concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 27 de outubro de 2012

Quatro exposições, quatro fotógrafos: O olhar de cada um na galeria Arte Aplicada








Quatro exposições, quatro fotógrafos: O olhar de cada um na galeria Arte Aplicada

Arte Aplicada encerra o calendário de exposições de 2012 com O olhar de cada um, exibindo fotografias de Cristina Schleder, Jaques Faing, Marcos Magaldi e Suzana Boccacino. A exposição é composta por 20 obras, selecionadas pelo olhar minucioso da marchande e curadora Sabina de Libman, que faz de temas díspares uma unidade. O conceito da mostra é plenamente exposto nas palavras precisas de Edla van Steen: “Artistas da fotografia compõem esta exposição na Galeria Arte Aplicada e registram não apenas o olhar de cada um dos fotógrafos mas, também, o de Sabina de Libman, sua sensível marchande. Cada foto uma obra de arte”.
O olhar de cada não é uma coletiva de acordo com os padrões tradicionais; são quatro pequenas mostras individuais, que embora não dialoguem entre si por meio das temáticas abordadas, destacam a técnica de cada profissional em um mesmo suporte.
Cristina Schleder, com sua série “Janelas”, faz uso da intensidade ou quase ausência da luz do sol, somadas a efeitos de luz e sombra, como elemento invisível, mas perceptível na produção de suas obras. A artista, nesses trabalhos, registra “pinceladas” encontradas na natureza, mais especificamente em seus elementos botânicos.
Já em “Suave Rio”, de Jaques Fang, as imagens são conexões com a percepção racional e sensorial do tempo. As fotografias distanciadas, tiradas de dentro de um avião, refletem a relação afetiva do artista com a Cidade Maravilhosa, numa busca por recordações vagas, quase apagadas, como muitas vezes nos aparecem em memórias ou mesmo em sonhos.
Em “Admirações”, por sua vez, Marcos Magaldi exibe seu tributo pessoal aos mármores de Lord Elgin, que estão no Museu Britânico. “São de uma beleza impressionante”, comenta o fotógrafo. A série, com retratos de esculturas, todas sem cabeça, conduz o espectador para o museu, internalizando-lhe o impacto causado pela visão dessas obras tridimensionais.
“Cidades”, de Suzana Boccacino sai em busca de imagens que lhe apaixonam o olhar: cenas, paisagens, ruas, pessoas, becos e praças, peculiares a cada local. Para essa série a fotógrafa caminhou a procura de realidades desejadas, que, uma vez encontradas, foram capturadas por sua câmera, preservadas e finalmente materializadas.
O olhar de cada um brinda a infinidade de opções criativas dentro da fotografia, exibindo obras de artistas que trabalham técnicas e temas diversos. Essa paleta de direções e possibilidades e os espaços que se apresentam para ainda serem explorados são marcas dos dias atuais. A exposição prova que “a fotografia é a linguagem do nosso tempo”, nas palavras de Sabina de Libman.

Exposição: O olhar de cada um – Cristina Schleder, Jaques Faing, Marcos Magaldi e Suzana Boccacino
Curadoria: Sabina de Libman
Abertura: 05 de novembro – segunda-feira – às 17h
Período: 06 a 17 de novembro de 2012
Local: Galeria Arte Aplicadawww.arteaplicada.com.br
Rua Haddock Lobo, 1406 – Jardim Paulista – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3064-4725
Horário: segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 10h às 14h

studio cultural - Cristina Bottallo - exposição e bazar de arte



compareçam!
estou participando com as minhas gravuras de pequeno formato.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Câmara analisa projeto de lei que institui Bolsa-Artista


Câmara analisa projeto de lei que institui Bolsa-Artista

 

 
Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4281/12, do Senado, que institui a Bolsa-Artista, destinada à formação e ao aprimoramento de artistas amadores e profissionais, das artes literárias, musicais, cênicas, visuais e audiovisuais. Pela proposta, a bolsa será concedida pelo prazo de um ano, em 12 parcelas mensais. O valor será definido em regulamento.
Para pleitear a bolsa, o artista deverá ter no mínimo 14 anos. Se menor de 18 anos, deverá estar matriculado em instituição de ensino pública ou privada, a não ser que já tenha concluído o ensino médio. O estudante também não poderá ser beneficiário de qualquer outro programa governamental de formação profissional na área.
Segundo a proposta, a Bolsa-Artista será concedida prioritariamente a artistas em processo de formação em suas respectivas áreas de atuação e será regida por princípios como valorização da diversidade de estilos, gêneros e linguagens artísticas, ênfase no pluralismo de ideias e preservação da diversidade cultural brasileira.
De autoria dos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o projeto estabelece ainda que a seleção dos artistas será feita anualmente, por comissão constituída por representantes do governo federal e de entidades vinculadas à comunidade artística, conforme regulamento. As despesas decorrentes da concessão da Bolsa-Artista correrão por conta de recursos orçamentários da União.
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas Comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Fonte: Cultura e Mercado 

Salão de arte abre inscrições a partir desta segunda-feira, 22, em Belém

Salão de arte abre inscrições a partir desta segunda-feira, 22, em Belém

Mostra é destinada para exposição de obras de artistas iniciantes.
Prêmio para os primeiros colocados vai de R$ 1.500 a R$ 3.500.

A partir da próxima segunda-feira (22), a 21ª edição do Salão de Arte “Primeiros Passos” abre inscrições para artistas iniciantes que desenvolvam trabalhos nas áreas de desenho, gravura, objeto, escultura, vídeo, pintura, fotografia e instalação artística. A mostra acontece a partir do mês de dezembro, em Belém, e tem como objetivo apresentar ao público diferentes obras feitas por pessoas que estão no anonimato.
Para a coordenadora do evento, Simei Bacelar, o salão de arte procura sempre promover a formação de um público que aprecie artes visuais e a discussão crítica em torno das obras, além de revelar grandes talentos. “Além disso, a cada ano a Mostra apresenta obras bastante contemporâneas, com grande participação de estudantes universitários, fotógrafos, assim como novas propostas de instalações e performances artísticas” enfatiza.
Exposição e prêmios
Todas as obras inscritas ficarão em exposição de 4 de dezembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013. Um corpo técnico irá definir as três melhores obras. O prêmio para o primeiro lugar é um cheque no valor de R$ 3.500; para o segundo lugar a premiação será no valor de R$ 2.500 e o terceiro colocado recebe R$ 1.500. Os grandes vencedores serão anunciados no dia da abertura da mostra, 4 de dezembro.
Inscrições
Os interessados em participar devem retirar a ficha de inscrição aqui, ou ir pessoalmente até a unidade do Centro Cultural Brasil- Estados Unidos (CCBEU), localizado na Travessa Padre Eutíquio, nº 1309, bairro da Batista Campos, em Belém. Os participantes devem ser maiores de 16 anos.

Fonte: G1 PA - 19/10/2012

edital:
ficha de inscrição:

5º forum arte das américas - MG




Programação


Dia 12 de Novembro - segunda

Auditório da Reitoria UFMG

18:00 horas – Credenciamento do Fórum 
19:00 horas – Abertura Oficial do Fórum
19:30 horas - Conferência Inaugural: Prof. Dr. Cuahutémoc Medina Gonzalez (Historiador, Curador e Crítico/ México)
Moderador: Prof. Dr. Fabrício Fernandino (Artista, Professor da EBA UFMG, Curador Geral da Bienal 1)


Dia 13 de Novembro - terça

Museu de Arte da Pampulha

Mesa 1 – Arte e Ciência
9:00 às 12:00 horas

Palestrantes: Prof. Dr. Francisco Marinho (Artista, Professor da EBA/ UFMG
Prof. Dr. Carlos Antônio Leite Brandão (Filósofo, Professor da Escola de Arquitetura/ UFMG).
Moderador: Prof. Dr. João Antônio de Paula (Economista, Professor da  FALE UFMG, Pro-reitor de Planejamento/UFMG)

Mesa 2 – Transarquitetura
14:00 às 17:00 horas

Palestrantes: José Resende (Arquiteto e Escultor/ São Paulo
Emílio Brea (Arquiteto e Jornalista/Republica Dominicana)
Moderador: Prof. João Diniz (Arquiteto, Professor da FEA/FUMEC)

Dia 14 de Novembro - quarta

Museu de Arte da Pampulha

Mesa 3 – Intermidialidade
9:00 às 12:00 horas

Palestrantes: Prof. Dr. Marcus Bastos (Comunicólogo, Curador, Professor da PUC/SP)
Profa. Dra. Márcia Arbex (Escritora, Pesquisadora, Professora da FALE/UFMG)
Moderadora: Profa. Dra. Maria do Carmo Freitas Veneroso (Artista, Pesquisadora, Professora da EBA/UFMG)

Mesa 4 – Crítica e Curadoria
14:00 às 17:00 horas

Palestrantes: Profa. Dra. Maria Amália Garcia (Historiadora, Curadora, Professora da FFyL UBA/Argentina) e Prof. Dr. José Francisco Alves (Historiador, Curador-chefe do MARGS)
Moderadora: Profa. Dra. Maria Angélica Melendi (Artista, Pesquisadora, Professora da EBA/UFMG)

17:30 horas – Encerramento do Fórum
18:00 horas - Inauguração da Exposição de livros de artistas - Galeria Livrobjeto
Curadoria: Profa. Isaura Pena (Escola Guignard/UEMG) e Prof. Amir Brito (EBA/UFMG)
 inscrição:

Flaminio Jallageas ministra oficina no Sesc Pinheiros - SP


Flaminio Jallageas ministra oficina no Sesc Pinheiros
  
O Sesc Pinheiros promove entre 20/11 e 29/11/12, à terças e quintas-feiras, às 19h30, a oficina “Entre Povos”, ministrada pelo artista Flaminio Jallageas. O evento, que integra a programação da mostra “A Abordagem Mediterrânea” (em cartaz no espaço até 13/01/13), propõe aprofundar o conteúdo exposto e refletir sobre a cultura dos povos mediterrâneos. “A Abordagem Mediterrânea” reúne obras de 14 artistas oriundos de diferentes países localizados nos arredores do Mar Mediterrâneo, e aborda as diferenças e semelhanças entre esses povos. Participam obras de Ghada Amer, Ziad Antar, Faouzi Bensaïdi, Jacques Berthet, Marie Bovo, David Casini, Hüseyin Karabey, Ange Leccia, Adrian Paci, Maria Papadimitritriou, Khalil Rabah, Zineb Siedra, Gal Weinstein e Peter Wüthrich. Curadoria dde Adelina Von Fürstenberg | Mais informações: Pinheiros: r. Paes Leme, 195, tels. (11) 3095-9400 e 0800-118220. Ter. a sex., 13h/22h; sáb., 10h/21h; dom.,10h/18h30. www.sescsp.org.br
Fonte: Mapa das Artes 

Centro Cultural São Paulo - CCSP - novembro 2012


CENTRO CULTURAL SÃO PAULO - CCSP
r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. (11) 3397-4002

Gibiteca Henfil
dia 21/11 - quarta
20h Bate-papo com Kátia Arantes
Kátia Arantes é fotógrafa e nos meses de setembro e outubro prestigiou o público da Gibiteca Henfil com a exposição fotográfica 
Heróis urbanos, que partia da escolha de um super-herói (bonecos de aproximadamente 30cm), clicado diante de um importante ponto turístico da cidade de São Paulo. Diferenciada pela qualidade técnica do trabalho, e sobretudo pela criatividade em sua concepção, a exposição resultou em um grande sucesso, despertando a curiosidade das pessoas em relação às técnicas fotográficas utilizadas, a escolha dos heróis, dos pontos turísticos e a vinculação entre um e outro. Para falar um pouco sobre cada um desses detalhes, convidamos Kátia Arantes para um bate-papo com o público.
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Gibiteca Henfil
Artes visuais
sem necessidade de inscrição
Modelo vivo
com: Cris Ferrantini e Juliano Hollivier
Ateliê de desenho a partir da observação da figura humana, no qual atores-modelos oferecem um conjunto de performances contextualizadas com a programação do CCSP. O participante deverá trazer seu próprio material (só será permitido o uso de material seco).

(60 vagas) - período da oficina: dias 5, 12, 19 e 26/10 e 9, 23 e 30/11, sextas, das 14h às 17h (só será permitida a entrada até 30 minutos após o início da atividade) - Sala Tarsila do Amaral (até 26/10) e Praça Mário Chamie (a partir de 9/11) - informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa - tel. 3397-4036

Fonte: Centro Cultural São Paulo - CCSP

I Seminário de Ofícios – Saberes e Fazeres em Ouro Preto - MG



FAOP realiza série de oficinas gratuitas

 

A Fundação de Arte de Ouro Preto promove o “I Seminário de Ofícios – Saberes e Fazeres em Ouro Preto” entre 05 e 10/11/12. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.faop.mg.gov.br até o preenchimento das vagas disponíveis para cada atividade. Com oficinas, conferências e encontros entre mestres oficineiros e designers, o evento é voltado para profissionais da construção civil, restauradores, artesãos, designers, artistas plásticos e demais interessados em ofícios tradicionais e contemporâneos. No total, são oferecidas nove oficinas: funilaria; empalhamento de cadeiras; usar e reciclar, artesanato sustentável; patologias em edificações de valor cultural; argamassas tradicionais e técnicas de pintura com cal e terra; mosaico; pequenos objetos e acessórios; tear mineiro; e forro de taquara. Os trabalhos desenvolvidos durante as oficinas serão exibidos em uma mostra no Núcleo de Ofícios da Faop, no dia 10 de novembro. A programação conta ainda com a mostra de fotografias “Ser Nobre é Ter Identidade: Patrimônio. Tiradentes, Ouro Preto e São João Del-Rei”, que abre em 06/11/12, às 9h, na fundação. Para a conferência de abertura, Fátima Tropia aborda o tema “Empreendedorismo Social”. No período da tarde, oficineiros e designers se reúnem para troca de experiências. O Seminário é encerrado com conferência de Maria Alice Braga e Juca Vilaschi sobre resgate cultural e os desafios da preservação do patrimônio cultural. -Mais informações: Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP - Cabeças: r. Alvarenga, 794, tel. (31) 3551-2014 | 9177-3060, ramal 240 www.faop.mg.gov.br | assessoriacomunicacao@faop.mg.gov.br

Fonte: Mapa das Artes

Concurso do cartaz comemorativo dos 40 anos do Salão de Humor







Concurso do cartaz comemorativo dos 40 anos do Salão de Humor encerra inscrições na próxima quarta-feira

Artistas têm até o dia 31 de outubro para enviar trabalhos. No mesmo dia, será encerrada a mostra paralela O Humor é Verde

A expectativa para o aniversário de 40 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba é grande e os preparativos começaram com o concurso para a escolha do cartaz. A inscrição é gratuita e o regulamento está no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. Contemplado em lei municipal, o concurso oferece ao vencedor prêmio aquisitivo de R$ 4.000.

O diretor do CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), Eduardo Grosso, explica que os cartazes devem remeter, com criatividade, à importância histórica do Salão. “Além de comemorar a data, o concurso pretende levantar a discussão sobre a função social do evento”, comenta Grosso, autor dos cartazes em 1993 e em 2007.

Grandes nomes do humor já assinaram cartazes para o Salão, como Glauco, Ziraldo, Zélio, Millôr Fernandes, Angeli e Laerte, entre outros. “Os cartazes se tornam marcos para o Salão ao refletirem, por vezes, momentos históricos e criticarem a realidade brasileira, sem abrir de mão do humor”, comenta a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

As inscrições podem ser feitas por profissionais e amadores, individualmente ou em equipe. Os cartazes, no máximo dois por autor, devem ser apresentados nos formatos digital e impresso. Para se inscrever, o autor deve preencher a ficha de inscrição disponível no site oficial e postá-la junto com o cartaz impresso ou entregá-los pessoalmente no CEDHU.

Clareza de comunicação, impacto visual, qualidade estética, originalidade e viabilidade técnica são critérios a serem avaliados por uma comissão julgadora composta por cinco profissionais de design gráfico, cartunistas e outros nomes que serão indicados pela Secretaria da Ação Cultural.

MEIO AMBIENTE – A próxima quarta-feira (31) também é o último dia da mostra paralela O Humor é Verdade, na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba. As visitas acontecem de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 8h às 11h30.

Tema amplamente debatido por especialistas e sociedade civil, o meio ambiente serviu de inspiração para os cartunistas. Além de brasileiros, há trabalhos de artistas de diversos países, como Azerbaijão, Índia, Ucrânia, China, Grécia e Argentina, entre outros. Há também uma fotografia, de autoria do repórter fotográfico Antônio Trivelin, de Piracicaba.

Para compor a paralela, os organizadores selecionaram 27 trabalhos expostos no Salão em 2010, quando foi implantada a categoria temática. As obras abordam o consumismo desenfreado, a força do capitalismo, a poluição nas grandes cidades, a escassez de água e vários outros problemas atuais.

Para o diretor das Faculdades Dom Bosco, Pe. José Ailton Trindade, a mostra é uma forma criativa e inteligente de conscientização. “É uma honra contribuir com a promoção da Cultura e fazer parte do Salão de Humor abrigando uma de suas paralelas em defesa da vida", diz Trindade.

SALDO POSITIVO – A 39a edição do Salão foi encerrada no dia 14 de outubro com saldo positivo. A estimativa é que 200 mil pessoas acompanharam a exposição principal no Engenho Central e as 26 mostras paralelas montadas em Piracicaba e Campinas nos 51 dias de programação.

Um dos maiores do gênero, o evento recebeu trabalhos de 845 artistas de 64 países. Essa foi a maior mostra da história do Salão, com 436 obras, selecionadas entre as 3.442 inscritas. A premiação total foi de R$ 47 mil.

Ações inéditas marcaram o Salão em 2012, como a 1a Caminhada com Humor, com adesão aproximada de 500 pessoas. Por meio de lei municipal, o evento também ganhou o Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto, no valor de R$ 5.000, com votação pela internet.

PRÓXIMA EDIÇÃO – A partir de novembro começam as reuniões para definir os detalhes do 40o Salão. “Faremos o melhor para esta edição histórica”, diz Grosso. O Salão de Humor será presidido em 2013 pelo jornalista Carlos Colonnese, um dos fundadores do evento em 1974. “Estou consciente da responsabilidade de manter o padrão de qualidade dos anos anteriores e buscar algo inédito que deixe uma marca e possa indicar novos caminhos”, declara Colonnese.

O Salão de Humor é realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU.

SERVIÇO – Inscrições para o Concurso do Cartaz Comemorativo dos 40 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, até 31 de outubro de 2012. Endereços para envio: contato@@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br e avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba-SP, CEP 13405-123. Mostra O Humor é Verde, até 31 de outubro, na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba (rua Boa Morte, 1835, Centro). Visitas: segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 8h às 11h30. Informações: (19) 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.
Assessoria de imprensa do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Marcela Delphino e Rodrigo Alves | rasilvad@gmail.com | (19) 9147-5733
Rafael Bitencourt | rbitencourt@piracicaba.sp.gov.br | (19) 3403-2609

dia de los muertos - California


In collaboration with Alma Latina Long Beach and Protectors of Earth Mother, we invite you to our first annual Día de los Muertos exhibit which will run October 26-November 3, 2012. This is a juried show, with pieces in a variety of media as well as commemorative altars.

Día de los Muertos is celebrated throughout Mexico and Mexican-American communities November 2nd, with celebrations beginning on
November 1st. It is believed that at this time the souls of the departed return to visit the living. It is not a time of mourning, it’s celebration of life.  Altars are built during Día de los Muertos to honor the lives of those who have passed. These are often quite beautiful and elaborate creations, including favorite foods, beverages, music, and other items the loved ones would enjoy when their souls return to visit. Creating these altars is one of the most important traditions during Día de los Muertos celebrations around the globe.

This exhibit contains over 35 original art pieces and altars, including a communal altar. Visitors are invited to add to the altar.
Come celebrate life through art, dance, music, altars, and more!

Artist Reception:        Friday, November 2nd   6pm – 10pm  FREE EVENT
                                           7pm dance performance by Alma Latina Long Beach www.almalatinalongbeach.com
                                                followed by musical performance by DONDE SON
 
***Dia de los Muertos attire encouraged***
       Free gift for first 25 people in costume

Exhibit Dates:             October 26 – November 3, 2012

Gallery Hours:            MWF  noon-7pm   Sat & Sun 10am – 5pm

Location:         Picture This Gallery & Custom Framing
                       4130 Norse Way, Long Beach, CA 90808
                       562.425.4861
                        www.picturethisgallery.weebly.com

Contact:    Marisol Gomez  (562) 425-4861
                  picturethisgallery@gmail.com


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PICTURE THIS
Gallery & Custom Framing
4130 Norse Way
Long Beach, CA  90808
562.425.4861

NEW Hours
:
Monday, Wednesday, Friday Noon-7pm
Saturday & Sunday 10am-5pm 
Also Available by Appointment
www.picturethisgallery.weebly.com

Six in The City: seis mortes ocultas em NYC - Gal Oppido


Gal Oppido apresenta a mostra Six in The City: seis mortes ocultas em NYC
Em seu novo registro fotográfico, o artista expõe na Casa Vértices trabalho inspirado na poética da violência em Nova York
O fotógrafo Gal Oppido apresenta sua nova exposição fotográfica: “Six in the City: seis mortes ocultas em NYC” na Casa Vértices, em São Paulo, entre os dias 10 e 25 de novembro, com entrada gratuita.
A mostra conta com a apresentação de quatro obras, sendo três fotografias e um livro de desenhos, que foram registradas no inverno de 2009 na cidade de Nova York em plena posse de Obama. Neste período, Gal ficou hospedado em um pequeno apartamento na rua 46 com a 9ª Avenida, onde se inspirou em meio à frenética solidão, observando, desenhando e fotografando cenas que compõe este trabalho.
A série versa sobre a poética da violência na cidade de Nova York, trazendo um duplo sentido nas imagens que a cidade revela. O trabalho mostra a violência inofensiva e quase despercebida nas cenas cotidianas, falando das coisas inertes dos pequenos cenários das metrópoles, como coisas esquartejadas e prontas a serem reanimadas, parafraseando Adolf Loos (1870) em “Ornamentos e crimes”.

Sobre Gal Oppido
Gal Oppido é fotógrafo, arquiteto, músico e desenhista. Vive e trabalha em São Paulo, onde ministra curso de fotografia no MAM/SP. Em 1975, formou-se em arquitetura na FAU/USP. E, no ano seguinte, passou a trabalhar com fotografia e desenho. Desenvolve trabalhos independentes como fotógrafo desde 1990. Suas especialidades são expressões corporais, arquitetura e artes cênicas. Integra livros e publicações retrospectivas sobre fotografia brasileira e latino americana. Na fotografia de arquitetura, desenvolve o trabalho de leitura de espaço a partir de um plano. Tendo lançado dois livros sobre a arquitetura da cidade de São Paulo: “Dos Degraus à História da Cidade”, em 1998, e “São Paulo 2000”, em 1999.

Serviço
Exposição “Six in the City: seis mortes ocultas em NYC”
Data: 10 à 25 de novembro
Horário de visitação: Das 12h às 20h
Preço: Entrada Gratuita (as obras estarão à venda)
Local: Galeria Casa Vértices
Endereço: Rua Fidalga, 66 | Vila Madalena - SP
Outras Informações: 11 3062-8499 ou http://verticescasa.com.br

video - TUNGA @ Daniel Templon Gallery


TUNGA @ Daniel Templon Gallery, Paris (2011)

The most recent Paris exhibition by Tunga. Read more about Tunga in Maria do Carmo M.P de Pontes’ profile in the Brazil supplement published with ArtReview issue 61 September 2012.

Três brasileiros estão na lista dos cem mais influentes no mundo da arte

18/10/2012 - 14h46

Três brasileiros estão na lista dos cem mais influentes no mundo da arte



DE SÃO PAULO

No ranking 2012 das cem personalidades mais influentes do mundo da arte, divulgada todo ano pela revista "Art Review", estão três brasileiros. Luisa Strina, galerista que mantém uma casa com seu nome em São Paulo, é a primeira a aparecer, na 71ª posição.
Depois dela, estão o colecionador mineiro Bernardo Paz, dono do Instituto Inhotim, em 80º lugar, e o curador Adriano Pedrosa, responsável pela última Bienal de Istambul, no 98º posto.
Folhapress
A partir da esq., a galerista Luisa Strina, o colecionador e empresário Bernardo Paz e o curador Adriano Pedrosa
A partir da esq., a galerista Luisa Strina, o colecionador e empresário Bernardo Paz e o curador Adriano Pedrosa
A lista geral é encabeçada por Carolyn Christov-Bakargiev, que neste ano foi curadora da 13ª Documenta, em Kassel, na Alemanha. Em segundo lugar, está o galerista norte-americano Larry Gagosian, e em terceiro, o artista e ativista chinês Ai Weiwei.
Iwan Wirth, um dos sócios da galeria suíça Hauser & Wirth, e David Zwirner, da galeria nova-iorquina de mesmo nome, aparecem na sequência, ocupando a quarta e a quinta posições.
Em relação ao ano passado, Ai Weiwei, que então ocupou o primeiro lugar, caiu duas posições, para o terceiro lugar. Bernardo Paz, que em 2011 era o único brasileiro da lista, ocupando a 76ª posição, caiu quatro postos neste ano.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1171186-tres-brasileiros-estao-na-lista-dos-cem-mais-influentes-no-mundo-da-arte.shtml

fonte da Folha: http://www.artreview.com/

SÃO PAULO RECEBE UMA AMOSTRA DA TEFAF MAASTRICHT


SÃO PAULO RECEBE UMA AMOSTRA DA TEFAF MAASTRICHT.

A CHILDHOOD  BRASIL ORGANIZA UMA EXPOSIÇÃO EXCEpCIONAL.


Anish Kapoor
Diego Rodriguez de Silva y Velazquez, Retrato de um homem, óleo sobre tela, 47 x 39 cm.

De 26 a 28 de outubro de 2012 terá lugar a uma exposição em São Paulo. Pelo menos 31 dos marchands internacionais que participam na TEFAF Maastricht, a mais importante feira de arte a nível mundial, apresentarão 74 obras de arte durante um evento para angariação de fundos para importantes projetos sociais geridos pela Childhood Brasil, uma organização nacional que trabalha no sentido de proteger crianças e adolescentes contra a exploração sexual.

Esta é a primeira vez que a TEFAF (a Feira Europeia de Arte e Antiguidades) permitiu tal vislumbre de algumas das peças de destaque antes da abertura das portas em Maastricht, no sul da Holanda.

A exposição apresentada pelos participantes de todo o mundo na TEFAF Maastricht incluirá uma magnífica amostra representativa  das obras de arte devido às quais a Feira se tornou famosa e que varia da pintura dos Old Masters à arte moderna e ao design. A Otto Naumann de Nova Iorque apresentará Retrato de um homem vestido com túnica preta e gola branca do grande pintor espanhol Velázquez, e a Johnny van Haeften de Londres a clássica holandesa Natureza morta com presunto de Cornelis de Heem.



Fonte: TEFAF

Maringelli: objetos, retratos e paisagens de pequenos formatos


impulsos criativos - Isabelle Ribot e José Elffer


Texturas e Aquarelas - Zilamar Takeda e Marinês Takano




Texturas e Aquarelas,

com arte têxtil de Zilamar Takeda e
aquarelas de Marinês Takano

no Flores na Varanda.



Abertura:
23 de outubro de 2012, das 17h às 21h,

Exposição: 14 de outubro a 11 de novembro de 2012, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h

Local: Rua Camilo, 455 – V. Romana – São Paulo – SP

Informações:
(11) 3675-8446 ou 3675-8645; ou
(11) 99953-5847 ou 99638-4848 ou marinestakano@gmail.com; ou
(11) 98383-7465 ou www.feltrodesign.com.br

no tempo - Iberê Camargo - Santa Maria /RS

Fundação Iberê Camargo
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Ministério da Cultura e Fiat Automóveis apresentam
No tempo de Iberê Camargo
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saiba mais sobre a exposicao
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Av. Padre Cacique, 2000 . CEP 90810-240 .
Porto Alegre . RS . Brasil
site@iberecamargo.org.br

Para cancelar o recebimento de e-mails da Fundação Iberê Camargo,
clique aqui ou responda esse e-mail com o assunto REMOVER.

Caciporé Torres - destruído o painel na Rua Haddock Lobo






No ultimo dia 12 foi destruído um painel do consagrado escultor Caciporé Torres, que constituía a fachada de uma galeria de arte na R. Haddock Lobo. O artista, que foi tema da minha tese de doutorado defendida em junho deste ano (ECA USP), tem dezenas de obras espalhadas por São Paulo. Gostaria que Veja SP publicasse o ocorrido, e dessa forma conscientizar os leitores sobre o grave problema da destruição do nosso patrimônio artístico, infelizmente frequente na nossa cidade.
Estou enviando abaixo textos sobre a ocorrência, sobre a obra e sobre o  artista e imagens anexas, de minha autoria.

Atenciosamente,
Profa. Dra. Flávia Rudge Ramos
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade Mackenzie
RG: 10876796
Av. Nove de Julho, 3183 – 114
01407-000 São Paulo



Sobre Caciporé
Escultor e professor universitário nascido em Araçatuba (SP), iniciou sua carreira artística aos 17 anos ao participar do XII Salão Sindicato dos Artistas (1948). Em 1951, recebeu, na 1ª Bienal de São Paulo o premio “Viagem a Europa”, e a “Medalha de Ouro” no I Salão Paulista de Arte Moderna. Na década de 50 estudou desenho na Académie de La Grand-Chaumière e História da Arte na Sorbonne (Paris – França). Participou ainda de outras sete edições Bienal de São Paulo, tendo sido premiado em outras três bienais. Participou da XXVI Bienal de Veneza, da Quadrienal de Roma e da Bienal Jovens de Paris. Foi professor de escultura da FAAP (1961 a 1971) e da Faculdade de Arquitetura do Mackenzie. Expôs individualmente no MASP, MAM SP e MUBE, e em diversas galerias do Brasil e do exterior. Foi eleito duas vezes “Melhor Escultor” pela APCA (1980, 1982) e em 2009 recebeu homenagem da ABCA. Possui obras nos acervos dos principais museus do Brasil. Com intuito de levar sua obra a um público mais amplo e de integrar a arte à arquitetura e ao espaço urbano, estabeleceu parcerias com prefeituras, arquitetos, urbanistas e construtoras. Possui aproximadamente 80 obras em espaços públicos de diversas cidades do Brasil. Em 2011 foi artista convidado pelo governo italiano para participar de viagem e exposições itinerantes relacionados às comemorações do ano da Itália no Brasil.

Sobre o painel
Extraído de: Ramos, Flávia Rudge, Caciporé: A Plástica do Aço, tese de doutorado, ECA USP 2012

O trabalho realizado pelo artista na Galeria Arte Vital representa o desdobramento da pesquisa da escultura integrada à arquitetura para a escultura como arquitetura e vice versa. Tudo começou em 1990, quando Caciporé foi procurado por um dos seus mais dedicados ex-alunos, o arquiteto Flávio Miranda Nogueira (1965), para contar seus planos de transformar um imóvel de família em São Paulo, na valorizada Rua Haddock Lobo, na quadra situada entre a Rua Oscar Freire e Alameda Lorena, numa loja de doces caseiros. Caciporé aconselhou Flávio a utilizar o imóvel para alguma atividade ligada à profissão de arquiteto, talvez uma galeria de arte e design[1].
O jovem arquiteto entusiasmado com a ideia convidou o mestre para ser seu  sócio. Assim surgiu a Galeria Arte Vital, cujo nome foi inspirado pelo livro de Mario Pedrosa, Arte Necessidade Vital (1949) [2]. A ousada estratégia projetual de Flávio e Caciporé procurou destacar e dar identidade a galeria, erguida num pequeno lote ocupado anteriormente por uma casa geminada, cuja frente media menos de quatro metros de largura. Foi então que, sete anos antes de Frank Gehry (1929) levar, com suas formas curvas revestidas de titânio, a linguagem escultórica para a arquitetura, afastando – desusadamente - a forma da função, no museu Guggenheim de Bilbao (Espanha), Caciporé transformou a estreita fachada da galeria, num grande painel escultórico repleto de curvas, cilindros e movimento, feito inteiramente de aço inoxidável, material resistente à corrosão e de uso inédito na construção civil em São Paulo.

Observa-se neste projeto o abandono de algumas práxis da arquitetura e o detrimento da tecnologia e do trabalho mecânico, pelo trabalho manual do aço inoxidável, material de uso industrial; para alcançar um resultado futurista. Desta forma, a distância que separa o projeto da construção foi encurtada, assim como não há divisão de papéis entre autor e construtor. O espaço da galeria foi planejado para abrigar uma sala de exposições  com     pé-direito duplo na frente, e, nos fundos, um lavabo, escada, um mezanino onde ficava o escritório, e um pequeno jardim para o qual estavam voltadas as janelas. O projeto do painel da fachada foi moldado no canteiro de obras, pelo próprio artista e seus assistentes, a partir de desenhos feitos a mão livre, sem um planejamento geométrico-descritivo dos volumes curvos do painel, de modo que o trabalho final seria inesperado e impreciso. 

O painel de aço acima da vitrine e da entrada de vidro, que é o principal elemento arquitetônico da fachada voltada para a face oeste, protege o espaço interno do calor excessivo causado pela intensa insolação do período da tarde. Foi construído sem que houvesse uma parede que lhe servisse de suporte; tendo como apoio uma viga metálica cujo perfil foi calculado para suportar a carga do painel e transferi-la para os pilares localizados nas extremidades[3].
A construção do painel foi feita em partes, com pequenos pedaços de aço inoxidável de formatos irregulares no atelier do artista durante cerca de três meses, e depois montadas no seu local definitivo, trabalho que levou cerca de um mês para ser concluído. Como o painel foi construído com duas peles, de modo a proteger o interior da galeria de qualquer tipo de infiltração; é visível também no espaço interno. A galeria foi inaugurada em 30 de outubro de 1990 com uma exposição de 18 esculturas e 20 desenhos de Caciporé. A sociedade estabelecida entre o artista e seu antigo professor durou cinco anos, durante os quais a galeria vendia móveis desenhados por ambos, obras de arte e promoveu exposições de sucesso como a do próprio Caciporé e outra do pintor Gustavo Rosa (1946)[4]. Atualmente funciona no local o escritório de arquitetura de Flávio Miranda.


[1] Depoimento de Caciporé à autora em 22/01/2010, São Paulo, SP.

[2] Depoimento de Caciporé à autora em 22/01/2010, São Paulo, SP.
[3] Segundo observação no local em visita realizada em 11/06/2008 e depoimentos de Flávio Miranda Nogueira (11/06/2008) e Caciporé (22/01/2010), São Paulo, SP.
[4] Depoimento de Caciporé à autora em 22/01/2010, São Paulo, SP.