concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 4 de março de 2020

Residência Artística SP-Arte & Capacete

Neste ano, a SP-Arte oferece, em parceria com Associação Cultural Capacete, no Rio de Janeiro, uma residência com duração de três meses destinada exclusivamente a artistas brasileiro(a)s.
Podem se inscrever artistas brasileiro(a)s ou naturalizado(a)s, que sejam representado(a)s por galerias integrantes da SP-Arte, em 2020 e ter seu trabalho exposto no estande da galeria.
Serão aceitas apenas inscrições realizadas pelos próprios artistas (e não pelas galerias que os representam). Cada artista deve se inscrever individualmente, coletivo de artistas não serão avaliados.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 6 de março/2020, via e-mail
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: bolsa de R$ 2.000/mês, durante o período da residência + transporte até o Rio.
– Edital + Inscrição: http://bit.ly/2IcBzvC
fonte: Editais e Afins |

mostra Da Humanidade: 100 artistas do acervo - FAAP


Hannah Arendt inspira mostra que celebra a 100.ª curadoria do acervo do MAB FAAP
 
 
Visitantes poderão atuar como “curadores”, ajudando a escolher as obras que irão compor uma segunda fase da exposição
 
“Da Humanidade: 100 artistas do acervo”. Este é o nome da exposição que marca a centésima curadoria realizada com obras do acervo do Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP), com início em 11 de março, em São Paulo.
 
A mostra tem como ponto de partida as ideias expressas por Hannah Arendt no livro “A Condição Humana”, de 1958, no qual a autora faz uma análise sobre o que é específico e genérico do ser humano. “Não pretendemos apresentar o pensamento da autora, mas ter a obra como fonte inspiradora para estudar em nosso acervo as obras que apresentam ou questionam a existência do ser humano e da vida em comunidade”, explica Laura Rodríguez, curadora da Mostra.
 
Em sua obra, Arendt aponta que todas as três atividades humanas fundamentais, o trabalho ou labor, a obra e a ação ou discurso, estão intimamente relacionadas com a condição mais geral da existência humana: o nascimento e a morte. Para a filósofa, a vida ativa deve ser uma sinergia entre o nosso trabalho, pelo qual garantimos nossa subsistência material, as nossas obras, pelas quais criamos os objetos e o legado da cultura - que nos ajudam a superar a mortalidade –, e a nossa ação, que através do discurso e relacionamento interpessoal possibilita a construção de uma sociedade plural, mais justa e solidária.
 
Fernanda Celidonio, diretora do MAB FAAP, destaca que a partir desses conceitos foram selecionadas obras que podem provocar uma reflexão sobre a vida em sociedade e o trabalho do artista. Por isso, a exposição foi dividida em 10 núcleos: identidade, infância, arte, habitat, urbe, labor, ócio, sagrado, cultura e agruras. 
 
Entre as obras e artistas que compõem a mostra estão: “Homem Brasileiro”, de Ernesto de Fiori (1938); “Murmúrios II”, de Hannah Brandt (1981); “Tenista na Praia”, de Gustavo Rosa (1983); e “Encarne e Viva”, de Rodolpho Parigi (2009/2010).
 
Público ativo
 
A exposição “Da Humanidade: 100 artistas do acervo” também será marcada pela interatividade. O objetivo é aguçar a reflexão a respeito da relevância de expor coleções e torná-las acessíveis ao público. Durante os últimos 59 anos, o MAB FAAP tem acumulado em seu acervo um conjunto de mais de 3.400 obras, que vêm sendo adquiridas, catalogadas, pesquisadas, conservadas e, em alguns casos, restauradas.
 
O acervo online integrará um sistema pelo qual os visitantes poderão atuar como “curadores” e sugerir obras que irão integrar a exposição no segundo semestre. “Por meio de um computador, as pessoas terão acesso às imagens do nosso banco de dados online e poderão escolher uma obra. Aquelas que estiverem entre as 20 mais votadas passarão a integrar a mostra”, destaca Laura.
 
Além disso, o setor educativo do MAB FAAP irá atuar com propostas de diversas oficinas ao longo do ano, incluindo conversas com artistas e pesquisadores abertas ao público em geral.  Já a dirigida ao público infantil contará com uma ação específica. Crianças a partir dos cinco anos que assistirem à exposição aos sábados e domingos serão convidadas para confeccionar um pequeno livro de artista com desenhos, colagens e pinturas.
 
 
Serviço
 
“Da Humanidade : 100 artistas do acervo”
Onde: Museu de Arte Brasileira da FAAP
Endereço: R. Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo
Quando: 11 de março a 13 de dezembro
Horários: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h – última entrada às 18h
Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h - última entrada às 17h (Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado)
 
Programação setor educativo infantil:
Quando: Sábados e domingos (a partir do dia 14/03)
Horário: 15h às 17h
Faixa etária: a partir de 5 anos

Alunos promovem expedição fotográfica para avaliar realidade urbana


Projeto permite que estudantes compreendam sobre políticas públicas e as reais necessidades da sociedade

A fotografia é o objeto de estudo em Arte dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), no primeiro trimestre.
Chamado “Mundo em TransformAção”, o projeto permitiu que os estudantes realizassem uma expedição fotográfica pelo entorno do Colégio, na Vila Mariana. A proposta é fomentar o espírito investigativo, o olhar artístico e sensível para o cotidiano, oferecendo ao estudante a oportunidade de construir um posicionamento crítico acerca da sociedade contemporânea.
“Com isso, os alunos podem compreender que as transformações socioculturais são inerentes à interação humana e ao protagonismo do sujeito. É possível visualizar que, de forma ética e humanitária, o homem pode colaborar com a construção de um mundo mais justo e igualitário”, avalia a docente Rebeca Martineli de Melo, responsável pelo projeto.
A atividade contempla o Projeto de Intervenção Científico e Social (PICS), que propicia condições para que os alunos sejam protagonistas de suas aprendizagens, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. Por meio da investigação, percebem o mundo, as relações que nele se estabelecem e constroem conhecimentos.
“Com isso, os alunos compreendem o multiculturalismo, o espírito investigativo e analítico sobre aspectos da realidade, representada pelo sincretismo da cidade de São Paulo, mais especificamente no entorno do Colégio Marista Arquidiocesano”, explica a professora.
Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

fonte:

exposição Organismo - Ricardo Siri


 

Ricardo Siri, War 02, 2020, Colmeia e cera de abelha, 17 x 46 x 2,5 cm

Organismo, Ricardo Siri
Abertura: 19 de março, 19-22h
Com performance do artista


 
Hélio Oiticica queria que a obra de arte nascesse “apenas de um toque na matéria”, a partir de um sopro que a transforma em expressão: “um sopro interior, de plenitude cósmica”. A plenos pulmões se manifesta a produção recente do artista sonoro e visual Ricardo Siri.
Numa expressividade radical, as obras de Organismo – esculturas, assemblages e um ninho-habitável (instalação sonora) - ecoam os gestos e registros do viver e do fazer artístico de Siri, em consonância e tensão com o momento da arte e do mundo atual.


Hélio Oiticica wanted the work of art to be born “just from a touch of matter”, from a breath that transforms it into expression: “an inner breath, of cosmic plenitude”. The recent production of sound and visual artist Ricardo Siri manifests itself at the top of his lungs.
In a radical expressiveness, the works of Organism - sculptures, assemblages and a livable-nest (sonic installation) - echo the gestures and records of Siri's artistic living and doing, in consonance and tension with the moment of art and the current world.


Leia mais 

 


 


APOIO

Concurso do Cartaz 2020 34º Prêmio Design MCB


CHAMADA - International Print Exchange, exchange #12

Call for Submissions

EXCHANGE #12

The International Print Exchange is an unjuried print exchange with no assigned theme, open to all, that celebrates fine art printmaking.

We invite international printmakers to submit an edition of ten (10) prints for this year's International Print Exchange, exchange #12!

Deadline: 31 August 2020
 
CALL FOR ENTRIES

How it Works

Each participating printmaker creates and submits a limited edition of ten prints specifically for the exchange. These prints are created using a recognised fine art printmaking technique with archival materials. Of the ten prints submitted, Green Door Printmaking Studio keeps two; the first for our archive and exhibition; the second for sale to fund future exchange projects (in return, if sold, this printmaker will receive free entry to the following year's exchange).

The remaining prints are randomised and sorted, and each printmaker receives eight random prints in return from all printmakers all over the world.

Guidelines

Paper Size: 14cm x 14cm
Max. Print Size: 10cm x 10cm
Edition Size: Ten (10)
Submission Fee: £20 GBP
Deadline: Sat 31st Aug 2020


READ MORE...

prêmio EDP nas artes - jovens artistas

 

Instituto Tomie Ohtake · R. Coropés, 88 · Pinheiros · São Paulo, SP 05426010 · Brazil 
Copyright © 2018 Instituto Tomie Ohtake, All rights reserved

EXPOSIÇÂO DE OUTONO CIA ARTE CULTURA 2020


terça-feira, 3 de março de 2020

chamada MOSTRA LATINO-AMERICA DE GRAVURA

Atelier Valparaíso
CHAMADA ABERTA PARA EXPOR
Este ano temos o orgulho de anunciar mais uma mostra de gravura, desta vez em novo formato e com modificações.
A primeira e grande novidade é que nós mostra renovou projeto pelo PROMIC, lei de incentivo municipal e através disto já estamos desde 2019 realizando oficinas e cursos. Ainda em fevereiro ofertarmos no museu histórico, junto a programação de exposição, um curso de gravura alternativa voltada ao ensino para professoras de arte.
Outra novidade é que a mostra é itinerante e assim que desmontada em Londrina sera exposta em Ibiporã e Jacarezinho, ambas cidades no Paraná.
Considerando toda a movimentação e processos políticos e sociais pela qual a América latina esta passando resolvemos democratizar ao maximo o acesso a exposição, não haverão processos de seleção e taxa de participação.
O tema da mostra esse ano é "somos latinoamérica"
QUER EXPOR NA MOSTRA LATINO-AMERICA DE GRAVURA?
MAIS INFO E INSCRIÇÕES NO FORMULÁRIO:
https://forms.gle/5Q5mdwjYHRTPM1Bq9

ABA 33 anos - exposição Inn Gallery

Edital Meios e Processos 2020 – Fábrica de Arte Marcos Amaro

O Edital Meios e Processos realizado pelo Educativo da Fábrica de Arte Marcos Amaro representa o desejo da FAMA de estruturar um ambiente propício para a orientação, a partilha e a pesquisa em criação artística bem como promover o reconhecimento, projeção e inserção de artistas do interior paulista no circuito da arte. Pretende-se possibilitar o aprofundamento na experimentação em arte dentro de um contexto de produção e reflexão alinhados com a arte contemporânea. O foco no artista e em seus processos de criação coincide com o desejo do Educativo FAMA de gerar espaços de compartilhamento de saberes tendo em vista a aproximação com metodologias e práticas poéticas de criação.  Estão disponíveis trinta vagas para artistas interessados em ampliar seu repertório visual e conceitual. Para participar é preciso ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil e maior de dezoito anos, além de ter realizado pelo menos uma exposição coletiva e/ou evento de arte.
Serão realizados doze encontros quinzenais, aos sábados, entre os períodos de abril e junho e de agosto a outubro de 2020.
CRONOGRAMA
– Inscrições: até 10 de março/2020, via online
– Taxa de inscrição: R$50
– Regulament + Inscrição: http://bit.ly/32sOovt

Sítio Arqueológico Cemitério dos Aflitos, na Liberdade (SP), é cadastrado pelo Iphan



Sítio Arqueológico Cemitério dos Aflitos, na Liberdade (SP), é cadastrado pelo Iphan
Após cadastramento, terá início processo de gestão conjunta com órgãos municipal e estadual, grupos e entidades interessadas
 
Sítio Arqueológico Cemitério dos Aflitos, localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), foi incluído na plataforma de informação e gestão do Patrimônio Cultural, gerenciada por meio do Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG). O cadastro feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no dia 13 de fevereiro, apresenta importante significado histórico para a cidade, na medida em que recupera uma memória praticamente perdida.

O sítio, descoberto durante pesquisa arqueológica realizada em um terreno da Rua dos Aflitos, integra a área envoltória da Capela dos Aflitos, tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Durante atividades realizadas na região, pesquisas revelaram que a área do cemitério - fundado no Distrito da Glória, antigo Distrito Sul da Sé, em 1775, e destinado à população pobre que vivia na região - era habitada por grupos sociais excluídos do processo de desenvolvimento da cidade, antes da modernização.

No local, foram encontradas ossadas de nove indivíduos, localizadas em um estrato mais profundo do terreno onde, segundo apontam os estudos, foram sepultadas pessoas executadas, indígenas e escravos. O estudo identificou ainda materiais (botões) diretamente associados a dois indivíduos, como parte da indumentária de um indivíduo e quatro contas de vidro azul junto ao pescoço de outro.

“Quanto às contas de vidro, os dados levantados pelo estudo indicam que estas estavam vinculadas à religião de matriz africana, especialmente ao culto de Ogum - conclusão tecida a partir de outros contextos brasileiros, e respectivos estudos que ligam a prática de levá-los à sepultura aos costumes das populações de Guiné, Nação Cabinda ou Benguela”, conta a arqueóloga do Iphan-SP, Leila Maria França.
Sítio Arqueológico Cemitério dos Aflitos, na Liberdade (SP), é cadastrado pelo Iphan
Até o momento, devido ao estado precário e incompleto dos achados, sabe-se apenas, por meio de análises preliminares, que a maioria dos indivíduos é composta por adultos, e que dois deles eram do sexo feminino. Outra conclusão é que a saúde bucal dos indivíduos era bastante precária – um dado que confirma o estado de miséria da população ali sepultada.

“Acredita-se que o Cemitério dos Aflitos abarcava uma área muito maior, que hoje inclui vários edifícios comerciais na vizinhança do terreno – área essa que corresponde ao perímetro do sítio arqueológico cadastrado. O próximo passo será realizar análises laboratoriais avançadas, visando responder perguntas relacionadas à ancestralidade, dieta, e mobilidade humana (movimentos migratórios), entre outras, que poderão produzir novos dados sobre os indivíduos identificados, quanto à sua origem, costumes, possíveis patologias, etc”, completa a arqueóloga.

Com o cadastramento do sítio arqueológico, o Iphan dará início a um processo de gestão conjunta com os órgãos estadual e municipal, grupos e entidades interessadas. Após a conclusão das análises laboratoriais, os remanescentes humanos deverão ser depositados de forma segura em um espaço que represente a memória desses indivíduos e dos grupos sociais que os representam.

“Devido à presença de indivíduos ligados à herança africana, e também indígena, entre outras identidades ali presentes, o sítio tem grande representatividade social, e o setor do terreno estudado tem sido objeto de tratativas entre a sociedade e o setor público, visando à construção do Memorial dos Aflitos. Desta forma, o local de guarda poderá ser o próprio memorial, quando for implantado”, finaliza.

www.iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
twitter.com/IphanGovBr
youtube.com/iphangovbr

 

fonte: Iphan