concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)
http://maregina-arte.blogspot.com/
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sábado, 24 de setembro de 2016
Instalação faz releitura de Obra de Pompeo Batoni “Diana caçadora” - SP
Instalação faz releitura de Obra de Pompeo Batoni “Diana caçadora”
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Escultura Diana Vegana, modelada em escala do corpo feminino, busca suscitar reflexões sobre questões ligadas a proteção animal e questões ambientais. Obra do premiado artista Luciano Zanette ficará exposta na Fundação Ema Klabin até 30 de novembro.
A Fundação Ema Klabin, no Jardim Europa, promove desde 2015 a série Intervalo Contemporâneo que convida artistas a criarem trabalhos que são expostos no percurso de visitação da casa-museu. De 1º de outubro à 30 de novembro, o artista visual Luciano Zanette apresenta a instalação Diana Vegana no pátio interno da casa-museu, com curadoria de Renê Foch.
A proposição Diana Vegana foi pensada por Zanette a partir da identificação da colecionadora com a figura mitológica de Diana; referida em duas obras do acervo da Fundação, uma delas o retrato de Dama como Diana Caçadora (Pompeo Batoni, 1708, Lucca-1787, Roma) e a outra em uma pintura de Ema Klabin inspirada no tema.
Na mitologia romana, Diana é um modelo simbólico de mulher forte e independente. “ Diana Vegana foi pensada a partir destes valores: de uma mulher contemporânea, livre, forte, esclarecida e atuante. No trabalho temos uma livre contextualização desta figura mitológica com o momento atual. Sendo ela não mais representada de modo arcaico como Diana Caçadora, que se impunha pela violência das armas, no caso o arco e flecha, mas como uma ativista vegana que se coloca com o intelecto, a empatia e a ação direta de conscientização, defendendo o fim da escravidão animal”, explica o artista Luciano Zanette.
Segundo Renê Foch, curador da série Intervalo Contemporâneo, os trabalhos de arte instalados na casa-museu são um contraponto para a coleção de Ema Klabin, inserindo uma produção contemporânea no percurso das visitas e abrindo espaço para um novo olhar frente essa coleção e suas interferências.
Sobre o artista visual Luciano Zanette - Indicado ao PIPA 2011
Artista com bacharelado em escultura (2002) e mestrado em poéticas visuais (2007) pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1997 forma o grupo “Comfluência” com Gabriela Picoli, Jerri Rossato Lima e Marcio Quadrado, em 2002 inicia as atividades do coletivo POIS com Marcelo Gobatto e Claudia Paim. Em 2007, na primeira edição do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, recebe os prêmios de Artista do Ano de 2006 e Destaque Escultura pela exposição individual Mobiliário Melancólico. Integra o Atelier Subterrânea em Porto Alegre entre 2007 e 2008. É selecionado para o Programa Rumos Visuais 2008–2009 do Instituto Itaú Cultural (2009-10). Em 2015 participa da Bienal Tridimensional Internacional do Rio de Janeiro – TRIO BIENAL 2015. Desde 2009 é professor no bacharelado do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde ministra as disciplinas de Linguagem Tridimensional e Desenho. Possui obras nos acervos do MARGS, MACRS, MACPR e Fundação Vera Chaves Barcellos.
NOVIDADE:
A casa-museu possui um rico acervo de mais de 1500 obras de arte, entre pinturas do russo Marc Chagall, do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas e um jardim projetado por Burle Marx.
Serviço:
Exposição: Intervalo Contemporâneo com o artista Luciano Zanette
Curadoria: Renê Foch.
Abertura: 1/10/2016, sábado, às 14h.
Período: 1/10/2016 à 30/11/2016 - Quarta à domingo, das 14h às 17h.
Ingresso: Aos finais de semana a visita tem entrada franca. Nos outros dias, o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Indicação: livre
Local: Fundação Ema Klabin - Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo
Para conhecer mais sobre o trabalho do artista: http://
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curso Do desenho à escultura: percursos e modalidades - Arnaldo Battaglini - SP
Por meio da abordagem de obras produzidas entre 1979 e 2015, o artista Arnaldo Battaglini irá comentar seu percurso artístico relacionando os assuntos trabalhados em cada fase de sua carreira e as escolhas das diversas modalidades que permearam sua produção. Serão apresentadas experiências não convencionais realizadas na gravura em metal que se desdobraram posteriormente em esculturas e design de joias. O curso finaliza com uma visita à obra permanente Cubo Sombra Linear, na unidade Sesc Santana.
Com Arnaldo Battaglini, que estudou desenho, pintura e gravura na Wimbledon School of Art e História da Arte na Middlesex Polytechnic em Londres.
(Foto: Arnaldo Battaglini)
Com Arnaldo Battaglini, que estudou desenho, pintura e gravura na Wimbledon School of Art e História da Arte na Middlesex Polytechnic em Londres.
(Foto: Arnaldo Battaglini)
27 de setembro a 1 de outubro de 2016, de terça a sábado, das 15h às 17h
Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto 285, 4º andar, São Paulo, SP
11-3254-5600 ou centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br
Segunda a sexta, das 10h às 22h; sábados, das 9h30 18h30
Rua Dr. Plínio Barreto 285, 4º andar, São Paulo, SP
11-3254-5600 ou centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br
Segunda a sexta, das 10h às 22h; sábados, das 9h30 18h30
informações e inscrições pelo site ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.
ATELIÊ DOS LÍQUIDOS 28/09 - INSCRIÇÕES ABERTAS
Estão abertas as inscrições para participar do Ateliê dos Líquidos,
que acontecerá no dia 28 de setembro, das 15h às 16h30.
que acontecerá no dia 28 de setembro, das 15h às 16h30.
Estas atividades foram elaboradas para visitas que realizamos com o público infantil, mas não há uma indicação etária, estão convidadas crianças, jovens, adultos e idosos.
Se quiser conhecer algumas das propostas que poderão ser realizadas, clique aqui: https://www.facebook.com/educativosegall/photos/…
É necessário inscrever-se pelo telefone 11 2159-0400.
A taxa de materiais é de R$ 3,00.
Vagas limitadas.
A taxa de materiais é de R$ 3,00.
Vagas limitadas.
Ateliê dos Líquidos
Consiste na experimentação de materiais moles e líquidos, como tintas, colas, água, leite e pigmentos para a realização de pesquisas de cor, relações de consistências e cromatismos, com finalidade de que haja criações a partir do contexto vivenciado no museu, em outra linguagem, para além da oral e discursiva trazida na visita à exposição de Lasar Segall.
curso Djanira e a maneira do popular - Giancarlo Hannud
Palestrante Giancarlo Hannud
Horário11h
Data Sábado, de 01 a 01 de outubro de 2016
Investimento Gratuito
Investimento Gratuito
Ao folhear os catálogos das bienais de São Paulo da década de 1960 e nos depararmos com anúncios de lojas de objetos de arte popular, é interessante pensarmos que no exato momento em que a construção e inauguração de Brasília e suas utopias de modernidade se colocavam diante de uma população avida por progresso e renovação, também existia um desejo e uma curiosidade da parte de um público razoavelmente informado numa arte de caráter popular, folclórico, ou “primitivo”. Um interesse pelo Brasil de dentro e suas formas de arte popular, inteiramente distinto do Brasil moderno, que se encontrava ilustrado pelos movimentos de caráter abstrato, como o Concreto e o Neoconcreto. Esse interesse pode ser visto não só numa série de exposições e nas atividades de figuras como Lina Bo Bardi (1914-1992) e Pietro Maria Bardi (1900-1999) – que por motivos tão ideológicos quanto estéticos propunham um olhar não-hierárquico, onde o erudito e o popular habitavam o mesmo espaço –, mas também na obra de artistas que se utilizaram da linguagem popular. Esses artistas, dentre os quais Djanira da Motta e Silva (1914-1979) pode ser inserida, propuseram um modo de se fazer arte que tomou o popular e suas várias transmutações como ponto de partida.
Palestrante
Giancarlo Hannud é historiador da arte. Estudou Belas Artes na Slade School of Fine Art, UCL, em Londres, e é mestre pelo Warburg Institute, School of Advanced Study, onde pesquisou as imagens setecentistas do Diabo no novo mundo. Entre 2006 e 2007 foi professor de história da arte na City University, também em Londres. Integrou a equipe curatorial de projetos como a28ª Bienal de São Paulo: em vivo contato e a representação nacional brasileira na 53. Esposizione Internazionale d'Arte, Biennale di Venezia. Entre 2010 e 2015, foi curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Nessa instituição foi curador assistente da exposição aberto fechado: caixa e livro na arte brasileira, com curadoria de Guy Brett e curou as mostras fato aberto: o desenho no acervo da Pinacoteca do Estado, em 2013, Guillermo Kuitca: filosofia para princesas em 2014 e Roberto Burle Marx: uma vontade de beleza, em 2015. Desde 2014 é professor da Faculdade Santa Marcelina, e contribui para publicações nacionais e internacionais, como Flash Art e Naked Punch.
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP
Avenida Paulista, 1578 - Cerqueira César
CEP 01310-200 - São Paulo / SP
Telefone 55 - 11 - 3149-5959
Avenida Paulista, 1578 - Cerqueira César
CEP 01310-200 - São Paulo / SP
Telefone 55 - 11 - 3149-5959
Escola do Olhar Formação com Professores Convite a experimentar - As mulheres, as artes e a ciência - RJ
APRESENTAÇÃO
O fomento e a relação da monarquia com as ciências e as artes tematiza a exposição “Leopoldina, princesa da Independência, das artes e das ciências”. Neste encontro, faremos uma leitura da exposição chamando atenção para obras de algumas das mulheres presentes na mostra, ressaltando suas atuações como artistas, cientistas e criadoras de mundos, oferecendo e discutindo referências para uma história das artes e das ciências conformada também por mulheres. O Convite a experimentar é um encontro introdutórios que funcionam como um laboratório onde o professor é convidado a identificar, junto com o educador do museu, as poéticas, conceitos e oportunidades educativas das exposições do MAR, explorando-as a partir de uma questão geradora. A atividade é exclusiva para professores.
Informações:
>O encontro terá duração de 3h e entre as atividades programadas se encontram visita a exposição, discussões e grupos de trabalho a partir de questões geradoras.
>Número de vagas por dia: 25
>Sábados, 01, 08, 22 e 29 de outubro de 2016
>No dia 29 de outubro contaremos com intérprete de Português para Libras.
Informações:
>O encontro terá duração de 3h e entre as atividades programadas se encontram visita a exposição, discussões e grupos de trabalho a partir de questões geradoras.
>Número de vagas por dia: 25
>Sábados, 01, 08, 22 e 29 de outubro de 2016
>No dia 29 de outubro contaremos com intérprete de Português para Libras.
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
Palazzo Strozzi a Firenze ospita la prima grande mostra italiana dedicata a uno dei più celebri e controversi artisti contemporanei: Ai Weiwei. Libero
Dal 23 settembre 2016 al 22 gennaio 2017
La mostra proporrà un percorso tra installazioni monumentali, sculture e oggetti simbolo della sua carriera, video e serie fotografiche dal forte impatto politico e simbolico, permettendo una totale immersione nel mondo artistico e nella biografia personale di Ai Weiwei. Le opere esposte spazieranno così dal periodo newyorkese tra gli anni ottanta e novanta in cui scopre l'arte dei suoi "maestri" Andy Warhol e Marcel Duchamp alle grandi opere iconiche degli anni duemila fatte di assemblaggi di materiali e oggetti come biciclette e sgabelli, fino alle opere politiche e controverse che hanno segnato gli ultimi tempi della sua produzione artistica, come i ritratti di dissidenti politici in LEGO o i recenti progetti sulle migrazioni nel Mediterraneo. Nel corso degli ultimi venti anni Ai Weiwei si è imposto sulla scena internazionale come il più famoso artista cinese vivente e una delle più influenti personalità del nostro tempo, sempre muovendosi tra attivismo politico e ricerca artistica e diventando un simbolo della lotta per la libertà di espressione. La mostra diviene una straordinaria occasione per scoprire il genio creativo di Ai Weiwei con opere in cui si fondono riferimenti alla storia cinese passata e presente. Nelle sue opere l'artista gioca tra antico e contemporaneo, tra passato, presente e futuro, denunciando un rapporto ambivalente con il proprio paese, diviso tra un profondo senso d'appartenenza che emerge dall'utilizzo di materiali e tecniche tradizionali e un altrettanto forte senso di ribellione con cui manipola oggetti, immagini e metafore della cultura cinese, denunciando le contraddizioni tra individuo e collettività nel mondo contemporaneo. Con la collaborazione di Galleria Continua, San Gimignano/Beijing/Les Moulins/Habana Con il sostegno di Comune di Firenze Camera di Commercio di Firenze Associazione Partners Palazzo Strozzi Regione Toscana Main Sponsor Banca CR Firenze / Intesa Sanpaolo www.palazzostrozzi.org |
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
Workshop de Encadernação | Luciana Miyuki - SP
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Exposição Coletiva: “DE OLHO NA CHINA” - UNESP
APAP, HANBAN, INSTITUTO CONFÚCIO E UNESP APRESENTAM A Exposição Coletiva: “DE OLHO NA CHINA”
ABERTURA: 26/setembro (2ª feira) às 19h30
Com a apresentação do concerto YÍ - obras chinesas para percussão do Grupo PIAP - Grupo de Percussão do Instituto de Artes da Unesp
LOCAL: Auditório do Instituto de Artes da Unesp
ENDEREÇO: Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271
Ao lado do Metrô Barra Funda
Estacionamento Gratuito
ENTRADA FRANCA
Reserve sua participação pelo email secretaria@institutoconfucio.
Depois, basta chegar meia hora antes e retirar seu convite.
PERÍODO DA EXPOSIÇÃO:
27/9 a 15/10 de 2016
SEGUNDA A SEXTA DAS 9 ÀS 17 HORAS
ARTISTAS CONVIDADOS DA APAP
Alcindo Moreira Jr. - Ana Alice Francisquetti - Bia Black - Caciporé Torres - Diana Martire - Eiji Yajima
Francisco Baratti - Heloize Rosa - Ida Zami - Isabel Pochini - Lilian Arbex - Marli Takeda
Roberto Giannecchini - Vanda Ramirez - Walter Miranda - Walter Tommasi
Presidente: Walter Miranda Vice-Presidente: Cirton Genaro
1º Tesoureiro: Fátima Lourenço 2º Tesoureiro: Sandra Bertini
1º Secretário: Astrid Salles 2º Secretário: Heloize Rosa
Conselho Fiscal: Alcindo Moreira Filho, Cássio Lázaro e Gilberto Salvador
Conselho Consultivo: Ângelo Milani, Cesar Romero, Nelson Screnci, Ricardo Aprígio e Yone di Alerigi
Conselho Consultivo: Ângelo Milani, Cesar Romero, Nelson Screnci, Ricardo Aprígio e Yone di Alerigi
Artist Talk Saturday / Mini Print Artists / Tracklights - Manhattan Graphics Center
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