concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 24 de setembro de 2011

Papel em Branco



Exposição coletiva de artes plásticas sobre papel. O papel frequetemente usado como suporte para a obra plástica e literária, passa agora a protagonista. Atrelada a um conteúdo literário relacionado a sua essência, cada obra trata do papel como objeto, traduzindo o literal para o visual.

Artistas participantes: Anita Lessa, Bia Caiuby, Elza Tortello, Esdras de Oliveira Nuño, Érica Campos, Fernanda Monteiro, Millah Cremonini, Regi Pinceratto

Vernissage: 07 de outubro (sexta-feira),19h
Exposição: 08 a 21 de outubro - Fernanda Monteiro Galeria
Rua Gustavo Teixeira, 600
Sorocaba, São Paulo - Brazil

24 de outubro a 07 de novembro - Fundec Sorocaba
Rua Brigadeiro Tobias nº. 73
Centro - Sorocaba – São Paulo - Brasil
Fone/Fax: (15) 3233.2220.

Gavetas do Tempo - Grupo OKA

 
Hora
sábado, 24 de setembro às 10:00 - 15 de outubro às 12:00

Localização
Galeria Polytheama
Rua Barão de Jundiai, 176
Jundiai - SP

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Vernissage : 24 de Setembro das 10 as 12 hs....
Grupo Oka:
Auro Okamura
Eduardo Schamó
Eiji Yajima
Fátima Lourenço
Marinês Takano
M. Clarice Sarraf
Matiko Sakai
San Bertini
Sheila Oliveira
Shizue
VPadin

Curadoria: Oscar D`Ambrosio

IMPRESSÕES - A Arte Comentada de Roberto Grassmann (4 vídeos)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

João Macacão - Lira da Vila na Ação Educativa

 
Hora
sábado, 24 de setembro · 19:00 - 22:00

Localização
Ação Educativa
Rua General Jardim,660
São Paulo (São Paulo, Brazil)

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Caros amigos do Lira da Vila,
Neste mês de setembro faremos nosso encontro na Ação Educativa.
Convidamos João Macacão (que acompanhou Silvio Caldas por 20 anos e é apadrinhado por Paulo Vanzolini) para tocar serestas e sambas no dia 24 de setembro, das 19h às 22h (horário de encerramento da Ação Educativa).
Abraços e até lá!
Dia: Sábado, 24 de setembro de 2011
Local: Ação Educativa
Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque - SP
Horário: Das 19h às 22h
Chapéu para o artista: R$ 5,00

O mar de Sergio Lucena



O mar de Sergio Lucena
Enock Sacramento – crítico de arte
As pinturas que Sergio Lucena reúne nessa exposição remetem aos primeiros dias da criação. No primeiro dia, disse Deus: Haja luz. E houve luz. E ele a apreciou. A ela deu o nome de dia e às trevas, o nome de noite. Mediante expansão das águas primordiais, criou o céu e a terra, subdividindo esta numa parte seca, a terra propriamente dita, e numa outra liquida, o mar. O mar tem sido o leitmotiv da pintura atual de Sergio Lucena, paraibano de João Pessoa que, no início dos anos 90, viveu em Berlim, Alemanha, e que hoje reside e trabalha em São Paulo.
Antes de adentrar o universo luminoso de sua obra atual, Sergio Lucena percorreu um longo caminho, durante o qual afinou sua sensibilidade e aprimorou seus meios expressivos. As primeiras obras surgiram na esteira de suas vivências paraibanas e da cultura nordestina brasileira. Trata-se de pinturas de figuras humanas quase sempre agrupadas, de naturezas marcadamente simbólica, alegórica e satírica, referenciadas no circo e no teatro mambembe. Nelas, Lucena registra e recria a sensação de estranhamento que o mundo lhe causava.
Na segunda metade da década de 80, sente a importância da luz como elemento revelador de outros níveis de expressividade. Sua técnica evolui, os fundos de suas pinturas escurecem. Sua maneira de ver o mundo, todavia, continua guiada pelo mágico, pelo fantástico. Algumas figuras incorporam elementos animais tais como chifres e caudas, numa espécie de animalização do homem ou de humanização do animal. O crescente interesse de Lucena pela luz o leva trocar a acrílica pelo óleo, mais adequado às suas exigências técnicas. Em sua obra, surge a paisagem, quer como fundo de figuras humanas e animais, quer como motivo principal de sua pintura.
Em 2003, Sergio Lucena monta ateliê na Rua Apinagés, São Paulo, onde o conhecemos. Nesta altura, estava envolvido com a produção de uma nova série, de animais híbridos, míticos, de aspecto arcaico, pintados/desenhados com tinta acrílica sobre suportes diversos – papel, cartão, madeira - muitos em preto, branco e cinza. Trata-se da série dos “Deuses da terra”, que inclui bois, grifos, cervos, cavalos, lagartos, peixes, com pele que remete a armaduras filigranadas. Não raro estes animais são qualificados como voadores, loucos, ridentes. Nesta série, Lucena trabalha intensamente a forma. Inquieto, todavia, não tarda a voltar ao primado da cor ou, melhor dizendo, da luz. Lucena coloca esses animais em cenários naturais tão iluminados que suas formas se diluem na paisagem. Na seqüência, surgem os “Deuses do céu”, em que a luz chega ofuscar a vista.
E, finalmente, entrega-se à criação da série “Mar”, que o Centro Cultural Correios coloca ao alcance do público carioca e das pessoas que visitam a iluminada cidade do Rio de Janeiro. O mar de Sergio Lucena não é o meu mar. Nem o seu. Nem o de ninguém. É um mar particular, que ele gesta na superfície de uma tela branca ou numa folha clara de papel. Um mar muitas vezes azul, de um azul profundo, cinza, chumbo, violáceo, verde, dourado, fúcsia, de uma cor obtida por várias camadas de tinta e que, não raro, não está na superfície, mas vem do fundo. Na pintura atual de Sergio Lucena a forma praticamente desaparece e a cor se transforma em luz.

2ª edição - SP ESTAMPA !!!

 
O SP ESTAMPA é um evento organizado pela Galeria Gravura Brasileira que reúne galerias, ateliês, instituições e artistas que trabalham com a estampa sob todas as suas formas (gravuras, monotipias, stencil, lambe-lambe, múltiplos, livros de artista, álbuns de gravura, fanzines e outros procedimentos gráficos). O SP ESTAMPA pretende estimular a criação de um circuito de espaços que trabalham com a estampa, mostrar aos visitantes a excepcional qualidade da gráfica nacional e ampliar o público interessado em artes visuais.

Abertura do Atelier Luhly Souza - Venda Especial

 
Hora
sábado, 24 de setembro 10:00 - 17:00

Localização
Av Padre Pereira de Andrade, 441 Alto de Pinheiros SP

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Uma ótima oportunidade para conhecer meu espaço e minhas obras!
Vou apresentar os quadros da série “BIKES”, série “POLO” e trabalhos de 2009/10. Será um prazer recebe-los para um drink!

Nani Barros - Desejo Espontaneo

 
Hora
Amanhã às 18:00 - 22 de outubro às 17:00

Localização
Soul Tattoo Art & Café
Rua Oscar Freire, 2203 - Tel: (11) 30712316
São Paulo, Brazil

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Nani Barros Matarazzo expõe no Soul Tattoo Art e Café a exposição individual Desejo Espontâneo, com sete pinturas a óleo e treze fotografias digitais com interferências, contendo um grande volume de cores e informações visuais. A inspiração desses trabalhos está em tudo o que cerca a artista. Essas imagens vão se acumulando, se misturando, se aglutinando em seus registros mentais, e são expressas em forma de arte. O trabalho de Nani tem forte conexão com a cultura do remix, onde há um constante diálogo de sua obra com a de outros artistas e com a sua própria.

Exposição: Nani Barros Matarazzo – Desejo Espontâneo
Abertura: 24 de setembro – sábado – às 18h
Período: de 26 de setembro a 22 de outubro
Local: Soul Tattoo Art e Café – http://www.soultattoo.com.br/
Rua Oscar Freire, 2203 - Tel: (11) 30712316 / 30633435
Horário: segunda a sexta das 11h às 20h, sábado das 11h às 18h

Seminário Panoramas do Sul - 17º Festival SESC_Videobrasil


Hora
sábado, 24 de setembro · 10:30 - 13:30

Localização
SESC Belenzinho. Rua Padre Adelino, 1000.

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Nesta sábado, dia 24 de setembro de 2011, acontece no SESC Belenzinho a abertura do Seminário Panoramas do Sul, do 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil. Neste dia será realizada uma mesa de apresentação geral do festival, assim como o primeiro encontro do seminário. Acompanhe pelo Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado a transmissão on-line (ao vivo) de todos os encontros. Leais mais... http://goo.gl/kVe0x

O 17o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC-Videobrasil apresenta a série de Seminários Panoramas do Sul, concebido como um convite de abordagem a aspectos relevantes em torno da produção e difusão da arte contemporânea produzida no contexto do território-zona que chamamos de Circuito Sul.

Dia 24 de Setembro - 10h30 às 12h30
Abertura: 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea: um projeto curatorial e seus eixos
Apresentação geral do Festival e do Seminário. Participação: Solange Farkas, Valquíria Prates, Marcio Harum, Marcos Moraes, Fernando Oliva e Eduardo de Jesus.
Vagas: 392 | SESC Belenzinho | Teatro


Dia 24 de Setembro - 14h às 18h
Mesa 1 | A arte como terreno de formação do cidadão
A superposição de práticas artísticas e curatoriais em projetos que fazem da arte plataforma para a formação da cidadania. Mediação: Valquíria Prates | Convidado virtual: Luis Camnitzer | Estudo de caso 1: Cátedra Arte de Conducta, Tania Bruguera | Estudo de caso 2: Casa M da 8ª Bienal do Mercosul, Paola Santoscoy | Debatedora: Janaina Melo.
Vagas: 392 | SESC Belenzinho | Teatro


Dia 29 de Outubro - 14 às 18h
Mesa 2 | A instituição à margem das redes de arte
Redes colaborativas independentes e parcerias entre associações e profissionais como estratégias para o Sul. Mediação: Marcos Moraes | Convidada virtual: María Inéz Rodríguez | Estudo de caso 1: Casa Tomada, Tainá Azeredo e Thereza Farkas | Estudo de caso 2: Centre for the Aesthetic Revolution, Pablo León de la Barra | Debatedora: Cristina Freire.
Vagas: 120 | SESC Belenzinho | Sala de Espetáculos 2


Dia 19 de Novembro - 14 às 18h
Mesa 3 | Hipóteses para o Sul
O papel das ações curatoriais na criação de novos mapeamentos para a produção do Sul. Mediação: Marcio Harum | Convidada virtual: Bisi Silva | Estudo de caso 1: 12ª Bienal de Istambul, Adriano Pedrosa | Estudo de caso 2: O artista curador, Olu Oguibe | Debatedora: Cristiana Tejo.
Vagas: 120 | SESC Belenzinho | Sala de Espetáculos 2


Dia 10 de Dezembro - 14 às 18h
Mesa 4 | Intenções editoriais: quem lê e quem escreve, para quê
Como artistas conceituais, críticos e curadores usam publicações para promover uma nova expressão artística. Mediação: Fernando Oliva | Convidado virtual: Miguel López | Estudo de caso 1: Revista Tatuí, Clarissa Diniz | Estudo de caso 2:Asterisco 9, Luisa Ungar e Nadia Moreno | Debatedora: Lisette Lagnado.
Vagas: 120 | SESC Belenzinho | Sala de Espetáculos 2

Local: SESC Belenzinho. Rua Padre Adelino, 1000.

"Naturaleza" de Zilamar Takeda

Hora
domingo, 25 de setembro 10:00 - 14:30

Localização
Museo Horto Florestal

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Convido para a abertura da exposição "Naturaleza" com curadoria de Oscar D'Ambrosio.


Rua do Horto,931 Zona Norte

Exposição de 27/09 a 16/10

Terça a sexta das 9h até 12h e das 13.30 às 16.30h
Domingos das 10h às 15.30


A porposta de trabalhar com diversas fibras orgânicas (seda, lã de carneiro de diversas raças, metal, palha, fibra do coco, tingimento vegetal) e texturas naturais utilizando várias técnicas da "Feltragem" que hoje atravessa um espaço na Arte Contemporânea.

Painel, instalação interativa, tapete, poema escrito na lã,

"Vejam o feltro de outra maneira"




"Homenagear a natureza é uma forma de fiar o próprio destino" Oscar D'Ambrosio



A serra da Cantareira é Lindaa!


OBS: EXISTE UMA ENTRADA ESPECIAL ANTES DO PARQUE EXCLUSIVA SÓ PARA O MUSEU.












Inscrições Abertas - Panorama da Arte - Vanguarda e Contemporaneidade

 
Hora
terça, 11 de outubro 20:00 - 22:00

Localização
Escola Livre de Arte Havana
Av Conselheiro Rodrigues Alves, 722
Vila Mariana - São Pulo

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O Curso propõe o desenvolvimento do olhar estético para o mundo através da aproximação do aluno com o legado cultural e artístico da humanidade, da apreciação dos diferentes momentos da História da Arte.

A metodologia consiste na aproximação por meio visual deste conhecimento, podendo-se percorrer os momentos históricos através dos vários elementos de apoio gráfico presentes na sala de aula junto à projeção das imagens das obras, possibilitando fazer associações num espaço atemporal.

Essa forma não cronológica e mais livre de acesso à História da Arte resulta um incremento importante no desenvolvimento da linguagem artística especialmente pela diversidade das referências visuais e estéticas que ela abrange.

Inicio: Dia 11 de Outubro 2011
3ª das 20:00 às 22:00
carga horária: 6 aulas de 2h cada
com intervalo de 15 min para o café.
valor: R$ 250,00

Reserve sua vaga pelo telefone 3297.0014 ou
pelo email: elah@elah.com.br

Horários de atendimento na Escola ou pelo telefone
de 2ª a 5ª das 14 às 18h e Sábado das 14 às 18h

Veja Também:
http://www.elah.com.br/curso_historia_da_arte/curso_historia_da_arte_programa.htm

NúHub | Exposição Coletiva

 
Hora
até 14 de outubro às 20:00

Localização

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Compartilhemos a arte!

Toda expressão artística tem um compromisso com o mundo: ser do e para o mundo.

A arte nasce do desejo de ser coletiva e por já não caber dentro do artista. Parte de sua cabeça, seus dedos e coração para ganhar forma, cor, sons e movimentos. Deixa, no entanto, de ser do criador no mesmo instante em que ele a concebe. A arte quer ser vista, ouvida, tocada e sentida.

Ao não pertencer mais ao artista, a arte não é de mais ninguém. É do coletivo e, por isso, de todos nós. Quem consome e desfruta de sua experiência a possui por instantes efêmeros que deixam marcas para sempre.

A arte é de quem a encontra onde quer que ela esteja: sob as luzes de uma galeria ou num muro esquecido pela cidade, basta que dela brote a sensação artística.

Uma exposição coletiva é um encontro marcado entre diferentes visões e expressões que querem ser compartilhadas. Artistas e público apreciam uma vivência plena porque nela se acolhe a todos e a tudo o que nasce com alma e desejo de ser arte e ser do mundo.

Artistas e arteiros do mundo uni-vos pela e com a arte!

Anapana retrospectiva pinturas em telas e tecidos 7 anos no ASia Arts

 
 
Hora
quarta, 28 de setembro · 20:00 - 23:30

Localização
Asia 70
av Nova INdependencia 865 Brooklin Novo Cruza final r Kansas
São Paulo, Brazil

aulas de desenho - Márcia Cymbalista

A partir do dia 15 de setembro irei abrir meu ateliê para aulas de desenho.

As aulas foram pensadas como um espaço para produção, discussões teóricas e acompanhamento de trabalhos. Mais do que seguir um cronograma fixo, elas  irão se adequar às demandas e necessidades dos alunos, que poderão apresentar  níveis de conhecimento diversos.
Horário: quintas-feiras, das 19:30 às 20:00hs.
Local: Rua Girassol, 34 /34. Vila Madalena (esquina com a Rua Inácio Pereira da Rocha), São Paulo.
Preço: R$ 250,00.
Contato: pelo e-mail marcia.cymbalista@gmail.com (escreva pedindo o telefone).

Desenhar para aprender


Em manifesto, pesquisadores defendem o uso do desenho para melhorar a compreensão de conceitos científicos
RAFAEL GARCIA, Folha de São Paulo
DE WASHINGTON

Um grupo de professores e psicólogos de países de língua inglesa tem feito crescer um movimento para que atividades de desenho com estudantes rompam as fronteiras da educação artística e entrem nas aulas de ciências.
Uma série de novos estudos tem mostrado que os alunos são capazes de construir melhores interpretações de conceitos científicos quando eles próprios se envolvem na produção de imagens para representá-los.
Iniciativas nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália têm tido sucesso tanto com crianças de dez anos quanto com estudantes de graduação em faculdades.
"Quando alunos desenham para explorar, coordenar e justificar sua compreensão da ciência, eles se sentem mais motivados a aprender do que com o ensino convencional", escreve o trio de pesquisadores que assinou um manifesto na edição de 26 de agosto da revista "Science", o periódico científico mais influente dos EUA.
A razão para o sucesso dos professores de física, química ou biologia que estimulam os alunos a produzirem imagens não é apenas o aspecto lúdico da atividade. Segundo os pesquisadores, um dos motivos é que o desenho torna mais fácil para o docente identificar noções erradas sobre o que é ensinado.
"Quando você produz um desenho, é preciso ser muito explícito e ter claro aquilo que quer transmitir", disse à FolhaShaaron Ainsworth, psicóloga da Universidade de Nottingham (Inglaterra), que encabeça o manifesto. "Não há onde se esconder quando você tem de expor sua compreensão sobre determinado assunto com um desenho."
Segundo a pesquisadora, dinâmica semelhante ocorre quando os alunos têm de produzir um texto, mas alguns tópicos são mais sensíveis ao poder gráfico (que impede que estudantes apenas recitem frases de manuais).
O desenho em aulas de ciência é mais que uma ferramenta de avaliação da aprendizagem, mas também é tem impacto no seu próprio processo. Seu uso mais importante, defendem os educadores, é dar oportunidade de construir raciocínios visuais.
"Após a apresentação de conceitos científicos, fazemos com que os alunos criem suas próprias representações antes de mostrar as imagens dos livros", diz Ainsworth.

PINTANDO O MANUAL
Um evento que mobiliza cerca de 1.500 instituições no Reino Unido, o Campaing for Drawing (campaignfordrawing.org), tem incluído temas de ciência em um mutirão de desenho organizado todos os anos, e professores adotam cada vez mais a ideia de expandir o universo além das aulas de artes plásticas.
O desenho também tem sido usado para que estudantes possam ensinar outros.
É a abordagem de Felice Frankel, pesquisadora do uso da imagem para comunicação da ciência nos EUA. O resultado está registrado em um banco de dados de desenhos de estudantes de graduação, o "Picturing to Learn" (picturingtolearn.org).
Trabalhando com universitários em cursos de ciência, ela pedia que expressassem os conceitos que aprendiam em desenho, como se estivessem explicando teorias a um estudante de ensino médio.
"Quando desenham, estão aproveitando para clarear as próprias ideias", diz Frankel.
Em iniciativas no ensino fundamental, um dos exemplos de sucesso é o projeto RiLS (Role of Representation in Science), coordenado pelos australianos Russell Tytler e Vaughan Prain, ambos da Universidade La Trobe.
Usando uma abordagem similar à de Frankel, eles obtiveram melhorias na aprendizagem de crianças de 10 a 12 anos. "As escolhas visuais que faziam indicavam uma reflexão engajada em criar uma representação coerente do fenômeno", escrevem os autores na "Science".
O que muitos educadores se perguntam agora é se vale criar disciplinas especiais para que alunos desenvolvam a habilidade de desenho e percam a inibição. Um consenso é que, com ou sem horário reservado para isso, deve-se gastar mais tempo pondo estudantes para desenhar.
O prestigioso MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), por exemplo, trará Frankel, já no próximo semestre, para dar aulas de desenho em um curso projetado para estudantes de engenharia química.
 

"When I became responsible for teaching others ... through drawing ... I really had to understand the science and learned a great deal from the process." — Mariana Shnayderman, MIT student, 2003

The Picturing to Learn program was founded on the following core premises:
  • drawings made by science students for the purpose of teaching others reveal misconceptions
  • those drawings provide teachers with direct feedback on what students are and are not "getting," to help promote more effective teaching
  • the process of creating a drawing to teach others has the potential to deepen students' understanding of scientific concepts
Picturing to Learn was funded by the National Science Foundation, DUE from 2007-2010. The project involved science students and faculty from Harvard, MIT, Duke University and Roxbury Community College, along with design students and faculty from the School of Visual Arts, New York. Students were asked to "Create a freehand drawing to explain to a high school senior…" various scientific phenomena.
particle in a boxbrownian motionchemical bonding
The idea began with Principal Investigator Felice Frankel's experiences while working with scientists to visually express their research. It was clear that when the researcher created drawings to explain to her the phenomena, the process itself seemed to clarify the science in the mind of the researcher. Frankel approached a team of educators and cognitive scientists with the idea of using this in the classroom and all agreed this would be an innovative approach for teaching and learning.

The primary finding of the program was that the process was a powerful means of revealing student misconceptions. A database of 3,000 analyzed drawings from various undergraduate science courses is available here:
explore the PtL database
"I was able to teach the material far better after seeing the students' drawings…They revealed misconceptions in a way that text does not… it became obvious when they didn't have a clue. As a whole, the class did far better on exams in 2005 than they did in 2004. We attribute that, in part, to Picturing to Learn." — Donald R. Sadoway, John F. Elliott Professor of Materials Science, MIT
Plans are under way to bring the program into middle and high schools.
Contact:  Felice Frankel, PI: info@picturingtolearn.org
 

THE CAMPAIGN FOR DRAWING

The Campaign for Drawing

THE CAMPAIGN FOR DRAWING

The Campaign for Drawing has one aim: to get everyone drawing!
Why? Drawing helps us to think, invent and communicate – regardless of age and ability.

The Big Draw

Held throughout October, The Big Draw is the Campaign's flagship programme and aims to bring communities together in creative ways. It is the largest drawing festival in the world.
More than 1000 venues take part annually, from national museums and heritage sites to rural nursery schools. They show how drawing can be used to connect visitors with their heritage, environment or each other. Schools often invite the wider community to share the pleasures of learning through drawing. Last year 22 countries joined the UK in organising events.
Join in: find your nearest venue.

The Big Draw's Big Splash

Help Quentin Blake launch the 2011 festival with an amazing free programme celebrating illustration for children and adults at London's Kings Place on Sunday 25 September.
The Campaign is a small arts education charity. It receives no public funds, relying on the generosity of trusts, corporate sponsors and individuals to continue its good work. All donations, however small, make a big difference. Support our work: donate £1 - £10 by texting DRAW00 £ (the amount you want to give) to 70070. Better still, become a member!

http://campaignfordrawing.org/home/index.aspx 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Exposição Em Nome dos Artistas




Exposição Em Nome dos Artistas se inicia ao final de Setembro - 2011.
As visitas prévias para professores, educadores sociais e líderes comunitários já estão com inscrições abertas para os dias 28 e 29 de setembro pelo site  

os agendamentos para  OUTUBRO e NOVEMBRO podem ser feitas através do telefone: 11- 3883-9090.
As informações sobre os artistas participantes estão disponíveis no http://emnomedosartistas.org.br/