concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 18 de maio de 2012

entretantosentretantos - Antonio Goper


Aquarela Noções Básicas - Belas Artes - Luís Castañón


Aquarela Noções Básicas

à vista, com desconto de 10% ou em 2 vezes sem desconto confira a política de descontos
PRÓXIMA TURMA
  • Carga horária: 30 horas
  • Dias da semana: terça e quinta
  • Período: de 12 de junho a 12 de julho de 2012
  • Horário: das 19 às 22 horas

Promover o desenvolvimento do aluno na linguagem da Aquarela através da aprendizagem datécnica e seus procedimentostais comoexpressão e representação de ideiasreconhecimentodiferenciação da técnicaestímulo à pesquisaexperimentação e representação de ideias pormeio da variedade de materiais naturais e manufaturadosproduzindo trabalhos individuais egrupaisIncentivar o ensino desta técnica propondo uma sequência de estudos e atividadesreferentes às dimensões imaginativasexpressivasrepresentacionais e comunicacionais,sugerindo futuros encaminhamentos, inclusive de cursos escolares para criançasonde se possapensar e praticar a formação artística e estética dos jovens.

curso será aberto à participação de pessoas que tenham gosto ou aptidão para o desenho oupinturaartistas plásticosestudantes de artes e interessados de um modo geral. O curso não éaconselhável para menores de 16 anos.

A importância do esboçonoções de composição e equilíbrio do plano pictóricoprincipaismétodos de pintura em aquarelaconhecidos por “SECO” e “ÚMIDO”estudo das cores, coresprimáriassecundárias e complementaressombrasclaro-escuropreparo das tintas,compatibilidade de pigmentosformas de aplicação em lavados planoslavados graduais esobreposição de cores; o papel como suportetipos de papelconservaçãoapresentação;introdução à História da Arte, a presença da aquarela nos diferentes períodosestilos emovimentos.

Luís Castañón
Luís Castañón expõe no Brasil e no exterior desde 1981. Em seus trabalhos, o artista utiliza a geometria informal como linguagem, em composições que remetem a arquétipos universais. Suas obras estão incluídas em várias publicações nacionais e estrangeiras, tais como: Art Trade International, editado em Portugal; Livro de História da 5ª série do Ensino Fundamental editado pela CISBRASIL; Dicionário de Artes Plásticas Brasil de Júlio Louzada; Anuário de Artes Plásticas Consulte Vol III, entre outros. É artista plástico e arte-educador, com vários cursos de especialização. Foi professor da Faculdade Montessori de Educação e Cultura no curso de licenciatura em artes visuais, e do Curso de extensão do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo ministrando aulas sobre técnica de pintura em aquarela. Em seu currículo consta a participação em palestras e mesas redondas, além de cursos e workshops em instituições públicas e privadas. O artista também participou de dezenas de exposições por todo o Brasil.

exposição Maringelli Percurso Gráfico na Caixa Cultural São Paulo

Caros, gostaríamos de convidá-los para a inauguração da exposição Maringelli Percurso Gráfico na Caixa Cultural São Paulo, Praça da Sé, 111 - dia 26 de maio, sábado, às 11h. Na abertura haverá uma monitoria com o artista e o curador Luiz Armando Bagolin. A mostra apresenta gravuras, desenhos, escultura, objetos e tem patrocínio da Caixa Cultural São Paulo, integrando a programação da SP Estampa 2012. A produção é da Cooperativa Cultural Brasileira e conta com o apoio da Casa do Artista. Esperamos vocês lá! Isabel Ayres Produção Executiva Pazzo Atelier

Takako Nakayama



Takako Nakayama, na Casa da Cultura Carlos & Diva Pinto, no Pacaembú, coquetel de abertura no dia 31 de maio às 19h

Bate-papo com Ernesto Bonato


Bate-papo com Ernesto Bonato



Em maio o Pira participa do SP Estampa 2012 com uma intensa programação de bate-papos e workshops. No próximo sábado, 19 de maio, Ernesto Bonato, um dos fundadores do Atelier, conta sobre sua residência artística na Unicamp e a gravura de grandes dimensões que está desenvolvendo com os alunos:


19 de maio das 15 às 17hErnesto Bonato
Artista fundador do Atelier Piratininga, fala de sua experiência no Programa de Residência Artística da Unicamp, sobre a construção de uma xilogravura de grandes dimensões chamada Maré, junto com os alunos da universidade.
Numero de vagas: 20
Não há necessidade de inscrição prévia.
Atividade gratuita.



Nossa programação completa para o SP ESTAMPA você confere aqui:

paisagens do olhar - Suzana Azevedo - Museu de Artes de Goiânia


exposição

*PAISAGENS DO OLHAR*

Suzana Azevedo

Curadoria Luise Weiss
**
**
Abertura: 20 de maio de 2012
Visitação: 24 de maio a 24 de junho de 2012

Local: *Museu de Arte de Goiânia. Sala Amaury Menezes *Rua 01 n° 605. Bosque dos Buritis, Setor Oeste, Goiânia, Goiás segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h sábados.domingos.feriados, das 10h às 17h



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Roteiro cultural da Rio +20 deve incluir 160 atividades em museus


Roteiro cultural da Rio +20 deve incluir 160 atividades em museus

 

 
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) deve incluir cerca de 160 atividades no roteiro cultural Museus Rio+20, que está sendo elaborado pela entidade. O Ibram encerrou na última quinta-feira (9/5) as inscrições de projetos para serem incluídas no guia, que também será impresso e distribuído durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 13 a 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro.
Mais de 50 instituições, entre museus e centros culturais, atenderam ao chamamento e cadastraram suas programações para o período da conferência. Além dos localizadas na região metropolitana do Rio, farão parte do roteiro cultural espaços situados em municípios do interior fluminense, como Petrópolis, Araruama, Campos e Paraty. Dentre as atividades escolhidas estão exposições, oficinas, seminários, visitas guiadas e apresentações musicais.
De acordo com o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, o roteiro terá versões em português, inglês e espanhol e vai abranger também eventos não necessariamente voltados para os temas em discussão na Rio+20. No entanto, segundo ele, muitas dessas instituições estão preparando ações específicas para o período.
O roteiro cultural da Rio+20 será disponibilizado no site www.museus.gov.br.
*Com informações da Agência Brasil
Fonte: Cultura e Mercado 

TEIAS SP 2012: capacitação dos Pontos de Cultura de São Paulo em 13 e 14 de junho


TEIAS SP 2012: capacitação dos Pontos de Cultura de São Paulo em 13 e 14 de junho

 

 
A Capacitação dos Pontos de Cultura no município de São Paulo (região metropolitana e capital) foi transferida para os dias 13 e 14 de junho. Promovido pela Secretaria Estadual de Cultura, Comissão Paulista de Pontos de Cultura e MinC, a atividade compõe um ciclo de debates (TEIAS SP 2012).
Encontros foram realizados nos municípios de Bertioga (reunindo os Pontos da Baixada Santista), Embu (região metropolitana), Taubaté (Vale do Paraíba). Acontecem ainda Capacitações em Salto (região de Sorocaba), Botucatu (Pontos de Cultura da região Bauru, Presidente Prudente e Marília), Sertãozinho (região de Ribeirão Preto e São Carlos), Votuporanga (Pontos da região de São José do Rio Preto, Araçatuba e Barretos) e Americana (região de Campinas).
Fique atento, entre em contato para maiores informações, inscreva-se e participe!
Fonte: Ministério da Cultura - MinC