concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 23 de julho de 2022

9th OPEN PORTFOLIO EDITION - Bilbao e Buenos Ayes

 

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Abierta la IX Convocatoria de Open Portfolio
Edición BILBAO

    Open call to take part in the 9th Open Portfolio Edition

International meeting of rising graphic arts in Bilbao 

Open Portfolio is a platform for the promotion, dissemination and 

professionalisation of emerging artists, which in its ninth edition is

holding two meetings in Buenos Aires and Bilbao. It is aimed at

emerging artists whose practice focuses on the field of engraving

(etching, woodcut, silkscreen, lithography and digital printing).

 

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The call to participate in Open Bilbao will be open until 9 September. From

all the applications received, the jury will select 16 artists who will have the

opportunity to exhibit and sell their work from 23 to 25 September at the

Proyecto Cultural La Terminal FICC.

FuturePrint 2022 - mercados de serigrafia, sign, sublimação e impressão digital têxtil

 

Começa a FuturePrint 2022, a mais completa feira voltada para os mercados de serigrafia, sign, sublimação e impressão digital têxtil

Evento segue até sábado, 23 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo

São Paulo, julho de 2022 – A edição 2022 da FuturePrint começou hoje e promoverá, até o próximo sábado, 23 de julho, no Expo Center Norte, uma série de atrações especialmente desenvolvidas para oferecer ao visitante conhecimento e informações necessárias para fortalecer ou dar início em negócios na área de impressão.

O evento, que é organizado pela Informa Markets, pretende atrair aproximadamente 40 mil visitantes e reunir mais de 600 marcas apresentando soluções abrangentes nas áreas de comunicação visual e sinalização, impressão digital têxtil, impressão 3D, corte e gravação, serigrafia, sublimação, decoração de interiores, sinalização digital e muito mais. 

Ao longo dos quatro dias da feira os visitantes poderão conferir uma extensa programação de palestras que serão realizadas nos Fóruns FuturePrint e Future Têxtil, além das atrações Serigrafia em Ação, Sublimação em Ação e Circuito de Impressão Digital Têxtil.

“Sublimação em Ação” traz PH Oliveira abordando a técnica em canecas

“A busca pela caneca perfeita” foi tema da palestra do professor da Escola PhD de Impressão Pedro Henrique de Oliveira (PH). Segundo ele, a caneca perfeita segue o conceito de marcas, cores e a transferência das imagens de forma perfeita e coordenada. “Abordamos as maiores dificuldades de quem trabalha com sublimação em canecas (em pequenos formatos), como os ajustes de tempo, temperatura, pressão e densidade de cor”, detalha.

O conteúdo da apresentação, como explicou Oliveira, foi ajustado às principais demandas do mercado. “Conseguimos dialogar com quem está iniciando, com quem já possui experiência, com quem tem um pequeno negócio e até mesmo com quem já tem um grande investimento na área”, destacou. “O mercado está em franca expansão e é sempre necessário trazer mais conhecimento. Isto é o que permitirá melhorar a performance dos produtos”, ressalta.

O proprietário da “Amor em Arte” Alessandro Costa veio até a FuturePrint basicamente para acompanhar o Painel Sublimação. “Já fiz um curso com o PH e me ajudou muito a aprimorar o conhecimento em meu negócio. O entendimento do dia a dia, da prática e até mesmo dos ajustes necessários como empreendedor se torna mais claro e objetivo”, aponta.

O proprietário da Infolink Ricardo Li King disse que o conteúdo do Painel Sublimação trouxe um novo horizonte ao seu trabalho. “O conhecimento transmitido mostrou de forma prática como devemos proceder para evitar erros e prejuízos”, diz.

Para consultar a programação completa do “Sublimação em Ação” para os próximos dias, acesse: https://www.feirafutureprint.com.br/pt/atracoes-futureprint-2022/sublimacao-em-acao.html

Serigrafia 4.0

Um dos espaços que mais chama a atenção do público na FuturePrint é o “Serigrafia em Ação” que oferece palestras gratuitas e demonstrações de tecnologias para diversas aplicações, evidenciando a versatilidade desse tipo de impressão.

O primeiro dia de programação abordou temas como impressão de texturas em relevo, montagem de laboratório serigráfico 4.0, produção em carrossel semiautomático, tintas com efeitos especiais em estamparia, serigrafia técnica avançada, além de apresentações sobre investimentos iniciais no setor e agregação de valor com impressão digital.

“A serigrafia é o processo de impressão mais versátil que existe, pois pode ser aplicado em diversos materiais, diferentes formas e espessuras de substrato, em qualquer dimensão e material fluido, com efeitos visuais ou funcionais, em cores opacas ou transparentes, seja em processo Pantone de cores definidas ou meio tom via quadricromias. Possibilita efeitos gráficos e de texturas, grande aderência e durabilidade, excelente definição e alta resolução, impressão direta ou indireta via transfer e flexibilidade quanto ao nível de automação”, explica o diretor da Agabê Tarsis Bianchini.

Para ele, cada vez mais a automação e a tecnologia da informação aplicadas à manufatura caracterizam a Serigrafia 4.0, que une inteligência artificial, robótica, sistemas cobre-físicos, internet das coisas e computação em nuvem, se traduzindo em operações seguras, precisas e customizáveis, detalha Bianchini.

De acordo com o responsável pela atração, o Gerente de Marketing da Gênesis Leonardo Ishii, o “Serigrafia em Ação” proporciona uma oportunidade muito rica de troca entre profissionais com grande expertise em suas áreas de atuação e os visitantes da FuturePrint ao abordar de forma objetiva e prática temas que contribuem para profissionalizar cada vez mais esse mercado.

Para Vânio Costa, que ministrou uma palestra sobre produção em carrossel semi-automático, a troca de experiências e o networking proporcionados por eventos como a FuturePrint e o espaço “Serigrafia em Ação” são fundamentais para que cada profissional possa evoluir em seu negócio. E sentencia: quem não entrar de cabeça no on-line vai ficar para trás. Esse é o futuro, um caminho sem volta. É preciso estudar marketing digital, se especializar para se diferenciar no mercado”, diz o profissional, que é conhecido por estampas com no mínimo 17 cores.

A atração segue até o sábado Confira a programação para os próximos dias no site: https://www.feirafutureprint.com.br/pt/atracoes-futureprint-2022/serigrafia-em-acao.html

Projeto Quebrada Alimentada

Durante toda a FuturePrint os visitantes poderão doar alimentos não perecíveis para o projeto Quebrada Alimentada, promovido pelo Restaurante Mocotó, que atua no fornecimento de marmitas e cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade alimentar na zona norte de São Paulo. A feira possui pontos de coleta para os alimentos e também oferece a possibilidade de doação financeira de forma digital. Acesse: https://www.feirafutureprint.com.br/pt/landing-pages/quebrada-alimentada.html

Sobre a FuturePrint

Acompanhando a evolução e integrando as soluções e tecnologias de impressão nos mercados de serigrafia, sign e têxtil, a FuturePrint reposicionou-se em 2019 com sua nova marca. A feira, que antes era conhecida como Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, agora possui maior foco em pessoas, inovações e na entrega de valor.

Confira a programação completa da FuturePrint 2022 no site https://www.feirafutureprint.com.br/pt/atracoes-futureprint-2022.html.

SERVIÇO

FuturePrint 2022

Site da feira: www.feirafutureprint.com.br

Data: de 20 a 23 de julho de 2022

Horário: De quarta a sábado, das 13h às 20h. Sábado das 10h às 17h.

Local: Expo Center Norte - São Paulo/SP

Contato: comercial.futureprint@informa.com

fonte:


sexta-feira, 22 de julho de 2022

37º Panorama da Arte Brasileira - MAM SP

 O tema da edição discute a urgência de refletirmos sobre questões sociais e ambientais no Brasil

MAM SP exibe obras de 26 artistas no 37º Panorama da Arte Brasileira

Com o tema “Sob as cinzas, brasa”, a mostra destaca pautas sociais e ambientais que precisam ser discutidas urgentemente em nosso país. Saiba tudo:


A partir de 23 de julho de 2022

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

De terça a domingo, das 10h às 18h

R$25 (inteira) e R$12,50 (meia-entrada). Entrada gratuita aos domingos

Quem ama arte contemporânea não pode deixar de conferir a 37ª edição do Panorama da Arte Brasileira, que reúne trabalhos – muitos deles inéditos e feitos especialmente para a exposição – de 26 artistas.

A mostra pode ser conferida entre 23 de julho e 15 de janeiro de 2023 no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Algumas das obras também são expostas no Jardim das Esculturas e no Museu Afro Brasil – os três espaços ficam no Parque Ibirapuera.

Panorama da Arte Brasileira
Crédito: Obra "Eu não sou daqui", 2014 mapping sobre objeto e vídeo-projeção, de Eneida Sanches e Tracy Collins - Tracy Collins - divulgação - a4&holofote comunicaçãoVocê vai encontrar obras incríveis na 37ª edição do Panorama da Arte Brasileira

A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos do MAM custam até R$25 e podem ser comprados aqui. No entanto, a #DicaCatraca é aproveitar para fazer esse rolê aos domingos, porque nesse dia a entrada é grátis.

Com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, Vanessa Davidson, Cristiana Tejo e Cauê Alves, a edição adota como conceito “Sob as cinzas, brasa”, um olhar para a emergência de discutirmos as pautas sociais e ambientais em nosso país, como a promoção da igualdade étnica, de gênero e de classe.

Crédito: “América-Látex (pós-extrativismo)”, 2020, de Marina Camargo - Tiffany Danielle Elliott - divulgação - a4&holofote comunicaçãoA artista Marina Camargo expõe um mapa da América Latina feito de borracha, explorando a noção de um país maleável, esgarçado, flexionado para vários lados

A ideia é explorar a simbologia da brasa como resiliência, ao investigar as formas de renascimentos que refletem sobre a construção simbólica ancestral e atual. E você vai poder conferir como os 26 artistas trabalham essas questões em instalações, fotografias, pinturas, vídeos e esculturas.

Entre essas feras da arte contemporânea que tiveram suas produções expostas, estão Glauco Rodrigues, Jaime Lauriano, Davi de Jesus do Nascimento, Lídia Lisboa, Gustavo Torrezan, Ana Mazzei, Marina Camargo, Celeida Tostes, Bel Falleiros, RODRIGUEZREMOR, Laryssa Machada, Camila Sposati, Tadáskía Érica Ferrari.

Além dos trabalhos, o 37º Panorama da Arte Brasileira conta com uma programação educativa composta de conversas com artistas, visitas mediadas e oficinas. Para conferir todas essas atividades paralelas, acesse este site aqui.

fonte: Catraca Livre


terça-feira, 19 de julho de 2022

call for London printmakers - Greenwich Printmakers

Calling all LONDON PRINTMAKERS. Applications to join our association are now open. Visit greenwichprintmakers.co.uk/contact for more details



 

exposição CANTOS - Hélio Schonmann - Galeria Nilton Zanotti - Praia Grande - SP

 



CANTOS faz um convite à aproximação do público, através da fruição tátil de obras tridimensionais presentes na mostra.

Passando por Praia Grande, visite a exposição. 

Estacionamento gratuito no local

exposições individuais: “Rastro dos Restos”, no Paço Imperial e “O Acaso” no Espaço OASIS. - Ricardo Ribenboim

Ricardo Ribenboim_Rastro dos Restos-Paço Imperial (3).jpg

Ricardo Ribenboim

 

O artista plástico Ricardo Ribenboim exibe, em datas sequentes no circuito cultural do Rio de Janeiro, após uma ausência de 18 anos, duas exposições individuais: “Rastro dos Restos”, no Paço Imperial e “O Acaso” no Espaço OASIS. As duas mostras estão sob curadoria de Yuri Quevedo. As 120 obras inéditas em exibição, mesmo não se apresentando como recortes de um todo, oferecem dois aspectos complementares e elucidativos da produção do artista nos últimos 5 anos. Em “Rastro dos Restos”, os trabalhos dialogam com o tempo e exibe a consciência do artista sobre o curso da história, a passagem do tempo e a finitude das coisas de onde surge a possibilidade de transformação do todo em vestígios. Já em “O Acaso”, há o compartilhamento por parte do artista, de seu processo criativo onde ressignifica fragmentos de trabalhos antigos. Ricardo Ribenboim oferece a proposição de convivência com o mutável e o incerto, sem buscar frear o fluxo dos eventos e da vida, mas admirando-os como uma força estética.

“Em cada um dos espaços a produção de Ricardo Ribenboim é vista sob um aspecto diferente. No Paço Imperial, temos a investigação mais recente do artista, que parte de rastros do passado para configurar o novo. Já no Oasis, espaço de residências experimentais, estão aquelas obras onde ele compartilha conosco  seu processo de trabalho e os entraves para elaborar aquilo que o rodeia.”, explica o curador.

 

Rastro dos Restos” – Paço Imperial

“A partir da lembrança, Ribenboim propõe a singularidade”, define Yuri Quevedo.

Coletando, aleatoriamente, restos de materiais diversos, fragmentos do ordinário, do urbano, restos do atelier, rastros de seu próprio trabalho com memórias de sua trajetória, o artista enfrenta o desafio e a necessidade de criar o novo e apresentá-lo na seleção de 80 trabalhos expostos. Enquanto muitos buscam encontrar o sentido de um todo coeso, Ricardo Ribenboim vai na contramão e faz da desarticulação o seu método; desmembra sistemas inteiros e os analisa e, sendo o artista que encontra poesia nova naquilo que sobrou – aquilo que é substantivo no rastro dos restos”, diz o curador. O artista formula uma ecologia própria – o que restou de algo, pode servir de suporte para uma nova realidade. Aqui, a história é vista como uma trama, em que ciclos se reciclam, intercalados com lacunas de esquecimento.

Ao construir marcos e estandartes com esses retalhos de lembranças, Ribenboim compartilha conosco sua ética: a memória pode ser matéria do presente à medida em que ela adquire significado no agora.

 

O Acaso” – Espaço Oasis

Nos últimos anos, Ribenboim fez do ateliê e da própria trajetória, um espaço  de reflexão, onde seu potente lado criativo finaliza objetos inconclusos, reanima pedaços de trabalhos antigos e lhes dá nova forma, nova ordem, nova significância. Nas 40 obras selecionadas pelo curador, estão as grandes telas onde ‘sinistras silhuetas tentam romper as camadas’. Desta forma “o artista compartilha conosco o valor do fazer como pensamento, do fazer enquanto dúvida, do fazer como processo de configuração de si e do mundo –   e não como terreno das definições e das certezas”, explica Yuri.

Em “O Acaso”, Ricardo Ribenboim nos descreve seu processo criativo, as agruras do fazer, onde resgata os vestígios guardados daquilo que as coisas eram antes de serem articuladas em novos sentidos: suas pinturas olham para suas esculturas para transformá-las em imagens.

Para Yuri Quevedo, “como no sonho, o caldo disforme do inconsciente ganha matéria em associações, coincidências e encaixes. Indefinições que resistem a ser figuradas, daí o acaso vira assunto”.

 

Download de imagens, clique AQUI 

 

SERVIÇO

Exposição: Rastro dos Restos

Artista: Ricardo Ribenboim

Curador: Yuri Quevedo

Abertura: 12 de julho – terça-feira – das 16h às 20h

Período: de 13 de julho a 15 de agosto de 2022

Local: Paço Imperial

Endereço: Praça XV de Novembro, 48,  Centro - Rio de Janeiro

Horários: de terça a domingo, das 12 às 18hs

 

Exposição: O Acaso

Artista: Ricardo Ribenboim

Curador: Yuri Quevedo

Abertura: 16 de julho – sábado – das 17 às 21hs.

Período: de 19 de julho a 27 de agosto de 2022

Local: Espaço Cultural OASIS

Endereço: Rua Buenos Aires, 168 – Centro - Rio de Janeiro

Horários: de terça a sábado, das 12 às 17hs.


fonte: balady Comunicações

exposição e atividades MOVIMENTO ARMORIAL 50 ANOS - CCBB São Paulo

Padre Cícero por Samico - foto Daniela Nader

 A mostra “MOVIMENTO ARMORIAL 50 ANOS” reúne arte, encontros musicais e conversas sobre a arte armorial. Este importante movimento artístico lançado no Recife, em 18 de

outubro de 1970, foi criado e liderado pelo dramaturgo, professor, pintor e
consagrado escritor Ariano Suassuna (1927-2014). O projeto tem o patrocínio
do Banco do Brasil e BB Seguros, por meio da Lei Federal de Incentivo à
Cultura.

Com curadoria de Denise Mattar e a coordenação geral de Regina Rosa de
Godoy, a exposição ocupará todo o prédio do CCBB SP. Ainda haverá
programação especial com espetáculos musicais e eventos para debater o
legado do movimento armorial. A mostra também oferece atividades interativas
e acesso a conteúdos digitais como o tour virtual da mostra e playlist em
streaming de áudio.

Como destaque, o público poderá conferir cerca de 140 obras de arte (a
grande maioria nunca havia saído do Recife), em diversos formatos, de artistas
importantes para o Movimento Armorial, dentre eles o próprio Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna e Lourdes Magalhaes.

Confira também o folder digital da exposição.

PROGRAMAÇÃO

AÇÕES DE FORMAÇÃO DE PÚBLICO 

A COMPADECIDA E OS FIGURINOS DE BRENNAND 

Local: Teatro 
23 de julho, sábado, às 15h  

Bate-papo que aborda detalhes pitorescos da filmagem de “A Compadecida” (1969), dirigido por George Jonas, com roteiro de Ariano Suassuna e George Jonas, e aspectos de criação e recriação dos figurinos que Francisco Brennand desenvolveu para o longa-metragem a partir de personagens do folclore nordestino. O encontro conta com a participação de Denise Mattar, curadora da exposição Armorial 50 Anos, Rosa Jonas, colecionadora e publicitária que atuou nos bastidores do filme, e Flavia Rossete, figurinista que recriou alguns dos figurinos para a exposição. 

Classificação indicativa: 12 anos.     
Entrada gratuita.     
Ingressos na bilheteria do CCBB   

SÉRIE MÚSICA ARMORIAL 

Local: Teatro   
04, 11, 18 e 25 de agosto 
15 de setembro  
Quintas, 19h  

A série Música Armorial, em cinco apresentações, une erudito e popular e reúne artistas e grupos renomados, ecoando de diversas formas, em diferentes lugares e espaços e atraindo variadas gerações. Os grupos da série apresentam a versatilidade sonora e musical presente no Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna, com composições próprias e de grandes nomes da música armorial. A série ocorre paralela à exposição Movimento Armorial 50 Anos. 

04/08 - Aula Espetaculosa Dantas Suassuna 

11/08 - Duo Ana Oliveira e Sergio Raz 

18/08 - Rosa Armorial 

25/08 - Quinteto da Paraíba 

15/09 - Antônio Nóbrega 

Classificação indicativa: livre.    
Entrada gratuita mediante retirada de Ingressos a partir de 1 hora antes de cada sessão na bilheteria do CCBB. 

 

SERVIÇO

Exposição Movimento Armorial 50 anos

Entrada gratuita.

De 20 de julho a 26 de setembro

Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo 

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico de São Paulo. 

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças. 

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal. 

Estacionamento Conveniado e Traslado de Vans: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento. No trajeto de volta, tem parada na estação República do Metrô. As vans funcionam entre 12h e 21h. 

Transporte Público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista  .

Táxi ou Aplicativo: Solicite desembarque na Rua Três de Dezembro. Siga a pé pela Rua XV de Novembro e Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).