concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
sábado, 12 de novembro de 2011
Exposição Fayga Ostrower Ilustradora e Intervenção de José Manuel Ballester
Exposição Fayga Ostrower Ilustradora e Intervenção de José Manuel Ballester 12/11/2011 a 19/02/2012 |
A partir de 12 de novembro de 2011 até 19 de fevereiro de 2012, o Museu Lasar Segall, em parceria com o Instituto Moreira Salles, apresentará a mostra Fayga Ostrower Ilustradora, dando continuidade ao programa de exposições temporárias 2011. A mostra, com aproximadamente 100 obras, revela um período pouco conhecido da artista polonesa naturalizada brasileira, Fayga Ostrower, a de ilustradora de livros com perfil expressionista. Saiba mais No mesmo período o projeto Intervenções conta com a participação do premiado artista espanhol José Manuel Ballester. Arquitetura e simulacros é uma intervenção fotográfica que cria ilusões de ótica da arquitetura original do ateliê do museu, projetado por Gregori Warchavchik. Saiba mais |
Record for any photo sold at auction set in Christie's in New York
Titled "Rhein II," the chromogenic color print face-mounted to acrylic glass was sold for $4.3 million. AP Photo/Christie's, Andreas Gursky. | |
NEW YORK, N.Y. (AP).- A 1999 photograph of the Rhine river by German artist Andreas Gursky has sold for $4.3 million in New York City, setting a record for any photograph sold at auction. Titled "Rhein II," the chromogenic color print face-mounted to acrylic glass, had a pre-sale estimate of $2.5 million to $3.5 million. It sold Tuesday at Christie's. The buyer was not disclosed. The previous record for any photography sold at auction was Cindy Sherman's "Untitled," which fetched $3.8 million at Christie's in May. Gursky's panoramic image of the Rhine is one of an edition of six photographs. Four are in major museums, including the Museum of Modern Art in New York and the Tate Modern in London. Copyright 2011 The Associated Press. |
Ivald Granato, el domador de lo vivo
Hora | sexta, 18 de Novembro às 19:00 - 18 de Dezembro às 19:00 |
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Localização | Document-Art Martin Ignacio de Loyola 32 |
Criado por | |
Mais informações | "De cuerpos, sellos y rituales irreverentes: Ivald Granato, el domador de lo vivo" curaduría: Lic. Mariana Rodríguez Iglesias co-curaduría: Lic. María Laura García Se trata de la primera exposición individual de Granato en Buenos Aires, en la que se mostrará un recorte de su producción vinculado al arte correo, la documentación y la performance, terrenos que el artista paulista frecuenta desde mediados de los años 60s y que lo llevaron a producir obras junto a artistas como Helio Oiticica, Lygia Pape, Marta Minujín y Alfredo Portillos ("Mitos Vadios", 1978, Saõ Paulo). Document-Art Gallery nace en 2009 como una singular propuesta dedicada a preservar y valorizar el arte conceptual de America Latina. Con un espacio de 120m2 propios, nivel de especialización profesional y gestión bibliográfica, la Galería selecciona cuidadosamente artistas y obras fundamentales para la comprensión de los procesos culturales desarrollados en nuestro continente a partir de los años '60 |
Exposição de gravuras 7x7
Hora | quarta, 16 de Novembro · 20:00 - 22:30 |
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Localização | Galeria Lourdes Saraiva Queiroz. Oficina Cultural de Uberlândia, Uberlândia/MG Rua Tiradentes, 24. Bairro Fundinho, Centro Histórico. Uberlândia/MG. |
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Mais informações | Exposição coletiva de artistas de Uberlândia e do Rio de Janeiro que utilizam a gravura como linguagem. Abertura dia 16/11 às 20h com a participação do grupo musical Sarau. Espero todos!!! |
III Mostra do Programa de Exposições 2011 - Centro Cultural São Paulo
Hora | sábado, 5 de Novembro às 15:00 - domingo, 29 de Janeiro de 2012 às 18:00 |
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Localização | Centro Cultural São Paulo Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade São Paulo, Brazil |
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Mais informações | A III Mostra da edição de 2011 do Programa de Exposições do CCSP apresenta trabalhos de Daniel de Paula, Lucas Arruda, Mariana Galender, Regina Parra, Tatewaki Nio e Thales Leite. Inscritos no edital publicado anualmente pela instituição, os seis artistas foram selecionados por comissão julgadora, composta este ano pela artista Carmela Gross e pelos críticos de arte e curadores Valéria Piccoli e Fernando Cocchiarale. A exposição se completa com obras de Fabrício Lopez e Ricardo Ventura, convidados da Curadoria de Artes Visuais. Durante a abertura será lançado o catálogo do Programa de Exposições 2010. Piso Caio Graco de terça a sexta, das 10h às 20h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. entrada franca. até 29 de janeiro de 2012 |
31 Mini print International of Cadaques in "L'Etangd'Art" in Bages (Fance)
Hora | Hoje às 18:00 - 16 de Dezembro às 21:00 |
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Localização | Gallery "L'Etangd'Art" Rue de l'Ancien Puits 8 Bages, France |
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Mais informações | Like every year, l'Etangd'art gallery takes in the Mini Print International of Cadaques exhibition. Sophie Cassard receives the Mini Print once again in her gallery L’Étangd’Art in Bages, 4 kilometres north of Narbonne. Because of her great professionalism the Mini Print is awaited and desired as an established cultural event in the south of France. http://www.letangdart.com/ http://www.facebook.com/Le Comme chaque année, la galerie l'Etangd'art accueille le Mini Print International de Cadaqués. L'Etangd'art reste le SEUL point d'exposition en France. Véritable mosaïque culturelle d'une année de création dans le monde et témoin de la diversité plastique et technique de l'estampe, cette exposition unique vaut vraiment qu'on s'y arrête ou que l'on fasse le détour. Cette année, venez découvrir à l'Etangd'art près de 690 productions nées de techniques voisines de la gravure: sérigraphie, photogravure, pointe sèche, linogravure, ... 57 pays, 5 continents. Voyager et rêver en couleurs ou en noir et blanc avec la richesse du monde que vous offre ce concours international venu d'Espagne et dont l'Etangd'art reste le SEUL point d'exposition en France. Il y en a pour toutes les bourses de 5€ à 640€. Un concours international qui a lieu chaque année depuis 1981. Une création graphique internationale. Une diversité technique ( - sérigraphie - aquateinte - eau forte - linogravure - lithographie - pointe sèche - ordinateur copie art - xylographie collage - photogravure - Carborundum ..). Un format maximum de 10x10 cm |
sábado - Casa Contemporânea
Hora | sábado, 12 de Novembro · 11:00 - 18:00 |
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Localização | Casa Contemporânea Rua Capitão Macedo, 370 - Vila Mariana São Paulo (São Paulo, Brazil) |
Criado por | |
Mais informações | "SÁBADO" é um evento de ações artísticas como performances, vídeos, conversas, intervenções e vendas. Ao longo do dia artistas ocupam o espaço da Casa Contemporânea para realizar diversos projetos simultaneamente. Participam deste evento: Atelier A Pipa, Atelier 397, Atelier Subterrânea (Porto Alegre), grupo Aluga-se, HERMES e os atistas Angella Conte, Daniel Barclay, Felipe Barros, Felipe Bittencourt, Fernando E.Aznar, Leticia Rita, Marcia Rosolia, Renato Pera. consulte programação completa no site www.casacontemporanea370.c |
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
resultado FUNARTE - artes visuais
parabéns a todos
grupo Angatuba - 12 anos
12 anos Grupo Angatuba - exposição e eventos
O Grupo Angatuba comemora em novembro seus 12 anos de existência. Inaugurado em 1999 no ateliê da artista Marina Martinelli, em São Paulo, o grupo promove encontros mensais para reflexão sobre a arte, apresentando e discutindo trabalhos dos artistas participantes.
Atuantes na aquarela, desenho, escultura, gravura e pintura à óleo, têmpera e batik, seus integrantes apresentam linguagens e poéticas individuais. Fundamentando discussões na arte dos grandes mestres e na de outros artistas de vanguarda, ressaltam sempre a qualidade e a diversidade das obras apresentadas a cada encontro.
Para comemorar os 12 anos de atividade, o Grupo Angatuba realiza em novembro:
1. Exposição coletiva na Loja PINTAR! em Perdizes. Inauguração sábado dia 19/11 ás 11h.
2. Palestra de Iole Di Natale - Homenagem ao Dia Mundial da Aquarela - dia 23 nov 14h - Local: Casa Santiago
3. Semana de oficinas na Casa Santiago - novo espaço multicultural no bairro da Água Branca, de 21 a 25 nov
- Dia 21 - "Pintura a têmpera" - Heloisa Pessoa
- Dia 22 - "Escultura e modelagem" - Ligia de Holanda
- Dia 23 - "Aquarela" - Eddy Tricerri
- Dias 24 e 25 - "Batik (Roketzu Zomê)" - Marina Martinelli
Maiores informações: tel 3021 1475 e 7198 7174 c/ Ivone
No FACEBOOK acesse:
O GRUPO ANGATUBA É FORMADO POR:
Anna Vieitas, Carmen Seiler, Diva Rey, Eddy Tricerri, Heloisa Pessoa, Ivone Beltran, Lígia de Holanda, Marina Martinelli, , Rosemary Granata, Vera Chalmers, Zilá Troper.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Panorama da Arte Brasileira 2011 - Seminários
Panorama da arte Brasileira 2011 - Seminários
O Museu de Arte Moderna de São Paulo abre no dia 15 de outubro de 2011, às 18h, o Panorama da Arte Brasileira 2011. Com curadoria de Cauê Alves e Cristiana Tejo, a 32ª edição da mostra bienal do MAM-SP tem como tema Itinerários, itinerâncias e traz cerca de 40 artistas de diversas partes do país, além de alguns estrangeiros com maior ou menor inserção no cenário da nacional. Além disso, um seminário nos dias 2 e 3 de dezembro (veja programação abaixo).
Participantes: Areal, Cadu, Helmut Batista, Michel Zózimo, Regina Melim, Rodrigo Moura, Santiago Navarro, Suely Rolnik, Vitor Cesar
2 e 3 de dezembro de 2011
Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM - Auditório Lina Bo Bardi
Av. Pedro Álvares Cabral s/nº, Portão 3, Parque do Ibirapuera, São Paulo - SP
11-5085-1312 ou cursos@mam.org.br
www.mam.org.br
Capacidade: 200 lugares
Av. Pedro Álvares Cabral s/nº, Portão 3, Parque do Ibirapuera, São Paulo - SP
11-5085-1312 ou cursos@mam.org.br
www.mam.org.br
Capacidade: 200 lugares
PROGRAMAÇÃO
2/12 às 11h
Residências
Participantes: Helmut Batista (RJ), Rodrigo Moura (MG) e Cadu (RJ)
A mesa Residências irá discutir os modelos e a proliferação das residências artísticas nas instituições de arte. A proposta central é pensar os itinerários e itinerâncias pelo mundo que as residências proporcionam, as redes que se formam a partir dos programas existentes e fazer uma breve análise dos resultados e reflexos disso na arte contemporânea.
2/12, às 15h
Derivas
Participantes: Suely Rolnik (SP), Santiago Navarro (ARG) e Areal (RS)
Um dos objetivos da mesa Derivas é refletir sobre o estado de trânsito e as viagens cada vez mais constantes realizadas por artistas pelo país e ao redor do mundo, seja como proposição artística seja por exigência do circuito. Vivendo num tempo cada vez mais acelerado, é recorrente a comparação entre artistas, nômades e turistas.
Residências
Participantes: Helmut Batista (RJ), Rodrigo Moura (MG) e Cadu (RJ)
A mesa Residências irá discutir os modelos e a proliferação das residências artísticas nas instituições de arte. A proposta central é pensar os itinerários e itinerâncias pelo mundo que as residências proporcionam, as redes que se formam a partir dos programas existentes e fazer uma breve análise dos resultados e reflexos disso na arte contemporânea.
2/12, às 15h
Derivas
Participantes: Suely Rolnik (SP), Santiago Navarro (ARG) e Areal (RS)
Um dos objetivos da mesa Derivas é refletir sobre o estado de trânsito e as viagens cada vez mais constantes realizadas por artistas pelo país e ao redor do mundo, seja como proposição artística seja por exigência do circuito. Vivendo num tempo cada vez mais acelerado, é recorrente a comparação entre artistas, nômades e turistas.
3/12 às 15h
Outros espaços da arte
Participantes: Vitor Cesar (SP), Regina Melim (SC) e Michel Zózimo (RS)
A discussão da mesa Outros Espaços da Arte irá girar em torno do deslocamento das artes visuais e seus vínculos com os diversos campos com as quais elas se relacionam. Os trânsitos entre arte, design gráfico, livros, bem como a constituição do espaço público que essa itinerância pressupõe estão entre os temas abordados.
Outros espaços da arte
Participantes: Vitor Cesar (SP), Regina Melim (SC) e Michel Zózimo (RS)
A discussão da mesa Outros Espaços da Arte irá girar em torno do deslocamento das artes visuais e seus vínculos com os diversos campos com as quais elas se relacionam. Os trânsitos entre arte, design gráfico, livros, bem como a constituição do espaço público que essa itinerância pressupõe estão entre os temas abordados.
Posted by Cecília Bedê
Calling all acrylic artists!
artistsnetwork Connecting artists with ideas, inspiration and instruction | ||
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PREMIO ARTE LAGUNA - inscrições prorrogadas
[10|11|2011] |||arte contemporanea/concorso Prorogate le iscrizioni per il Premio Arte Laguna | ||
| PREMIO ARTE LAGUNA Il 6 Premio Arte Laguna proroga le iscrizioni fissando la chiusura al: 30 novembre per le iscrizioni via posta | 6 dicembre per le iscrizioni on-line La decisione è stata presa dalla segreteria Organizzativa a seguito delle numerose richieste giunte in questi giorni da parte degli artisti. C'è ancora tempo quindi per iscriversi direttamente on-line, via posta, oppure presso la segreteria del Premio con sede a Mogliano V.to (TV) in Via Roma n.29/A. Ancora un po' di giorni per iscriversi e avere la possibilità di esporre all'Arsenale di Venezia, una location esclusiva, conosciuta a livello internazionale e concorrere alle numerose opportunità. Sezioni: pittura, scultura, arte fotografica, video arte e performance, virtual art Premi in denaro: uno per ogni sezione di 7.000 € ciascuno Residenze d'arte: Scuola del Vetro Abate Zanetti - Venezia, Loft Miramarmi - Vicenza, Museo Carlo Zauli - Faenza, Art Stays - Slovenia, iaab - Basilea, Technymon India ARTresidency - India Business for Art: STILE Original Design premio in denaro di 8.000 euro + progetto artistico con l'artista selezionato; un altro progetto sarà invece creato con FOPE gioielli di Vicenza Premi Speciali: 26 Gallerie internazionali (Miami, San Paolo, Roma, Napoli, ...), Festival Tina B di Praga e Open di Venezia Esposizione finale: Arsenale di Venezia e Istituto Romeno di Venezia (Le opere premiate rimarranno di proprietà degli artisti) La giuria internazionale è pronta a scoprire i nuovi talenti, APPROFITTA DELLA PROROGA PER CANDIDARE LE TUE OPERE! Iscrizione direttamente on-line >>> Premio Arte Laguna tel. + 39 041 5937242 info@premioartelaguna.it www.premioartelaguna.it Seguici su: |
A MENINA E O SOL - de Constança Lucas e Julio Gonçalves Dias
A Menina e o Sol - livro de literatura infantil
CONVITE:
Coloque na sua agenda e vá
ao lançamento do livro
A MENINA E O SOL
de Constança Lucas e Julio Gonçalves Dias
Dia 23 de novembro de 2011,
quarta-feira, às 19h30
Local: Livraria SARAIVA
Shopping Iguatemi
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 - Piso Faria Lima
Jardim Paulistano - São Paulo - SP
Christie's New York, Post War and Contemporary art evening sale realizes $247,597,000
The top lot of the sale was Roy Lichtenstein’s, I Can See the Whole Room…and There's Nobody in It!, which set a new auction record of $43,202,500. Photo: Christie's Images Ltd 2011. | |
NEW YORK, N.Y.- Christie’s Post-War and Contemporary Art Evening Sale, including the first part of the Peter Norton Collection, achieved $247,597,000 (£153,510,140/ €178,269,840) demonstrating the continuing appeal of this category among collectors worldwide. Thirty-three works sold for over the $1 million mark and 16 new world auction records were established for artists including Roy Lichtenstein, Paul McCarthy, Charles Ray, Louise Bourgeois, among others. In total, sell-through percentages were very strong, with 90% sold by lot and 87% by value. The top lot of the sale was Roy Lichtenstein’s, I Can See the Whole Room…and There's Nobody in It!, which set a new auction record of $43,202,500 (₤26,785,550/€31,105,800). Painted in 1961, it is one of the earliest and most important of Lichtenstein's Pop Art pictures, formerly in the collection of the pioneering collectors Emily and Burton Tremaine. The previous record for a Lichtenstein work was for Ohhh ... Alright..., 1964, sold at Christie’s New York in November 2010 for $42.6 million. “This is an extremely strong sale result, with great depth of bidding across multiple genres and periods, from the great giants of Pop Art to the strongest artists of the 1990s and the 2000s,” said Brett Gorvy, Chairman and International Head of Post-War and Contemporary Art at Christie’s. “The world’s top ten collectors were present in the saleroom tonight, and a global community of collectors was bidding aggressively on works by the pre-eminent artists in this category – from Lichtenstein to Bourgeois, Ligon to McCarthy, Gursky to Ray. We are delighted to report more than a dozen new records for many well-deserving artists, and a new top price for any photograph sold at auction.” The sale got off to a strong start with Part I of the Collection of Peter Norton, the Los Angeles collector and software entrepreneur. Eager bidders snapped up each one of the 26 lots offered, driving prices to new auction records for nine artists. The star lot of the Collection was Paul McCarthy’s Tomato Head (Green), a life-size re-interpretation of a child’s toy, with interchangeable body parts. After a bidding battle involving multiple clients in the room and on the phone, the work sold for $4,562,500 (£2,828,750/€3,285,000), setting a new auction record for the artist. Further highlights from the Peter Norton Collection included Robert Gober’s Prison Window, an installation work, which sold for $3,386,500 (£2,099,630/€2,438,280), and Charles Ray’s Table, a multimedia sculpture, which fetched $3,106,500 (£1,926,030/€2,236,680) – a new world auction record for the artist. The Collection also featured the provocateur Maurizio Cattelan, whose Untitled, a miniature replica of a commercial elevator, achieved $1,022,500 (₤633,950/€736,200). In the main portion of the Evening Sale, strong prices were achieved for Mark Rothko’s White Cloud, which sold for $18,562,500 (₤11,508,750/€13,365,000) and two works by Andy Warhol: Silver Liz, a luminous portrait of Elizabeth Taylor, which sold for $16,322,500 (₤10,119,950/€11,752,200), and Four Campbell’s Soup Cans, painted in 1962, which realized $9,826,500 (₤6,092,430/€7,075,080). Among the themes and trends that emerged during the sale was the strong demand for works by top women artists, led by Louise Bourgeois, Sophie Calle, Barbara Kruger, Vija Clemins, Kara Walker, and Mona Hatoum. Louise Bourgeois’s 21-foot wide bronze, Spider, soared beyond its pre-sale estimate of $4-6 million to achieve a new world auction record for the artist at $10,722,500 (£6,647,950/€7,720,200). The price stands among the highest prices ever achieved at auction for a work by a female artist, exceeding the record price by GBP of £6.4 million set for Natalia Goncharova’s Espagnole at Christie’s London in 2010, and narrowly missing the record price by USD of $10.86 million set for Goncharova’s Les Fleurs at Christie’s London in 2008. In addition to the new world auction records for Lichtenstein and Bourgeois, new records were established for the following artists, including: *Barbara Kruger - $902,500 for Untitled (When I hear the word culture I take out my checkbook), 1985 *Paul McCarthy - $4,562,500 for Tomato Head (Green), 1994 *Glenn Ligon - $1,178,500 for Untitled (Stranger in the Village #17), 2000 *Mona Hatoum - $470,500 for Silence executed in 1994. *Sophie Calle - $218,500 for The Sleepers (Les dormeurs), executed in 1979 *Charles Ray - $3,106,500 for Table, plexiglas and steel, executed in 1990 *Yinka Shonibare MBE - $194,500 for Hound, executed in 2000 *Christian Marclay - $266,500 for Guitar Neck, executed in 1992 *Fred Tomaselli - $1,650,500 for Untitled (Expulsion), executed in 2000 *Vija Celmins - $902,500 for Sea Drawing with Whale, circa 1969 *Andreas Gursky - $4,338,500 for Rhein II, executed in 1999; WORLD AUCTION RECORD FOR ANY PHOTOGRAPH SOLD AT AUCTION Additional records were established for a specific medium, including: *Alexander Calder - $4,786,500 for Sumac, executed in 1961; WORLD AUCTION RECORD FOR FOR A MOBILE BY THE ARTIST *Jean Dubuffet - $1,202,500 for Canotin mâche oeil, executed in 1967; WORLD AUCTION RECORD FOR A SCULPTURE BY THE ARTIST *Wayne Thibaud - $1,650,500 for Sixteen Pies, executed in 1965; WORLD AUCTION RECORD FOR A WORK ON PAPER BY THE ARTIST |
CONCURSO BLOG ALMA DO ARTISTA - CALENDÁRIO 2012
CONCURSO BLOG ALMA DO ARTISTA - CALENDÁRIO 2012
Estão abertas as inscrições para o Concurso Blog Alma do Artista - Calendário 2012. Inscreva fotos de suas obras de arte, qualquer que seja a técnica. As que forem selecionadas serão incluídas nos calendários do Blog Alma do Artista. É rápido, é fácil, é grátis. No ano passado foi realizado o mesmo concurso e foram feitas centenas de downloads dos calendários pelos leitores do blog. Leia o regulamento abaixo, preencha a ficha de inscrição, envie ela preenchida junto com as fotos e boa sorte!
Regulamento
Das Inscrições
Somente serão aceitas as inscrições realizadas no período de 03/11 a 05/12/2011 e que estiverem de acordo com as regras deste edital. Só serão admitidas as inscrições de artistas individuais. Não há restrições de idade, nacionalidade, formação ou currículo. Participantes do concurso anterior poderão concorrer novamente, desde que com imagens de obras diferentes das enviadas naquele. Para se inscreverem os interessados deverão enviar três fotos de obras de sua autoria (uma única foto para cada obra) e a ficha de inscrição (link ao final do texto) preenchida para o e-mail que nela consta. O participante só poderá fazer a inscrição uma única vez, não sendo admitidas inscrições de mais imagens posteriormente, passando a valer apenas a primeira inscrição.
Quando fizer a inscrição o participante estará assumindo automaticamente ser o autor das obras fotografadas e detentor dos direitos das imagens enviadas. Se for verificado que o participante não é o autor e/ou que não dispõe destes direitos ele será automaticamente desclassificado, suas obras excluídas a qualquer tempo e responderá inteiramente por seus atos, eximindo o blog de qualquer fato danoso a que tiver dado origem. A inscrição implica na aceitação do participante de ceder os direitos de uso das imagens para os propósitos deste concurso e para a promoção de concursos que sejam realizados pelo Blog Alma do Artista.
Poderão ser inscritas imagens de obras de qualquer técnica artística, produzidas em qualquer ano. Imagens de arte digital também serão aceitas e equivalerão às imagens oriundas de registro fotográfico. Cada imagem enviada deverá:
- estar em arquivo próprio (uma imagem por arquivo) em jpg ou png, cujo nome deverá estar no seguinte formato:
autor_titulo_tecnica_ano (sem espaços, acentos, pontos, cedilhas e símbolos, com traços "underline" para separar as palavras);
- ter largura consideravelmente maior que altura (ou seja, maior na horizontal que na vertical) e a ponto de se parecer mais com um retângulo do que com um quadrado (proporção que as obras fotografadas também deverão ter);
- ter largura com medida exata de 300 pixels, com boa qualidade - no caso de ter uma imagem sua escolhida, o participante será informado da escolha por e-mail e deverá enviar em resposta ao e-mail a mesma imagem com largura de 900 pixels e com boa qualidade no prazo de três dias, portanto deixe-a preparada para uma eventual seleção).
Da Seleção
A seleção decorrerá de decisão do autor deste blog, sendo soberana e irrecorrível, e será baseada nas qualidades técnicas e estéticas das obras e na qualidade das imagens. Serão descartadas imagens de obras potencialmente ofensivas ao senso moral comum no conceito do julgador.
O comunicado aos vencedores por e-mail está previsto para acontecer até o dia 10/12/2011 e o lançamento dos calendários para a segunda metade de dezembro de 2011, podendo haver antecipação ou atraso de acordo com as circunstâncias.
Os vencedores que não enviarem as imagens selecionadas em tamanho de 900 pixels de largura no prazo de três dias quando do aviso perderão seus direitos de participarem do calendário para outros participantes.
O presente edital tem a pretensão de promover artistas visuais efetivamente através de concurso, porém desobriga plenamente seu promotor, embora dedicado e interessado, de conclui-lo, por qualquer que seja o motivo, constituindo mera expectativa de direito.
Do Prêmio
O prêmio consistirá na inclusão das imagens selecionadas em três calendários (de mesa, de parede e de fundo de tela para computador), que terão projeto gráfico do autor deste blog e ficarão disponíveis em formato de arquivos digitais no Blog Alma do Artista durante o ano de 2012 para download dos leitores, com instruções de impressão e montagem, no caso do calendário de mesa.
Os artistas inscritos poderão ser contemplados por uma ou mais de suas imagens. Serão selecionadas seis imagens no total, uma para cada bimestre do ano, que estarão acompanhadas dos nomes artísticos de seus autores e dos títulos das obras. Serão utilizadas as mesmas imagens nos três calendários, embora cada um deles apresente layouts diferentes. Demais informações sobre as obras e endereços de sites dos artistas serão incluídos em uma lista à parte, junto com os arquivos dos calendários.
O calendário de fundo de tela será disponibilizado como arquivo zipado contendo um arquivo de imagem para cada mês. Os calendários de mesa e de parede serão disponibilizados em arquivos pdf. Não serão oferecidos calendários impressos, apenas arquivos digitais para download e impressão.
Ao se inscrever o participante concorda automaticamente em ter as imagens de suas obras incluídas em quaisquer dos meses e acompanhadas do nome, do endereço do site e do logotipo do Blog Alma do Artista, bem como das outras imagens de outros artistas. Nenhuma outra espécie de prêmio será oferecida aos vencedores.
Marcadores: blog alma do artista, concursos, recados
Chamada para artigos Revista de História da Arte e Arqueologia - IFCH/Unicamp
Chamada para artigos
Revista de História da Arte e Arqueologia - IFCH/Unicamp
Campinas
inscrições
até 02/12/2011
Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Distrito de Barão Geraldo
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Distrito de Barão Geraldo
A “Revista de História da Arte e Arqueologia” receberá até o dia 02 de dezembro de 2011 propostas de artigos, referências, documentos, resenhas e informes para publicação de seu próximo número, a RHAA 17.
As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail
Informações sobre as normas de publicação podem ser encontradas no website.
Atenciosamente,
Fanny Lopes
Fanny Lopes
Revista de História da Arte e Arqueologia website
Fontes: Revista de História da Arte e Arqueologia - IFCH/Unicamp - Campinas SP Brasil / Vitruvius
Festival Internacional CulturaDigital.Br no MAM e Cine Odeon, Rio de Janeiro
Palestrantes: Helloisa Buarque de Hollanda, Hugues Sweeney, Kenneth Goldsmith, Michel Bauwens, Paulo Coelho, Phillipe Aigrain
Todos os projetos participantes em: culturadigital.org.br
Todos os projetos participantes em: culturadigital.org.br
Com patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e tendo o ex-Ministro de Cultura Gilberto Gil como embaixador, o festival se consolida como espaço pioneiro no Brasil de articulação e debate dos temas mais atuais do Século 21, o século das redes, da informação e da produção pós-industrial.
Em 2011 o evento está se aproximando das redes, laboratórios, ciência de garagem, hackerspace, civic hacking, dados abertos, transparência, visualidades, futuro das cidades e experimentações, além da forte presença de projetos indígenas.
Além da Mostra de Experiências, do Laboratório de Tecnologia, da Mostra de Visualidades e do Encontro de Redes que serão parcialmente preenchidos com os projetos selecionados por meio da chamada pública, a programação conta ainda com apresentações de figuras de destaque internacional em temas como compartilhamento do conhecimento, inovações na rede e criação colaborativa além de programações artísticas e culturais em parcerias com casas noturnas da cidade do Rio de Janeiro e atividades paralelas realizadas por instituições parceiras, como o ciclo Mosaicos – Pensando a Cultura Digital, que será realizado pelo Sesc-RJ.
O Festival Internacional CulturaDigital.Br tem iniciativa da Casa da Cultura Digital (http://www.casadaculturadigital.com.br/), cluster criativo sediado na cidade de São Paulo e que envolve dezenas de projetos e coletivos que atuam nos mais diferentes eixos da cultura digital no Brasil e no mundo.
2 a 4 de dezembro de 2011
Museu de Arte Moderna MAM-RJ
Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
21-2240-4640 ou mam@mamrio.org.br
www.mamrio.com.br
Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
21-2240-4640 ou mam@mamrio.org.br
www.mamrio.com.br
Cine Odeon Petrobras
Praça Floriano 7, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-2240-1093
www.grupoestacao.com.br
Praça Floriano 7, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-2240-1093
www.grupoestacao.com.br
Sobre os palestrantes
Phillippe Aigrain: CEO da Sopinspace, Sociedade pelos Espaços de Informação Pública, que desenvolve softwares gratuitos e oferece serviços para processos democráticos e colaborativos na internet. É também um dos fundadores de um grupo de cidadãos que discute e defende os direitos fundamentais e liberdadades da esfera digital, além de propor políticas para a era digital.
links relacionados:
Blog: http://paigrain.debatpublic.net/
Sopinspace: http://www.sopinspace.com/
twitter: @balaitous
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Sopinspace: http://www.sopinspace.com/
twitter: @balaitous
Kenneth Goldsmith: poeta e professor de poesia da Universidade da Pennsylvania, criou o UbuWeb em 1996, inicialmente como um repositório de poesia. A demanda cresceu e ele se viu obrigado a ampliar o site também para vídeo e áudio, além do texto. Hoje o site, um gigante arquivo digital, conta com um acervo imenso, repleto de pérolas e raridades.
links relacionados: http://www.ubuweb.com/
twitter: @ubuweb
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Yochai Benkler: professor de direito na universidade de Harvard e co-diretor do Berkman Center for Internet and Society. A partir dos anos 1990, foi importante para caracterizar o papel da informação comum e da colaboração descentralizada para inovação e produção de informação na sociedade em rede. Dentre suas obras destaca-se o livro The Wealth of Networks, numa tradução livre, A Riqueza das redes.
Links relacionados:
Página oficial: http://benkler.org/
The Wealth of Networks para baixar:
http://cyber.law.harvard.edu/wealth_of_networks/Download_PDFs_of_the_book
Página oficial: http://benkler.org/
The Wealth of Networks para baixar:
http://cyber.law.harvard.edu/wealth_of_networks/Download_PDFs_of_the_book
Hugues Sweeney: De 2000 a 2007 foi o diretor da plataforma multimídia (internet, rádio e televisão) da Rádio Canadá, de onde saiu para ser programador do Espaço Música até 2009. Hoje, trabalha na National Film Board of Canada, a produtora e distribuidora pública de filmes daquele país, criando produções interativas ancoradas na tradição da animação e do documentário.
Links relacionados:
NBF: http://www.onf-nfb.gc.ca/
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Helloisa Buarque de Hollanda: É ensaísta e pesquisadora, formada em Letras Clássicas pela PUC-RJ, com doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e pós-doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, em Nova York. Seu campo de pesquisa privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultura digital.
Paulo Coelho - VIA TELECONFERÊNCIA: Escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Antes de se dedicar à literatura, trabalhou como diretor e autor de teatro, jornalista e compositor. Em 1988, publicou O Alquimista, o livro brasileiro mais vendido em todos os tempos. Um dos maiores escritores do país, é a favor da “pirataria” ou do copyleft. Em seu blog, todos os seus livros podem ser baixados de graça. Para ele, “uma ideia consistente não precisa de proteção. O resto é ganância ou ignorância”.
Links relacionados:
Site oficial: http://paulocoelho.com/br/
Blog (para baixar todos os livros): http://paulocoelhoblog.com/category/pirate-coelho/
twitter: @paulocoelho
Site oficial: http://paulocoelho.com/br/
Blog (para baixar todos os livros): http://paulocoelhoblog.com/category/pirate-coelho/
twitter: @paulocoelho
Michel Bauwens: É o fundador da Fundação Peer-to-Peer Alternatives e trabalha em colaboração com um grupo global de pesquisadores na exploração de produção de pares, governança e propriedade. Ele co-produziu o documenário TechnoCalyps com Frank Theys, e co-editou um livro sobre a antropologia da sociedade digital com Salvino Salvaggio. Ele é membro fundador do Commons Strategies Group.
Fonte: Canal Contemporâneo
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Museu Victor Meirelles (SC) abre edital público para exposições em 2012
O Museu Victor Meirelles/Ibram, localizado na cidade de Florianópolis (SC), lançou Edital Público de Exposições Temporárias 2012 com o intuito de promover a reflexão e a difusão da produção contemporânea de artes visuais. As inscrições seguem abertas até 27 de janeiro de 2012.
O museu catarinense possui um espaço para exposições de longa duração, que é dedicado às obras de sua coleção, e uma sala para realização de exposições temporárias, que visa contribuir para a dinamização do espaço, consolidando o seu papel como centro de debate, formação e referência sobre arte para a comunidade.
Para se inscrever, artistas brasileiros e estrangeiros devem enviar uma Proposta de Exposição, que será avaliada por uma Comissão Julgadora externa ao Museu Victor Meirelles – formada por profissionais de reconhecida competência no cenário artístico.
No cronograma de exposições temporárias de 2012 estão previstas três exposições a serem selecionadas por meio do concurso público. As exposições serão realizadas nos meses de abril, junho e setembro de 2012. Leia o edital na íntegra.
Fonte: Divulgação Museu Victor Meirelles / Museus.gov
Encontros na Biblioteca Mário de Andrade discutem história da arte brasileira
O ciclo de palestras da Biblioteca Mário de Andrade desenvolve o tema “História(s) da arte no Brasil: do século 19 à primeira metade do século 20”, programação que tem curadoria e mediação do pesquisador em artes visuais, Thiago Gil.
O evento pretende explorar obras e autores já conhecidos e evidenciar a infinidade de narrativas existentes sobre a arte no Brasil. Os palestrantes debaterão também a crítica e a atuação de instituições de preservação, divulgação e legitimação de bens para a construção da história no país.
Nesta primeira fase, serão quatro encontros. Cada um deles contará com a presença de dois palestrantes que abordarão temas distintos. A etapa inicial abrange o período de 1840 a 1940, pontuada a partir do trabalho de Araújo Porto Alegre, e o assunto final trata das publicações e da atuação do Instituto do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan).
Participam do evento o curador Tadeu Chiarelli, curador-chefe do MAM-SP, a historiadora Letícia Squeff , a professora Ana Cavalcanti, entre outros convidados. A segunda parte do ciclo está programada para o primeiro semestre de 2012.
Serviço: Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, Consolação, Centro. Tel. 3256-5270. Sáb – Dias 8, 10, 22 e 24. Grátis.
Veja a Programação Completa:
CRÍTICA DE ARTE COMO HISTORIOGRAFIA
Com Vera Lins (professora da Faculdade de Letras da UFRJ e autora do livro “Gonzaga Duque: a Estratégia do Franco Atirador”, Tempo Brasileiro, 1991).
Tema: “Gonzaga Duque: Histórias de Literatura e Artes Plásticas”.
Com Tadeu Chiarelli (curador, professor no departamento de artes plásticas da ECA/USP e autor do livro “Arte Internacional Brasileira”, Lemos/1999). Tema: “Félix Ferreira e a arte brasileira no século 19”.
| Palestras seguidas. Dia 10, das 19h às 21h
DISCURSO PAULISTA
Com Alexander Gaiotto Miyoshi (mestre e doutor em história da arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e pós-doutorando em artes visuais na ECA/USP).
Tema: “Primeiros anos da Pinacoteca do Estado: Cesário Motta Júnior e a formação do acervo (1893-1905)”.
Com Miyoko Makino (ex-diretora técnica da divisão de difusão cultural do Museu Paulista, entre os anos de 1991 e 2006).
Tema: “Afonso de Escragnolle Taunay: contribuição para história da arte e a formação da coleção iconográfica do Museu Paulista (1917-1945)”.
| Palestras seguidas. Dia 22, das 19h às 21h
BARROCO, NACIONAL, MODERNO
Com Antonio Gilberto Ramos Nogueira (professor do programa de pós graduação em história social da Universidade Federal do Ceará e autor do livro “Por um Inventário dos Sentidos: Mário de Andrade e a Concepção de Patrimônio e Inventário”, Hucitec/Fapesp/2005).
Tema: “Mário de Andrade e a arte patrimonial: história e historiografia da arte no Brasil”.
Com Letícia Julião (professora adjunta do curso de museologia da Escola de Ciência da Informação da UFMG).
Tema: “Patrimônio da nação: a brasilidade redesenhada pelo Sphan”.
| Palestras seguidas. Dia 24, das 19h às 21h
O evento pretende explorar obras e autores já conhecidos e evidenciar a infinidade de narrativas existentes sobre a arte no Brasil. Os palestrantes debaterão também a crítica e a atuação de instituições de preservação, divulgação e legitimação de bens para a construção da história no país.
Nesta primeira fase, serão quatro encontros. Cada um deles contará com a presença de dois palestrantes que abordarão temas distintos. A etapa inicial abrange o período de 1840 a 1940, pontuada a partir do trabalho de Araújo Porto Alegre, e o assunto final trata das publicações e da atuação do Instituto do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan).
Participam do evento o curador Tadeu Chiarelli, curador-chefe do MAM-SP, a historiadora Letícia Squeff , a professora Ana Cavalcanti, entre outros convidados. A segunda parte do ciclo está programada para o primeiro semestre de 2012.
Serviço: Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, Consolação, Centro. Tel. 3256-5270. Sáb – Dias 8, 10, 22 e 24. Grátis.
Veja a Programação Completa:
CRÍTICA DE ARTE COMO HISTORIOGRAFIA
Com Vera Lins (professora da Faculdade de Letras da UFRJ e autora do livro “Gonzaga Duque: a Estratégia do Franco Atirador”, Tempo Brasileiro, 1991).
Tema: “Gonzaga Duque: Histórias de Literatura e Artes Plásticas”.
Com Tadeu Chiarelli (curador, professor no departamento de artes plásticas da ECA/USP e autor do livro “Arte Internacional Brasileira”, Lemos/1999). Tema: “Félix Ferreira e a arte brasileira no século 19”.
| Palestras seguidas. Dia 10, das 19h às 21h
DISCURSO PAULISTA
Com Alexander Gaiotto Miyoshi (mestre e doutor em história da arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e pós-doutorando em artes visuais na ECA/USP).
Tema: “Primeiros anos da Pinacoteca do Estado: Cesário Motta Júnior e a formação do acervo (1893-1905)”.
Com Miyoko Makino (ex-diretora técnica da divisão de difusão cultural do Museu Paulista, entre os anos de 1991 e 2006).
Tema: “Afonso de Escragnolle Taunay: contribuição para história da arte e a formação da coleção iconográfica do Museu Paulista (1917-1945)”.
| Palestras seguidas. Dia 22, das 19h às 21h
BARROCO, NACIONAL, MODERNO
Com Antonio Gilberto Ramos Nogueira (professor do programa de pós graduação em história social da Universidade Federal do Ceará e autor do livro “Por um Inventário dos Sentidos: Mário de Andrade e a Concepção de Patrimônio e Inventário”, Hucitec/Fapesp/2005).
Tema: “Mário de Andrade e a arte patrimonial: história e historiografia da arte no Brasil”.
Com Letícia Julião (professora adjunta do curso de museologia da Escola de Ciência da Informação da UFMG).
Tema: “Patrimônio da nação: a brasilidade redesenhada pelo Sphan”.
| Palestras seguidas. Dia 24, das 19h às 21h
Fonte: Prefeitura do Município de São Paulo – Secretaria da Cultura – SMC
PARTE – Feira de Arte Contemporânea
Feira PARTE de arte contemporânea reúne 22 galerias e trabalhos de mais de 300 artistas em novembro
Entre os dias 17 (abertura para convidados) e 20 de novembro, São Paulo vai receber a primeira edição da PARTE – Feira de Arte Contemporânea, que tem como principais características a venda de obras de jovens artistas, o ambiente descontraído e preços mais acessíveis. Serão expostas obras nos mais variados suportes, como fotografia, gravura, desenho, múltiplos e street art. A iniciativa visa aproximar o universo das galerias de um público maior e mais heterogêneo, ampliando o número de colecionadores iniciantes e consumidores do mercado primário de arte.
Idealizada por Lina Wurzmann (administradora de empresas e artista plástica) e Tamara Perlman (advogada), a PARTE se propõe a ser um celeiro de novos artistas, sem contudo deixar de expor trabalhos de artistas já bastante consagrados, que produzem edições e múltiplos, como séries numeradas de fotografias e gravuras. Os trabalhos foram selecionados observando um teto nos valores das obras, que não devem exceder os R$ 15 mil – sendo que 60% delas não devem ultrapassar os R$ 3 mil.
Além da maior acessibilidade nos preços, a PARTE traz ainda um outro diferencial importante, a informação. Para todos os stands, a inclusão do nome do artista e preço ao lado da obra serão a regra, além de folhetos com minibiografias de cada artista.
Conheça as galerias participantes:
AC Galeria de Arte
Arte Infinita
Arterix
Central Galeria de Arte
Dconcept
Emma Thomas
Escritório de Fotografias Luiz Porchat
Estúdio Buck
Fotospot
Galeria de Babel
Gravura Brasileira
Impar
Jaqueline Martins
Logo Galeria
Mezanino
Monica Filgueiras e Eduardo Machado
Multiplique Boutique
Murilo Castro
Paralelo Gallery
QAZ Street Art
Virgílio
Zipper
AC Galeria de Arte
Arte Infinita
Arterix
Central Galeria de Arte
Dconcept
Emma Thomas
Escritório de Fotografias Luiz Porchat
Estúdio Buck
Fotospot
Galeria de Babel
Gravura Brasileira
Impar
Jaqueline Martins
Logo Galeria
Mezanino
Monica Filgueiras e Eduardo Machado
Multiplique Boutique
Murilo Castro
Paralelo Gallery
QAZ Street Art
Virgílio
Zipper
PARTE – Feira de Arte Contemporâneade 17 de novembro (convidados) a 20 de novembro
R. Lisboa, 904 – Pinheiros
Ingressos: R$ 15,00 (inteira), R$ 7,50 (estudantes e pessoas com mais de 60 anos). Crianças até 10 anos não pagam
R. Lisboa, 904 – Pinheiros
Ingressos: R$ 15,00 (inteira), R$ 7,50 (estudantes e pessoas com mais de 60 anos). Crianças até 10 anos não pagam
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