O retrato descoberto embaixo da outra pintura é o de um general do exército da cavalaria do império napoleônico. Os responsáveis do museu não descartam a possibilidade de se tratar de José Bonaparte, irmão do imperador.
O novo scanner utilizado “analisa todas as capas da tela quase sem tocar nela para elaborar o mapa completo da obra”, segundo o Rijksmuseum. Os especialistas crêem que Goya pode ter pintado na obra oculta o próprio José Bonaparte. No entanto, o rosto que apareceu sob a face de Satué “não está claro o suficiente para afirmá-lo”. A figura revelada com a nova técnica levava um uniforme francês da guerra da independência espanhola.
Uma das explicações dadas pelos investigadores para a dupla pintura é que “a do oficial galês fora abandonada quando as tropas de Napoleão deixaram Madrid em 1813”. Uma década depois, Goya pintou Satué em circunstâncias difíceis. O artista apoiou a Constituição liberal de 1812, e quando Fernando VII restaurou o absolutismo, “possuir uma tela com um modelo napoleónico era muito comprometedor.
O Retrato de Don Ramón Satué pertence à colecção do Rijksmuseum, e é a única peça de Goya guardada por um museu holandês.
Disponível em: www.elpais.com
fonte: http://www.artecapital.net/noticias.php?noticia=2088
Nenhum comentário:
Postar um comentário