concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

anos-luz - Marysia Portinari



JAMES LISBOA
ESCRITORIO DE ARTE
Rua Melo Alves, 397 - São Paulo
Abertura: 23 de outubro – das 20hs às 23 hs.
Exposição: 24 de Outubro a 3 de Novembro de 2012






--
Roberto Palazzi

Blog: robertopalazzi@blogspot.com

VI Concurso de encadernação artística lançado pela ABER



VI Concurso de encadernação artística lançado pela ABER, para divulgação.
O lançamento deste concurso ocorrerá agora no dia 25 ás 14:30 no MASP com uma palestra do Claudio Rocha (tipografia) com sua exposição no local.

para o regulamento e ficha de inscrição entre em contato pelo e-mail
aber@aber.org.br


fonte: ABER www.aber.org.br


Mostra de gravuras reúne obras-primas de Dürer e do renascimento alemão PUBLICIDADE SILAS MARTÍ DE SÃO PAULO No meio do caminho estava Albrecht Dürer. Mestre da gravura, o artista alemão que viveu na passagem do século 15 para o 16 liderou uma revolução na arte do norte europeu na mesma proporção que o Renascimento italiano. Mostra no Masp retrata a arte antes e depois de Dürer Sua obra, que aliava o traço apolíneo da figura humana a certa ourivesaria dos detalhes e perspectivas, serviu de ponte entre a arte medieval e os primórdios do romantismo na Europa, fincando sua posição na história como o pivô dessa transição. Esse momento de diluição dos arquétipos góticos rumo a uma arte menos realista e mais nervosa é foco de uma mostra que o Masp abre nesta sexta (19), com 61 obras do Louvre. Vindas do museu parisiense, as gravuras de Dürer e de seus mestres e seguidores ilustram uma revisão de estilos num momento em que a Europa também passava por convulsões sociais, das descobertas da ciência à Reforma Protestante que abalou o poder da Igreja Católica. Divulgação "Adão e Eva", gravura do alemão Albrecht Dürer, que está em exposição no Masp "Dürer foi um gênio superior que renovou tudo", diz Pascal Torres, curador do Louvre que organiza a mostra paulistana. "Ele fez uma síntese de tudo que veio antes disso e abriu caminho para um sentido renovado de tudo o que veio mais tarde." Depois de viagens a Veneza, onde aprendeu noções de perspectiva e anatomia, Dürer injetou um classicismo único na arte nórdica, então dominada pela adesão sistemática a figuras e arquétipos caricatos e por uma dureza dos traços e da expressão. Em "Adão e Eva" ou em "A Santíssima Trindade", Dürer mostra como foi capaz de priorizar a figura humana em meio a cenários que não perdem a exuberância dos detalhes --da fauna e flora transbordantes às asas dos anjos que rodeiam figuras divinas no centro da composição. "É um equilíbrio absoluto", diz Torres. "Não há nada que pareça estar sobrando."


19/10/2012 - 03h33

19/10/2012 - 03h33

Mostra de gravuras reúne obras-primas de Dürer e do renascimento alemão

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SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO
No meio do caminho estava Albrecht Dürer. Mestre da gravura, o artista alemão que viveu na passagem do século 15 para o 16 liderou uma revolução na arte do norte europeu na mesma proporção que o Renascimento italiano.
Sua obra, que aliava o traço apolíneo da figura humana a certa ourivesaria dos detalhes e perspectivas, serviu de ponte entre a arte medieval e os primórdios do romantismo na Europa, fincando sua posição na história como o pivô dessa transição.
Esse momento de diluição dos arquétipos góticos rumo a uma arte menos realista e mais nervosa é foco de uma mostra que o Masp abre nesta sexta (19), com 61 obras do Louvre.
Vindas do museu parisiense, as gravuras de Dürer e de seus mestres e seguidores ilustram uma revisão de estilos num momento em que a Europa também passava por convulsões sociais, das descobertas da ciência à Reforma Protestante que abalou o poder da Igreja Católica.
Divulgação
"Adão e Eva", gravura do alemão Albrecht Dürer, que está em exposição no Masp
"Adão e Eva", gravura do alemão Albrecht Dürer, que está em exposição no Masp
"Dürer foi um gênio superior que renovou tudo", diz Pascal Torres, curador do Louvre que organiza a mostra paulistana. "Ele fez uma síntese de tudo que veio antes disso e abriu caminho para um sentido renovado de tudo o que veio mais tarde."
Depois de viagens a Veneza, onde aprendeu noções de perspectiva e anatomia, Dürer injetou um classicismo único na arte nórdica, então dominada pela adesão sistemática a figuras e arquétipos caricatos e por uma dureza dos traços e da expressão.
Em "Adão e Eva" ou em "A Santíssima Trindade", Dürer mostra como foi capaz de priorizar a figura humana em meio a cenários que não perdem a exuberância dos detalhes --da fauna e flora transbordantes às asas dos anjos que rodeiam figuras divinas no centro da composição.
"É um equilíbrio absoluto", diz Torres. "Não há nada que pareça estar sobrando."
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SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO
No meio do caminho estava Albrecht Dürer. Mestre da gravura, o artista alemão que viveu na passagem do século 15 para o 16 liderou uma revolução na arte do norte europeu na mesma proporção que o Renascimento italiano.
Sua obra, que aliava o traço apolíneo da figura humana a certa ourivesaria dos detalhes e perspectivas, serviu de ponte entre a arte medieval e os primórdios do romantismo na Europa, fincando sua posição na história como o pivô dessa transição.
Esse momento de diluição dos arquétipos góticos rumo a uma arte menos realista e mais nervosa é foco de uma mostra que o Masp abre nesta sexta (19), com 61 obras do Louvre.
Vindas do museu parisiense, as gravuras de Dürer e de seus mestres e seguidores ilustram uma revisão de estilos num momento em que a Europa também passava por convulsões sociais, das descobertas da ciência à Reforma Protestante que abalou o poder da Igreja Católica.
Divulgação
"Adão e Eva", gravura do alemão Albrecht Dürer, que está em exposição no Masp
"Adão e Eva", gravura do alemão Albrecht Dürer, que está em exposição no Masp
"Dürer foi um gênio superior que renovou tudo", diz Pascal Torres, curador do Louvre que organiza a mostra paulistana. "Ele fez uma síntese de tudo que veio antes disso e abriu caminho para um sentido renovado de tudo o que veio mais tarde."
Depois de viagens a Veneza, onde aprendeu noções de perspectiva e anatomia, Dürer injetou um classicismo único na arte nórdica, então dominada pela adesão sistemática a figuras e arquétipos caricatos e por uma dureza dos traços e da expressão.
Em "Adão e Eva" ou em "A Santíssima Trindade", Dürer mostra como foi capaz de priorizar a figura humana em meio a cenários que não perdem a exuberância dos detalhes --da fauna e flora transbordantes às asas dos anjos que rodeiam figuras divinas no centro da composição.
"É um equilíbrio absoluto", diz Torres. "Não há nada que pareça estar sobrando."

diálogos - agora em Tatuí - SP





quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cristina Bottallo - encadernação e serigrafia - São Paulo


Nessa quinta, dia 18/10, às 19h, estarei lançando minhas encadernações na loja O Velho Livreiro, na Vila Madalena.
A loja fica na Rua Harmonia, 783. Espero vocês para tomar um espumante conosco.

desses caminhos da amizade - Minas Gerais


feira parte - AVA galeria

AVA share
seu canal direto com a AVA Galeria







Feira Parte
De 18 à 21 de outubro, convidamos para Feira Parte, onde apresentamostrabalho de diversos  artistas, entre eles: Evandro Angerami, Rafael Sliks, Roberta Dabdab.

Local: Av. da Universidade, 1 - Cidade Universitaria
Entrada franca
Horários: 18 e 19 de outubro - 14h às 22h
          20 e 21 de outubro - 12h às 20h









Devido ao grande sucesso da exposição Paraiso na boca da fotografa Autumn Sonnichsen prorrogamos o término da exposição para 10/11.
Materia da Exposição exibida no Metrópolis (TV Cultura):

http://tvcultura.cmais.com.br/metropolis/paraiso-na-boca-uma-exposicao-para-dar-agua-na-boca-metropolis-26-09-2012






Exposição Reverso
Abertura: 13 de Novembro

Em Reverso, sob a curadoria de Claudio Matsuno os artistas Julio Cesar Rossi,
Luciano Zanette, Marta Strambi e Mauricius Farina apresentam produções diversas levantando questões que explicitam o rigor de um processo da arte feita hoje. Os cânones até então engajados numa determinada "rota da arte" enquadram aqui uma visualidade dúbia, pelas entranhas invadem o olhar, os sentidos e até o tato.  De 13 /11 a 08/12.  



 

www.avaonline.com.br |
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o dna do tempo - Juan Muzzi - São Paulo


Juan Muzzi Exposição (18-10) - Av Paulista 1776 - Espaço Uruguai

impulsos criativos - Isabelle Ribot e José Elffer


Isabelle Ribot e José Elffer(23-10) Rua Prof Artur Ramos 551 - Espaço Cultural Cristal

diálogo - Fernando Durão, Caciporé Torres, Guilherme de Faria e Yutaka -São Paulo


Fernando Durão, Caciporé Torres, Guilherme de Faria e Yutaka (20-10)  sabado
"A Hebraica"........Rua Hungria 1000

Paulo Bruscky - São Paulo


in illo tempore - Adolfo Montejo - Estúdio Dezenove - Rio de Janeiro


exposição - futebol pela paz - Ilhabela - São Paulo



 Ricardo Lara - arquiteto e coordenador
convida para exposição "Futebol pela Paz"
Futebol e arte  no Espaço Ardhentia - ILha Bela
Campanha Mundial pela paz estará exposta de 27 de outubro a 19 de novembro no Espaço Ardhentia, no litoral paulista

Devido ao sucesso do “Circuito Brasil de Exposições – Futebol pela Paz” após passagem pelo saguão da Prefeitura de São Paulo e lobby do Sheraton - São Paulo WTC Hotel, a mostra chega ao litoral paulista, onde será realizada de 27 de outubro a 19 de novembro no Ardhentia, espaço de cultura, lazer e entretenimento de Ilhabela.

A mostra apresenta ao público uma série da obra “Arma atada”, escultura criada em 1980 por Carl F. Reuterswärd em tributo a Lennon e entregue a Yoko Ono, tornando-se uma obra utilizada em mostras ao redor do mundo como um símbolo pela paz.

No Espaço Ardhentia estarão expostas obras customizadas por renomados artistas brasileiros, entre eles: Antonio Peticov, Gregory Fink, Ivald Granato, Tomoshige Kusuno, Patrícia Magano, Maestro Renato Misiuk, Lilian Bomeny, Davi Dalmau, André Galvão e Marangoni.

Futebol pela Paz
Idealizado pela Non-Violence Project Foundation, ONG fundada em 1993 em Genebra, na Suíça, em parceria com a Base Brasil, instituição que fomenta a implantação de Centros de Treinamento de Futebol no país, o projeto utiliza a paixão nacional dos brasileiros, como uma ferramenta de combate à violência, unindo arte, educação e esporte. Ele é composto pela realização de uma exposição itinerante pelo país. Seu intuito é arrecadar fundos para a implantação de programas educativos em escolas públicas brasileiras e nas escolas de futebol da Base Brasil por meio da capacitação de professores.

Espaço Ardhentia
Com um projeto inovador, que desde sua implantação esteve comprometido com a sustentabilidade, o Espaço Ardhentia oferece hoje várias opções de loja, serviços e gastronomia, que integram a natureza, a cultura e o bem estar. Com vista para o mar, na Praia do Perequê, oferece atrações culturais gratuitas, como shows de música ao vivo e exposições que contemplam tanto os visitantes quanto a comunidade local. O espaço oferece ainda uma área para eventos sociais e corporativos. Sua versatilidade é resultado da criação de um novo conceito, que visa o bem estar em todos os sentidos. 

Circuito Brasil de exposições – Futebol pela Paz
Local: Espaço Ardhentia
Endereço: Av. Princesa Isabel, 809 , Perequê - Ilhabela – SP
Período: 27 de outubro a 19 de novembro
Horário de funcionamento: das 10h às 22h

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

desassossegos - Artur dos Santos - Oliveira do Bairro



Conversa com os artistas Cláudio Cretti, Edith Derdik, Germana Monte-Mór e Sergio Sister

CONVERSA COM ARTISTAS



Estofo

20 de outubro de 2012, às 11h


Conversa com os artistas Cláudio Cretti, Edith Derdik, Germana Monte-Mór e Sergio Sister. 

"O desenho e seus desdobramentos possíveis", com mediação de Juliana Monachesi. 

Confirme sua presença por e-mail ou telefone!




Para maiores informações, consulte nosso site: www.casacontemporanea370.com

Workshop de ilustração - com Fernando Vilela


Workshop de ilustração
com Fernando Vilela


Públicos-alvo: Ilustradores, artistas em formação e interessados em geral.
Não recomendado para menores de 16 anos.
Duração: 3 dias (15 horas)
Período:19 a 21 de outubro
Horário: Sexta-feira das 19h às 22h / Sábado das 9h às 18h (1 hora de intervalo) / Domingo das 9h às 13h
Vagas: 30
Local: Instituto Tomie Ohtake
Valor: R$ 180,00 na inscrição + 1 parcela de R$180,00

Este workshop ocorrerá em três encontros e tem como proposta a discussão conceitual do livro ilustrado, uma atividade prática de criação e a orientação de projetos pessoais e portfólios.

Encontro 1: A origem do livro ilustrado / Os caminhos da linguagem na ilustração / Tendências contemporâneas/ Discussão e análises de livros fundamentais da literatura infanto-juvenil.

Encontro 2: Proposta de criação / discussão dos trabalhos produzidos e de projetos pessoais / Palestra: a imagem e a palavra no álbum ilustrado.

Encontro 3: Discussão dos trabalhos produzidos e de projetos pessoais / Como montar um portfólio ou um projeto de livro profissional.

Matrícula e mais informações:
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201
Entrada pela Rua Coropés, 88, Pinheiros - São Paulo
Telefone: 11 2245 1937 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

5º Fórum Nacional de Museus abre inscrições para edição em Petrópolis (RJ)


5º Fórum Nacional de Museus abre inscrições para edição em Petrópolis (RJ)

 

 

Estão abertas a partir desta quinta-feira (11), as inscrições para o 5º Fórum Nacional de Museus (FNM), que será realizado entre os dias 19 e 23 de novembro, no Sesc Quitandinha, em Petrópolis (RJ). Interessados em participar podem se inscrever na página do FNM.

 

A programação será composta por mini-cursos, painéis, conferências, comunicações coordenadas e encontro de pontos de memória, além de eventos paralelos. O evento será encerrado com plenária final dos grupos de trabalho. Confira a programação completa.

 

Com periodicidade bienal, o Fórum Nacional de Museus é o principal evento do setor museal brasileiro e uma oportunidade para promover o intercâmbio de experiências entre profissionais, acadêmicos e estudantes de Museologia e áreas afins.

 

O tema deste ano será 40 anos da Mesa-Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade. A ideia é discutir e consolidar as ações da Política Nacional de Museus como propulsoras da inclusão social, da cidadania cultural e da valorização do patrimônio cultural brasileiro.

 

O 5º Fórum Nacional de Museus é uma realização conjunta do Ibram e da Associação Brasileira de Museologia (ABM), e conta com o apoio do Sesc Rio. As inscrições para envio de trabalhos já foram encerradas.

 

Conselho Nacional de Políticas Culturais
Durante o 5º Fórum Nacional de Museus, irá acontecer também a eleição para escolha do representante da sociedade civil da área de museus que vai compor o plenário do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC)

O CNPC é o órgão colegiado, integrante da estrutura do Ministério da Cultura (MinC) que tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com o propósito de promover a articulação e o debate do governo e da sociedade civil organizada para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional.Saiba mais sobre o CNPC.

 

Texto: Ascom/Ibram
Fonte: Museus.com 

Concursos para docentes - Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)


Concursos para docentes - Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)

Escola de Comunicações e Artes - ECA
agdac@usp.br
01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Artes Cênicas, área de "Poéticas do Corpo e da Voz".
Inscrições abertas no período de 24.08 a 22.10.2012. Diário Oficial de 23.08.2012.
Edital 018/2012
01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Comunicações e Artes, com base no programa das disciplinas: "Produção de Suportes Midiáticos para a Educação; Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais I e Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais IV".
Inscrições abertas no período de 24.08 a 22.10.2012. Diário Oficial de 23.08.2012.
Edital 019/2012
01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Biblioteconomia e Documentação, área de "Análise Documentária" 
Inscrições abertas no período de 24.08 a 22.10.2012. Diário Oficial de 23.08.2012.
Edital 020/2012
01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Biblioteconomia e Documentação, área de "Administração, Geração e uso da Informação" 
Inscrições abertas no período de 24.08 a 22.10.2012. Diário Oficial de 23.08.2012.
Edital 021/2012
01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Jornalismo e Editoração, na disciplina "Projetos em Televisão". 
Inscrições abertas no período de 24.08 a 22.10.2012. Diário Oficial de 24.08.2012.
Edital 022/2012
01 Professor Doutor, referência MS-3, em RTC (24 horas), junto ao Departamento de Jornalismo e Editoração, na disciplina "Jornalismo On-line". 
Inscrições abertas no período de 24.08 a 22.10.2012. Diário Oficial de 24.08.2012.
Edital 023/2012
01 Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Artes Plásticas, área de "Pintura". 
Inscrições abertas no período de 24.08 a 22.10.2012. Diário Oficial de 24.08.2012.
Edital 024/2012

 

 

Fonte: Eventos USP 

Temporada de Projetos 2013: Inscrições e informaçãos para artistas e curadores - Paço das Artes


Temporada de Projetos 2013: Inscrições e informaçãos para artistas e curadores

O programa mais tradicional do Paço das Artes, a Temporada de Projetos, abre suas inscrições ao público entre os dias 27 de agosto e 10 de novembrobro de 2012. Clique aqui para baixar a ficha de inscrição e aqui para conhecer a convocatória.
O júri que irá selecionar os escolhidos para a Temporada de Projetos 2013 é formado por Ananda Carvalho, Camila Duprat, Maikon Rangel e Paula Borghi (pré-seleção) e Priscila Arantes, Martin Grossmann, Angélica de Moraes e Nancy Betts (seleção).
Inscrições até o dia 10 de novembro de 2012.
Paço das Artes
Av. da Universidade 1 Cidade Universitária
CEP 05508-040 São Paulo/SP, Brasil
11-3814 4832
Ficha de inscrição
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais


GANHO PARA INSCRITOS: nenhum
GANHO PARA SELECIONADOS:
Os artistas escolhidos receberão o Prêmio de Participação de R$ 1.300. Já o projeto de curadoria receberá o valor de R$ 3.200.
CUSTOS OPERACIONAIS: Elaboração e envio do material abaixo relacionado:
a) ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada;
b) texto conceitual explicativo da proposta, com objetivo e justificativa do projeto;
c) memorial descritivo técnico com 1 (uma) lauda (1.000 caracteres sem espaço);
d) currículo resumido do artista/curador;
e) cronograma de execução (tempo necessário para realização da obra/projeto);
f) registro de imagens a cores em papel ou CD devidamente identificados (não serão consideradas imagens em slide). As imagens devem estar acompanhadas de nome do artista, título e data da obra, técnica e dimensões;
g) orçamento detalhado do projeto, incluindo especificações dos materiais necessários e relação dos equipamentos que serão utilizados para a montagem. A não apresentação desse item exclui automaticamente o projeto da seleção;
h) no caso de projetos em vídeo ou de performance, serão aceitos somente DVDs editados ou demo com tempo máximo de duração de 5 (cinco) minutos.

Convocatória
CONVOCATÓRIA PARA O PROGRAMA TEMPORADA DE PROJETOS 2013
Um dos programas mais importantes do Paço das Artes, a Temporada de Projetos é um espaço dedicado às produções artísticas, curatoriais e críticas emergentes. Antes bienal, o programa se tornou anual em 2009, quando também passou a oferecer ajuda de custo aos artistas e curadores participantes.
Em 2013, a Temporada de Projetos completa 11 edições e realizará nove exposições individuais em espaço coletivo e um projeto de curadoria selecionados entre os inscritos na Convocatória.
INSCRIÇÕES 27 DE AGOSTO A 06 DE OUTUBRO DE 2012* (adiada)
REGULAMENTO
A Associação dos Amigos do Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho Organização Social de Cultura, sociedade civil sem fins lucrativos, no exercício das atribuições, conforme Estatuto Social registrado no 1º Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de São Paulo,
torna pública a presente Convocatória, válida para todo o território nacional, e disposições abaixo estabelecidas:
I DO OBJETO
1.1. O objeto desta Convocatória é a seleção de projetos visando ao estímulo, à reflexão e à produção de artistas e curadores emergentes, no sentido de fomentar a diversidade das linguagens artísticas em suas variadas formas de manifestação, possibilitando, através de apoio financeiro, a realização de
exposições no espaço do Paço das Artes, localizado na Av. da Universidade, 01, Cidade Universitária, São Paulo.
II DAS CONDIÇÕES
2.1. Estão habilitadas a participar desta Convocatória pessoas físicas envolvidas com as artes visuais, considerando:
a) Pessoa Física: indivíduos ou representantes de grupo de artistas maiores de 18 (dezoito) anos.
2.2. Esta Convocatória é destinada a artistas brasileiros, brasileiros residentes no exterior ou estrangeiros com residência no Brasil.
2.3. É vedada a inscrição de membros do júri e da comissão organizadora, funcionários, servidores, prestadores de serviços ligados diretamente à Associação e membros do Conselho de Administração e seus parentes de até 3º grau.
2.4. Todas as ações propostas e produtos gerados nesta Convocatória deverão ser oferecidos ao público.
2.5. A presente Convocatória contemplará 10 (dez) projetos de exposições de arte contemporânea, a serem realizadas no espaço expositivo do Paço das Artes.
2.5.1. Entendido que as artes visuais constituem um campo de múltiplas manifestações, o (a) proponente terá ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea que serão desenvolvidas em seu projeto, podendo direcioná-las a qualquer público, observado o caráter exclusivo da obra para a
Temporada de Projetos 2013, e considerando que as mesmas serão expostas em local público de livre acesso.
2.5.2. O (A) proponente deverá considerar os resultados do projeto como contribuições ao conhecimento e à difusão de processos criativos em artes visuais. Deverão ser considerados a qualidade, o planejamento e a divulgação necessários para a disponibilização de seus resultados à sociedade.
2.6. O (A) proponente poderá inscrever até 3 (três) projetos, podendo ser selecionado apenas 01 (um), seja o mesmo individual ou em grupo. Caso deseje inscrever mais do que um projeto, o (a) proponente deve fazer uma ficha para cada proposta e enviá-las separadamente.
2.6.1. O (A) proponente deverá formatar o seu projeto obedecendo às exigências desta Convocatória, podendo escolher qualquer temática ou proposta que considere de interesse para as artes visuais.
III DA TEMPORADA DE PROJETOS 2013
3.1. A Temporada de Projetos do Paço das Artes abre espaço às produções artística e curatorial emergentes e à consequente reflexão crítica que as acompanha. Os selecionados receberão um Prêmio de Participação. O programa disponibiliza ajuda de custo aos selecionados residentes fora do Estado de São Paulo, dentro do território nacional. Além disso, a Temporada de Projetos conta com a publicação de um catálogo com imagens e textos críticos de todos os projetos apresentados.
3.2. Em 2013, a Temporada de Projetos realizará 9 (nove) exposições individuais em espaço coletivo e 1 (um) projeto de curadoria selecionados entre os inscritos.
IV DA INSCRIÇÃO/REGULAMENTO
4.1. O Paço das Artes, órgão da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, do qual a Associação dos Amigos do Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho Organização Social de Cultura é responsável pela gestão, abre inscrições para sua Temporada de Projetos 2013, abrangendo as manifestações artísticas contemporâneas em sua diversidade – pintura, gravura, desenho, escultura, objeto, instalação, fotografia, videoarte, videoinstalação, performance, happening, multimídia, novas mídias (eletrônicas e digitais), como arte online, ciberarte, software arte; bem como propostas curatoriais.
4.2. As inscrições serão gratuitas, realizadas no período de 27 de agosto a 06 de outubro 2012, devendo ser enviadas pelo correio ou feitas diretamente no Paço das Artes, contendo os itens necessários para efetivar a inscrição e as demais exigências constantes desta Convocatória.
4.3. As inscrições realizadas diretamente no Paço das Artes poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, no período das 11h30 às 18h. No caso de inscrições enviadas pelo correio, será considerada a data de postagem.
4.4. Os participantes que realizarem a entrega do projeto via correio e desejam receber o comprovante devem fazer o envio na modalidade de carta registrada com Aviso de Recebimento (AR), até a data de postagem informada nesta Convocatória (item 4.2.).
4.4.1. O comprovante de Aviso de Recebimento dos Correios, documentando a entrega do projeto ao Paço das Artes, servirá como comprovante de inscrição.
4.4.2. O projeto completo deve estar contido em envelope A4 ou embalagem apropriada de mesmo tamanho, identificado com o nome do artista/curador, para o seguinte destinatário:
Paço das Artes / Núcleo de Projetos
Temporada de Projetos 2013
Av. da Universidade, 1
Cidade Universitária, São Paulo, SP, CEP 05508-040
4.5. Na hipótese de inscrição de propostas de grupo de artistas, apenas um membro deverá constar como responsável pela inscrição, sendo ele identificado como proponente e os demais como anuentes.
4.6. A Associação não se responsabiliza por projetos extraviados, não entregues no endereço e postados fora do prazo determinado nesta Convocatória.
4.7. O projeto deverá ser entregue na íntegra, não sendo admitidas alterações ou complementação posteriores à entrega.
4.8. Os projetos apresentados deverão ser de caráter contemporâneo, inédito e exclusivo para a Temporada de Projetos 2013.
4.9. A Associação não se compromete a devolver os projetos não aceitos. Os mesmos permanecerão à disposição dos inscritos para retirada pelo período de três meses após a seleção. Aqueles que desejarem ter seus projetos devolvidos pelo correio devem incluir envelope devidamente selado e com as informações do destinatário. Findo este prazo, a Associação dará aos mesmos o encaminhamento conveniente.
4.10. O projeto de artista poderá ser apresentado por artista individual ou por grupo de artistas (representado por um dos integrantes do grupo).
4.11. O projeto de curadoria poderá incluir obras de, no máximo, 7 (sete) artistas.
4.12. Não serão aceitas inscrições de artistas/curadores que participaram das edições de 2011 ou de 2012 da Temporada de Projetos.
V DO PROJETO
5.1. Os projetos para exposições individuais ou de grupos e de curadoria deverão conter, na forma impressa:
a) ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada (disponível no sitewww.pacodasartes.org.br);
b) texto conceitual explicativo da proposta, com objetivo e justificativa do projeto;
c) memorial descritivo técnico com 1 (uma) lauda (1.000 caracteres sem espaço);
d) currículo resumido do artista/curador;
e) cronograma de execução (tempo necessário para realização da obra/projeto);
f) registro de imagens a cores em papel ou CD devidamente identificados (não serão consideradas imagens em slide). As imagens devem estar acompanhadas de nome do artista, título e data da obra, técnica e dimensões;
g) orçamento detalhado do projeto, incluindo especificações dos materiais necessários e relação dos equipamentos que serão utilizados para a montagem. A não apresentação desse item exclui automaticamente o projeto da seleção;
h) no caso de projetos em vídeo ou de performance, serão aceitos somente DVDs editados ou demo com tempo máximo de duração de 5 (cinco) minutos.
VI DO PRÊMIO
6.1. Os projetos de artistas selecionados para exposição receberão a quantia de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais) a título de Prêmio de Participação para Exposição.
6.1.1. O pagamento do Prêmio de Participação será realizado durante o período da exposição.
6.1.2. No caso de projeto de grupo, o pagamento será feito ao seu representante.
6.2. O projeto de curadoria selecionado receberá a quantia de R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais) a título de Prêmio de Participação para Curadoria. Os artistas participantes da curadoria receberão a quantia de 1.300,00 (um mil e trezentos reais) a título de Prêmio de Participação para Exposição.
6.3. O artista/curador selecionado residente em outro Estado será contemplado com passagem aérea (ida e volta dentro do território nacional), hospedagem e ajuda de custo por 5 (cinco) dias, de acordo com procedimento padrão da Associação. No caso de projeto apresentado por grupo, somente serão disponibilizados os itens acima para um representante.
OBSERVAÇÕES:
a) Não estão previstos custos de passagem aérea, hospedagem e traslados, nem custos de confecção e produção de obras para os artistas participantes do projeto de curadoria selecionado.
b) Casos omissos em relação ao projeto de curadoria serão analisados pelo júri e pela direção.
VII DA SELEÇÃO
7.1. A seleção será realizada por comissão julgadora composta por até 7 (sete) críticos convidados pela Associação, selecionados entre nomes renomados e jovens críticos.
7.2. São critérios gerais norteadores da avaliação dos projetos a serem contemplados pela presente Convocatória:
a) qualidade e excelência dos projetos;
b) qualidade artística e poética, ineditismo da proposta e coerência conceitual;
c) clareza do memorial descritivo e do desenvolvimento da proposta;
d) viabilidade do cronograma proposto;
e) adequação orçamentária do projeto ao orçamento da Temporada de Projetos 2013, que destinará o montante de R$50.000,00 (cinquenta mil reais) para o auxílio da produção de obras, valor este que será dividido entre os nove projetos de artistas e o projeto de curadoria
7.3. Além de nove projetos de artistas e de um projeto de curadoria, a comissão deverá selecionar três projetos suplentes, sendo dois de artistas e um de
curadoria.
7.4. Ocorrendo desistência ou impossibilidade de contratação por parte de algum selecionado, será chamado o primeiro suplente da lista.
7.5. A comissão não poderá selecionar projeto curatorial que apresente artista já selecionado em projeto de artista.
7.6. A comissão de seleção é soberana, não cabendo veto ou recurso às suas decisões.
7.7. O resultado do processo seletivo será divulgado no site www.pacodasartes.org.br.
VIII DAS OBRIGAÇÕES
8.1. À Associação cabem as seguintes obrigações:
a) para projetos individuais e em grupo: destinar um espaço expositivo de até 80 m² (oitenta metros quadrados);
b) para projeto de curadoria: destinar um espaço expositivo de até 200 m² (duzentos metros quadrados);
c) oferecer a proposta expográfica da mostra, definida por arquiteto contratado pela Associação, em diálogo com o artista/curador e os críticos;
d) imprimir materiais gráficos a critério da Associação, tais como convite e/ou programação visual;
e) divulgar as exposições por meio de assessoria de imprensa;
f) elaborar texto crítico para exposições individuais ou em grupo (no caso de curadoria, o autor do texto será o próprio curador);
g) incluir textos e imagens das mostras no site www.pacodasartes.org.br;
h) elaborar catálogo, incluindo todas as mostras ocorridas durante a Temporada de Projetos 2013, composto por textos institucionais, textos críticos e imagens;
i) a cada exposição, realizar um encontro com o artista ou grupo e, no caso da exposição de curadoria, encontro com o curador promovidos pela Associação junto ao Núcleo Educativo do Paço das Artes
j) preencher laudo técnico com as condições das obras na chegada e na saída do espaço expositivo do Paço das Artes.
OBSERVAÇÕES:
a) o espaço expositivo destinado a cada projeto selecionado poderá sofrer alterações para adequar-se ao programa de exposições da Associação.
b) a escolha dos autores dos textos críticos, textos institucionais e verbetes críticos fica a critério da Associação.
c) os conteúdos e formatos do convite, catálogo e/ou programação visual ficam a critério da Associação (qualquer material impresso específico deverá ser submetido à aprovação institucional e deverá constar do projeto e orçamento).
d) caso o artista obtenha apoio, a Associação poderá oferecer inserção do logo no painel de entrada do Paço das Artes, mediante análise e prévia aprovação da direção.
8.2. Ao artista/curador cabem as seguintes obrigações:
a) assinar contrato com a Associação, sob pena de cancelamento da exposição;
b) responsabilizar-se pelos encargos relativos à embalagem, ao transporte (entrega e retirada no local) e ao seguro das obras a serem expostas;
c) retirada (s) obra (s), ao término do período de desmontagem da mostra, de acordo com o cronograma estipulado pela Associação;
d) fornecer comprovantes das licenças de direitos de propriedade intelectual e de direitos autorais relacionados às obras de terceiros a serem utilizadas na (s) obra (s) expostas;
e) estar presente na abertura da Temporada de Projetos 2013, e durante a montagem de seu projeto, salvo motivo de força maior;
f) entregar material (projeto, memorial, biografia, ficha técnica, verbetes, imagens) para divulgação e realização do catálogo de acordo com o cronograma estipulado pela Associação;
g) comunicar por escrito à Associação eventuais mudanças de endereços, inclusão de apoiadores e outras informações relevantes;
h) observar as normas e procedimentos próprios da Associação;
i) participar do encontro com artistas, grupo ou curador (a) em data programada pela Associação junto ao Núcleo Educativo do Paço das Artes.
OBSERVAÇÃO:
a) A Associação não se responsabiliza por danos ocorridos às obras expostas ou possíveis remontagens das mesmas durante o período da mostra.
IX DA MOSTRA
9.1. As mostras dos artistas selecionados serão organizadas de acordo com programação, cronograma e orçamento definido pela Associação no decorrer do ano de 2013.
9.2. Os artistas realizarão exposições individuais paralelas em espaço coletivo.
X DA DIVULGAÇÃO
10.1. A divulgação dos selecionados ocorrerá entre os meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, através do site do Paço das Artes (www.pacodasartes.org.br). Os artistas e o curador selecionados serão notificados por e-mail, correio e/ou telefone.
10.2. O resultado da seleção também será divulgado para a imprensa.
XI DOS DIREITOS AUTORAIS E DO DIREITO DE IMAGEM
11.1. Pela adesão à presente Convocatória, o (a) candidato (a) inscrito (a) que venha a ser selecionado (a) autoriza a Associação e o Governo do Estado de São Paulo a utilizar imagens da produção artística das etapas do projeto em mídia impressa ou eletrônica, para divulgação dos projetos.
11.2. As instituições que constam do item acima poderão, ainda, autorizar a utilização dessas imagens, cujos direitos são ora cedidos a terceiros, para fins educacionais e de divulgação, sem comercialização.
11.3. É responsabilidade do artista ou curador selecionado obter licenças de direitos de propriedade intelectual e de direitos autorais incidentes sobre as obras de terceiros a serem utilizadas na sua obra. As referidas licenças de direitos deverão ser colocadas à disposição da Associação, devidamente assinadas e com firma reconhecida, conforme modelo que será disponibilizado, sob pena de desclassificação. Em caso de contestação, o artista se tornará responsável civil e criminalmente, isentando os organizadores e demais empresas e/ou instituições vinculadas ao Paço das Artes de qualquer responsabilidade.
XII DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
12.1. As logomarcas da Associação e do Governo do Estado de São Paulo deverão obrigatoriamente ser fixadas em todas as peças gráficas de divulgação dos projetos selecionados, sob as chancelas “Apresenta” e /ou “Realização”, de forma padronizada, devendo ser aprovados pela Associação antes de sua veiculação.
12.2. Caso a obra seja produzida com apoio financeiro da Associação, deverá trazer sempre que for exposta as logomarcas da Associação e do Governo do Estado de São Paulo, sob a chancela de “Apoio”. A aplicação da logomarca deverá ser aprovada pela Associação antes da sua veiculação.
XIII DISPOSIÇÕES FINAIS
13.1. O ato de inscrição implica a automática autorização, por parte do artista/curador selecionado, de gravação de sua imagem e voz, bem como a posterior utilização institucional, sem limitação de prazo e território, para as finalidades a que se propõe esta Convocatória.
13.2. Os esclarecimentos referentes à Temporada de Projetos serão prestados pelo telefone 3814-4832, das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail:pacodasartes@pacodasartes.org.br.
13.3. O ato de inscrição implica a automática e plena concordância com todos os termos desta Convocatória, e a inobservância das normas estabelecidas implica o indeferimento da inscrição do projeto.
13.4. Casos omissos serão definidos pela comissão de seleção e pela diretoria da Associação dos Amigos do Paço das Artes.
Fonte: Canal contemporâneo