concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

LIVROS DE ARTISTA, LIVROS OBJETOS: ENTRE VESTÍGIOS E APAGAMENTOS - SP

Casa
 
 
 
LIVROS DE ARTISTA, LIVROS OBJETOS: ENTRE VESTÍGIOS E APAGAMENTOS
 
O Grupo de Estudos "Livros de artista, livros objetos: entre vestígios e apagamentos” pretende desenvolver pesquisas nas suas diversas linguagens expressivas paralelamente a leituras e reflexões sobre a presença do livro de artista na Arte Contemporânea. Coordenação: Profª. Ms. Fabiola Notari. Apresentação geral: 24 de fevereiro de 2015. Clique aqui e saiba mais!

Ateliê Aberto apresenta mostra “Vaguear, transitar, caminhar, errar...” no CineCaverninha com curadoria de Cauê Alves (SP)


AGENDA
CINECAVERNINHA – ATELIÊ ABERTO - GRATUITO
Mostra de vídeo: “Vaguear, transitar, caminhar, errar...”
Curadoria: Cauê Alves
Módulo IV – Projeto Código Aberto - Ateliê Aberto – Campinas (SP)
Sexta, 27, às 16h e às 19h – Sábado, 28, às 16h00

Ateliê Aberto apresenta mostra “Vaguear, transitar, caminhar, errar...” no CineCaverninha com curadoria de Cauê Alves (SP)
 A programação de vídeos terá conversa aberta com Alves, curador assistente do Pavilhão Brasileiro da Bienal de Veneza 2015
​Fabio Tremonte, Redflag [caminhando], 2011 - 2’04" (loop)

O Ateliê Aberto (Campinas) promove nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro a mostra gratuita de vídeos “Vaguear, transitar, caminhar, errar...” noCineCaverninha, com curadoria de Cauê Alves (SP), doutor em Filosofia pela FFLCH-USP, professor de Arte da PUC-SP e curador assistente do Pavilhão Brasileiro da Bienal de Veneza 2015. A programação integra o Módulo IV – Imaginário, do projeto Código Aberto, do Ateliê Aberto (Campinas),  patrocinado pela Petrobras, último módulo do projeto. A exibição dos vídeos será realizada em sessões na sexta-feira, 27,  e no sábado, 28.
Os vídeos apresentados em “Vaguear, transitar, caminhar, errar...”  certamente são devedores da tradição que remonta ao flâneur, que aparece na obra do poeta Charles Baudelaire, sujeito desocupado, boêmio e que vaga sem rumo definido pelas ruas da Paris do século XIX. Sua figura é como um emblema da experiência urbana moderna. Os vídeos são resultados de ações e performances em que artistas perambulam, andam ou captam o movimento dos passantes, reelaborando, reinterpretando e desdobrando experiências de deriva na contemporaneidade. “Alguns trabalhos podem deslocar o cidadão da rotina e talvez romper com certa atitude blasé perante o mundo. É como se a ação do artista, desde a mais sutil até a mais estridente, pudesse gerar um desvio, uma mudança de percurso ou uma atitude imprevista e sem planejamento. Em vez de priorizar o alcance de objetivos, o fundamental é errar”, afirma Alves. 

A mostra de vídeos ainda conta com uma Conversa Aberta ao público, com o curador, após a sessão das 19h, na sexta-feira.
Sessões:
Sexta-feira, 27 de fevereiro, às 16h e às 19h, seguida de Conversa Aberta com Cauê Alves
Sábado, 28, de fevereiro, às 16h
·         Jaime Lauriano, Pra te conhecer - edição Piracicaba, 2011 - 10’20"
·         Felipe Cidade, Ação niilista em busca da utopia, 2013 - 3’23’’ 
·         Floriano Romano, Falante, 2007 -  5’
·         Raphael Escobar, Chinelos Grátis, 2012 - 12"
·         Paulo Nazareth, Pé Vermei, 2005 - 7’46”
·         Fabio Tremonte, Redflag [caminhando], 2011 - 2’04" (loop)
·         Carla Chaim, Through woods and lines, 2013 - 3’40"
·         Nicolás Robbio e Ricardo Carioba, Geometria acidental, 2008 - 3’23"
SERVIÇO:
Mostra de Vídeo: “Vaguear, transitar, caminhar, errar...” com curadoria de Cauê Alves (SP)
Dia: 27 de fevereiro, às 16h e às 19h, seguida de Conversa Aberta com o curador
Dia: 28 de fevereiro, às 16h
Entrada gratuita

Mostra: Aldeia – Carla Barth (RS)
Até 06 de março
De segunda a sexta, das 14h às 19h
Entrada gratuita
Para agendamento em outros dias e horários:

Ateliê Aberto
+55 19 3251 7937 | 19 9 8244 0099
Rua Major Solon, 911 - Cambuí
CEP 13024-091| Campinas - SP – BR
Sobre Cauê Alves - Mestre e doutor em Filosofia pela FFLCH-USP e professor do departamento de Arte da PUC-SP. É coordenador do Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Foi membro do Conselho Consultivo de Artes do MAM-SP (2005-2007) e desde 2006 é curador do Clube de Gravura do MAM-SP. É autor do livro Mira Schendel: avesso do avesso (Bei Editora/ IAC, 2010). Foi um dos curadores do 32º Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2011) e curador adjunto da 8ª Bienal do Mercosul (2011). É curador assistente do Pavilhão Brasileiro da 56a Bienal de Veneza (2015). Sobre o projeto Código Aberto -  É um programa de ocupação anual do Ateliê Aberto que busca investigar e expor os mecanismos e processos da produção e criação contemporânea. Partindo da triangulação, artista, público e contexto, o projeto procura investir em processos compartilhados, experimentais e transdisciplinares. Com atividades internas e externas, o programa se divide em quatro módulos: Cidade, Corpo, Tecnologia e Imaginário. Juntos, esses eixos formam uma rede dialógica que busca instaurar novas possibilidades de convívio.

2015 SGC INTERNATIONAL CONFERENCE (MARCH 18-21, 2015) Knoxville, Tennessee -USA

INKUBATOR SESSIONS
A Renewed Call for Participation
In 1972 Boyd Saunders, then a new Assistant Professor at the University of South Carolina sent letters to printmaking programs at colleges and universities in the southeastern United States in an effort to meet at the SECAC Conference to be held that year in New Orleans. Saunders was seeking to form a support system of colleagues devoted to making and teaching printmaking. During the conference a small group of printmakers met in the St. Charles Hotel, which served to "INKubate" the formation of the Southeastern Graphics Council, later known as the Southern Graphics Council, and what is known today as SGC International (SGCI).
As part of the 2015 SGC International Conference a series of nine 90-minute "INKubator" sessions are planned. Each of the sessions will be chaired by a separate facilitator and will revolve around a common set of concerns or issues with no more than 30 participants.   Many of the sessions still have places for those who wish to participate.  If you wish to join the conversation before the conference, please contact the facilitators listed below.
INKubator Session A: 
Thursday March 19, 10:00-11:30am, Salon 200 BC 
"SGCI Members Survey" 
Facilitators: Justin Diggle, 
The University of Utah, Salt Lake City, Utah,
Karla Hackenmiller, Ohio University, Athens, Ohio.
Open for an additional 20 participants

***
INKubator Session B: 
Thursday March 19, 12:00-1:30pm, Salon 200 BC 
"The Local Sphere: Bloom Where You're Planted" 
Facilitator: Katie Ries, 
St. Norbert College, De Pere, Wisconsin
Open for an additional 17 participants.
***
INKubator Session C: 
Thursday March 19, 1:45-3:15pm, Salon 200 BC 
"Letterpress and the Domestic Sphere: 
Women in Printing Past, Present, and Future"
Facilitators: Jessica C. White, independent artist, 
Asheville, North Carolina,
Kseniya Thomas, independent artist, 
Carlisle, Pennsylvania  
Open for an additional 20 participants.
***
INKubator Session D: 
Thursday March 19, 3:30-5:00pm, Salon 200 BC  
"Trekking Tradition, Broadening the Sphere" 
http://web.utk.edu/%7Esphere/Pages/Inkubator_Ganger-Raja.html
Jessica Meuninck Ganger and Nirmal Raja , 
The University of Wisconsin Milwaukee
Open for an additional 20 participants.
***
INKubator Session E: Friday March 20, 10:00-11:30am, Salon 200 BC
"The Printmaking Legacy Project®" 
Facilitators: James Bailey, 
University of Montana. Missoula, Montana; 
Susan Goldman, Lily Press, Rockville, Maryland, 
Anita Jung, University of Iowa, Iowa City, Iowa
Open for an additional 15 participants.
***
INKubator Session F: 
Friday March 20, 12:00-1:30pm, Salon 200 BC
"The Constructed Sphere: 
Sculptural Printmakers Tap the Third Dimension" 
Facilitator: Linda Jules, 
Kamloops Printmaker's Society, 
Kamloops, British Columbia, Canada
Open for an additional 10 participants.
***
INKubator Session G: 
Friday March 20, 1:45-3:15pm, Salon 200 BC
"Photogravure Printer Community" 
Facilitator: Jennifer Scheuer, 
Cornell University, Ithaca, New York
Open for an additional 12 participants.
***
INKubator Session H1: 
Friday March 20, 3:30-5:00pm, Salon 200 DE
"Creating Networking Spheres: 
Conceiving Regional Print Conferences" 
Facilitator: Matthew McLaughlin, 
University of Maryland, College Park, Maryland.
Open for an additional 20 participants. 
***
INKubator Session H2: 
Friday March 20, 3:30-5:00pm, Salon 200 BC 
"Shared Visions: Collaborative and Community Arts Actions" 
Facilitators: Hugh Merrill, 
Kansas City Art Institute, Kansas City, Missouri, 
Adelia Ganson, 
Chameleon Arts and Youth Development, 
Kansas City, Missouri
Open for an additional 22 participants.

***
See you real soon!

2015 SGC INTERNATIONAL CONFERENCE 
(MARCH 18-21, 2015)
Knoxville, Tennessee
    
SGCI logo
Quick Links

  www.sgcinternational.org    
Find SGC International on Facebook!Follow SGC International on Twitter!Connect with SGC International on LinkedIn!Read our Blog!SGC International
 David Jones, President

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

10th Biennial International Miniature Print Exhibition 2015


Call for Entries

MINIPRINT-headline
10th Biennial International Miniature Print Exhibition 2015About the Competition:
The Center for Contemporary Printmaking is delighted to announce the 10th Biennial International Miniature Print Competition and Exhi­bition. This juried competition and exhibition, limited to works that are no more than four square inches (25.8 square cm), encourages artists to explore the miniature print format and provides them with an opportunity for exhibition. It is also an opportunity for artists and the public to view the current concerns of printmakers from around the world. Since its inception in 1997, the competition has attracted entries by more than 1500 artists from every continent and every state in the U.S.A.
The International Miniature Print Competition is held every other year, alternating with CCP’s other biennial, Footprint International (for prints measuring 12 x 12 in. exactly).

Entry Deadline: March 14, 2015 (postmark)
Exhibition: June 7 – August 30, 2015
Opening Reception: Sunday, June 7, 2015, 2-5 pm
Juror: Lyle Williams, Curator of Prints and Drawings at the McNay Art Museum, San Antonio, Texas