ou eletrônica; bem como na divulgação do evento.
Os selecionados cedem o direito de uso do nome e das imagens na divulgação e publicação do conteúdo da mostra, de qualquer forma impressa ou televisiva. A autorização para publicação do(s) projeto(s) inscritos é de responsabilidade do autor da inscrição, isentando a Fundação de qualquer ônus relativo à violação de direitos autorais de terceiros.

7.3 O artista selecionado deverá participar da Ação de Desenvolvimento Cultural e Educativa que envolve conversa com os mediadores sobre a obra exposta no Arte Pará e conversa com o público, previamente, agendada.

7.4 As Comissões de Seleção e Premiação atuarão, desde a sua formação até que sejam lavradas e assinadas as respectivas atas; quando serão, automaticamente, extintas.

7.5 As decisões das Comissões de Seleção são irretratáveis e irrecorríveis.

7.6 Ficará a cargo da Comissão organizadora qualquer deliberação posterior à extinção, de seleção e premiação.

7.7. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

7.8. Após o término da exposição, os trabalhos deverão ser retirados a partir de 12 de dezembro de 2012, caso não haja prorrogação, mediante a apresentação de recibo, fornecido no ato da inscrição. As obras que não forem retiradas dentro do prazo máximo de 30 dias corridos passam a ser propriedade da Fundação Romulo Maiorana.
Mais informações:
Fundação Romulo Maiorana - Belém (PA)
Av. 25 de Setembro, 2.473, Bairro do Marco, tel. (91) 3216-1142.
fundrm@oliberal.com.br
www.frmaiorana.org.br
CRONOGRAMA                       
Término das inscrições
15 de Setembro de 2012

Abertura da mostra
11 de Outubro de 2012

Término da mostra
11 de Dezembro de 2012