concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
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sábado, 31 de agosto de 2013
AULA DE PINTURA ARTESANAL COM REGINA CARMONA - SP
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programação Ateliê A Pipa - SP e RJ
SP: Rua Fidalga, 958 - Vila Madalena 11 2506 0096 | contato@atelierapipa.com.br RJ: 21 4062 7486 | contato@atelierapipa.com.br www.atelierapipa.com.br | ||||||||||||||||
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atelier a pipa
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sexta-feira, 30 de agosto de 2013
: Drawing Which Makes Itself - Dorothea Rockburne - MoMA - EUA
Dorothea Rockburne. Neighborhood. 1973. Transparentized paper, pencil, and colored pencil on wall, 160 x 90” (406.4 x 228.6 cm). The Museum of Modern Art, New York. Gift of J. Frederic Byers III, 1978. © 2013 Dorothea Rockburne / Artists Rights Society (ARS), New York
Dorothea Rockburne: Drawing Which Makes Itself
September 21, 2013–January 20, 2014
The Paul J. Sachs Drawings Galleries, third floor
"How could drawing be of itself and not about something else?" Dorothea Rockburne's 1973 exhibition at the Bykert Gallery in New York, a touchstone in modern drawing practice, aimed to address the artist's query. Using the wall as her surface, Rockburne created a series of works using carbon paper, which she manipulated to create a carefully mapped network of ruled lines; marks were made by the carbon removal along the folds in the paper. The resulting structures engage the viewer visually and bodily, shaping their perception of the gallery space and challenging expectations of what a drawing can be. Rockburne has said, "Drawing is the bones of thought." The exhibition Dorothea Rockburne: Drawing Which Makes Itself pays homage to the artist's groundbreaking project of the same name, with a group of major carbon paper and wall works—including Nesting and Neighborhood, from MoMA's collection—exhibited together for the first time since 1973. Contextualizing the wall drawings is a selection of Rockburne's works on paper and paintings from that decade, selected from MoMA's strong holdings of her work and the artist's personal collection. The exhibition highlights the concerns that have occupied Rockburne since her early career, including the application of mathematical principles, and her continued engagement with, and challenge of, the methods and practice of drawing.
Organized by Esther Adler, Assistant Curator, Department of Drawings.
Drawings Collection Exhibitions are made possible by
o corpo expandido - SP
O Corpo ExpandidoAlessandro Mendini, Allan Kaprow, Arnulf Rainer, Arrigo Lora Totino, Ben D’Armagnac, Charlemagne Palestine, Charlotte Moorman’s, Dan Graham, Daniel Spoerri, Francisco Copello, Franz Erhard Walter, Gina Pane, Giordano Falzoni, Giosetta Fioroni, Giuseppe Chiari, Guglielmo Achille Cavellini, Hermann Nitsch, Hélio Oiticica, Hudnilson Junior, Isidore Isou, James Lee Byars, Jeffrey Shaw, Joan Jonas, Julian Beck, Jurgen Klauke, Klaus Rinke, Luciano Fabro, Marina Abramovic, Mimmo Rotella, Pier Paolo Calzolari, Piero Manzoni, Remo Salvadori, Renate Bertlmann, Riccardo Dalisi, Richard Serra, Robert Kushner, Sandro Chia, Shu Takagi, Stelarc, Theobotschuiver, Trisha Brown, Ugo La Pietra, Ulay, Urs Luthi, Vettor Pisani, Vincenzo Agnetti, Vito Acconci, Wolf Vostell e Yves Klein Curadoria de Lucio Agra
lançamento_ 27/08/2013, terça-feira, 18h
exposição_ 28/08/2013 a 30/09/2013
A Galeria Jaqueline Martins dá continuidade ao compromisso ligado à série de exposições históricas sobre a arte contemporânea que vem realizando desde sua inaguração em 2011, apresentando um recorte inédito de fotografias que mostram performances, ações e happenings realizados entre 1950 e 1980. As imagens tentam parar o tempo e trazer reflexões sobre estas atividades efêmeras destinadas a durar o breve momento de sua perfomance/ritual. A mostra contará com uma programação semanal de performances aos sábados, com curadoria de Lucio Agra, datas a serem decidadas.
segmento_ performance, happening, fotografia, ação
local_
Galeria Jaqueline Martins Rua Doutor Virgilio de Carvalho Pinto 74 - Pinheiros São Paulo / São Paulo / Brasil 55-11-2628-1943 jaquelinemartinsgaleria@gmail.com www.galeriajaquelinemartins.com
horários_
Segunda a sexta, 12h-19h; sábado, 12h-17h fonte: Canal Contemporâneo |
fortuna - William Kentridge - Pinacoteca - SP
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testemunho - Pedro Motta - MG
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uso da lei Rouanet na moda
Setores culturais reagem ao uso da lei Rouanet na moda
Produtores teatrais pedem reunião com ministra da Cultura em documento
Associações alegam que desfiles de roupas são uma 'concorrência desleal' em relação a espetáculos de teatro
O uso da Lei Rouanet em benefício de desfiles de moda, liberado pelo Ministério da Cultura na semana passada, causou as primeiras reações de setores culturais.
Entidades do teatro devem enviar nesta semana um ofício à ministra Marta Suplicy. O documento critica a autorização para que os estilistas Pedro Lourenço, 23, Alexandre Herchcovitch, 42, e Ronaldo Fraga, 46, tentem captar mais de R$ 7 milhões via Rouanet --que é um mecanismo de fomento à cultura por meio de renúncia fiscal.
No texto, a APTI (Associação de Produtores Teatrais Independentes) e a Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro pedem uma reunião com a ministra.
Presidente da APTI, o ator e diretor Odilon Wagner afirma que não vê problemas na inclusão da moda na Lei Rouanet, desde que o benefício vá para a parte criativa dos artistas do setor e não para a "promoção" de suas obras por meio de desfiles.
"É muito comum outras áreas quererem entrar na calha da lei. Sofremos uma concorrência muito desleal", diz.
A decisão de aprovar os projetos de moda foi tomada por Marta depois de a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, que decide quem pode captar via Lei Rouanet, ter indeferido o pedido de incentivo para dois desfiles de Pedro Lourenço na semana de moda de Paris, em outubro deste ano e março de 2014.
"Os desfiles têm publicidade espontânea enorme, e os empresários poderão aplicar seudinheiro nisso. O teatro não tem como fazer merchandising nos espetáculos", diz Eduardo Barata, presidente da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro.
Os projetos de Fraga e Herchcovitch nem sequer foram votados pela comissão:foram aprovados em caráter de urgência por Marta. Segundo a ministra, os desfiles fortalecerão a imagem do país no exterior.
DISCUSSÃO CORPORATIVA
O diretor do Museu da Cidade de São Paulo, Afonso Luz, que integrou a secretaria de Políticas Culturais e hoje é um dos responsáveis por intermediar a relação entre nomes da moda e o ministério, critica a ideia comum de que o setor seja elitista.
"Se alguém pede [o incentivo], é porque precisa. Essa discussão é mais corporativa. Ser reconhecido como setor cultural e não usufruir dos benefícios públicos disponíveis é como não ter cidadania. Moda não se resume à indústria do luxo", diz.
"O problema é que, na hora de dividir o bolo [da Lei Rouanet], ninguém quer compartilhar", afirma o estilista Ronaldo Fraga. Para ele, "a moda precisa de incentivo fiscal", e o Ministério da Fazenda e o do Desenvolvimento deveriam abrir as portas para os estilistas.
"Mas, se o primeiro passo veio do Ministério da Cultura, ótimo, qual é o problema? A lei não vai resolver o problema da indústria, porque ela já está perdida", diz Fraga.
A Lei Rouanet já foi centro de outras polêmicas. Em 2006, a companhia canadense Cirque du Soleil foi autorizada a captar R$ 9,4 milhões, apesar do valor alto de seus ingressos. Em 2011, a cantora Maria Bethânia obteve autorização para captar R$ 1,3 milhão para fazer um blog. Alvo de críticas nas redes sociais, desistiu do projeto.
Durante os debates sobre o projeto de Lourenço na Cnic, a associação teatral já havia enviado uma carta à comissão, que dizia que os desfiles "provocariam distorções imediatas e uma insuperável assimetria concorrencial com os segmentos culturais na disputa por verbas".
Em 2012, o setor teatral captou cerca de R$ 252 milhões pela lei de incentivo fiscal, representando quase 20% do total distribuído por meio da Rouanet.
A moda, por sua vez, captou R$ 168 mil, ou 0,01% do total (veja quadro ao lado).
Embora não haja políticas públicas específicas para o setor da moda, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior faz investimentos na área por meio do Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira).
Até agora, R$ 125 milhões foram investidos em ações para a moda, como o financiamento de desfiles de marcas brasileiras no exterior. Parte dos recursos sai de investimentos privados.
Física Quântica: Imaginando o Invisível - Gabriel Guerrer - SP
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sempre quis desenhar - Galeria Oma - São Bernardo do Campo - SP
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OMA Galeria
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Sao Bernardo Do Campo, Sp 09700-000
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BBC Will Gompertz, "Isso É Arte?"
Autor vai a museu para falar de arte moderna; assista ao vídeo
da Livraria da Folha
Divulgação |
Fique sabendo as histórias das obras-primas e conheça os artistas |
Escrito pelo editor da BBC Will Gompertz, "Isso É Arte?" explica ao leitor como entender as características que tornam a arte moderna uma expressão artística relevante, e não pinturas e esculturas que poderiam ser feitas por qualquer um.
Para isso, Gompertz conta do que os especialistas falam quando tratam de arte moderna. O autor narra a história por trás das obras-primas e a trajetória dos artistas mais relevantes, com mapa inspirado no metrô de Londres que apresenta os principais movimentos.
Com o subtítulo "150 Anos de Arte Moderna do Impressionismo até Hoje", o livro chega ao Brasil publicado pela Zahar e traduzido por Maria Luiza X. de A. Borges.
Abaixo, assista ao vídeo divulgado pela editora no qual o autor passeia pela Tate Modern, em Londres.
*
"Isso É Arte?"
Autor: Will Gompertz
Editora: Zahar
Páginas: 446
Quanto: R$ 49,90 (preço promocional*)
Ondecomprar : pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
Autor: Will Gompertz
Editora: Zahar
Páginas: 446
Quanto: R$ 49,90 (preço promocional*)
Onde
fonte: Folha de São Paulo
FIAC COMEMORA SUA 40ª EDIÇÃO EM OUTUBRO, NA FRANÇA
Uma das feiras de mais destaque no cenário internacional chega ao seu 40º aniversário, sempre atenta à evolução e aos desafios da arte contemporânea.
A feira francesa reafirma seu rigoroso processo de seleção, que garante seus padrões de qualidade. Neste ano, a FIAC reunirá 184 galerias de 25 países no Grand Palais. A França será representada por 55 galerias, seguida pelos Estados Unidos, com 33 galerias, Alemanha com 22 galerias, Itália, com 13 galerias, Reino Unido, com 12 galerias, Bélgica com 11 galerias e Suíça e Brasil, com cinco galerias, respectivamente. O Brasil está representado pelas galerias Raquel Arnaud, Luciana Brito, Fortes Vilaça, Mendes Wood e Nara Roesler.
Baixe o aplicativo em seu celular com calendários de exposições e eventos paralelos, dicas de hospedagem e restaurantes durante a feira e programação completa da FIAC.
Com informações do Artlyst e Touch of Class
A ARTE NA AMBIVALÊNCIA DAS APARÊNCIAS
John M. Armleder, "Spark, Spark, Spark"
Nem tudo que reluz e ouro, mas nosso olhar se dirige imediatamente a tudo o que brilha. E se algo caracteriza boa parte das criações de artistas contemporâneos como Joseph Beuys, Damien Hirst, Andreas Gursky, Yayoi Kusama, Sherrie Levine e Thomas Demand, entre outros, é esta vontade de chamar a atenção do espectador através do brilho, da luz e do uso de materiais preciosos.
É a estas estratégias, de seduzir o olhar do público mediante seu deslumbramento, que a mostra em cartaz até 2 de novembro, no Kestnergesellschaft de Hannover, se dedica. A exposição leva o nome "Der Schein", termo em alemão que se refere ao mesmo tempo ao aparente e ilusório e à luz - não apenas em seu sentido físico, mas também como fonte de reflexão.
Outros artistas como Constantin Brâncusi, Paul McCarthy, Rivane Neunschwander, Michelangelo Pistoletto y Wolfgang Tillmans também estão na mostra. Todos compartilham o uso estratégico de materiais conhecidos pela sua riqueza e brilho para se referir algumas vezes à eternidade ou a espiritualidade, e outras vezes ao teatral e ilusório.
Estas dualidades, como defende a exposição, não só tiveram uma grande influência ao longo da história da arte, mas continuam intensamente presentes nas criações atuais: paradoxalmente ou não, o uso de superfícies brilhantes ou refletivas pode converter-se no reflexo palpável dos valores intangíveis.
Com informações do Masdearte e Touch of Class
I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia - SP
Acontece de 2 a 5 de setembro o I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia. Concebido e organizado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus/USP), o Simpósio busca divulgar a produção acadêmica deste campo e estabelecer diferentes níveis de interlocução com as políticas públicas voltadas à proposição e ao gerenciamento de museus e com a formação profissional. Leia mais...
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O Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado fará a cobertura crítica do evento, com a produção de relatos, além de disponibilizar os registros em vídeo das palestras, mesas de discussões e trabalhos apresentados no Simpósio.
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Acesse a programação completa do Simpósio.
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O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universi dade de São Paulo (PPGMUS/USP), que reúne os docentes dos Museus da Universidade – Museu de Arqueologia e Etnologia/MAE, Museu de Arte Contemporânea/MAC,Museu Paulista/MP e Museu de Zoologia/MZ, contemplou em seu Plano de Gestão Acadêmica a realização bianual de evento científico com o propósito de reunir estudantes, professores e profissionais de Museologia e áreas afins, em torno de discussões referentes à problematização de temas que têm consolidado o campo museal e estabelecido a sua interlocução com outros cenários acadêmicos.
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