concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

11º SALÃO DOS ARTISTAS SEM GALERIA + ZIP`UP: CRISTINA SUZUKI

11º SALÃO DOS ARTISTAS SEM GALERIA

Artistas: Adriano Escanhuela, Aline Chaves, Avilmar Maia, Diego Castro, Fernando Soares, Gustavo Lourenção, Myriam Glatt, Nilda Neves, Rafael Pajé e Rosa Hollmann

Em cartaz até 20 de fevereiro de 2020
A 11ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo Mapa das Artes fica em cartaz na Zipper Galeria até 20 de fevereiro.

Participam desta edição do Salão os artistas Adriano Escanhuela (SP), Aline Chaves (RS); Avilmar Maia (MG); Diego Castro (SP); Fernando Soares (SP); Gustavo Lourenção (SP); Myriam Glatt (RJ); Nilda Neves (BA/SP); Rafael Pajé (SP) e Rosa Hollmann (SP/RJ).

Selecionados pelo júri formado por Jairo Goldenberg (galerista do J. B. Goldenberg Escritório de Arte); Marlise Corsato (diretora da Galeria Kogan Amaro) e Renato De Cara (curador independente), os dez artistas participação de duas mostras coletivas simultâneas em São Paulo, nas galerias Lona e Zipper. Em seguida, a mostra segue para a Galeria Murilo Castro, em Belo Horizonte.

Serviço

11º Salão dos Artistas Sem Galeria
Exposição coletiva na Zipper Galeria
Em cartaz até 20 de fevereiro de 2020
R. Estados Unidos 1494, Jardim América – Tel. (11) 4306-4306
Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h
ZIP`UP: CRISTINA SUZUKI
Padrão
Curadoria: Julia Lima
Em cartaz até 20 de fevereiro
A Zipper Galeria inaugura a temporada 2020 do programa Zip’Up com a individual “Padrão”, da artista Cristina Suzuki. Com curadoria de Julia Lima, a mostra fica em cartaz até o dia 20 de fevereiro, e reúne três séries da artista - “Imprinting” (2019),“Novos e Velhos Clichês para Era Contemporânea” (2011-2019) e “Coleção de Verão Para Panos de Chão” (2016) - que refletem sobre a repetição e a reprodutibilidade como procedimentos criadores de novas poéticas visuais.

Idealizado em 2011, um ano após a criação da Zipper Galeria, o programa Zip’Up é um projeto experimental voltado para receber novos artistas, nomes emergentes não representados por galerias paulistanas. O objetivo é manter a abertura a variadas investigações e abordagens, além de possibilitar a troca de experiência entre artistas, curadores independentes e o público, dando visibilidade a talentos em iminência ou amadurecimento. Em um processo permanente, a Zipper recebe, seleciona, orienta e sedia projetos expositivos, que, ao longo dos últimos oito anos, somam mais de cinquenta exposições e cerca de 70 artistas e 30 curadores que ocuparam a sala superior da galeria.

Sobre a artista

Cristina Suzuki (São Paulo, 1967) é artista visual, formada em Artes Plásticas pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (Santo André) em 1990. Já participou de exposições coletivas e individuais em vários estados brasileiros, entre elas, Salão de Arte Contemporânea de Santo André (2016), Edital de ocupação espaços SESI – Suzano (2016), Programa de Exposições Museu de Arte de Goiânia (2015), Programa Anual de Exposições MARP – Ribeirão Preto, SP (2009), Arte Pará e VIII Bienal do Recôncavo (2006). Possui obras nos acervos da Pinacoteca de São Bernardo do Campo, Prefeitura de Santo André e Centro Cultural Victor Brecheret.

Sobre a curadora

Julia Lima é curadora, pesquisadora e tradutora. Gradou-se pela PUC-SP em Arte: História, Crítica e Curadoria, e participou da Summer School do Courtauld Institute, em Londres. Atuou como educadora da Fundação Bienal de São Paulo e como assistente de curadoria e produtora de exposições independentes. Foi membro do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, onde permaneceu por três anos. Fez parte do júri da 5a. edição do Prêmio EDP e do júri da 1a Residência do Instituto Adelina; hoje é curadora da 2a edição do programa. Entre seus principais projetos de exposição estão as coletivas “Eu queria ser lida pelas pedras”, ganhadora do edital da Galeria Guaçuí; “Formas de Voltar para Casa”; e “Ministério da solidão”, que será realizada na Casa da Luz em 2020. Atualmente desenvolve projetos curatoriais, ministra cursos de história da arte e coordena grupos de acompanhamento de artistas com Bruno Novaes.

Serviço

Zip’Up: Padrão
Exposição individual de Cristina Suzuki na Zipper Galeria
Curadoria: Julia Lima
Em cartaz até 20 de fevereiro de 2020
R. Estados Unidos 1494, Jardim América – Tel. (11) 4306-4306
Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h