concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

exposição Rastro dos Restos - Ricardo Ribenboim - MAC USP



Amazônia
 (2022)_Coleção do Museu Nacional de Belas Artes

 Nova exposição do MAC USP reúne obras de Ricardo Ribenboim

Com curadoria de Rachel Vallego, a mostra Rastro dos Restos apresenta mais de 80 trabalhos recentes do artista, produtor e gestor cultural. Entre memórias e influências de artistas brasileiros, todo o processo criativo de Ribenboim é desenvolvido através de coleta, guarda, construção e reconstrução aplicadas em esculturas de metal e madeira, pinturas e colagens.


No dia 28 de outubro, a partir das 11h, o Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta a exposição Rastro dos Restos, individual de Ricardo Ribenboim com cerca de 80 obras de sua produção recente. Parte desse conjunto de obras foi exposto em 2022 no Paço Imperial do Rio de Janeiro, tendo Yuri Quevedo como curador. Para a exposição no MAC USP o artista convidou Rachel Vallego para uma outra leitura curatorial, explorando a oportunidade de mostrar ao público a produção artística de Ricardo Ribenboim, tão significativa quanto sua trajetória como produtor e gestor cultural.

Em Rastro dos Restos, Ribenboim evidencia seu procedimento de trabalho a partir da ação do tempo sobre ideias e materiais que recolhe, observa, avalia os significados e então utiliza na construção de suas obras. Cacos, gravetos, retalhos, troncos calcinados, raízes do mangue, metais fundidos, chapas enferrujadas ou um giz de cera de seu neto encontram os restos do cotidiano do ateliê ao lado de suas memórias e dos registros de sua trajetória. “Tudo funcionando como peças de um jogo em que o primeiro movimento no tabuleiro é dado por um desses elementos. Cada movimento dessa partida imaginária resulta em obras que por sua vez alimentam a próxima jogada”, diz a curadora Rachel Vallego.

Todo esse processo de coleta, guarda, construção e reconstrução, pode ser visto em quatro grandes séries Riscos no Espaço, Mirandas, In Memoriam e Rastro dos Restos, que possibilitam diferentes leituras.

A admiração de Ribenboim por artistas brasileiros, como José Resende, Frans Krajcberg e Waltércio Caldas pode ser vista nas esculturas em metal e madeira chamadas pelo artista de Riscos no Espaço; ou por Mira Schendel e Willys de Castro nos objetos de parede em Miradas.

A série In Memoriam de pinturas sobre lona e folha de ouro que aborda a discussão política e ecológica tomando um corpo poético; e a série que dá nome a exposição Rastro dos Restos, em que o procedimento da colagem com todo tipo de material disponível no ateliê, incluindo obras antigas ou seus fragmentos, são continuamente transformados.

Sobre o artista
Ricardo Ribenboim foi aluno de Evandro Carlos Jardim e da Escola Brasil, sob a orientação de José Resende e Carlos Fajardo. Em 1974, participou da Bienal de São Paulo e trabalhou como designer gráfico até 1990. Nos anos 1980, criou o Museu Brasileiro do Papel, posteriormente incorporado ao MAC USP. Foi diretor do Paço das Artes e do Itaú Cultura, sendo responsável pela criação dos Eixos Curatoriais, das Enciclopédias em meio digital e do Programa Rumos - que considera uma de suas grandes obras.

Serviço:
Rastro dos Restos – Ricardo Ribenboim
Curadoria: Rachel Vallego
Abertura: 28 de outubro, sábado, às 11
Período expositivo: 28 de outubro a 10 de março de 2024
Local:  Museu de Arte Contemporânea da USP
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera
Horários: terça a domingo, das 10h às 21h
Entrada gratuita

Mais informações:
MAC USP
Telefone: (11) 2648.0254

fonte:
a4&holofote comunicação

ARTE EmQUADRA, A NOVA EXPOSIÇÃO DE PINTURAS DE ATALIE NO LABORATÓRIO DAS ARTES

 

Será aberta ao público em 27 de outubro a partir das 20h na sede do Lab das Artes (Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação) a mostra “Arte EmQuadra”, a nova série de pinturas que a artista Atalie Rodrigues Alves realizou através de projeto cultural do Bolsa-Cultura apoiado pela FEAC/Prefeitura Municipal de Franca que seleciona projetos de artistas locais por meio de editais.

A exposição traz doze pinturas figurativas inéditas realizadas em tinta acrílica sobre madeira pintadas especialmente para o projeto, baseadas na tradição do basquetebol francano. Para criar as obras, a artista realizou pesquisa sobre imagens antigas e atuais do basquete local, identificando as diversas denominações e camisetas utilizadas pela equipe francana ao longo de seus 60 anos de tradição.

O percurso artístico da autora, uma das coordenadoras do Lab das Artes, se inicia na década de 1970, registrando em pinturas, desenhos e gravuras de cunho figurativo e forte influência da arte pop brasileira personagens e trabalhadores da cidade em seus mais diversos ofícios, desde sapateiros, curtumeiros, boias-frias, da construção civil, tornando-a uma autêntica cronista visual da cidade.

A criação de um riquíssimo e próprio universo visual, construído a partir de pesquisas constantes sobre os elementos componentes da paisagem francana, da geografia humana, do mundo do trabalho, da arquitetura urbana e também de influências de outros lugares por onde viajou torna sua obra criativa pioneira numa cidade onde o academicismo nas artes plásticas sempre predominara. Seu trabalho se afirma ainda mais importante por se inserir num universo onde são poucas as mulheres que trabalham e vivem do ofício da pintura e da gravura.

O projeto se propôs a transpor esse olhar feminino da artista para o mundo do basquete masculino de alto rendimento, tradição da cidade que se inicia no final dos anos 1950 permitindo que esse esporte seja visto sob uma nova perspectiva, para muito além do basquete como uma modalidade esportiva que empolga sua fanática torcida. A série permite discutir através dessas pinturas o papel da tradição no momento em que a cidade vai comemorar os 200 anos de sua criação e o próprio basquete como uma dança mágica de cores e imagens.

A ideia da série de pinturas, segundo a autora, foi motivada pela beleza plástica dos movimentos dos jogadores, sessenta anos após a inauguração do ginásio do Clube dos Bagres durante o Campeonato Brasileiro de Seleções de Basquete de 1962, evento que se tornou decisivo para ampliar o apoio da cidade ao basquete e a sua equipe de representação que se tornou uma das mais tradicionais do país com atividade ininterrupta desde então. A artista partiu desta perspectiva, de mostrar a plasticidade e os impactos no imaginário francano do processo de consolidação do basquete da cidade, esporte que se tornou parte da identidade local.

A mostra no Laboratório das Artes acontece de 27 de outubro a 01 de dezembro de 2023, com entrada gratuita. Para obter informações sobre horários de visita, acesse os perfis do Laboratório das Artes no Instagram, Facebook e https://www.laboratoriodasartes.com.br.

Serviço

Evento: Exposição de Pinturas “Arte EmQuadra”.

Data de Abertura: 27 de outubro/2023, sexta-feira, 20 horas.

Visitação: de 27 de outubro a 01 de dezembro, de segunda a sexta-feira das 10 às 12h e das 14 às 17h.

Local: Laboratório das Artes de Franca - Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca – SP.

Valor de ingresso: Gratuito

Mais informações: https://www.laboratoriodasartes.com.br