concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Primavera das artes na Galeria Jacques Ardies












Primavera das artes na Galeria Jacques Ardies
Para celebrar a chegada da estação mais florida do ano, a Galeria Jacques Ardies inaugura em 23 de setembro uma exposição cujas pinturas tratam de temas ligados especialmente à primavera. São no total 30 obras inéditas, de 10 renomados pintores naif contemporâneos, que retratam assuntos como a natureza, cenas diversas do cotidiano e a cultura popular brasileira.  

“Se durante a primavera a paisagem ganha novas cores, a arte naif tem tudo a ver com a estação, já que os quadros dos artistas naifs brasileiros em geral são alegres e coloridos”, ressalta Jacques Ardies, organizador da mostra.

Há 30 anos à frente da Galeria, e com a experiência de quem já teve contato com dezenas de artistas naif no Brasil e no exterior, Ardies considera que os autores presentes na exposição usam as cores com habilidade ímpar. O resultado nas telas é a transmissão do lirismo e do otimismo que caracterizam a arte naif nacional.

A singularidade da arte naif no Brasil

As obras escolhidas para compor a exposição em homenagem à primavera são a síntese do que se produz no país. E, por isso, uma forma peculiar de valorizar a singularidade do povo. Na França ou em nações nórdicas, é comum a caracterização do céu de maneira mais pesada, a observação de expressões duras e rostos sombrios. No Brasil, isso é bem diferente.

A mostra será realizada até o dia 4 de outubro, na própria Galeria Jacques Ardies (informações abaixo). Os artistas participantes são Barbara Rochlitz, Ana Maria Dias, Malu Delibo, Francisco Severinio, Sergio Simonetti, Waltraud, Edivaldo, Constância Nery, Lucia Buccini e Edna de Araraquara.

Programação de outubro

8 de outubro: a variedade de temas e meios de expressão do artista Lucas Pennacchi toma conta da Galeria Jacques Ardies até 31 de outubro, com gravuras, mosaicos, peças de cerâmica e telas. Filho de Fúlvio Pennachi, um dos maiores nomes da arte moderna no Brasil, Lucas retrata temas variados, em que se destacam paisagens marinhas e pássaros. “Embora ele busque formas diversas de expressão, o seu estilo é inconfundível”, analisa Ardies.    

Serviço: Exposição Galeria Jacques Ardies

Data:
 23/09/2011 a 04/10/2011
Local: Galeria Jacques Ardies – Rua Morgado de Mateus, 579 – Vila Mariana
Telefone:  (11) 5539-7500     

Horário:
 de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30; sábado, das 10h às 16h.

Contatos:
Eduardo Shor:             (11) 7747-4782     
Jacques Ardies:            (11) 5539-7500      


Autores de cada obra acima: Barbara Rochlitz - Flores silvestres - 40x40; Ana Maria Dias - Amor à sombra do Manacá - 40x50; Constância Nery - Fazenda Sta Marta - 50x70; Edivaldo - Sorveteiro - 70x50; Edna de Ararquara - Na Barra do Cunhaú - 60x30; Francisco Severino - Nos ipes - 60x80; Lucia Buccini - Terra verde - Triptico - 90x180; Malu Delibo - Laranja orvalho de mel - 40x50; Waltraud - Brincando - 51x41; Sergio Simonetti - Mata fria - 60x60

Nenhum comentário: