concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Exposição "Sobre a mulher livre" - Bruna Alcantara, Bárbara Scarambone e Luiza de Alexandre - SP

FEMINISMO É TEMA DE MOSTRA COLETIVA NA GALERIA RECORTE
 

São Paulo, junho de 2018 – Abandono, racismo, machismo, violência. Com interpretações e técnicas distintas, mas sempre com a colagem em comum, as artistas plásticas Bárbara Scarambone, de Brasília, Bruna Alcantara, de Curitiba, e Luiza de Alexandre, do Rio de Janeiro, trazem para a Galeria Recorte, espaço multicultural localizado na região do Baixo Augusta, em São Paulo, a exposição coletiva "Sobre a mulher livre". A abertura da exposição acontece no próximo dia 28, a partir das 19h.
O feminismo é tema recorrente no trabalho das três artistas, mas cada uma aborda a questão de maneira distinta.
Bruna Alcantara, "bordadeira compulsiva" como se define, mescla a colagem com fotografias e bordados como forma de falar sobre mães solteiras e criticar o machismo. Seu trabalho revela momentos de sua vida, como a descoberta de uma gravidez não planejada ao se mudar para Portugal, onde foi estudar. Bruna participou por duas edições do "Festival Feminista do Porto" e também coleciona individuais em Curitiba, cidade onde vive e trabalha atualmente.
Bárbara Scarambone é uma artista autodidata nascida em Brasília, mas vive e trabalha em São Paulo desde 2006. Inspirada pela estética, pelas cores e sons psicodélicos dos anos 60, pelo surrealismo, pela força do feminino e do verdadeiro experimentalismo livre da geração "Beat", ela cria colagens feitas à mão com a técnica "cut & paste", faz experimentos com aquarela e assemblagens com papéis rasgados. Seus trabalhos são frequentemente encontrados em revistas e periódicos.
Luiza de Alexandre, carioca de Macaé e recém-chegada a São Paulo, encontrou na colagem a maneira de escoar pensamentos e sentimentos. Ela faz uso recorrente de imagens de mulheres negras até desdobrar no uso de cores e texturas puras. Autodidata, Luiza colaborou com trabalho de outros artistas "colab", e tem algumas de suas colagens publicadas em editoriais de moda e comportamento.
 "O feminismo une essas três mulheres, mas cada uma aborda a questão do seu ponto de vista. Bruna tem uma pegada mais política, crítica, chegando a demostrar isso com fotos do próprio corpo, bordadas e com colagens; Bárbara apresenta belos trabalhos minimalistas e cheio de cores, retratados com muita leveza, e Luiza mistura inúmeros elementos da natureza, sombras de personagens e temas fazendo um caos imagético", afirma Michele Micheletto, curadora da Galeria Recorte.
A exposição estará aberta ao público até 11 de agosto. Clique aqui para ver algumas obras da mostra.
SOBRE A GALERIA RECORTE
A Galeria Recorte é um espaço multicultural que reúne arte e bem estar. Única galeria de arte do Brasil voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem, foi idealizada pela arquiteta e empresária Anna Gadelha e tem a curadoria de Lucas Ribeiro “Pexão” e Michele Micheletto. Tem como principal característica apresentar artistas que estão despontando no mercado independente de arte. Inspirada em espaços híbridos pelo mundo, o local também conta com um café com opções veganas, uma barbearia e um salão de cabeleireiros.

Festival Interfoto 2018


O Festival INTERFOTO ITU 2018 lança convocatórias a artistas de todas as partes do mundo, tendo por objetivo construir, com os trabalhos selecionados, uma exposição coletiva dentro da programação do festival.
Convocatórias:
- Convocatória da Avistar:
Nesta convocatória, um desafio aos fotógrafos e artistas: A criação de uma imagem fotográfica inspirada nas aves, nas suas cores, suas formas, seu espírito de liberdade… Um desafio para que o fotógrafo e seu olhar, entrem em simbiose com elas em busca desta imagem inédita, pessoal, desafiadora e instigadora.
- Convocatória Roda da Vida:
Um instante, um click, um registro, uma lembrança, uma emoção, uma vida.
A fotografia e sua incrível capacidade de transformar momento em eternidade. A fotografia e sua incrível capacidade de criar momentos e lembranças imaginarias. A fotografia criando vidas, sonhos e desejos possíveis, ou não! Re-criar e re-escrever a roda da vida através da fotografia, desafio imagético proposto nesta Convocatória.
Quinze trabalhos em cada uma das convocatórias serão selecionados e contemplados com uma exposição coletiva em um dos espaços expositivos escolhido pela comissão organizadora.
Estão habilitados a participar da convocatória artistas nacionais e internacionais, residentes ou não no Brasil com idade mínima de dezoito anos. A inscrição será limitada por uma única imagem por artista (dípticos e trípticos serão considerados uma imagem).
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 29 de junho/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: exposição durante o Festival.

– Edital + Inscrição: http://bit.ly/2MCKPdz

15º Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck



O 15º Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck é promovido pela Prefeitura Municipal de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania e faz parte do Calendário Cultural do Município de Araras. Destina-se a estimular o interesse pela fotografia, em todas as suas formas. Tem caráter exclusivamente cultural, sem vínculo à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço e terá as inscrições abertas em todo o território nacional, para fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil, sem limite de idade.
O concurso terá duas categorias e cada participante poderá concorrer com até três fotografias em cada uma, sendo em ambas obrigatória a adequação ao tema proposto:
- Categoria Brasil: para fotógrafos residentes em qualquer cidade do país, com imagens que contemplem todo o território nacional.
- Categoria Araras: para fotógrafos residentes em qualquer cidade do país, com imagens realizadas exclusivamente no município de Araras/SP
O 15º Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck terá como tema A Força Feminina.
CRONOGRAMA
– Inscrições:
 até 1º de julho/2018, via email
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: de R$ 800 a R$ 2.000, de acordo com a classificação e a categoria inscrita.

– Edital + Ficha de Inscrição:
 http://bit.ly/2M2ToNI

palestra Música e pintura, identidade sonora e identidade visual - - Gilberto Ferri - Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista - APAP - SP

"Música e pintura, identidade sonora e identidade visual" que será
proferida pelo músico e compositor Gilberto Ferri.

Quando: 28 de junho dE 2018

Horário: 19 às 21h30

Local: Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista

Endereço: Av. Paulista, 509 - Próximo ao metrô Brigadeiro



Todos os seres humanos possuem uma Identidade Sonora, que, como
uma impressão digital, os individualiza.

Nesse encontro, a partir de sua vivência e experiências com a
música,Ferri expõe suas ideias sobre esse tema, colocando aos participantes
questões que suscitam a possível correlação entre Identidade Sonora e
Identidade Visual. Nesse contexto, exemplos musicais de culturas diversas
e suas composições, dão suporte à fundamentação de suas considerações.

Desde 2013, a atual diretoria da APAP Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo, vem realizando no auditório da Livraria Martis Fontes Paulista o “Ciclo de Palestras”, cujo objetivo principal é
compreender as especificidades da profissão do artista plástico abordando importantes  temas teóricos, práticos e conceituais que fazem parte do seu cotidiano.

O "Ciclo de Palestras" é gratuíto a todo o público interessado.




A diretoria


Presidente: Walter Miranda                 Vice-Presidente: Cirton Genaro       
1º Tesoureiro: Fátima Lourenço             2º Tesoureiro: San Bertini
1º Secretário: Astrid Salles               2º Secretário: Heloize Rosa
Conselho Fiscal: Alcindo Moreira Filho, Cássio Lázaro e Gilberto Salvador
Conselho Consultivo: Ângelo Milani, Cesar Romero, Nelson Screnci, Ricardo
Aprígio e Yone di Alerigi


APAP Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo -
www.apap.art.br

Exposição ICEBERG - Fernando Velázquez - Zipper Galeria - SP





ICEBERG

Exposição individual de Fernando Velázquez na Zipper Galeria

Abertura: 21 de junho de 2018, às 19h

Em cartaz até 28 de julho de 2018

Dando sequência à sua pesquisa no campo da arte e tecnologia, o artista Fernando Velázquez apresenta sua terceira exposição individual na Zipper Galeria. Aberta no dia 21 de junho, “Iceberg” apresenta um conjunto de novos trabalhos que remetem ou exploram alegoricamente a figura do iceberg. “Enxergamos uma porção ínfima da totalidade do iceberg já que a maior parte da sua massa encontra-se submersa. Alegoricamente, poderíamos pensar que o nosso entendimento da realidade se assemelha a um iceberg já que necessariamente o campo do que conhecemos será infinitamente menor que o campo do que seria possível conhecer. O inconsciente, por exemplo, poderia ser a parte invisível de um iceberg chamado consciência", afirma o artista.

Ao admitir que o conhecimento a respeito de qualquer fenômeno será sempre relativo, parcial e incompleto, Velázquez se dispõe a pensar questões da contemporaneidade relacionadas ao crescente impacto da tecnologia no cotidiano e na nossa capacidade de estabelecer um diálogo crítico neste cenário. A exposição ocupa a galeria principal com uma instalação multimídia na qual lasers acoplados a totens de madeira desenham um grid ortogonal, como paralelos e meridianos em um mapa, em alusão à geografia e ao território. 

Cada totem – cuja estrutura formal remete à vegetação do mangue – é uma pequena estação inteligente que conta com um microcomputador e um sensor. Em conjunto, os totens se comunicam entre si, via wifi. Utilizando dados da movimentação do público na sala, como velocidade, posição e distância, um algoritmo de inteligência artificial altera a posição dos feixes de laser modificando a configuração do território. Por baixo dos feixes de laser, no chão da galeria, é projetado uma animação em vídeo que apresenta de maneira alegórica e sintética o conhecimento acumulado pela humanidade – alfabetos, mapas, patentes, documentos, fórmulas, fotografias – em assim um sistema que contrasta a inteligência artificial dos algoritmos e máquinas com a inteligência humana.

Complementa a experiência imersiva uma trilha sonora especializada em 4 canais, sincronizada aos lasers e à animação em vídeo. A trilha sonora será edição em um álbum em vinil, cujo rótulo permite a leitura por realidade aumentada. 

Um filme em realidade virtual em 360º (no qual icebergs flutuam e se modificam em um ambiente de gravidade não convencional) e um letreiro em neon com a inscrição "loop (mente a mente)” – sentença que emula a sintaxe de uma linguagem de programação e sugere que o entendimento da realidade é mediado pela mente e suas inerentes contradições e agenciamentos – completam o conjunto de trabalhos.

“Iceberg” fica em cartaz até 28 de julho.

Sobre o artista

Fernando Velázquez (Montevidéu, Uruguai, 1970 - vive e trabalha em São Paulo desde 1997) é artista multimídia. Suas obras incluem vídeos, instalações e objetos interativos, performances audiovisuais e imagens geradas com recursos algorítmicos. Explora a relação entre natureza e cultura, colocando em diálogo dois tópicos principais: as capacidades perceptivas do corpo humano e a mediação da realidade por dispositivos técnicos. Mestre em Moda, Arte e Cultura pelo Senac-SP, pós graduado em Video e Tecnologias On e Off-line pelo Mecad de Barcelona, participa de exposições no Brasil e no exterior com destaque para The Matter of Photography in the Americas, Cantor Arts Center, Stanford University (EUA, 2018); Reinventando o Mundo, Museu da Vale, (Vitória-ES, Brasil, 2013), Emoção Art.ficial Bienal de Arte e Tecnologia, Itaú Cultural (São Paulo, Brasil, 2012), Bienal do Mercosul (Porto Alegre, Brasil, 2009), Mapping Festival (Suiça, 2011), WRO Biennale (Polônia 2011) e o Pocket Film Festival no Centro Pompidou (Paris, 2007). Recebeu, dentre outros, o Premio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (Brasil, 2009), Mídias Locativas Arte.Mov (Brasil, 2008) e o Vida Artificial (Espanha, 2008). Foi professor convidado na PUC-SP, FAAP-SP e Senac-SP e ministra palestras e workshops em instituições públicas, privadas e do terceiro setor como, Stony Brook University (Nova Iorque), Cyberfest (São Petesburgo, Rússia), Naustruch (Sabadell, Espanha), Visiones Sonoras (Morelia, México). Foi curador dentre outros do Festival Motomix (2007) e do Festival Manobra (2009), e das exposições Adrenalina (2014) e Periscopio (2016). Desde 2015 é o curador e diretor artístico do Red Bull Station em São Paulo.

Serviço

Iceberg 

Exposição individual de Fernando Velázquez na Zipper Galeria

Abertura: 21 de junho de 2018, às 19h

Em cartaz até 28 de julho de 2018

R. Estados Unidos 1494, Jardim América – Tel. (11) 4306-4306

Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h

domingo, 17 de junho de 2018

V Premio Ankaria libro de artista


V Premio Ankaria libro de artista

La Fundación Ankaria convoca el V Premio Ankaria al Libro de Artista, iniciativa que se originó en 2014, asociada a la exposición “La Palabra Pintada”, y con la que se pretende impulsar la producción de libros de artista entre la comunidad creadora. Tras el éxito de ediciones pasadas, la Fundación ha decidido continuar con el proyecto y convocar la quinta edición del premio.

Los proyectos ganadores pasarán a formar parte de la próxima exposición en itinerancia de “La Palabra Pintada”. Esta muestra abarca una gran variedad de lenguajes plásticos y técnicas, como consecuencia de acoger a  diferentes artistas, y se revela como un ente vivo, en constante evolución, que crece con cada nueva edición y trata seguir aportando novedades al apasionante mundo del libro de artista. 

El premio se ha convertido en sus cuatro años de vida en el más importante que se convoca en España dentro de esta especialidad y está abierto a la participación de artistas plásticos procedentes de todo el mundo. A la pasada edición se presentaron un total de 345 proyectos.

https://www.fundacionankaria.org/proyectos/v-premio-ankaria-libro-de-artista/

see webpage | contact