concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 18 de janeiro de 2014

Consulta Pública do Conselho Municipal de Cultura


Texto do anteprojeto de lei que irá reformular o Conselho Municipal de Cultura ficará disponível até 18 de fevereiro de 2014

No período entre 18 de novembro de 2013 e 18 de fevereiro de 2014, ficará aberto para consulta pública do anteprojeto de lei que vai reformular o Conselho Municipal de Cultura. O texto está disponível em http://minuta.cultura.prefeitura.sp.gov.br.
 
A ideia é reorganizar e ativar o Conselho Municipal de Cultura, tornando-o mais plural e contemporâneo. O Conselho é formado por representantes da sociedade civil, de todas as regiões da cidade e linguagens artísticas, além de representantes do poder público. Com caráter consultivo, deliberativo e propositivo, o Conselho é um grande fórum de discussões.

Após o período da consulta pública, as contribuições serão analisadas e poderão ser incorporadas ao texto final do projeto de lei, que será encaminhado à Câmara Municipal de São Paulo para uma nova série de debates públicos.

Fonte: Secretaria de Cultura – Prefeitura de São Paulo

concurso marca de aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro

CONCURSO CONVOCA DESIGNERS PARA A CRIAÇÃO DA MARCA DO ANIVERSÁRIO DE 450 ANOS DO RIO DE JANEIRO


Autor de marcas que até hoje fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros, o desenhista gráfico pernambucano Aloísio Magalhães (1927-1982) deixou como um de seus principais legados o símbolo da comemoração do IV Centenário do Rio de Janeiro. Passados 50 anos, a Prefeitura do Rio, por meio do Comitê Rio450 e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, convida a comunidade de designers de todo o Brasil a desenvolver um símbolo que traduza os 450 anos do Rio de Janeiro. As inscrições para o concurso, cujo edital está disponível em rio450anos.com.br, vão até o dia 3 de fevereiro. Os cinco finalistas receberão R$ 15 mil pela criação de dois projetos de marca. O designer vencedor ganhará um prêmio total de R$ 125 mil.

A marca deve simbolizar, durante o aniversário de 450 anos, o que é mais carioca e celebrar a existência e persistência desse canto de terra que, entre o mar e a montanha, encanta o mundo. Promover um concurso público para a seleção dessa marca demonstra a preocupação da administração municipal em, além de conquistar um resultado de qualidade, fazer com que essa classe profissional apresente seus olhares sobre a cidade, estimulando a reflexão sobre o Rio que somos e que queremos. Além disso, o concurso reforça o compromisso da Prefeitura do Rio com a economia criativa e a inovação.

Entre os critérios para a escolha da marca dos 450 anos, está a fácil reprodutibilidade do símbolo. O Comitê Rio450 e o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) desejam que a marca seja apropriada pela população, a exemplo do que aconteceu com o desenho criado por Aloísio Magalhães. Na ocasião, em vez de optar por um dos cartões-postais da cidade, Magalhães optou pelo algarismo quatro, criando um símbolo geométrico que captou o espírito da festa de 400 anos com maestria e que ainda se faz presente na paisagem carioca.

O concurso é composto de três fases, sendo a primeira de habilitação técnica e jurídica. A segunda prevê uma entrevista para a apresentação conceitual da marca dos 450 anos. Apenas cinco escritórios seguem para a etapa final. Cada finalista receberá R$ 15 mil para o desenvolvimento de duas identidades visuais. O grande vencedor prestará um acompanhamento ao longo de três meses para a implementação da marca vencedora.

Comitê Rio450
Para coordenar os preparativos e elaborar um calendário de ações e eventos em torno da data de fundação da cidade, a Prefeitura do Rio criou o Comitê Rio450. As duas primeiras iniciativas do Comitê Rio450 são um concurso para a escolha da marca do aniversário de 450 anos e um portal colaborativo por meio do qual os cariocas poderão sugerir iniciativas para serem realizadas ao longo do período comemorativo, que se estenderá de 31 de dezembro de 2014 a 1º de março de 2016. O portal e o edital do concurso podem ser acessados através do endereço rio450anos.com.br. À frente do Comitê Rio450 está o diplomata Marcelo Calero.


Instituto Rio Patrimônio da Humanidade
Desde 2009, o IRPH vem promovendo concursos para a promoção e a afirmação da cidade do Rio como um pólo de produção e de difusão do  melhor do design brasileiro. Foi o caso do concurso para a escolha dos pôsteres das cidades-sede da Copa do Mundo. O Rio de Janeiro foi a única a promover um concurso público para a escolha do cartaz. Assim, a cidade se afirma como Distrito de Criatividade, atrai a atenção e o engajamento dos escritórios e empresas de design do país. À frente do instituto está o arquiteto Washington Fajardo
 
Fonte: Design Brasil

73º SAAP - Salão Ararense de Artes Plásticas "Antonio Rodini" - Araras - SP


73º SAAP - Salão Ararense de Artes Plásticas "Antonio Rodini"
Acadêmico 201422 de Março a 06 de Abril de 2014 | Centro Cultural "Leny de Oliveira Zurita" - Araras - SPInscrições AbertasPeríodo de inscrição:13 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014Divulgação das obras selecionadas:10 de março de 2014 no site www.araras.sp.gov.brAbertura e premiação:22 de março de 2014 às 20h no Centro Cultural "Leny de Oliveira Zurita"Visitação:22 de março a 06 de abril de 2014Retirada das obras não selecionadas:10 de março a 07 de maio de 2014Retirada das obras selecionadas:07 de abril a 07 de maio de 2014

Centro Cultural "Leny de Oliveira Zurita"
Av. Ângelo Franzini, s/n - Jd. dos Ipês - Araras - SP - CEP: 13.609-390
Telefones: (19) 3541-5763 / 3542-5807 - E-mail: cultura@araras.sp.gov.br
De segunda a sexta das 9h às 17h
O 73º Salão Ararense de Artes Plásticas "Antonio Rodini", modalidade acadêmica, é promovido pela Prefeitura Municipal de Araras - SP, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania e faz parte do calendário cultural do município, integrando as comemorações de aniversário da cidade.

A inscrição é totalmente gratuita e serão aceitas até 2 (duas) obras por artista em cada categoria: pintura, desenho, gravura, escultura e pesquisa.

Os trabalhos inscritos serão submetidos à Comissão de Seleção e Premiação que escolherá as obras a serem expostas e concederá 9 (nove) prêmios: Prêmio "Prefeitura Municipal de Araras" (aquisitivo no valor de quatro salários mínimos vigentes), medalhas de ouro, prata e bronze, Prêmio "Centro Cultural", Prêmio "Antonio Rodini" e três menções honrosas.

O regulamento, a ficha de inscrição e a relação das obras selecionadas estarão disponíveis no Centro Cultural "Leny de Oliveira Zurita" (Avenida Ângelo Franzini s/n - Jd. dos Ipês - Araras - SP - CEP: 13.609-390) e pela Internet no site
www.araras.sp.gov.brVeja também o regulamento e a ficha de inscrição no documento anexo.

Wagner Zivko
Diretor de Cultura
 
Sugestões e dúvidas mais frequentes:
· Estão abertas as inscrições somente para a modalidade
acadêmica do Salão Ararense de Artes Plásticas, as inscrições para a modalidade contemporânea normalmente são feitas em julho e agosto.· As inscrições são feitas por meio da entrega das obras originais devidamente acompanhadas pela ficha de inscrição e com as etiquetas coladas no verso. Não são aceitas incrições só com fotografias.
· Não é necessário o envio de currículo e portfólio.
· Para a modalidade acadêmica as obras precisam estar com molduras.
· Devido ao tamanho dos painéis expositores, as medidas máximas aceitas para trabalhos bidimensionais são: 2,30m (Largura) x 1,80m (Altura).
· Podem ser inscritas até 2 obras por categoria sendo que para cada categoria é necessário um ficha de inscrição.
· Na categoria "Pesquisa" podem ser inscritos trabalhos que não se enquadram em nenhuma outra, por utilizar técnicas ou materiais diferentes dos tradicionais.
· Evite a inscrição de obras muito frágeis, que possam ser danificadas durante o transporte.
· A entrega das obras pode ser feita pessoalmente, por empresas transportadoras ou pelos correios.
· A retirada das mesmas, pode ser feita pessoalmente ou por empresas transportadoras.
· A comissão organizadora não tem como embalar e enviar pelos correios.
· Os artistas devem entrar em contato pessoalmente com as empresas transportadoras para autorizar a retirada das obras e indicar o endereço de entrega.
· Empresas que fazem a retirada, embalagem e transporte de obras dos nossos salões de arte:
· Azul Cargo - Araras - SP - (19) 3544-8076 / 3544-6914 /
aas01@azulcargo.com.br / www.azulcargo.com.br· Jad Log - Araras - SP - (19) 3351-2434 /help.aas@jadlog.com.br / www.jadlog.com.br· Jad Log - Leme - SP - (19) 3554-4973 /lhm3.log@linkway.com.br / www.jadlog.com.br· Os artistas da cidade de São Paulo e região podem também enviar e retirar as obras pela empresa Eric Art:
· Eric Art - Erich Landmayer - (15) 3264-1498 /
Fonte:Informativo da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania de Araras - SP

CURSOS DE FÉRIAS, CURSOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 E PARA OS PROCESSOS SELETIVOS PARA BOLSAS - EAV Parque Lage - RJ

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE FÉRIAS, CURSOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 E PARA OS PROCESSOS SELETIVOS PARA BOLSAS EM MUITOS CURSOS!

Cursos com bolsas na EAV Parque Lage. Programa Fundamentação, Aprofundamento_criação artística e Aprofundamento_curadoria (NOVO!), Capacitação de mediadores, Programas de Gravura e fotografia, Iluminação para arte e Laboratório de Artes Visuais e Redes Sociais.

Inscrições online a partir de 7 de janeiro.

ACESSE 
www.eavparquelage.rj.gov.br

Fonte: EAV Parque Lage

residência em arte contemporânea e fotografia - Fundação Clóvis Salgado - BH - MG

Edital para residência em arte contemporânea e fotografia

A Fundação Clóvis Salgado abriu o edital de seleção para o Programa de Residências Internacionais no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Serão selecionados projetos inéditos das Artes Visuais, propostos por candidatos brasileiros ou estrangeiros. As inscrições deverão ser feitas até o dia 28 de fevereiro.

Ao todo, o programa selecionará nove projetos de arte e três de pesquisa, distribuídos em três ciclos, com duração de dois meses cada. Os ciclos de residência serão realizados nos seguintes períodos: 15 de abril a 15 de junho de 2014, 15 de julho a 15 de setembro de 2014, 22 de setembro a 22 de novembro de 2014.

O processo de seleção levará em conta os seguintes critérios: originalidade e coerência do projeto proposto; trajetória artística do candidato; interações com o território urbano e com a comunidade local.
Como apoio à participação na residência, serão disponibilizados os seguintes recursos aos artistas/pesquisadores: Para artistas ou pesquisadores brasileiros será disponibilizada bolsa no valor total de R$ 2.600.

Os artistas contarão com um recurso no valor de até R$ 4.000 para a execução de seus projetos durante o período de residência. Os artistas que não residirem em Belo Horizonte receberão também passagens aéreas de ida e volta da sua cidade de origem a Belo Horizonte e hospedagem.

Os participantes utilizarão o espaço do 3º andar do Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, e participarão de eventos e atividades como visitas curatoriais, debates e workshops. Participarão ainda de uma ação de encerramento, a ser realizada ao final de cada ciclo de residência, e terão seus projetos documentados em publicação impressa ou eletrônica realizada pelo programa.


Fonte: Cultura e Mercado

MESTRADO EM DESIGN DA UDESC - Florianópolis - SC

INSCRIÇÕES PARA MESTRADO EM DESIGN DA UDESC COMEÇAM EM FEVEREIRO

O edital da próxima seleção do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi publicado e oferece dez vagas.
As inscrições para a turma que iniciará as atividades no segundo semestre de 2014 serão realizadas entre 5 de fevereiro e 10 de março, de segunda-feira a sexta-feira, das 14 horas às 18 horas, na Secretaria Acadêmica do PPGDesign, localizada no Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis. O candidato deverá entregar os documentos pessoalmente, por procuração ou via Sedex.
Em 27 de março, haverá o anúncio das inscrições deferidas, habilitando os candidatos ao processo de seleção composto por três etapas. Serão avaliadas habilidades como a língua inglesa e conhecimentos específicos de Design focados na área de concentração do programa, além de entrevista, que analisará o currículo Lattes e a proposta de pesquisa.
Sobre o programa
O programa tem Métodos para os Fatores Humanos como área de concentração, com estudos dos elementos dos aspectos metodológicos, analíticos ou procedimentais, relacionados aos fatores humanos que permitem as interfaces e interações com os artefatos, principalmente aqueles em que as novas tecnologias se integram às necessidades humanas.
Tais fatores envolvem aspectos físicos e cognitivos que promovem as relações humanas com o seu ambiente artificialmente construído, por meio dos sentidos e ações.
O programa está subdividido em duas linhas de pesquisa: Interfaces e Interações Comunicacionais e Interfaces e Interações Físicas.

Fonte: Design Brasil

Fundação Mokiti Okada promove o curso percepção artística - SP



O setor de Produção Cultural da Fundação Mokiti Okada promove de 25/01/14 a 22/02/14 o curso percepção artística, que visa aprimorar e aprofundar apreciação de obras artísticas a partir de experiências e reflexões sobre o tema. As aulas ocorrem aos sábados, das 09h às 11h, no Centro de Aprimoramento de Pinheiros. O valor do curso é de R$ 100. Os interessados podem fazer inscrição pelo site www.faculdademessianica.edu.br/loja/index.php/curso-presencial-percepcao-artistica-56.htm . | Mais informações: Centro de Aprimoramento de Pinheiros Butantã: r. Agostinho Cantu, 233, tel. (11) 5087-5091. E-mail deborafernandestavares@gmail.com .


Fonte: Mapa das Artes

Oficina de Ilustração Editorial - Laura Teixeira - b_arco - SP

Oficina de Ilustração Editorialcom Laura Teixeira

A oficina vai instrumentalizar cada participante para a criação de ilustrações a partir de textos escolhidos. Após uma breve reflexão sobre alguns conceitos e apresentação de referências, faremos exercícios práticos com a  utilização de diversos tipos de materiais, tais como: papéis variados, lixas, celofane, algodão, cola com glitter, tecidos, pelúcia, etc. Ao entender uma ilustração, antes de tudo como uma imagem inserida num contexto narrativo, pretende-se que o aluno procure multiplicar os significados das palavras através da sensibilização do leitor. Saiba mais

Ilustradora e designer, Laura Teixeira nasceu em São Paulo, em 1976. Mestre e graduada pela FAU-USP, especializou-se em ilustração na Eina – Escola de Disseny i Art (Barcelona).  Escreveu “Coisas que a gente gosta e não gosta” (Hedra, 2007), em parceria com Fabio Zimbres. Edita a revista Charivari – contemplada pelo projeto Conexão Artes Visuais da Funarte/Minc/Petrobrás – em parceria com Fabio Zimbres.

Datas 
De 27 a 30 de janeiro 
Segunda a quinta, das 19h30 às 22h
Informações
11 3081-6986
www.barco.art.br

b_arco
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 - Pinheiros
Sao Paulo, SP 05415-202
Brazil
                                                                                                                                                              
Fonte: Divulgação B_arco

OFICINA CULTURAL HILDA HILST - Campinas - SP

A Oficina Cultural Hilda Hilst recebe inscrições até 26/01/14 para processo seletivo de projetos culturais para 2014. A seleção contempla atividades em formato de oficinas, cursos, workshops ou palestras, em diferentes áreas artísticas, como Artes Visuais, Artes Cênicas, Fotografia, Circo, Teatro, Dança, Moda, Música, entre outras, a ser realizadas na cidade de Campinas e regiões. Os projetos deverão ser enviados por e-mail para projetos.campinas@oficinasculturais.org.br, com ficha de cadastro devidamente preenchida, disponível no site www.oficinasculturais.org.br. | Oficina Cultural Hilda Hilst Cambuí: r. Ferreira Penteado, 1.203, tel. (19) 3294-2212. www.oficinasculturais.org.br

Fonte: Mapa das Artes

Oficina de Ilustração "Andanças e Colagens" - Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP



Entre os dias 4 e 25 de fevereiro, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP promove a oficina de ilustração "Andanças e Colagens". A proposta da atividade é exercitar a apropriação visual e teórica de edifícios em debate na exposição O tempo das construções (em cartaz no CPC até o dia 28 de fevereiro), articulando documentação histórica, registros atuais e possibilidades futuras.
Exercícios práticos de representação gráfica buscarão, através de colagens com materiais diversos, relacionar o acervo de desenhos técnicos e depoimentos antigos, apreensão e registros atuais e reflexões sobre possibilidades para essas construções e para a cidade.
As aulas são abertas para interessados em geral e não é preciso nenhum conhecimento específico. Inscrições devem ser realizadas até o dia 27 de janeiro pela neste link. Até o dia 31 de janeiro, os selecionados serão comunicados por telefone, ficando os demais em lista de espera.
A atividade é gratuita e as vagas são limitadas a 20 inscritos. As vagas serão preenchidas segundo análise de justificativa de intenção em participar da oficina.
Inscrição Prévia Obrigatória de 16/01/2014 - 27/01/2014
Datas das Aulas:
04/02/14 | 14:00 - 17:00
11/02/14 | 14:00 - 17:00
18/02/14 | 14:00 - 17:00
25/02/14 | 14:00 - 17:00
Inscrições devem ser realizadas até o dia 27 de janeiro neste link:http://www.usp.br/cpc/v1/php/wf05_agenda.php?ano_select=2014&mes_select=2&cat_select=0&id_evento=498Casa de Dona Yayá - CPC
Endereço: Rua Major Diogo, 353, Bela Vista - São Paulo - SP

2º PASSEIO ARTÍSTICO EM JOANÓPOLIS - Terra do Lobisomem - Associação Paulista de Belas Artes (APBA)



Atendendo à solicitações, a APBA promoverá um novo PASSEIO ARTÍSTICO EM
JOANÓPOLIS a "Terra do Lobisomem"
Dia 08/02/2014
Quem não viajou conosco em 05 de outubro de 2013, perdeu várias atrações:
1) O Lobisomem da APBA;
2) A Cachoeira dos Preto, com 75 metros de altura;
3) A área rural;
4) Deixou de visitar o Topo da Cachoeira dos Pretos, onde há outras quedas d´agua;
5) E também não conheceu a casa do Lobisomem Apaixonado e de sua Noiva Maluca, e outros cenários.
PARTICIPE !
2º PASSEIO ARTÍSTICO EM JOANÓPOLIS
Dia 08 de Fevereiro de 2014 – sábado
Taxas:
R$ 70,00 (sem almoço)
R$ 75,00 (almoço incluso)
Desta vez almoçaremos em um restaurante localizado no próprio parque da Cachoeira. Assim os artistas terão mais tempo para desenhar e pintar.
Saída do ônibus: Av. São Luiz ao lado da Biblioteca Mário de Andrade às 7h00.
OBS.:Não receberemos pagamento no ônibus. Os interessados podem depositar o valor na conta da APBA e nos enviar o comprovante por e-mail:
Banco Santander
Nº do banco: 033
Agência: 3103
CC: 13 0000 30 -2
em nome da Associação Paulista de Belas Artes
Obrigada
Raquel Santos
Tel.: (11) 3214.4711 // 3105.1660
Cel.: (11) 9.8583.3917 (pessoal)
Associação Paulista de Belas Artes (APBA)
Tel.: (11) 3214.4711 // 3105-1660

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Casa Contemporânea - cursos e exposições

Casa
 
CASA CONTEMPORÂNEA RETOMA AS ATIVIDADES COM A EXPOSIÇÃO DE HELENA CARVALHOSA E OFICINAS DE VERÃO...

helenaexpo2014.png

Helena Carvalhosa - arte é o exercicio experimental da liberdade, até 01 de fevereiro de 2014. Com curadoria de Marcelo Salles, a mostra expressa a liberdade da artista em fazer arte ao reunir objetos, cerâmicas, desenhos e pinturas de sua produção recente. SAIBA MAIS!
eisenstein20141.png 

Eisenstein e o livro de artista, nos dias 05, 12 e 19 de fevereiro de 2014. SAIBA MAIS!
fotogravura20141.png 

Oficina de FOTOGRAVURA, nos dias 04, 11 e 18 de fevereiro de 2014. SAIBA MAIS!
cianotipia20141.png 

CIANOTIPIA, nos dias 08 e 15 de fevereiro de 2014. SAIBA MAIS!
 
Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP / CEP: 04021-020 Telefone: (11) 2337 3015

projeto Livro de Artista - Monotipias - Guarulhos - SP


arte postal - Mundo Futebol 2014 - Porto Alegre - RS

nova livraria de manuscritos islâmicos antigos - Saravejo - Bósnia


A view of an old manuscript on display during the re-opening ceremony of the Gazi Husrev-bey library in Sarajevo, on January 15, 2014. Bosnia opened today a new library to house its ancient Islamic manuscripts, which were saved from destruction during the 1992-1995 war by residents who hid them in eight different locations. Sarajevo re-opened the 477-year old library, containing the largest collection of oriental books and manuscripts in South-Eastern Europe, after it was rebuilt with the financial help from Qatar. AFP PHOTO / ELVIS BARUKCIC.

mostra Arte Têxtil – um percurso da bi a tridimensionalidade - Zoravia Bettiol - Porto Alegre - RS

É um prazer convidá-los para a mostra Arte Têxtil – um percurso da bi a tridimensionalidade, da qual participo como artista convidada, com vinte e duas obras têxteis.
INAUGURAÇÃO: quinta-feira, dia 16 de janeiro de 2014, das 19h às 21h
ONDE: Galeria Espaço Cultural Duque – Rua Duque de Caxias, 649 |(51) 3228-6900 | Porto Alegre – RS
VISITAÇÃO: de 17 de janeiro a 15 de março de 2014 | 2º a 6º feira das 10h às 19h e sábados das 10h às 17h


Apresento trabalhos das séries Transfigurações da Pedra I, tapeçarias com pedras ou conchas que se colocam na parede; formas tecidas tridimensionais em estruturas metálicas, série Indígena e Metamorfose que pode-se fazer combinações no solo; série Mensagens, obras que podem ser apoiadas em bases, mesas ou prateleiras; série Migration, obras tridimensionais suspensas. São peças que tornam, os ambientes de trabalho ou residencial, cálidos, envolventes e agradáveis. Das séries acima, tenho obras em coleções particulares e museus como Kunstindustriemuseet (Oslo), The Museum of Modern Art (Kyoto) e Textilmuseum Max Berk (Heidelberg). 
Estudei tapeçaria em tear em Varsóvia, na Polônia, em 1968 e desde então tenho participado de importantes mostras nacionais e internacionais assim como Bienais e Trienais têxteis. A obra Contrastes foi apresentada na exposição TENET 2012, em São Paulo. Ela é uma obra tridimensional com estrutura metálica e tecido recortado a laser. 
Um grande abraço a todos,

Zoravia

Estúdio Zoravia Bettiol
Travessa Irmão Pedro, 06
Teresópolis – Porto Alegre – RS