Estamos com matriculas abertas para o curso “A arte no Brasil”, com Luciano Migliacio.O Curso visa oferecer um panorama dos principais eventos que caracterizaram o desenvolvimentohistórico das Artes Plásticas no Brasil.Será nas quintas-feiras das 9:00 ás 11:00, com 8 encontros .Reserve sua vaga por e-mail atelierveraferro@gmail.com; ou por telefone (19) 32941788Atelier Vera Ferro
www.veraferro.com.br
Rua Helena Steimberg, 1649
19-32941788- Campinas
concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
“A arte no Brasil”, com Luciano Migliacio. - Campinas - SP
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
ARTE, COLETIVOS DE ARTE E MOVIMENTOS CULTURAIS - FLAVIA VIVACQUA - SP
|
Arte y marketing: promoción del artista en el mercado del arte
| |||||||||||||||
| |||||||||||||||
|
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
4º PRÊMIO IBEMA GRAVURA
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 4º PRÊMIO IBEMA GRAVURA
Estão abertas as inscrições do 4º Prêmio Ibema Gravura. Estudantes de cursos superiores e de escolas de artes gráficas de todo o país podem registrar as suas obras por meio do site www.premioibemagravura.com.br até o dia 19 de setembro. Com o objetivo de incentivar as artes gráficas e despertar o interesse dos jovens artistas para esta linguagem, o Prêmio Ibema Gravura, idealizado pela Ibema, terceira maior fabricante de papelcartão do país, também busca tornar mais acessível as obras em gravura.
Este é o único e maior prêmio no Brasil patrocinado pela iniciativa privada e voltado para a linguagem da gravura. Este ano, a premiação dará maior visibilidade e circulação nacional para as 20 melhores obras, analisadas por um renomado corpo de júri. Segundo a artista plástica especializada em gravura e uma das juradas da 4ª edição, um prêmio como este é um incentivo à arte. “Esta é uma grande oportunidade para os estudantes mostrarem os seus talentos e, com isso, conseguir visibilidade nacional por meio da utilização desta linguagem, considerada por muitos intensa e que provoca a busca do conhecimento interior do artista. A pessoa que domina a técnica da gravura, acelera o seu processo de desenvolvimento em Arte. Apesar da sua aparente simplicidade, a gravura é complexa, considerada a orquestra sinfônica das artes plásticas”, comenta Uiara Bartira.
Para Nei Senter Marins, Presidente da Ibema, a gravura é a mãe das artes gráficas e uma das formas de maior valor que a folha pode alcançar. “A função de uma empresa vai muito além do seu negócio. Por isso, buscamos contribuir com o setor gráfico por meio da valorização dos talentos. O Prêmio Ibema Gravura busca chamar atenção de escolas e estudantes para as artes gráficas e visuais”, define Martins.
Como Participar
Depois da inscrição direta no site do prêmio, os participantes terão até às 18h do dia 19 de setembro para enviar as suas gravuras pelos Correios ou entregar pessoalmente na Ibema em Araucária, Paraná. No dia 03 de outubro, o júri de especialistas composto por Uiara Bartira, de Curitiba, Fabio Mestriner, designer e professor da ESPM, e Sérgio Rossi, especialista em artes gráficas, ambos de São Paulo, se reunirá na capital paranaense para escolher as 20 melhores obras.
As quatro melhores obras receberão prêmios em dinheiro e do 11º ao 20º lugares, os artistas receberão menções honrosas. A vernissage de premiação será no Museu Guido Viaro, no dia 31 de outubro. Durante o evento, o museu fará uma mostra especial das obras do pai da gravura Guido Viaro com a curadoria de Constantino Viaro e Guido Viaro Neto, filho e neto do artista. As 20 melhores gravuras serão doadas para o museu.
Além disso, as obras serão expostas em uma mostra denominada “Coleção Ibema Gravura” na Universidade Positivo, em novembro.
Edições anteriores
No ano passado, o prêmio recebeu 161 obras de estudantes de universidades de todos os estados brasileiros. Foram inscritos trabalhos com técnicas de gravura como serigrafia, metal, linóleo e xilogravura. A 3ª edição teve como obra vencedora a gravura de Marcelo Bocian, estudante da Escola de Músicas e Belas Artes do Paraná – EMBAP que usou a técnica de xilogravura para desenvolver a “Tristezas de um poeta feliz”. O 2º lugar ficou para Silvio Cesar de Bettio, também da EMBAP que inscreveu a obra Pausa, com a utilização da técnica de água-forte e o 3º lugar foi para o estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP, Francisco Horta de A. Maranhão com a gravura Pescaria, desenvolvido em xilogravura.
Ibema - Fundada em 1956, a Ibema é fabricante nacional de papelcartão com produção anual de 90 mil toneladas. Instalada no município de Turvo, no Paraná, a fábrica da Ibema conta com uma área de florestas plantadas de mais de 3.900 mil hectares de Pinus, além de duas usinas hidrelétricas e uma Vila Comunitária. A sede administrativa está localizada em Curitiba e o centro de distribuição direta, em Araucária, conta com uma área útil de 10 mil m2. A empresa emprega cerca de 700 colaboradores e é certificada pela ISO 9000 e pela FSC (Forest Stewardship Council). Os produtos Ibema utilizam 100% de fibras virgens oriundas de florestas renováveis. (Mais informações: www.ibema.com.br).
Fonte: Design brasil
Sesi PR seleciona artistas para mostra contemporânea
O Sesi Paraná está com inscrições abertas para a terceira edição do Sesi Cultura/PR, que vai selecionar quatro artistas (brasileiros ou estrangeiros) para uma exposição individual simultânea.
A mostra acontecerá de janeiro a março de 2015 no espaço expositivo do Centro Cultural Sistema Fiep, no Centro Cívico.
Cada selecionado receberá um prêmio de R$ 7,5 mil mais ajuda de custo para despesas de viagem, estadia e transporte para o período de montagem e abertura da mostra.
As inscrições vão até o dia 30 de setembro. O resultado será divulgado em outubro.
Clique aqui para acessar o edital.
Fonte: Cultura e Mercado
33º Arte Pará
Inscrições podem ser feitas pela internet, correios ou na sede da Fundação.
Arte Pará irá oferecer R$ 50 mil em premiações.
Arte Pará irá oferecer R$ 50 mil em premiações.
A 33ª edição do Arte Pará abriu inscrições, em Belém, para a participação de artistas de todo o Brasil e estrangeiros no maior concurso de artes da região. Neste ano o concurso irá oferecer prêmios no valor total de R$ 50 mil e os candidatos podem se inscrever até o dia 11 de setembro pelo site da Fundação Rômulo Maiorana, através dos Correios ou presencialmente na sede da Fundação, na capital paraense, de 10h às 18h.
De acordo com a organização, para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição e encaminhar dossiê completo das obras. Cada artista participante terá direito a uma inscrição individual em uma única categoria e pode ainda participar em projeto coletivo. Serão aceitas apenas obras inéditas em salões e exposições de arte.
O julgamento dos trabalhos inscritos será realizado em uma única etapa, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, e conta com a curadoria do crítico de arte Paulo Herkenhoff. O resultado pode ser conferido no dia 16 de setembro. Caso seja selecionado, o artista deve se comprometer a participar de eventos como seminários e conversas aproximadas com mediadores e o público.
A expectativa da curadoria é que o número de inscrições para a edição deste ano supere o do ano passado, quando 600 artistas de todo o país se inscreveram para participar do concurso, que selecionou 25 obras artísticas.
Serviço: Inscrições para a 33ª edição do Arte Pará, de 15 de julho a 11 de setembro, pello site da Fundação Rômulo Maiorana, Correios ou presencialmente na sede da Fundação, em Belém, de 10h às 18h.
Fonte: G1 PA - 15/07/2014
65º Salão Paranaense - 2014
A 65ª edição do Salão Paranaense recebe até 20/09/14 inscrições de artistas de todo o Brasil. Serão selecionados 25 artistas para participar de exposição entre 12/11/14 e 29/03/15, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Os artistas participantes recebem prêmio de R$ 7 mil. Dois participantes serão contemplados com o prêmio aquisição, no valor de R$ 20 mil reais
Confira o regulamento:
A Sociedade de Amigos do Museu de Arte Contemporâne
a do Paraná – SAMAC, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura – SEEC, torna público para conhecimento dos artistas interessados que no período de 21 de julho a 20 de setembro de 2014 estarão abertas as inscrições para o 65º Salão Paranaense, realizado pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC/PR.
1. OBJETO
1.1. O objetivo do 65º Salão Paranaense é mostrar a produção, fomentar a discussão, promover o conhecimento e a valorização da arte contemporânea, selecionando e premiando artistas visuais, por meio da inscrição d
e seus trabalhos.
1.2. Os trabalhos serão avaliados por 03 (três) membros do Comitê Curatorial, que selecionará 25 (vinte e cinco) artistas para participação no 65º Salão Paranaense, realizado no Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC/PR.
2. CONDIÇÕES
2.1. A exposição do 65º Salão Paranaense será realizada de 12 de novembro de 2014 a 29 de março de 2015.
2.2. Somente poderão se inscrever artistas brasileiros e estrangeiros legalmente residentes no país com idade igual ou superior a 18anos, completos na data da inscrição.
2.3. É vedada a participação de servidores públicos
estaduais da Secretaria de Estado da Cultura e suas vinculadas.
PRIMEIRA ETAPA
3. INSCRIÇÃO
3.1. A inscrição é gratuita e cada artista terá direito a 01 (uma) inscrição.
3.2. A proposta deverá ser enviada em 01 (um) envelope lacrado, exclusivamente por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, pelo serviço de SEDEX com AR, contendo a seguinte descrição externa:
DESTINATÁRIO:
65º Salão Paranaense – 2014
Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC/PR
Rua Des. Westphalen, 16 - Centro
80010-110 – Curitiba/PR
REMETENTE:
(informar nome e endereço completo)
3.3. O regulamento, ficha de inscrição (Anexo I) e modelo de currículo (Anexo II) estão disponíveis nos sites www.cultura.pr.gov.br e www.cultura.pr.gov.br/mac.
3.4. O prazo de inscrição será de 21 de julho a 20 de setembro de 2014.
3.5. Inscrições postadas após a data de 20 de setembro de 2014 não serão aceitas sob nenhuma justificativa.
3.6. Não serão aceitas inscrições entregues pessoalmente ou por e-mail, sob nenhuma justificativa.
4.
APRESENTAÇÃO DA INSCRIÇÃO
4.1. No envelope deverão constar 04 (quatro) cópias
em CDs ou DVDs não regraváveis, identificados com o nome do artista, contendo a documentação seguinte, em arquivos separados:
a) ficha de inscrição devidamente preenchida com letra de forma ou digitada e assinada (Anexo I); e mais uma cópia impressa;
b) cópia do Cadastro de Pessoa Física do Ministério
da Fazenda (CPF) e da célula de identidade (RG) ou documento equivalente se for estrangeiro;
c) currículo resumido constando a formação artística, atuação na área, nome artístico (Anexo II);
d) Imagens das obras em arquivo PDF (imagens em alt
a resolução);
•obras bidimensionais: apresentar de 03 (três) a de
z (10) obras realizadas recentemente. Não exceder o limite total de 15 imagens.
•obras tridimensionais: apresentar 03 (três) obras
. Enviar imagens em ângulos diferentes que permitam perceber volume e detalhes da forma. Não exceder o
limite total de 10 imagens.
•performance, videoarte e outros, até 03 (três) trabalhos, editados para, no mínimo, 03 (três) minutos e máximo 08 (oito) minutos de duração.
A visualização será no Windows Media Player.
Observações Importantes
•Ficha técnica das obras apresentadas:
As imagens devem ser enumeradas e acompanhadas dos seguintes dados:
1. Título da obra-
Data de realização da obra - Dimensões (ou duração) - Suporte/ técnica (ou descrição dos materiais/meios utilizados)
•Imagens desacompanhadas de fichas técnicas não serão analisadas.
4.2. A efetivação da inscrição se dará automaticamente após o recebimento da documentação, desde que esteja de acordo com o discriminado no regulamento.
4.3. O envio da ficha de inscrição impressa, devidamente assinada, implica na plena concordância com os termos do regulamento.
4.4. Com exceção da ficha de inscrição não serão aceitos documentos em papel ou cópias impressas.
4.5. É de inteira responsabilidade do artista apresentar os arquivos da documentação em perfeitas condições de acesso.
4.6. Não serão aceitos materiais originais na fase de inscrição.
4.7. O material enviado para a inscrição não será devolvido.
5. SELEÇÃO E ANÁLISE DAS PROPOSTAS
5.1. Caberá à Comissão Organizadora do Salão verificar se a inscrição e a documentação atendem às exigências do regulamento, decidindo pelo deferimento ou não da inscrição.
5.2. O Comitê Curatorial será constituído por 03 (três) membros de reconhecida atuação na área das artes visuais.
5.3. Caberá ao Comitê Curatorial a indicação do número de obras de cada artista para participação no Salão.
5.4. As decisões do Comitê Curatorial são soberanas, não cabendo veto ou recurso.
6. PREMIAÇÃO
6.1. Os artistas selecionados receberão um Prêmio Participação no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais) cada. As despesas com o transporte das obras e demais custos serão de inteira responsabilidade do artista.
6.2. Serão contemplados 2 (dois) artistas com o Prêmio Aquisição, no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais) cada.
4
6.3. Os pagamentos dos Prêmios Participação e Prêmios Aquisição serão efetuados até a data de encerramento da exposição do Salão.
6.4. Todos os valores mencionados neste item se referem ao montante bruto dos prêmios, dos quais serão descontados os encargos legais.
6.5. O pagamento dos prêmios será efetuado com recursos oriundos de patrocínio através de Lei de Incentivo à Cultura.
SEGUNDA ETAPA – ARTISTAS SELECIONADOS
7. TRANSPORTE E SEGURANÇA
7.1. As obras não serão cobertas por seguro, ficando a critério do artista contratar sua própria apólice para o período de transporte, montagem e exibição da mostra. O MAC/PR
ficará isento de qualquer responsabilidade em caso
de eventuais danos às obras ou sinistros.
7.2. Recomendamos que as obras enviadas sejam acondicionadas em embalagens apropriadas e resistentes (caixas de madeira, tubos de PVC ou similares), acompanhadas
das respectivas instruções para reembalagem, uma vez que sua devolução será feita nas mesmas condições
.
7.3. Após o término da exposição, a retirada das obras será
de responsabilidade exclusiva do artista. A coleta das obras poderá ser feita pessoalmente ou por empresa transportadora contratada pelo próprio artista. A data da coleta e os dados da empresa contratada deverão ser comunicados ao MAC/PR, impreterivelmente, com até 2 (dois) dias úteis de antecedência. O prazo para a retirada das obras é de 06 a 24 de abril de 2015. Findo esse prazo, o MAC/PR dará às obras o destino que julgar conveniente.
8. DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. Equipamentos eletrônicos e outros materiais necessários à apresentação da obra deverão ser providenciados pelo próprio artista, que será responsável pela sua manutenção. A voltagem em Curitiba é de 110 volts.
8.2. Não será permitido o uso de materiais perecíveis ou adulteráveis, ou ainda de materiais que prejudiquem as instalações físicas do museu, comprometam a integridade
dos funcionários e público em geral ou que venham a prejudicar a apresentação de outras obras.
8.3. As obras não poderão ser adulteradas ou retira das até a data de encerramento do Salão.
8.4. Os artistas ficam cientes de que as imagens das obras integrantes do Salão poderão ser usadas pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo MAC/PR para divulgação do Salão.
8.5. O MAC/PR está isento de qualquer ônus relativo à violação de direito autoral.
8.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Direção do MAC/PR.
8.7. Demais informações referentes ao Edital poderão ser obtidas pelos telefones:
(41) 3323-5337 /3323-5328, pelo e-mail mac@seec.pr.gov.br, no site www.cultura.pr.gov.br/mac ou na sede do MAC/PR, à Rua Des. Westphalen, 16, centro, Curitiba, Paraná.
Mais informações:
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
R. Desembargador Westphalen, 16, Centro, CEP 80010-110, Curitiba (PR), tels. (41) 3222-5172, 3323-5337 e 3323-5328.
mac@pr.gov.br
www.pr.gov.br/mac
Confira o regulamento:
A Sociedade de Amigos do Museu de Arte Contemporâne
a do Paraná – SAMAC, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura – SEEC, torna público para conhecimento dos artistas interessados que no período de 21 de julho a 20 de setembro de 2014 estarão abertas as inscrições para o 65º Salão Paranaense, realizado pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC/PR.
1. OBJETO
1.1. O objetivo do 65º Salão Paranaense é mostrar a produção, fomentar a discussão, promover o conhecimento e a valorização da arte contemporânea, selecionando e premiando artistas visuais, por meio da inscrição d
e seus trabalhos.
1.2. Os trabalhos serão avaliados por 03 (três) membros do Comitê Curatorial, que selecionará 25 (vinte e cinco) artistas para participação no 65º Salão Paranaense, realizado no Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC/PR.
2. CONDIÇÕES
2.1. A exposição do 65º Salão Paranaense será realizada de 12 de novembro de 2014 a 29 de março de 2015.
2.2. Somente poderão se inscrever artistas brasileiros e estrangeiros legalmente residentes no país com idade igual ou superior a 18anos, completos na data da inscrição.
2.3. É vedada a participação de servidores públicos
estaduais da Secretaria de Estado da Cultura e suas vinculadas.
PRIMEIRA ETAPA
3. INSCRIÇÃO
3.1. A inscrição é gratuita e cada artista terá direito a 01 (uma) inscrição.
3.2. A proposta deverá ser enviada em 01 (um) envelope lacrado, exclusivamente por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, pelo serviço de SEDEX com AR, contendo a seguinte descrição externa:
DESTINATÁRIO:
65º Salão Paranaense – 2014
Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC/PR
Rua Des. Westphalen, 16 - Centro
80010-110 – Curitiba/PR
REMETENTE:
(informar nome e endereço completo)
3.3. O regulamento, ficha de inscrição (Anexo I) e modelo de currículo (Anexo II) estão disponíveis nos sites www.cultura.pr.gov.br e www.cultura.pr.gov.br/mac.
3.4. O prazo de inscrição será de 21 de julho a 20 de setembro de 2014.
3.5. Inscrições postadas após a data de 20 de setembro de 2014 não serão aceitas sob nenhuma justificativa.
3.6. Não serão aceitas inscrições entregues pessoalmente ou por e-mail, sob nenhuma justificativa.
4.
APRESENTAÇÃO DA INSCRIÇÃO
4.1. No envelope deverão constar 04 (quatro) cópias
em CDs ou DVDs não regraváveis, identificados com o nome do artista, contendo a documentação seguinte, em arquivos separados:
a) ficha de inscrição devidamente preenchida com letra de forma ou digitada e assinada (Anexo I); e mais uma cópia impressa;
b) cópia do Cadastro de Pessoa Física do Ministério
da Fazenda (CPF) e da célula de identidade (RG) ou documento equivalente se for estrangeiro;
c) currículo resumido constando a formação artística, atuação na área, nome artístico (Anexo II);
d) Imagens das obras em arquivo PDF (imagens em alt
a resolução);
•obras bidimensionais: apresentar de 03 (três) a de
z (10) obras realizadas recentemente. Não exceder o limite total de 15 imagens.
•obras tridimensionais: apresentar 03 (três) obras
. Enviar imagens em ângulos diferentes que permitam perceber volume e detalhes da forma. Não exceder o
limite total de 10 imagens.
•performance, videoarte e outros, até 03 (três) trabalhos, editados para, no mínimo, 03 (três) minutos e máximo 08 (oito) minutos de duração.
A visualização será no Windows Media Player.
Observações Importantes
•Ficha técnica das obras apresentadas:
As imagens devem ser enumeradas e acompanhadas dos seguintes dados:
1. Título da obra-
Data de realização da obra - Dimensões (ou duração) - Suporte/ técnica (ou descrição dos materiais/meios utilizados)
•Imagens desacompanhadas de fichas técnicas não serão analisadas.
4.2. A efetivação da inscrição se dará automaticamente após o recebimento da documentação, desde que esteja de acordo com o discriminado no regulamento.
4.3. O envio da ficha de inscrição impressa, devidamente assinada, implica na plena concordância com os termos do regulamento.
4.4. Com exceção da ficha de inscrição não serão aceitos documentos em papel ou cópias impressas.
4.5. É de inteira responsabilidade do artista apresentar os arquivos da documentação em perfeitas condições de acesso.
4.6. Não serão aceitos materiais originais na fase de inscrição.
4.7. O material enviado para a inscrição não será devolvido.
5. SELEÇÃO E ANÁLISE DAS PROPOSTAS
5.1. Caberá à Comissão Organizadora do Salão verificar se a inscrição e a documentação atendem às exigências do regulamento, decidindo pelo deferimento ou não da inscrição.
5.2. O Comitê Curatorial será constituído por 03 (três) membros de reconhecida atuação na área das artes visuais.
5.3. Caberá ao Comitê Curatorial a indicação do número de obras de cada artista para participação no Salão.
5.4. As decisões do Comitê Curatorial são soberanas, não cabendo veto ou recurso.
6. PREMIAÇÃO
6.1. Os artistas selecionados receberão um Prêmio Participação no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais) cada. As despesas com o transporte das obras e demais custos serão de inteira responsabilidade do artista.
6.2. Serão contemplados 2 (dois) artistas com o Prêmio Aquisição, no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais) cada.
4
6.3. Os pagamentos dos Prêmios Participação e Prêmios Aquisição serão efetuados até a data de encerramento da exposição do Salão.
6.4. Todos os valores mencionados neste item se referem ao montante bruto dos prêmios, dos quais serão descontados os encargos legais.
6.5. O pagamento dos prêmios será efetuado com recursos oriundos de patrocínio através de Lei de Incentivo à Cultura.
SEGUNDA ETAPA – ARTISTAS SELECIONADOS
7. TRANSPORTE E SEGURANÇA
7.1. As obras não serão cobertas por seguro, ficando a critério do artista contratar sua própria apólice para o período de transporte, montagem e exibição da mostra. O MAC/PR
ficará isento de qualquer responsabilidade em caso
de eventuais danos às obras ou sinistros.
7.2. Recomendamos que as obras enviadas sejam acondicionadas em embalagens apropriadas e resistentes (caixas de madeira, tubos de PVC ou similares), acompanhadas
das respectivas instruções para reembalagem, uma vez que sua devolução será feita nas mesmas condições
.
7.3. Após o término da exposição, a retirada das obras será
de responsabilidade exclusiva do artista. A coleta das obras poderá ser feita pessoalmente ou por empresa transportadora contratada pelo próprio artista. A data da coleta e os dados da empresa contratada deverão ser comunicados ao MAC/PR, impreterivelmente, com até 2 (dois) dias úteis de antecedência. O prazo para a retirada das obras é de 06 a 24 de abril de 2015. Findo esse prazo, o MAC/PR dará às obras o destino que julgar conveniente.
8. DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. Equipamentos eletrônicos e outros materiais necessários à apresentação da obra deverão ser providenciados pelo próprio artista, que será responsável pela sua manutenção. A voltagem em Curitiba é de 110 volts.
8.2. Não será permitido o uso de materiais perecíveis ou adulteráveis, ou ainda de materiais que prejudiquem as instalações físicas do museu, comprometam a integridade
dos funcionários e público em geral ou que venham a prejudicar a apresentação de outras obras.
8.3. As obras não poderão ser adulteradas ou retira das até a data de encerramento do Salão.
8.4. Os artistas ficam cientes de que as imagens das obras integrantes do Salão poderão ser usadas pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo MAC/PR para divulgação do Salão.
8.5. O MAC/PR está isento de qualquer ônus relativo à violação de direito autoral.
8.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Direção do MAC/PR.
8.7. Demais informações referentes ao Edital poderão ser obtidas pelos telefones:
(41) 3323-5337 /3323-5328, pelo e-mail mac@seec.pr.gov.br, no site www.cultura.pr.gov.br/mac ou na sede do MAC/PR, à Rua Des. Westphalen, 16, centro, Curitiba, Paraná.
Mais informações:
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
R. Desembargador Westphalen, 16, Centro, CEP 80010-110, Curitiba (PR), tels. (41) 3222-5172, 3323-5337 e 3323-5328.
mac@pr.gov.br
www.pr.gov.br/mac
CRONOGRAMA
Término das inscrições
20 de Setembro de 2014
Abertura da exposição
12 de Novembro de 2014
Término da exposição
29 de Março de 2015
20 de Setembro de 2014
Abertura da exposição
12 de Novembro de 2014
Término da exposição
29 de Março de 2015
DEMAIS INFORMAÇÕES
O Salão Paranaense, instituído em 1944, é o mais tradicional evento promovido pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC/PR), o único salão ininterrupto e o mais antigo do Brasil.
Fonte: Mapa das Artes
2º Concurso Fotografe Nova Odessa - SP
2º Concurso Fotografe Nova Odessa tem inscrições abertas até setembro
Melhores fotografias receberão prêmios de até R$ 1.000, diz organização.
Tema da seleção é 'Essa é Minha Cidade'; resultados saem em outubro.
Tema da seleção é 'Essa é Minha Cidade'; resultados saem em outubro.
O 2º Concurso Cultural Fotografe Nova Odessa (SP) tem inscrições abertas até 26 de setembro. A seleção premia, com apoio da Prefeitura, as três melhores imagens com valores até R$ 1.000. Cada interessado pode inscrever até cinco retratos do município. O tema do concurso é "Essa é Minha Cidade".
Os prêmios previstos são de R$ 1.000 para a foto que ganhar o primeiro lugar. O autor da segunda melhor imagem receberá R$ 600. Já o terceiro colocado ganhará R$ 400. Além disso, os melhores trabalhos serão exibidos no site do concurso e ilustrarão a revista do concurso, com textos assinados pelo poeta Alcides Gonçalves Sobrinho, de Nova Odessa.
Os resultados serão divulgados no dia 4 de outubro deste ano e a revista com as fotografias selecionadas será lançada em 11 de novembro de 2014. Podem se inscrever candidatos de outras cidades também. O regulamento pode ser consultado pela internet, no endereço www.fotografenovaodessa.com.br .
Fonte: G1 Piracicaba e Região - 26/07/2014
Inscrições abertas para Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas
Estão abertas as inscrições para a Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas. Oportunidade para quem está começando nas artes visuais, o projeto vai selecionar obras de artistas iniciantes para circular pelas sete unidades da Caixa Cultural: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Podem ser inscritos desenhos, fotografias, esculturas, pinturas, gravuras, grafites, objetos, instalações, videoinstalações, intervenções e novas tecnologias. Cada artista pode inscrever até três trabalhos, desde que ainda não tenha exibido trabalhos em exposições individuais. Um curador convidado pela Caixa será responsável por selecionar as obras e definir a linha conceitual da mostra.
Os interessados têm até 17 de setembro para inscrever suas obras pelo site www.mostrabienalcaixa.com.br. O resultado será divulgado até 10 de novembro. A Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas vai circular entre março de 2015 e fevereiro de 2017.
Fonte: Cultura e Mercado
Edital de Patrocínio, Cessão de Espaço e regulamento do Prêmio CCBB Contemporâneo
Edital de Patrocínio, Cessão de Espaço e regulamento do Prêmio CCBB Contemporâneo
Em mais uma iniciativa para selecionar projetos e compor a programação dos Centros Culturais em 2015/2016, o Banco do Brasil divulga Edital de Patrocínio, Cessão de Espaço e regulamento do Prêmio CCBB Contemporâneo
Pela primeira vez, o Banco do Brasil abre simultaneamente processo de seleção pública para receber propostas de patrocínios a projetos ambientais, sociais, culturais, negociais e para programação dos seus Centros Culturais. As propostas para os Centros Culturais podem ser inscritas para as unidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 05 de agosto até 19 de setembro de 2014. Nos editais constam as informações sobre quem pode participar e como será o processo de seleção dos projetos.
Estão disponíveis o “Edital de Patrocínio do Banco do Brasil”, para projetos a serem realizados em todo território nacional, o “Edital de Patrocínio e Cessão de Espaço” para projetos que serão realizados nos Centros Culturais e o“Regulamento do Prêmio CCBB Contemporâneo”. Para inscrever seu projeto clique aqui
Na modalidade patrocínio as propostas selecionadas terão apoio financeiro do Banco do Brasil. Na modalidade cessão de espaço os projetos já devem possuir os recursos necessários para sua realização, pois contam com patrocínio ou apoio de outras empresas, desde que não sejam concorrentes do Banco do Brasil.
A novidade é o Prêmio CCBB Contemporâneo que tem por objetivo reconhecer, estimular e difundir trabalhos inéditos de artistas brasileiros. Serão premiados até 10 (dez) trabalhos inéditos que poderão compor a programação 2015-2016 do CCBB Rio de Janeiro. Os artistas selecionados terão a possibilidade, a critério do Banco do Brasil, de circular suas obras pelos demais Centros Culturais (BH, DF e SP), entre abril de 2015 e dezembro de 2016.
Os projetos serão analisados por comissão formada por funcionários do Banco do Brasil e, no caso das propostas para o Prêmio CCBB Contemporâneo, representantes da sociedade civil com notório conhecimento em diversas disciplinas da arte também integrarão a comissão avaliadora.
Na análise, será valorizada a nova produção e a memória cultural brasileira, a possibilidade de ações multidisciplinares, o ineditismo, a relevância conceitual e temática, além da contribuição ao fortalecimento da diversidade cultural brasileira.
A seleção de projetos por meio de editais públicos oferece maior clareza no relacionamento do Banco com seus públicos, além de democratizar a oportunidade de acesso ao programa de patrocínios do Banco do Brasil.
Leia o edital e o regulamento. Inscreva seu projeto em:www.bb.com.br/cultura
Fonte: CCBB
Assinar:
Postagens (Atom)